Breaking News
Home / Curiosidades / Grampo Cirúrgico

Grampo Cirúrgico

PUBLICIDADE

Grampo Cirúrgico é um dos vários dispositivo cirúrgico usados para unir, prender, suportar ou compactar peças mecânicas ou estruturais.

O que é um Grampo Cirúrgico?

Grampos cirúrgicos são ferramentas utilizadas por cirurgiões e profissionais da área médica para interromper o fluxo sanguíneo ou outros fluidos durante a cirurgia.

Essas ferramentas são usadas em salas de operação de hospitais, durante muitos procedimentos ambulatoriais, bem como em campo, por técnicos de emergência médica e paramédicos.

Há uma variedade de estilos e tamanhos de braçadeiras cirúrgicas para acomodar muitas aplicações e funções.

A forma da ponta de cada ferramenta geralmente determina o que pode ser usado, e muitos são projetados para procedimentos exatos.

Um grampo cirúrgico padrão é leve e feito de aço inoxidável para fins de esterilização e utilitários.

A maioria das braçadeiras pode ser realizada como uma tesoura para facilitar a aplicação.

Mandíbulas serrilhadas seguram o tecido, o vaso ou o órgão com firmeza. As alças normalmente se encaixam com uma fileira de dentes interligados que permitem ao cirurgião escolher a quantidade de tensão, ou pressão de bloqueio, no tecido ou órgão que está sendo fixado. A trava também permite que os cirurgiões deixem um grampo no lugar, sem as mãos, durante a duração do procedimento.

Grampo Cirúrgico
Grampos cirúrgicos e outros instrumentos são tipicamente esterilizados em autoclave

Obs.:Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar instrumentos cirúrgicos, odontológicos e outros materiais através do calor úmido sob pressão e temperatura controladas.

Um dos grampos cirúrgicos mais comuns é chamado de hemostato. Este grampo é usado para alinhar a área de incisão após a cirurgia começa a conter o fluxo sanguíneo de vasos separados.

Embora mais comumente usado para prevenir a hemorragia, grampos cirúrgicos também são usados para impedir que outros fluidos corporais e bactérias entrem ou escapem dos tecidos durante procedimentos cirúrgicos.

Os grampos podem unir os tecidos durante o reparo ou mantê-los afastados do local cirúrgico para facilitar o acesso.

Grampos maiores podem ser usados juntos para comprimir um órgão ou tecido volumoso, enquanto grampos ou grampos micro cirúrgicos são usados para os menores vasos sanguíneos e nos menores casos pediátricos.

Existem muitos estilos de braçadeira além da pinça hemostática.

Algumas pontas de braçadeiras cirúrgicas formam um ângulo de 90 graus, enquanto outras são ligeiramente curvas ou parecem ganchos.

A braçadeira de osso é uma braçadeira robusta, semelhante a uma garra, destinada a segurar e segurar o osso com segurança. Um instrumento cirúrgico chamado grampo Gomco é usado durante a circuncisão e se parece mais com uma garra do que com uma tesoura.

A pinça de borracha, ou a pinça de extração dentária, são pinças usadas por dentistas. Estes grampos são feitos para caber na cavidade oral e segurar um pequeno dente.

Outro estilo de pinça é o pinçamento aórtico usado durante a cirurgia cardíaca. Esta pinça permite ao cirurgião colocar menos pressão sobre a aorta e, com o tempo, evitar mais danos ou lesões neurológicas.

O que são Instrumentos cirúrgicos?

Grampo cirúrgico

Instrumentos cirúrgicos

Instrumentos cirúrgicos são ferramentas tipicamente projetadas com a intenção de auxiliar a equipe médica durante procedimentos médicos.

Certos instrumentos são usados em quase todos os tipos de cirurgia.

Estes podem incluir bisturis cirúrgicos usados para fazer incisões em tecidos corporais, ou instrumentos como retratores que abrem uma parte do corpo, permitindo ao médico realizar o trabalho necessário.

Outros instrumentos são projetados especificamente para um tipo específico de operação e são usados somente nessas situações.

Quase todos os instrumentos cirúrgicos têm uma história longa e variada dentro das ciências médicas.

Evidências de seu uso por seres humanos remontam à Idade da Pedra.

O contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas ferramentas é um fator no crescente sucesso dos procedimentos cirúrgicos, permitindo uma ampla variedade de procedimentos cirúrgicos a serem realizados.

O grande número de diferentes tipos de instrumentos cirúrgicos é resultado da gama radical de problemas que podem confrontar um paciente e pessoal médico.

Diferentes tipos de instrumentos desempenham papéis específicos no processo cirúrgico e são utilizados pelo médico e pela equipe médica de acordo com as demandas de uma situação.

Dois dos instrumentos cirúrgicos mais comuns são fórceps e bisturis.

Os fórceps são usados para segurar, particularmente no caso em que as mãos não conseguem segurar objetos minúsculos. O fórceps também pode ser usado para prender vários tecidos, enquanto o médico usa as mãos para realizar outro aspecto da cirurgia. Existem muitos tipos diferentes de fórceps, no entanto, todos eles têm essa mesma função dupla básica.

Lâminas de bisturi são um instrumento cirúrgico extremamente comum que é usado para fazer incisões na pele e no tecido de um paciente.

Os bisturis cirúrgicos geralmente são pequenos, mas extremamente afiados, e consistem em duas partes: a lâmina e a alça.

As lâminas são geralmente substituíveis, enquanto as alças são na maioria das vezes reutilizáveis. Há também muitos tipos diferentes de bisturis, como a lanceta que tem uma lâmina de dois gumes. Com o avanço da tecnologia, muitas vezes os bisturis podem ser substituídos por lasers.

Outros instrumentos cirúrgicos, como dispositivos de vedação, geralmente são usados após a conclusão da cirurgia. Esses dispositivos de vedação podem incluir grampeadores cirúrgicos que são usados para fechar as incisões feitas pelo médico.

O grampeamento cirúrgico também se mostrou mais confiável do que a sutura tradicional, pois pode diminuir a possível ruptura da incisão selada.

Em resumo: Os instrumentos cirúrgicos são ferramentas ou dispositivos que desempenham funções como cortar, dissecar, segurar, segurar, retrair ou suturar.

A maioria dos instrumentos cirúrgicos é feita de aço inoxidável. Outros metais e ligas, incluindo titânio e vitálio, também são usados.

Fonte: medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.thefreedictionary.com

Veja também

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

criptomoedas

Criptomoeda

PUBLICIDADE A criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca …

Bitcoin

Bitcoin

PUBLICIDADE Bitcoin é uma criptomoeda e sistema de pagamento mundial. É a primeira moeda digital …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.