Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Alfabeto Em Libras  Voltar

Alfabeto em Libras



Fase 1- Alfabeto - Nesta fase são apresentados a você o alfabeto em português e seus correspondentes em LIBRAS - Lingua Brasileira de Sinais.

Alfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em Libras

Alfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em Libras

Alfabeto em LibrasAlfabeto em Libras Alfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em Libras

Alfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em LibrasAlfabeto em Libras

Fonte: www.cts.org.br

Alfabeto de Libras

O Alfabeto de Libras (Língua Brasileira de Sinais) teve sua origem ainda no Império. Em 1856, o conde francês Ernest Huet desembarcou no Rio de Janeiro com o alfabeto manual francês e alguns sinais. O material trazido pelo conde, que era surdo, foi adaptado e deu origem à Libras. Este sistema foi amplamente difundido e assimilado no Brasil.

No entanto, a oficialização em lei da Libras só ocorreu um século e meio depois, em abril de 2002 - nesse período, o Brasil trocou a monarquia pela república, teve seis Constituições e viveu a ditadura militar.
O longo intervalo deve-se a uma decisão tomada no Congresso Mundial de Surdos, na cidade italiana de Milão, em 1880. No evento, ficou decidido que a língua de sinais deveria ser abolida, ação que o Brasil implementou em 1881.

A Libras quase mudou de nome e só voltou a vigorar em 1991, no Estado de Minas Gerais, com uma lei estadual. Só em agosto de 2001, com o Programa Nacional de Apoio à Educação do Surdo, os primeiros 80 professores foram preparados para lecionar a língua brasileira de sinais. A regulamentação da Libras em âmbito federal só se deu em 24 de abril de 2002, com a lei n° 10.436.

Alfabeto em Libras

Fonte: www1.prefpoa.com.br

Alfabeto de Libras

Fonte: www.atividadeseducativas.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal