O que Define o Grau de Queimadura

PUBLICIDADE

Elas recebem essa classificação conforme a gravidade e a profundidade do ferimento. Quanto mais profunda a queimadura, maior o estrago. A de primeiro grau é superficial e causa apenas vermelhidão na pele, resultado da dilatação das veias – o que geralmente acontece quando tomamos muito sol.

O que Define o Grau de Queimadura

Na de segundo grau, os vasos se dilatam mais e parte do líquido em seu interior escapa, provocando bolhas. Água ou gordura ferventes sobre a pele – ou mesmo muitas horas de exposição ao sol – podem causar esse tipo de queimadura. Na de terceiro grau, parte do tecido chega a ser destruído e é atingida também a camada de gordura logo abaixo da pele: a hipoderme.

Há ainda as queimaduras de quarto grau, que atacam até os ossos e costumam acontecer em acidentes sérios como incêndios e explosões, que deixam a vítima carbonizada. “Mas a gravidade de uma queimadura não depende apenas da profundidade, mas também da extensão”, diz o dermatologista Luiz Carlos Cucê, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Uma queimadura de segundo grau que atinge o corpo todo pode, assim, ser muito pior do que uma de terceiro grau localizada na mão.

Acidentes domésticos

As queimaduras estão entre os mais comuns acidentes domésticos.

Caracterizam-se por lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo como a pele, cabelos, pelos, o tecido celular subcutâneo, músculos, olhos etc .

Geralmente são causadas através do contato direto com objetos quentes como brasa, fogo, chamas, vapores quentes, sólidos superaquecidos ou incandescentes.

Podem também ser causadas por substâncias químicas como ácidos, soda cáustica e outros.

Emanações radioativas como as radiações infravermelhas e ultravioletas, ou ainda a eletricidade, também são fatores desencadeantes das queimaduras.

Assim, as queimaduras podem ter origem térmica, química, radioativa ou elétrica.

As queimaduras são classificadas de acordo com a extensão e profundidade da lesão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Uma queimadura de primeiro ou segundo grau em todo o corpo é mais grave do que uma queimadura de terceiro grau de pequena extensão. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam efetuados corretamente.

Queimadura de 1º grau: são queimaduras leves onde ocorre um vermelhidão no local seguido de inchaço e dor variável, não se formam bolhas e a pele não se desprende. Na evolução não surgem cicatrizes mas podem deixar a pele um pouco escura no início, tendendo a se resolver por completo com o tempo.

Queimaduras de 2º grau: nessas queimaduras ocorre um destruição maior da epiderme e derme ,com dor mais intensa e normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação dos tecidos é mais lente e podem deixar cicatrizes e manchas claras ou escuras.

Queimaduras de 3º grau: Neste caso há uma destruição total de todas as camadas da pele ,podendo o local pode ficar esbranquiçado ou carbonizado(escuro).

A dor é geralmente pequena pois a queimadura é tão profunda que chega a danificar as terminações nervosas da pele. Pode ser muito grave e até fatal dependendo da porcentagem de área corporal afetada. Na evolução, sempre deixam cicatrizes podendo necessitar de tratamento cirúrgico e fisioterápico posterior para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação. Tardiamente, algumas cicatrizes podem ser foco de carcinomas de pele e por isso o acompanhamento destas lesões é fundamental.

COMO PROCEDER LOGO APÓS O ACIDENTE

Lavar o local com água fria e corrente imediatamente, e, se possível, deixar alguns minutos na água para diminuir a temperatura local.

Deve-se a seguir avaliar a lesão e tentar classificar a queimadura:.

1º GRAU: após lavar o local, colocar compressas frias para diminuir a dor e o edema. Aplicar pomadas ou cremes de corticóides leves 3 vezes ao dia por 3 a 5 dias. Observar se não aparecem bolhas posteriormente. Caso isso ocorra, passe a seguir as orientações da queimadura de segundo grau.

2º GRAU: após os cuidados iniciais, cobrir as bolhas com gaze e vaselina líquida estéril, mantendo curativos diários até a total cicatrização. Observar sinais de possível infecção local como piora da dor, eritema e edema persistente e presença de secreção amarelada ou pus. Em caso de lesão nos membros mantenha a região queimada mais elevada do que o resto do corpo, para diminuir o inchaço.

Deve-se ingerir bastante líquido e, se houver muita dor, um analgésico. Algumas lesões necessitam acompanhamento médico posterior. Queimaduras no rosto, mãos e pés devem ser sempre consideradas sérias e receber imediata atenção médica. Se a queimadura atingir grande área corporal, procure um médico imediatamente.

3º GRAU: Os cuidados iniciais dependerão da gravidade do caso. Em lesões de pequeno porte proceder como nas lesões acima e imediatamente procurar auxílio médico. Se houver queimaduras com produtos químicos, plásticos ou algo que esteja aderido a pele e não saia com facilidade, não tente remover, apenas lave abundantemente com água fria e cubra com pano limpo molhado, encaminhando o doente ao pronto socorro mais próximo. Tente remover anéis, cintos, sapatos e roupas antes que o corpo inche.

IMPORTANTÍSSIMO

Nunca aplique nenhum produto caseiro como: sal, açúcar, pó de café, pasta da dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar um diagnóstico mais preciso.

Não aplique gelo diretamente sobre o local pois isso pode piorar a queimadura.

Evite também pomadas ou remédios naturais, assim como qualquer medicação que não for prescrita por médicos.

Em caso de ingestão de produtos cáusticos ou queimaduras em boca e olhos, lavar o local com bastante água corrente e procurar o pronto-socorro.

Não toque a área afetada.

Não tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recorte em volta da roupa que está aderida a pele queimada.

Não cubra a queimadura com algodão.

Eliandre Palermo

Queimaduras

O QUE FAZER

Queimaduras térmicas (causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo):

1.- Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura).

2.- Cubra a área com um pano limpo.

3.- Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Queimaduras químicas (causada por contato com produtos químicos, como ácidos):

1.- Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.

2.- Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

3.- Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.

4.- No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.

O que Define o Grau de Queimadura

O que Define o Grau de Queimadura

Queimaduras elétricas (causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio):

1.- Não toque na vítima.

2.- Desligue a corrente elétrica.

Em todos os casos de queimaduras, encaminhar para o serviço médico mais próximo.

O QUE NÃO FAZER

1.- Não use nunca: pasta da dentes, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada.

2.- Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto.

3.- Não estoure bolhas.

QUEIMADURA

Lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo, podendo destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos.

Causas

A- Agentes físicos

Térmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo;

Elétricas: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio;

Radiantes: resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares.

B- Agentes químicos

Substâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.

C- Agentes biológicos

Seres vivos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga.

Classificação

1.- Quanto à profundidade:

1º grau
Atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. A dor está presente.

2º grau
Atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada.

3º grau
Atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas, responsáveis pela condução da sensação de dor.

Quanto à extensão:

A extensão de uma queimadura é representada em percentagem da área corporal queimada.

Leves (ou “pequeno queimado”): atingem menos de 10% da superfície corporal.

Médias (ou “médio queimado”): atingem de 10% a 20% da superfície corporal.

Graves (ou “grande queimado”): atingem mais de 20% da área corporal.

Duas regras podem ser utilizadas para ‘medir’ a extensão da queimadura:

I.- Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele):

Cabeça – 9%
Tronco frente – 18%
Tronco costas – 18%
Membros superiores – 9% cada
Membros inferiores – 18% cada
Genitais – 1%

O que Define o Grau de Queimadura

II- Regra da palma da mão: geralmente a palma da mão de um indivíduo representa 1% de sua superfície corporal. Assim pode ser estimada a extensão de uma queimadura, calculando-se o “número de palmas”.

As queimaduras de mãos, pés, face, períneo, pescoço e olhos, quaisquer que sejam a profundidade e a extensão, necessitam de tratamento hospitalar. A gravidade da queimadura será determinada pela profundidade, extensão e a área afetada.

O que é

Queimadura é toda lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo, podendo destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos.

Causas

Agentes físicos

Térmicos:- -líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo;

Elétricas:- -corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio;

Radiantes:- -resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares.

Agentes químicos

Substâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.

Agentes biológicos

Seres vivos:- -como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga.

Classificação

Quanto à profundidade:

1º grau:- –atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. A dor está presente.

2º grau:- –atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada.

3º grau:- -atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor

Quanto à extensão:

A extensão de uma queimadura é representada em percentagem da área corporal queimada.

Leves (ou “pequeno queimado”): atingem menos de 10% da superfície corporal.

Médias (ou “médio queimado”): atingem de 10% a 20% da superfície corporal.

Graves (ou “grande queimado”): atingem mais de 20% da área corporal.

Duas regras podem ser utilizadas para ‘medir’ a extensão da queimadura:

Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele):

Cabeça — –9%

Tronco frente — -18%

Tronco costas — -18%

Membros superiores- –– 9% cada

Membros inferiores — -18% cada

Genitais — -1%

Regra da palma da mão: geralmente a palma da mão de um indivíduo representa 1% de sua superfície corporal. Assim pode ser estimada a extensão de uma queimadura, calculando-se o “número de palmas”.

As queimaduras de mãos, pés, face, períneo, pescoço e olhos, quaisquer que sejam a profundidade e a extensão, necessitam de tratamento hospitalar. A gravidade da queimadura será determinada pela profundidade, extensão e a área afetada.

O que fazer

Queimaduras térmicas

Causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo:

Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura).

Cubra a área com um pano limpo.

Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Queimaduras químicas

Causada por contato com produtos químicos, como ácidos:

Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.

Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.

No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.

Queimaduras elétricas

Causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio:

Não toque na vítima.

Desligue a corrente elétrica.

Em todos os casos de queimaduras, encaminhar para o serviço médico (pronto socorro ou hospital) mais próximo.

O que não fazer

Não use nunca:- -pasta da dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada.

Não remova tecidos grudados:- -corte cuidadosamente e retire o que estiver solto.

Não estoure bolhas.

Fonte: super.abril.uol.com.br/www.sbcd.org.br/www.institutoproqueimados.com.br/www.einstein.br

Veja também

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Osteótomo

PUBLICIDADE O que é um Osteótomo? Osteótomo são instrumentos (dispositivos) simples que foram projetados e são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.