Breaking News
Home / Curiosidades / Criptomoeda

Criptomoeda

PUBLICIDADE

A criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca que utiliza criptografia para proteger suas operações, para controlar a criação de unidades adicionais, e para verificar a transferência de ativos.

Criptomoedas são um tipo de moedas digitais, moedas alternativas e moedas virtuais. Criptomoedas usam controle descentralizado  em oposição a sistemas centralizados de dinheiro eletrônico e bancos centrais. O controle descentralizado de cada criptomoeda funciona através de um blockchain , que é um banco de dados de transações públicas, funcionando como um ledger distribuído.

O Bitcoin, criado em 2009, foi a primeira criptomoeda descentralizada. Desde então, numerosas outras criptomoedas foram criadas. Eles são frequentemente chamados de altcoins, como uma mistura de moedas alternativas.

criptomoeda

A criptomoeda é uma forma de dinheiro digital que é projetada para ser segura e, em muitos casos, anônima.

É uma moeda associada à Internet que usa criptografia, o processo de converter informações legíveis em um código quase indiscutível, para rastrear compras e transferências.

A criptografia nasceu da necessidade de comunicação segura na Segunda Guerra Mundial. Ele evoluiu na era digital com elementos de teoria matemática e ciência da computação para se tornar uma maneira de proteger as comunicações, informações e dinheiro online.

PRIMEIRAS CRIPTOMOEDAS

A primeira criptomoeda criada foi o Bitcoin em 2009 por um desenvolvedor anômino que se autodenominou com o pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Em abril de 2011 foi criada a segunda criptomoeda do mundo, o Namecoin. Ele foi criado para formar um DNS descentralizado para tornar a censura na Internet mais difícil.

Em outubro de 2011 o Litecoin foi lançado e tornou-se a primeira criptomoeda bem-sucedida a usar o scrypt como função de hash em vez de SHA-256. Isso deu ao público em geral a capacidade de minerar para litecoins sem a compra de hardware específico, como as máquinas ASIC usadas para a mineração de Bitcoin.

O Litecoin começou a receber a atenção da mídia no final de 2013 – alcançando um valor de mercado de US $ 1 bilhão.

Ripple coin, outra criptomoeda que atrai muitos investidores, foi criado em 2011. Ele foi construído sobre o mesmo protocolo que o Bitcoin mas serve como um sistema de pagamento – pense em um Paypal para criptomoedas que suporta qualquer moeda fiduciária, criptomoedas, mercadorias ou mesmo milhas de viagens.

VULNERABILIDADE DAS CRIPTOMOEDAS

A segurança das criptomoedas é dividida em duas partes.

A primeira parte vem da dificuldade de encontrar intersecções de hash, uma tarefa feita pelos computadores mineiradores.

O segundo e mais provável vulnerabilidade é um ataque de “51%”. Neste cenário, um mineiro que tem o poder de mineração de mais de 51% da rede pode assumir o controle do ledger de blocos globais e gerar uma cadeia de blocos alternativa.

Mesmo neste ponto o atacante é limitado ao que ele pode fazer.

O atacante poderia no máximo reverter suas próprias transações ou bloquear outras transações.

Todas as criptomoedas são pseudo-anônimas, e algumas moedas adicionaram características para criar o anonimato verdadeiro.

Fonte: en.wikipedia.org/www.telegraph.co.uk/criptobrasil.com.br

Veja também

Labirinto

Labirinto

PUBLICIDADE Definição Um Labirinto complicada rede irregular de passagens ou caminhos nos quais é difícil encontrar o …

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.