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História da Avon

História da Avon – Avon Products e Sr. David McConnell

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A Avon foi criada nos E.U.A. á mais de 120 anos atrás por um vendedor de livros ‘porta-a–porta’, com 28 anos de idade, o Sr. David McConnell.

Ele descobriu que os perfumes de óleo de rosa, que ele oferecia às suas clientes como um incentivo adicional, era à razão principal que levava as mulheres a comprar os seus livros.

O cenário estava estabelecido, para ele puder realizar um grande sonho, uma linha de produtos de alta qualidade, vendidos por uma vasta rede de empresários, diretamente do fabricante para os lares dos consumidores.

A empresa de perfumes da Califórnia foi fundada com uma linha de cinco fragrancias florais, e uma gama de itens quotidianos essenciais. Todos os itens foram apoiados por uma garantia incondicional de ‘devolução de dinheiro’, – garantia essa, ainda hoje oferecida pela Avon.

Nos primeiros dias, os produtos eram vendidos aos clientes com a ajuda de um kit de amostras. Como a gama de produtos cresceu, a empresa publicou a sua primeira brochura após cerca de dez anos, uma ferramenta empresarial que hoje é sinónimo de Avon.

O mundo da primeira “Avon Lady”

A Senhora P.F.E. Albee de Winchester, New Hampshire, foi contratada por o Sr. McConnell em 1886 para ajudar a desenvolver o modelo de venda antecipado, que passaria a ser o alicerce de um negócio global.

A Sra. Albee vendia produtos e recrutava outras mulheres como agentes, tornando-se o modelo tipo para qualquer Representante Avon dos nossos dias.

David McConnell ofereceu uma forma única, para as mulheres tomarem o controlo das suas vidas e avançarem para a independência económica, bem antes de, as mulheres terem direito ao voto, e quando o que se esperava delas era permanecer dentro de casa ao invés de ganhar a vida.

Batizado Avon

Com aspirações globais e, durante uma visita à Inglaterra, McConnell foi surpreendido pela beleza da paisagem circundante a Stratford-on-Avon, e introduziu uma linha de produtos com o nome Avon, compreendidos entre uma escova de dentes, talco, e kit de ‘vaidade’. Em 1939, o nome da empresa foi alterado para Avon Products Inc.

Com a década de 1950, tornando-se a época da televisão, o famoso ‘ding dong – Avon’ chamado «primeira fanfarra», foi pela primeira vez ouvido na televisão dos Estados Unidos em 1954. Mais com a expansão global foi acelerada na última parte da década, abrindo o caminho para a entrada na Europa.

Tal como a maioria das pequenas cidades ocidentais, a história da Avon reflete as relações turbulentas do homem com o meio ambiente.

Na segunda metade do século 19 e durante uma boa parte da primeira metade do século 20, as pequenas comunidades ocidentais, organizadas em torno de recursos naturais, madeira, mineração, solo, e água, foram obrigadas a lançar-se sobre os efeitos da onda cíclica da económica.

Empresas de madeiras em conjunto com a ferrovia desempenharam um papel significativo na história da Avon.

Nos primeiros dias as serralharias eram propriedade individual. A prosperidade e expansão da cidade normalmente dependiam da proximidade com a ferrovia. O caminho de ferro de Washington, Idaho e Montana (WI & M.), pertencente à Companhia Potlach Lumber, não atingia a cidade de Avon por uma curta distância.

Exploração madeireira, mineração e agricultura continuou em torno da área.

Por volta de 1910 o Sr. Richard Wilkins construi uma loja e pouco depois seguiram-se outras estruturas: correios, igreja, duas outras lojas (além da que foi utilizada como escola), uma estação de serviço, Grange Hall, mas foi a cidade de Deary, que beneficiou mais que a de Avon, da extensiva exploração madeireira, expandindo a empresa Potlach.

Hoje, existem muito poucos edifícios de pé sobre a localização original da cidade, o “campo de grama tomou a vista da Avon”, os búfalos na Johnson’s Bear Creek Ranch a vagar o terreno, e os sons das máquinas de debulha são apenas uma memória distante.

A cidade de Avon fica mais ou menos a vinte e sete milhas a leste de Moscovo, Idaho. Em mapas modernos, Avon é agora descrita como uma cidade fantasma, mas a área permanece povoada.

Quem já visitou essa cidade está familiarizado com o sentimento especial de ver edifícios e máquinas antigas. É uma enorme experiência, ficar de pé com grama alta pela cintura, nos arredores de Avon, a tentar imaginar os homens e mulheres que já lá trabalharam e viveram.

Fatos fascinantes sobre a invenção de Cosméticos Avon por David H. McConnell em 1886.

A Avon era estritamente um fenómeno americano, único e pioneiro. A primeira-dama Avon foi na realidade um homem, o jovem vendedor ‘porta-a-porta’ David McConnell do norte de Nova York. Ele baptizou a Avon em 1886, oferecendo cosméticos às mulheres, no conforto e privacidade de suas próprias casas.

Mas, os perfumes e cremes de mão não foram a mercadoria inicial de McConnell. Com a idade de dezasseis anos, McConnell já havia começado a venda de livros ‘porta-a-porta’.

Quando não era bem recebido, recorria á então popular habilidade de publicidade, que era de oferecer uma prenda introdutória gratuita em troca de ser autorizado a fazer um arremesso de vendas. Um frasco de perfume pensou ele, seria uma oferta ideal, e ele próprio fabricou o perfume original, com a ajuda de um farmacêutico local.

Histórico do produto Avon

Tudo começou com os antigos egípcios, que foram os primeiros a usar tintas como um método de proteger a sua pele do sol. A pintura da pele tornou-se mais tarde uma maneira de separar as classes sociais. Mal eles sabiam o que tinha começado.

A técnica de colocar cor no rosto evoluiu ao longo dos anos até que se tornou uma forma de vida para as mulheres de todas as idades e em todo o mundo, e um empreendimento de negócio vencedor, para um homem com o nome de David McConnell. Nos finais dos anos 1800´s, o Sr. McConnell encontrava-se a vender livros de ‘porta-a-porta’, a fim de ganhar a vida.

Ele ofereceu amostras de perfumes às suas clientes do sexo feminino, e foram essas amostras que acabaram por mudar a sua vida para sempre. Um dia ele finalmente percebeu que as mulheres gostavam das amostras dos perfumes mais do que dos seus livros. Essa constatação inspirou o Sr. McConnell.

em 1886, o Sr. McConnell e sua esposa Lucy, fundaram a Empresa de Perfumes da Califórnia. O primeiro produto da empresa foi chamado de ‘Little Dot Perfume Set’, e continha cinco fragrâncias diferentes.

O Sr. McConnell e a sua esposa descobriram que precisavam de ajuda para vender os seus perfumes, logo no início de sua ventura por isso contrataram a Sra. FEP Albee como a sua primeira assistente de vendas, a Sra. Albee já antes tinha ajudado o Sr. McConnell com a venda dos seus livros.

A Sra. Albee andou de porta em porta a vender o ‘Little Dot Perfume Set’, e inscreveu ainda mais mulheres como vendedoras para a ‘Califórnia Perfume Company’.

Á medida que a empresa obtinha mais sucesso, e aumentava os seus lucros, o Sr. Mr.McConnell adicionou ainda mais produtos e mandou imprimir um catálogo de todos os produtos disponíveis.

Cinquenta e um anos após o seu arranque inicial, em 1937, o Sr. McConnell faleceu e deixou a empresa ao seu filho, David McConnell, O jovem McConnell renomeou a empresa de ‘Avon Products’. Ele também trabalhou e lutou muito para construir uma empresa maior e mais bem sucedida do que aquilo que o seu pai já tinha feito.

Hoje, Avon Products, incorpora fabricantes e vende a sua linha completa de cosméticos e perfumes, tal como fazia o seu fundador, há mais de uma centena de anos atrás.

Durante o seu crescimento, Avon Products, adicionou uma linha de jóias, roupas, e itens decorativos, bem como itens que podem ser usados em casa e no automóvel. A empresa tornou-se incorporada em 1916 e mais tarde tornou-se pública com seus valiosos stocks.

Avon é um nome familiar em todos os Estados Unidos e em todo mundo também. A partir de Setembro de 1999, as receitas da empresa subiram em 9%.

A sua receita líquida subiu em 82%. A empresa cresceu a fim de vender os seus produtos internacionalmente. Em 1999 a empresa obteve vendas de mais de cinco mil milhões de dólares. A sua ‘Diretora Presidente’, na altura com quarenta anos de idade, Andrea Jung, ganhou 2,4 milhões de dólares naquele ano.

O número total de representantes independentes da Avon, totaliza agora cerca de três milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Mais de 95% dos seus representantes trabalham para a Avon a tempo parcial. Os produtos Avon são vendidos através dos seus representantes, através da Internet, e em algumas lojas.

Os seus produtos podem ser vistos em quase todos os lares em todos os Estados Unidos, bem como em muitos outros países.

Entre as principais vendas que são de produtos de beleza,

Avon Products, continua a aumentar as suas linhas de produtos, a promover os seus produtos, e a crescer mais a cada ano.

Em 1999 também ajudou a economia, empregando mais de quarenta mil pessoas nos seus muitos escritórios em todo o mundo.

Fonte: www.avononline.eu

História da Avon

David H. McConnell não tinha originalmente a intenção de criar uma empresa de beleza. Um vendedor de livros de viagem, ele fundou a Avon em 1886 depois de perceber que seus clientes do sexo feminino estavam muito mais interessadas nas amostras de perfumes livres por ele oferecidos do que em seus livros.

Durante seus dias de folga, McConnell também tinha notado que muitos de seus clientes do sexo feminino foram isoladas em casa enquanto seus maridos saía para trabalhar. Assim, ele propositadamente recrutadava representantes de vendas do sexo feminino.

McConnell acreditava que elas tinham uma habilidade natural para compartilhar sua revenda e um potencial para o mercado feminino e assim aumentar seu networking entre as mulheres e uma paixão para seus produtos. Em um momento de opções limitadas de emprego para as mulheres, a oportunidade de ganhos Avon era um conceito revolucionário. Ela marcou o início da longa e rica história da empresa de capacitar as mulheres em todo o mundo.

Fundador David H. McConnell – Criação da Companhia para as Mulheres.

Avon Fundador David H. McConnell oferecido às mulheres uma raridade na América do século 19: a chance de independência financeira. Em 1886, era praticamente inédito para uma mulher para executar o seu próprio negócio. Apenas cerca de 5 milhões de mulheres nos Estados Unidos estavam trabalhando fora de casa, e muito menos subir as fileiras de qualquer escada corporativa. Esse número representava apenas 20% de todas as mulheres.

Na esteira da Revolução Industrial, nos Estados Unidos, as mulheres estavam confinadas principalmente aos trabalhos na agricultura, serviços domésticos e fabricação, não linhas exatamente glamourosa de trabalho; setor manufatureiro, em particular, era famoso por suas condições de trabalho perigosas. Em cima disso, os salários das mulheres em todas as áreas eram uma fração dos homens.

Para muitas mulheres, McConnell iria alterar radicalmente esse cenário.O homem por trás da empresa para as mulheres era o filho de imigrantes irlandeses e cresceu em uma fazenda. No entanto, foi este jovem rural de Nova York, um visionário líder décadas à frente de seu tempo, que se tornou um pioneiro na capacitação das mulheres.McConnell, um empresário livreiro que virou perfume, seria oferecer às mulheres a oportunidade de criar e gerir o seu próprio negócio através do que mais tarde se tornou conhecido como venda direta.

Origens de uma idéia

Em suas viagens como um vendedor de livro, McConnell fez duas descobertas importantes. Primeiro, ele rapidamente percebeu que seus clientes do sexo feminino estavam muito mais interessados nas amostras de perfume livres ele oferecidos do que em seus livros. Ele fez ele próprio essas fragrâncias para servir como “abertura de portas”, quando ele viajou de casa em casa. Em segundo lugar, McConnell vi mulheres que lutam para fazer face às despesas e reconhecido em muitos deles vendedores singulares que poderia facilmente se relacionar com outras mulheres e apaixonadamente mercado dos produtos sua nova empresa em primeiro lugar – vendem perfumes.

Primeiro Representante de Vendas da McConnell

Primeiro recruta de McConnell para Avon, então conhecida como a Califórnia Perfume Company, foi a Sra. PFE Albee de New Hampshire.Não só ele fornecer Sra. Albee e outros representantes início com uma oportunidade de ganhos quando as opções de emprego para as mulheres eram extremamente limitados, ele promoveu um ambiente de apoio com uma sensação familiar. (O boletim da empresa foi mesmo chamado. “Álbum de Família”).

Em uma de suas cartas regulares de Representantes, ele escreveu: “Todo o sucesso reside em si mesmo e não das condições externas. Os infortúnios … são apenas uma disciplina, e há possibilidades de que muitas vezes são despertados por eles, que sugerem a nós o poder ea força que possuímos, que talvez de outra forma nunca teria sido reconhecida. “Não é de admirar as fileiras Representante subiu para 5.000 em apenas 13 curta anos.

Poder do produto e as pessoas

Para McConnell, o produto e as pessoas eram tudo para a empresa, e ele dedicou-se a garantir que ambos seriam bem-sucedida.

Além de inspirar os Deputados, McConnell também queria incentivar os colaboradores da empresa com o mesmo espírito positivo. Um século antes que ele se tornasse de rigueur para as empresas a programas de incentivo dos funcionários do instituto e hordas de contratar consultores para certificar-se os funcionários estavam felizes, motivados e produtivos, McConnell sabia exatamente como reunir as tropas. O líder motivacional criado um conjunto de princípios orientadores que ainda são o coração eo espírito da Avon hoje.

Eles incluem:

Proporcionar uma oportunidade de ganhos para os indivíduos podem alcançar a independência financeira e desfrutar de tudo o que vem com tal realização.
Reconhecendo contribuições únicas de cada um.
Dando a volta à comunidades Avon serve.
Oferecendo os produtos da mais alta qualidade com garantia de satisfação.
Manter e acariciando o “espírito amistoso da Avon.”

Fonte: www.avoncompany.com

História da Avon

A história da Avon não existiria sem a venda direta, assim como a venda direta não existiria sem a Avon.

A bem-sucedida experiência da empresa serviu como estímulo para que outras companhias apostassem no modelo, ampliando as oportunidades. Sua trajetória confunde-se com a das conquistas femininas ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, elas podiam revender produtos Avon antes mesmo de conquistar o direito ao voto – adquirido somente em 1920.

Hoje, a companhia é sinônimo de produtos de beleza de alta qualidade e preços acessíveis.

O sistema de vendas diretas no qual a empresa está fundamentada começou por vias indiretas, quando o vendedor de livros David H. McConnell, fundador da Avon, começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para seus clientes.

História da Avon
David McConnell

Ele criou uma fragrância de rosas para presentear com vidrinhos de perfume quem aceitasse ouvir sua apresentação, pois não era bem recebido nas casas, quando vendia porta em porta na cidade de Nova York. Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionário McConnell resolveu mudar de ramo em 1886. O negócio começou em um espaço não maior do que uma despensa de cozinha. Ele próprio produzia os perfumes, era o caixa, o correspondente, o despachante e o office boy. Nascia, então, a California Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot.

Com foco voltado para vendas em domicílio, McConnell convidou Florence Albee para ser a primeira revendedora de sua nova empresa.

Durante seis meses, Florence foi sua única funcionária e vagava de trem ou a cavalo para vender os produtos. A empresa começou também a mudar o papel das mulheres na sociedade. Vivendo em uma época em que a única ocupação aceitável para uma mulher era a de dona de casa, Ms. Albee apostou no modelo de negócio da venda porta a porta e convidou outras mulheres para montar o primeiro grupo de revendedoras da história da Avon.

Menos de uma década após sua fundação, em 1896, a empresa apresentava seu primeiro catálogo para consulta. Por meio dele, as consumidoras podiam escolher entre perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, cremes de barbear, entre outros produtos. Nesse mesmo período, foi contratado o maior perfumista da época, Adolph Goetting, para trabalhar no recém-inaugurado laboratório de pesquisas da empresa, localizado em Suffern, Nova York.

O primeiro escritório internacional foi aberto na cidade de Montreal, no Canadá, em 1914. Em 1928 a empresa já estava presente em 48 estados norte-americanos, o que fazia com que a denominação Companhia de Perfumes Califórnia parecesse regional demais.

O nome Avon surgiu em 1929, para uma linha de produtos. Era uma homenagem a William Shakespeare, escritor nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem McConnell era grande fã. Dez anos mais tarde, em 1939, o nome foi adotado para toda a companhia. A Avon continuava a crescer, embalada pela idéia de que as mulheres poderiam mudar seus próprios destinos e colaborar com as despesas domésticas.

Na década de 50, com o crescente sucesso dos perfumes, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes. Na mesma trajetória de outras grandes empresas, a Avon deixava de ser apenas uma empresa multinacional para se transformar em uma organização global. Iniciou sua grande expansão no exterior, quando foi formada a Divisão Internacional.

A sede, nos Estados Unidos, passou a funcionar como um centro de negócios e as filiais agrupadas, atuavam como divisões autônomas. Todas operavam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local. Baseadas nesse conceito, as unidades realizavam pesquisas técnicas e mercadológicas. Também podiam trocar informações e comercializar entre si matérias-primas e produtos acabados.

Em 1954 as vendas atingiam a marca de US$ 55 milhões e a famosa campanha publicitária “AVON Calling” foi introduzida.

No dia 6 de agosto de 1959, foi inaugurada a fábrica da Avon no Brasil, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O trabalho de venda direta da Avon, no país, teve início com a publicação de um anúncio no suplemento feminino do jornal Diário de São Paulo.

O texto dizia: “Oportunidade às donas de casa. Para a senhora, que quer acrescentar dinheiro ao orçamento doméstico! Trabalhando apenas 4 horas por dia, representando AVON Cosméticos em seu bairro, a senhora terá uma excelente oportunidade de ganhar mais! Nós a treinaremos. Marque entrevista pelo telefone 36-7201 – São Paulo”. O anúncio fez sucesso e, desde então, a força de vendas do país só aumentou.

Em outubro de 1970 foi inaugurada a fábrica da Avon em Interlagos, São Paulo, para onde foram transferidas as atividades da antiga unidade. Naquela década, as instalações passaram por duas ampliações que permitiram a consolidação dos produtos Avon em todo mercado nacional.

O ano de 1983 marca o lançamento do primeiro produto totalmente desenvolvido no Brasil, desde a fragrância até a embalagem: a colônia Encontro.

Depois deste sucesso, a Avon Brasil desenvolveu inúmeros outros, como: as fragrâncias Arts, Trekking, Luiza Brunet, Pretty Blue e Moments.

Em 1989, a Avon foi a primeira grande indústria de cosméticos que deixou de usar animais para fins de pesquisa. Pouco tempo depois, lançou a deo-colônia Lahana, produzida a partir do avançado sistema “living-flowers”. Antes, as essências aromáticas só podiam ser extraídas com a destruição da planta. O “living-flowers” preservava a vida da flor, extraia sua essência aromática sem destruí-la e a reproduzia sinteticamente em escala industrial.

Com o propósito de sempre atender às necessidades das mulheres, a Avon tem sido pioneira em soluções científicas, inspirando a própria indústria cosmética.

Foi, por exemplo, a primeira grande companhia de produtos de beleza a estabilizar o ingrediente antiidade retinol, a mais pura forma da vitamina A, para ser utilizada em tratamentos de beleza. Sua inovação mais importante foi a introdução do AHA – alfa-hidroxi-ácido – no mercado de massa, que ocorreu em 1993 com o lançamento da linha Renew Perfecting Complex for Face, que, ao tornar-se um sucesso comercial, ajudou a criar a categoria de produtos antiidade no mundo.

Em 1997, foi inaugurada uma unidade Avon no Ceará e, em 2003, na Bahia. A aposta no Brasil também fez com que a empresa criasse aqui o seu maior centro de distribuição mundial, localizado em Osasco (SP).

O centro de distribuição é destinado às atividades das áreas de separação e distribuição e permite a modernização de sistemas e equipamentos.

Paralelamente a todo esse desenvolvimento, a Avon contribuiu, como já fizera em outros países, para que as mulheres mudassem sua atuação e imagem na sociedade. A Avon Brasil empenhou-se para regulamentar a profissão de revendedora varejista autônoma e criou uma rede que hoje é integrada por mais de um milhão de trabalhadoras autônomas, que encontraram na proposta de venda porta-a-porta uma oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho e obter renda.

A companhia também contribui com o país ao manter uma fábrica e três centros de distribuição, em que emprega mais de 4 mil funcionários, sendo 60% deles mulheres.

Com a maior rede de revendedoras da empresa, o Brasil se tornou um de seus principais mercados: é a segunda unidade da corporação em vendas.

É fácil comprovar este cenário: a cada dois batons vendidos no país, um é da marca Avon. O mesmo acontece com os produtos antiidade. A cada dois produtos comercializados nacionalmente, um é da linha Renew. Os produtos comercializados atingem cerca de 20 milhões de brasileiros, que adquirem novos produtos a cada 19 dias, em média.

Além de oferecer produtos de beleza e bem-estar para a satisfação de sua consumidora, a empresa tem um compromisso social com as mulheres de todo o mundo. A companhia desenvolve diversos programas sociais nos países em que atua com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a total inserção da mulher na sociedade. A Avon é reconhecidamente a empresa que mais investe na saúde da mulher, realizando ações no combate ao câncer de mama. Mundialmente conhecida como Kiss Goodbye to Breast Cancer, no Brasil, a campanha “Um Beijo pela Vida” arrecada fundos para promover ações que visam diminuir a mortalidade feminina ocasionada pelo câncer de mama, promovendo o diagnóstico precoce.

Essa capacidade de antever as necessidades e responsabilidades de uma corporação inserida e comprometida com a sociedade, ajuda a entender a razão pela qual a Avon Products Inc. é a líder mundial de vendas diretas de cosméticos. Representada por 5,3 milhões de revendedoras, conhecidas como “AVON Ladies”, em 145 países, a empresa produz perfumes, maquiagem, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens.

Fonte: www.iepes.com.br

História da Avon

Em 1886, nos estados unidos, David McConnell resolveu mudar o rumo de seus negócios. Ele vendia livros de porta em porta, em Nova York, e distribuía frascos de perfume como brinde aos seus clientes. Os perfumes faziam mais sucesso que os livros e o visionário McConnell resolveu mudar de ramo. Abriu a Califórnia Perfum Company e convidou Florence Albee para ser a primeira revendedora. Otimista com o modelo de venda direta, Ms. Albee convidou outras mulheres.

A mudança de nome só aconteceu em 1939, quando a atuação da empresa ampliou, ao atuar em outros estados americanos além da Califórnia. O nome avon foi inspirado na cidade natal de William Shakespeare, Stratford-on-Avon – uma homenagem ao escritor que Mcconnell tanto admirava.

Na década de 50, com o crescente sucesso dos perfumes Avon, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes.

Na mesma trajetória de outras grandes companhias, nos últimos anos, a avon deixou de ser apenas uma empresa multinacional para se transformar em uma organização global. A sede, nos Estados Unidos, funciona hoje como um centro de negócios e as filiais agrupadas atuam como divisões autônomas. Todas operam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local. Baseadas nesse conceito, as unidades realizam pesquisas técnicas e mercadológicas. Também trocam informações e comercializam entre si matérias-primas e produtos acabados.

A Avon produz perfumes, maquiagem, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens. Todos os produtos são testados nos mais avançados laboratórios internacionais e seguem rigorosamente as normas do FDA – Food and Drugs Administration – órgão oficial de controle de qualidade dos Estados Unidos. Atualmente, mais de 300 cientistas estão envolvidos em descobertas de novas tecnologias aplicadas em cosméticos.

A Avon também comercializa produtos de terceiros. No folheto Shopping Mais, encontram-se artigos de moda, entretenimento, utilidades domésticas e bijuterias.

Líder mundial em venda direta de cosméticos e produtos de beleza, a Avon atua em mais de 100 mercados e conta com mais de 5 milhões de revendedoras.

Desde sua fundação, em 1886, cerca de 40 milhões de mulheres já atuaram como revendedoras dos produtos Avon no mundo.

A empresa possui um faturamento líquido de aproximadamente us$ 8 bilhões ao ano. Essa significativa participação no mercado da beleza coloca a avon entre as primeiras no ranking das empresas mundiais no segmento.

Compromisso com a independência da mulher

Há mais de um século, McConnell se orgulhava em dizer: “honraremos as responsabilidades da cidadania corporativa, contribuindo para o bem-estar da sociedade onde trabalhamos e para a preservação do meio-ambiente”. E a avon faz com que isso aconteça, principalmente no que diz respeito à mulher.

Além de oferecer produtos de beleza e bem-estar para a total satisfação de sua consumidora, a empresa tem um compromisso social com as mulheres de todo o mundo.

A avon foi uma das primeiras empresas a oferecer oportunidade para as mulheres conquistarem seu espaço e se tornarem independentes financeiramente. Nos estados unidos, elas podiam revender produtos avon antes mesmo de conquistar o direito ao voto – adquirido somente em 1920. Hoje, a companhia desenvolve diversos programas sociais nos países em que atua com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a total inserção da mulher na sociedade.

Em solo brasileiro

A Avon Brasil é a segunda unidade da corporação em vendas.

É fácil comprovar este cenário: a cada dois batons vendidos, um é da avon. O mesmo acontece com os produtos antiidade. A cada dois produtos comercializados por aqui um é da linha Renew. A força de vendas é representada por milhões de revendedoras autônomas que garantiram à empresa um faturamento bruto de R$ 4 bilhões em 2005.

Instalada no país desde 1959 na cidade de São Paulo, a companhia emprega ainda um time de mais de 4 mil funcionários, dos quais cerca de 60% são mulheres.

Há ainda três centros de distribuição localizados nos estados de São Paulo, Ceará e Bahia.

Fonte: www.hploco.com

História da Avon

Cronologia da História

1886: O norte-americano David McConnell abandona a venda de livros porta a porta para investir em perfumes.
Nasce, então, a Califórnia Perfume Company, com a coleção de fragrâncias Little Dot. McConnell recruta Ms. Florence Albee para ser a primeira Revendedora Avon – 34 anos de a mulher votar nos Estados Unidos.

1896: Uma década após sua fundação, a California Perfume Company apresenta seu primeiro folheto de ofertas.
Por meio dele, as consumidoras podiam escolher entre perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, cremes de barbear, entre outros cosméticos. Nesse mesmo período, a empresa de McConnell contrata Adolph Goetting, o maior perfumista da época.

1897: Inaugurado o primeiro laboratório da empresa, em Suffern, nos Estados Unidos.

1939: No final dos anos 30, a California Perfume Company já distribuía seus produtos em mais de 40 estados norte-americanos e mantinha uma filial no Canadá.
O nome da empresa muda para Avon – uma homenagem ao escritor inglês Willian Shakespeare, que nasceu em Stratford-on-Avon e de quem McConnell era admirador.    

1954: A Avon inicia sua grande expansão ao criar a Divisão Internacional. Com ela, abre filiais na América Latina – como em Porto Rico e Venezuela – depois em alguns países da Europa como Reino Unido, Alemanha e, em 1958, a Avon no Brasil.

1955: Lançada a Avon Foundation, em Nova York, comprometida com a missão de fortalecer a vida das mulheres e suas famílias, com doação de US$ 400 para ações voltadas à educação.

1959: No dia 6 de agosto de 1959, é inaugurada a fábrica da Avon no Brasil, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. O batom na cor Clear Red, da linha Fashion, é a primeira produção nacional.

1960: A fragrância Rosa Silvestre é o primeiro grande sucesso comercial da Avon Brasil. Em seguida, vieram as fragrâncias Bem me Quer, Toque de Amor, Topaze, Persian Wood e Noite de Estrelas.

A Avon chega a cidades brasileiras importantes do interior do Estado de S. Paulo e Rio de Janeiro, a Belo Horizonte e à Zona da Mata de Minas Gerais.

1963: É lançado o primeiro produto infantil da Avon no Brasil. Juquinha, o jabuti esperto, chega nas versões xampu e óleo de massagem. A Avon passa a desenvolver embalagens especiais que viram brinquedos após o uso – colaborando com o desenvolvimento da indústria de embalagens no país.
Lançada a Avon em Revista, dirigida aos funcionários, inovando em comunicação empresarial.

1964: A Avon inicia suas atividades no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e em Caxias do Sul.  

1965: Lançamento da fragrância Wishing, apresentada em colônia, creme sachet, talco perfumado e sabonete. É a primeira linha de produtos da Avon com campanha publicitária em rádio e televisão no país.  

1970: Em 6 de outubro de 1970 é inaugurada a fábrica da Avon em Interlagos, São Paulo, para onde são transferidas as atividades da antiga unidade.
Nos anos 70, as instalações passam por duas ampliações, que permitem a consolidação dos produtos Avon em todo mercado nacional. O destaque em vendas é a fragrância Charisma.

1975: Implantação da estação de tratamento de efluentes líquidos industriais na fábrica da Avon, que deixa de despejar dejetos orgânicos no Rio Pinheiros.   

1983: Lançamento do primeiro produto totalmente desenvolvido no Brasil, desde a fragrância até a embalagem, a colônia Encontro. Depois deste sucesso, a Avon Brasil desenvolve inúmeros outros, como as fragrâncias Arts, Trekking, Luiza Brunet, Pretty Blue e Moments.

1984: Corrida Feminina Avon é realizada ao redor do Parque do Ibirapuera em comemoração aos 25 Anos da Avon Brasil.

1986: Comemorados 100 anos de Avon no Mundo.
Pela primeira vez a Avon participa da Feira de Cosméticos e Produtos de Beleza promovida pelo SENAC (Serviço Nacional do Comércio).
O Evento acompanha o 3° Congresso de Beleza que reúne profissionais das áreas de maquiagem, cabelo e estética que contam com a possibilidade de conhecer os produtos da empresa e discutir formulações e aplicações com o Pessoal do Controle de Qualidade.

1989: A Avon é a primeira empresa do segmento a anunciar o fim definitivo dos testes de seus produtos com animais.

1990: Implantação do “Disque 800” pela subsidiária brasileira, em 26 de março, um canal utilizado pelos consumidores de todo o país aproximando-os da Avon. Com a pretensão do atendimento “zero defeito” – ouvir solicitações e atender as queixas.

1992: Lançada no Brasil a deo-colônia Lahana, produzida a partir do avançado sistema “living-flowers”. Antes, as essências aromáticas só podiam ser extraídas com a destruição da planta. O “living-flowers” preserva a vida da flor, extrai sua essência aromática sem destruí-la e a reproduz sinteticamente em escala industrial.

1993: Renew é lançado no Brasil no fim do ano, depois da parceria da Avon com o dermatologista Eugene Van Scott, da Temple University School of Medicine. Ele foi o primeiro especialista a realizar estudos da ação do ácido glicólico.
O programa de incentivo de vendas “Círculo de Distinção” premia trinta campeãs, reconhecendo a determinação e a garra da revendedora.

1994: O lançamento global da fragrância Far Away marca o início de uma nova estratégia da Avon. Preocupada em oferecer um produto de preço acessível e atender o consumidor com a melhor relação custo benefício – “preço justo”.

1995: Inaugurado, na cidade de Osasco, em São Paulo, o Centro de Distribuição representando a maior operação da Avon no mundo. Destinado às atividades das áreas de separação e distribuição, permitindo a modernização de sistemas e equipamentos.
Criado o Prêmio Avon Color de Maquiagem, objetivo é estimular e proporcionar aprimoramento artístico e profissional aos maquiadores por meio do reconhecimento e da revelação de novos talentos. Chamado carinhosamente de o “Oscar da Maquiagem”.

1996: A Avon torna-se a primeira grande marca de cosméticos a vender produtos on-line em seu endereço www.avon.com.br, com a criação da loja virtual.  

1997: Inaugurado o Centro de Distribuição de Fortaleza, no município de Maracanaú, para atender com mais eficiência o Nordeste. Além de criar empregos na região, diminui o tempo de entrega de produtos às Revendedoras.

1998: Lançamento simultâneo em 53 países da fragrância Women of Earth. A criação da perfumista francesa Cálice Becker uniu flores, frutos e essências encontradas em todos os continentes.
Lançamento de Renew Night Force, um marco de inovação para a Avon. O produto é pioneiro na introdução de novas tecnologias por ter em sua composição a molécula AVC10, a primeira contra a flacidez do rosto e que estimula a produção de colágeno.
Primeira corrida Avon Running, promovendo a saúde de brasileiras de todas as idades e condições físicas.

1999: Avon e Unifem – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – unem-se na luta pelos direitos das mulheres brasileiras. A Companhia patrocina o lançamento de uma agenda que traz, a cada mês, temas ligados à mulher e depoimentos de várias profissionais sobre cidadania, saúde, trabalho, informação, direito, entre outros.
Lançamento da linha de maquiagem Color Trend. Desenvolvida para o público teen, une os conceitos de variedade, qualidade e preço acessível.

2000: Lançamento do folheto Shopping Mais e Bem Natural no Brasil.
Lançamento do CD do Programa Saúde Integral da Mulher, em formato de programa de rádio. Com linguagem simples e didática, o projeto visou esclarecer dúvidas e orientar mulheres sobre sexualidade, gravidez, menopausa, qualidade de vida, entre outros temas do universo feminino.
A Avon possui mais mulheres em cargos executivos (86%) do que empresas da lista de 500 maiores da revista Fortune. 17 dos 54 altos funcionários (32%) são mulheres, sendo que seis compõem o Conselho de Administração.

2001: A Avon investe R$ 8 milhões no desenvolvimento local e no lançamento da Coleção Mulher & Poesia, por Vinicius de Moraes, trazendo três versões de fragrâncias.
Andrea Jung assume como presidente mundial da Avon.

2002: Lançamento mundial da campanha Kiss Goodbye to Breast Cancer, conhecida no Brasil como Um Beijo pela Vida, que promove a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, para erradicação da mortalidade feminina causada pela doença.
A Avon é eleita pela revista Exame –
Anuário Melhores e Maiores como a Melhor Empresa do Setor Farmacêutico, Higiene e Cosméticos.

2003: Lançamento do Instituto Avon, que tem como missão “promover a saúde e o bem-estar da mulher por meio da mobilização da sociedade”.
O Instituto apóia projetos para disseminação de informações, detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Criado o grupo de funcionários porta-vozes Um Beijo pela Vida, voluntários para disseminar em suas respectivas áreas as ações relacionadas ao Instituto.
A Avon é considerada uma das 40 melhores empresas para a mulher trabalhar pelo Guia Exame 2003 – Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar.
Inaugurado o Centro de Distribuição da Bahia.

2004: A Avon Foundation lança a campanha Speak Out Against Domestic Violence, contra a violência doméstica. A atriz Salma Hayek é escolhida como porta-voz mundial da campanha.
Após um ano de Instituto Avon no Brasil, a campanha “Um beijo pela vida” bate recorde de arrecadação:
dois milhões, gerados com a venda de diversos produtos que apóiam a causa.

2005: Segundo o Instituto de Pesquisa Datafolha, a Avon é a empresa mais lembrada no segmento de Cosmético, na categoria Produtos e Cremes de Beleza.
Lançada a Política de Desenvolvimento Sociocultural da Avon Brasil, como um instrumento voltado a orientar e promover relações humanas – internas e por meio da ‘rede de relacionamento Avon’ – a favor do desenvolvimento humano e social. A Avon acredita em valores femininos capazes de respeitar a beleza da vida e de potencializar mulheres e homens como co-criadores de uma existência centrada na liberdade e na harmonia.

2006: Lançamento de Renew Alternative – Creme Facial Intensivo Antiidade, resultado de uma inovadora fusão das Plantas Orientais com a Tecnologia Ocidental.
Em comemoração aos 120 anos da Avon global, a Avon Brasil preparou um informativo publicitário no jornal Folha de S.Paulo, contando um pouco da trajetória da companhia.
Veiculado no dia 15 de setembro de 2006, o encarte é um importante material institucional que traz um breve histórico da empresa, seu pioneirismo na transformação do papel da mulher na sociedade e nas políticas empresariais, investimentos em qualidade e em tecnologia e a preocupação com o bem-estar e a saúde da mulher.

2007: Lançada em nível mundial a campanha institucional Viva o Amanhã, no dia 08 de março, na sede das Nações Unidas, em Nova York, baseada na trilogia Beleza, Autonomia e Envolvimento Social. O amanhã depende do que você pode fazer hoje.
Com quase 50 anos de existência, a Avon Brasil tem muita história para contar.
Para resgatar esse passado, é feita uma parceria, no mês de abril, com o Museu da Pessoa, cuja proposta inovadora de construção da memória constituiu-se do levantamento das histórias de vidas de todos aqueles que fizeram, até então, parte do sucesso da empresa:
funcionários, revendedoras, consumidores, profissionais de entidades da sociedade civil.
Inaugurada a Avon Expressa, no mês de maio, uma loja onde as revendedoras possam comprar produtos Avon em sistema de pronta entrega. Instalada em um prédio de mil metros quadrados na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O Clube das Estrelas,o maior programa de incentivos da Avon Brasil, está comemorando 10 anos de sucesso, com muitas histórias vitoriosas.  

2008: A Avon Brasil faz 50 anos. As comemorações duraram todo o ano com almoço reunindo os presidentes nas diversas fases da empresa no país, gravação e perenização (áudio, vídeo) pelo Museu da Pessoa de 50 depoimentos significativos de histórias de vida com a Avon, desenvolvimento de painel comemorativo do design das capas dos catálogos brasileiros de todos os tempos, dentre outras.

Evento na sede das Nações Unidas, Nova York, com participação da diretoria mundial do Unifem – Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher, de lançamento da Pulseira da Atitude – mundialmente conhecido como Empowerment Bracelet – como o primeiro produto global da Avon para recolher fundos e destinar para a causa da Violência Doméstica.

Lançada no Brasil a campanha Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica, em coletiva de imprensa em que participaram a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Maria da Penha e a atriz norte-americana Reese Whiterspoon.

Alguns Logo daAvon

História da Avon
1908 – 1915

História da Avon
1933 – 1957

História da Avon
Logo Atual

Fonte: www.br.avon.com

História da Avon

A AVON nasceu com o nome de “Califórnia Perfume Company”, numa época de transformação drástica nos Estados Unidos da América – a nível social, económico, político e industrial – que mudaria o país para sempre.

O vendedor de livros, David H. McConnell, funda a empresa no momento em que os E.U.A. entram num período definido pelo progresso e mudança, o que é surpreendentemente apropriado para uma companhia que está décadas à frente do seu tempo, ao oferecer à mulheres uma oportunidade de ganharem o seu próprio dinheiro. Esta verdadeira celebração das mulheres é o que dá à companhia o seu próprio lugar de destaque na história feminina.

O fundador McConnell está extremamente envolvido com a empresa, criando os perfumes ele próprio, recrutando Revendedoras e estabelecendo o que se viria a transformar numa companhia presente na lista das 500 maiores empresas da Revista Fortune.

Uma dona-de-casa com 50 anos de idade e dois filhos, Mrs. P.F.E. Albee, torna-se a primeira Revendedora da companhia na Califórmia. A lendária Mrs. Albee é ainda hoje considerada um modelo a seguir pelas Revendedoras AVON e é-lhe atribuída a autoria do sistema de distribuição de produtos da companhia.

O Conjunto Little Dot Perfume foi o primeiro produto da Califórnia Perfume Company, 5 fragrâncias com apenas uma nota olfativa: Lírio do Vale, Violeta, Heliotropo, Rosa Branca e Jacinto.

1895 – A Califórnia Perfume Company abre as instalações de produção em Suffern, Nova Iorque. Dois anos mais tarde, a companhia expande as instalações, para incluir um laboratório.
1896 –
A Califórnia Perfume Company lança a sua primeira Brochura.
1900 –
As mulheres competem pela primeira vez nas Olímpíadas modernas, em Paris.
1902 –
A Califórnia Perfume Company tem 10.000 Revendedoras.
1903 –
Marie Curie, que descobriu o rádio, torna-se a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel. Esta cientista física e química francesa viria a ser a primeira pessoa a ganhar dois Prémios Nobel.
1905 –
A Companhia introduz a revista Outlook para as Revendedoras, com notícias e conselhos da companhia.
1906 –
A Companhia laça a sua primeira brochura a cores. O primeiro anúncio da companhia aparece na revista Good Housekeeping.
1914 –
Começa a primeira expansão internacional da Companhia, estendendo o negócio até Montreal, Canadá.
1916 –
A Califórnia Perfume Company estabelece-se no estado de Nova Iorque.
1920 –
As vendas superam 1 milhão de dólares pela primeira vez.
Nos Estados Unidos da América, as mulheres ganham o direito de voto, após a ratificação da 19ª Emenda.
1927 –
O lançamento do produto Gertrude Recordon Facial Treatment marca a introdução da primeira linha de cuidado da pele da Companhia.
1928 –
Pela primeira vez, a Califórnia Perfume Company usa o nome AVON em produtos do dia-a-dia, incluindo um conjunto de toucador, talco e um líquido para limpeza de escovas de dentes. O nome é uma referência ao rio que atravessa Statford-Upon-Avon, o local do nascimento do escritor preferido de McConnell, William Shakespeare.
1929 –
Utiliza-se pela primeira vez o nome e logótipo AVON numa linha de cosméticos, que inclui um desenho da casa de Anne Hathaway (a mulher de Shakespeare).
1931 –
O Selo de Recomendação da Revista Good Housekeeping é atribuído a 11 produtos da Califórnia Perfume Company, um número inédito para uma única companhia.
1932 –
A Companhia passa de uma única campanha mensal para um ciclo de vendas de 3 semanas e reduz os preços em alguns produtos específicos para cada campanha. Subsequentemente, as vendas aumentam 70%, num período em que se vivia a Grande Depressão.
1939 –
A Califórnia Perfume Company muda o seu nome para Avon Products, Inc..
1942 –
Durante a Segunda Guerra Mundial, a AVON converte mais de metade do laboratório de Suffern numa fábrica para os esforços de guerra, que produzia conjuntos para paraquedista, máscaras de gás e produtos farmacêuticos. Ao mesmo tempo, as Revendedoras também vendem Títulos de Guerra.
1944 –
A AVON introduz um novo componente no modelo de venda direta que a irá distinguir das outras empresas: um plano com gestores por distrito, em que passa a haver um supervisor para zonas de vendas regionais.
1946 –
A AVON começa a sua cotação na Bolsa de Nova Iorque.
1948 –
As vendas ultrapassam os 21 milhões de dólares.
1953 –
É lançado o primeiro anúncio televisivo da AVON.
1954 –
É lançada a campanha “Ding Dong, Avon Calling”, que dura até 1967, tornando-se a mais longa e mais bem sucedida campanha publicitária da história.
A AVON chega à Venezuela, marco do início da expansão internacional. No mesmo ano, a AVON chega a Porto Rico.
1955 –
É criada a Fundação AVON nos Estados Unidos. Começando com uma bolsa de estudo, no valor de 400 dólares, a Fundação AVON acaba por se transformar na maior operação de filantropia associada a uma empresa, dedicada a ajudar as causas femininas globalmente. Passa a chamar-se “AVON Foundation for Women” em 2009, para refletir a sua missão de melhorar a vida das mulheres.
1957 –
O número de Revendedoras AVON cresce até 100.000, com um recorde de vendas que ultrapassa a marca dos 100 milhões de dólares.
1958 –
A AVON chega ao México.
1959 –
A AVON chega ao Reino Unido, Alemanha Ocidental e ao Brasil.
1960 –
A AVON chega à Islândia.
1960s –
Nos anos 60 e 70, as ações da AVON são uma das ações “Nifty Fifty”, um grupo de títulos bem considerados e que se recomenda comprar e guardar, que também inclui companhias como a Xerox, a Disney e a Mcdonald’s. Estas ações ajudam a melhorar o mercado nos Estados Unidos, com as ações da AVON a subir até 140€. A bolha “Nifty Fifty” mais tarde acaba por rebentar, causando a descida das ações dos E.U. A.
1961 –
A AVON lança a linha de produtos Skin-So-Soft, que se torna numa das linhas mais reconhecidas.
1963 –
Katharine Graham toma a direção da The Post Co., a empresa mãe do Jornal Washington Post, tornando-se na primeira mulher a dirigir uma das 500 maiores empresas da Revista Fortune.
A astronauta soviética Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher a viajar no espaço.
A AVON chega à Austrália.
1964 –
A AVON PRODUCTS, Inc. (AVP) entra na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
1966 –
A AVON chega a Itália, Espanha e França.
1969 –
Com um programa chamado “The Better Way”, os ciclos de vendas de duas semanas tornam-se a regra para todas as regiões nos E. U. A..
A AVON chega ao Japão.
1970 –
A AVON chega à Argentina.
1971 –
A AVON começa a vender bijutaria.
1972 –
As vendas chegam aos mil milhões de dólares e a Companhia tem mais de 600.000 Revendedoras em todo o mundo.
1973 –
A Companhia desenvolve um programa informático para armazenar as formulações de ingredientes.
1974 –
A AVON inaugura uma fábrica de batons com uma linha de montagem automática em Suffern, Nova Iorque.
1975 –
A revista para Revendedoras Outlook passa a chamar-se Avon Calling.
A AVON chega a Guatemala.
1977 –
A AVON patrocina o Circuito de Ténis avon Futures, na Virgínia.
A AVON chega ao Chile e à Malásia.
1978 –
O número de Revendedoras chega à marca de um milhão, com vendas que totalizam mais de 2 mil milhões de dólares. A cidade de Atlanta recebe a primeira Maratona Internacional AVON para Mulheres, parte do Circuito de Corrida Internacional da AVON, criado por Kathrine Switzer. Switzer e a AVON ajudaram a definir o caminho para que a maratona feminina fosse incluída nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.
As vendas de bijutaria da AVON chegam aos 400 milhões de dólares, que com isso se transforma no maior distribuidor de bijutaria mundial.
A AVON chega à Tailândia, às Filipinas e à Nova Zelândia.
1979 –
Margaret Tharcher torna-se a primeira mulher com o cargo de Primeiro Ministro no Reino Unido.
A AVON compra várias empresas nos anos 80, começando pela Tiffany & Co.. Expande as suas áreas de negócio para equipamento médico, serviços de saúde e de cuidados domésticos, químicos, lares de idosos, bem como nas áreas de fragrâncias e catálogos. Em 1994, a companhia vende estas entidades, para se concentrar na área de negócio central.
A AVON chega a El Salvador.
1980 –
A AVON chega às Honduras e à Arábia Saudita.
1981 –
Sandra Day O’Connor torna-se a primeira mulher nomeada para o Supremo Tribunal dos E.U.A..
1982 –
A AVON chega a Taiwan, ao Perú e a Portugal.
1983 –
A AVON chega aos Emirados Árabes Unidos e à República Dominicana.
1984 –
A AVON chega à Áustria e ao Líbano.
1985 –
A AVON chega ao Chipre do Norte.
1986 –
O centenário da AVON coincide com o centenário da Estátua da Liberdade. Parte das comemorações do 100º aniversário da AVON incluem tornar-se patrocinadora oficial do restauro da Estátua.
A AVON chega à Ilha de Reunião.
Com o patenteado produto de cuidado da pele BIOADVANCE, a Avon torna-se a primeira empresa a usar Retinol estabilizado.
1987 –
A AVON chega às Maurícias.
1988 –
A companhia lança a sua icónica linha de maquilhagem AVON COLOR.
1989 –
A AVON é a primeira empresa de cosmética de grande dimensão a anunciar o fim dos testes em animais.
A AVON chega à Indonésia.
1990 –
A AVON chega à China no modelo de venda direta, mas passa para venda a retalho em 1998, quando o Governo proíbe a venda direta. Em 2006, esta proibição acaba e a AVON volta ao modelo de venda direta.
A AVON chega à Hungria e Alemanha de Leste.
1991 –
Hays Clark, o último descendente do fundador da companhia, David H. McConnell a ter uma ligação à AVON, reforma-se do Conselho de Direção.
A AVON chega à República Checa, ao Panamá, ao Equador, à Bolívia e à Rússia.
1992 –
A AVON lança a linha de produtos Anew, pioneira no mercado da cosmética ao apresentar a tecnologia anti-idade à base de Ácido Alfa Hidróxido (AHA) ao serviço do cuidado da pele.
1992 –
A AVON Reino Unido começa a Cruzada Contra o Cancro da Mama, destinada à angariação de fundos para a causa e ao despertar da atenção das pessoas para a doença. Um ano mais tarde, os E.U.A. adoptam a Cruzada.
A AVON chega à Polónia.
1993 –
A AVON chega à Eslováquia, Turquia e à Irlanda.
1994 –
A AVON chega ao Egipto.
1996 –
A AVON torna-se o patrocinador oficial de cuidados da pele e fragrâncias dos 100º Jogos Olímpicos em Atlanta.
A AVON é a primeira companhia no mundo a lançar um site de e-comércio, destinado a clientes nos E.U.A..
A AVON chega à África do Sul, ìndia e Nicarágua.
1997 –
A AVON chega à Ucrânia, à Roménia, à Croácia e à Tunísia.
1998 –
A AVON Foundation é nomeada beneficiária da Caminhada AVON de 3 Dias contra o Cancro da Mama, o primeIro evento de longa distância e com vários dias de duração contra o Cancro. EM 2003, A AVON Foundation apresenta a sua própria Caminhada, com a distância de uma maratona e meia, ao longo de dois dias. Entre 2003 e 2010, as Caminhadas AVON conseguiram angariar mais de 380 milhões de dólares,com a colaboração e dedicação de cerca de 142 mil participantes.
A AVON chega ao Uruguai e ao Paraguai.
1999 – Pela primeira vez na AVON uma mulher assume a função de CEO:
Andrea Jung.
A Companhia lança a sua primeira campanha publicitária global, “Let’s Talk”. A campanha centra-se na relação única da AVON com as mulheres em todo o mundo, bem como nas inovações em produtos de beleza.
A AVON chega a Hong-Kong, Lituânia, Eslovénia, Bulgária e Letónia.Pela primeira vez na AVON uma mulher assume a função de CEO:
Andrea Jung.
A Companhia lança a sua primeira campanha publicitária global, “Let’s Talk”. A campanha centra-se na relação única da AVON com as mulheres em todo o mundo, bem como nas inovações em produtos de beleza.
A AVON chega a Hong-Kong, Lituânia, Eslovénia, Bulgária e Letónia.
2001 –
A AVON chega à Grécia, Marrocos. Estónia, Moldávia, Sérvia e Coreia do Sul.
2003 –
A AVON lança a mark., uma marca própria para jovens.
A AVON chega ao Cazaquistão, Bósnia e República Herzgovina.
2004 – A Fundação AVON começa a sua campanha de solidariedade contra a violência doméstica:
“Speak Out Against Domestic Violence”, que tem como porta-voz a atriz Salma Hayek.
A AVON chega ao Vietnam.
2005 –
A AVON abre as suas instalações topo de gama de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, Nova Iorque.
A AVON chega à Colômbia, à Finlândia e à Macedónia
2006 –
O Governo Chinês concede à AVON a primeira licença oficial para regressar à venda direta.
A AVON chega à Albânia.
2007 –
A AVON lança a Campanha Global Contra a Violência Doméstica.
Reese Witherspoon é nomeada a primeira Embaixadora Global da AVON, sendo ainda Presidente Honorária da AVON Foundation, com um envolvimento ativo nas ações da AVON e da fundação para angariações de fundos para as causas filantrópicas da companhia. Witherspoon lança “produtos de solidariedade”, cujos lucros revertem para programas contra a violência doméstica. Cria a sua própria fragrância, Bloom.
A AVON chega a Montenegro e ao Quirguistão.
2008 –
A AVON atinge mais de 10 mil milhões de dólares em vendas.
A Companhia expande os seus esforços para combater a violência contra as mulheres, associando-se ao Fundo para o Desenvolvimento das Mulheres das Nações Unidas para promover o fim da violência contra as mulheres. Esta associação é anunciada durante o Congresso Global para um Amanhã Melhor, um evento em celebração do Dia Internacional da Mulher.
A AVON chega à Geórgia.
2009 –
A AVON tem mais de 6 milhões de Revendedoras.
A AVON lança o seu primeiro anúncio durante a Super Bowl, um evento desportivo nos E.U.A..
2010 –
A AVON inicia a campanha “Hello Green Tomorrow”, um movimento ecológico global, despertando a consciência de todos para a questão ambiental. A Campanha de Reflorestação da Mata Atlântica resultou na plantação de 2 milhões de árvores até ao final de 2010. Este programa segue uma iniciativa que teve início em 2009, para despertar a atenção para a sustentabilidade ambiental.
A AVON e a AVON Foundation for Women associam-se ao Departamento de Estado dos E.U.A. e a Vital Voices para lançar a “Associação Global para o Fim da Violência contra as Mulheres”, para combater os mais destrutivos tipos de violência contra as mulheres e ajudar assegurar a justiça para mulheres e jovens por todo o mundo.
A AVON compra a Liz Earle Beauty Co. Limites, uma marca do Reino Unido de produtos de cuidado da pele com ativos naturais; a linha para crianças e bebés Tiny Tillia e a Silpada, a maior empresa de venda direta de bijutaria e jóias em prata.
Ao longo da primeira década do novo milénio, a AVON chega a vários novos mercados, com uma forte expansão na Europa Central e de Leste e nas Caraíbas. A AVON está presente em mais de 100 países.
2011 –
A AVON COMEMORA 125 ANOS CELEBRANDO AS MULHERES

Fonte: www.avon.com.pt

História da Avon

Alma feminina. Percepção feminina. Produtos, na grande maioria, direcionados a um público feminino. Vendedoras mulheres. A marca AVON é a mais pura personificação da mulher em forma de vendas e produtos.

Aliás, a história da AVON não existiria sem a venda direta, assim como a venda direta não existiria sem a AVON.

A história

O sistema de vendas diretas no qual a empresa está fundamentada começou por vias indiretas, quando o vendedor de livros David Hall McConnell, um jovem de apenas 28 anos, vendia seus produtos porta a porta em pleno coração de Manhattan, em Nova York. Para que as pessoas aceitassem ao menos ouvir suas apresentações, afinal ele não era muito bem recebido nas casas onde tocava a campainha, ele teve uma idéia brilhante que mudaria sua vida. Ele começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para seus clientes que aceitassem ouvir sua apresentação. Acabou mudando de ramo. Isto porque o sucesso dos perfumes que oferecia como brinde foi muito maior do que os livros que vendia. Nasceu então, em 1886, a empresa California Perfume Company (conhecida como CPC), com foco voltado para vendas em domicílio. O negócio começou em um espaço alugado não muito maior do que uma despensa de cozinha.

Ele próprio produzia os perfumes, era o caixa, o correspondente, o despachante e o office boy. Com foco voltado para vendas em domicílio, ele convidou Persis Foster Eames Albee, uma amiga e viúva de um senador, para ser a primeira revendedora de sua nova empresa e vender a coleção de perfumes Little Dot, disponível em apenas fragrâncias: Violet, White Rose, Heliotrope, Lily-of-the-Valley e Hyacinth.

Durante seis meses, Albee foi sua única funcionária e vagava de trem ou a cavalo para vender os produtos. A empresa começou também a mudar o papel das mulheres na sociedade. Vivendo em uma época em que a única ocupação aceitável para uma mulher era a de ser dona de casa, a senhora Albee, percebendo o grande potencial do negócio, apostou no modelo de negócio da venda porta a porta e convidou outras mulheres para montar o primeiro grupo de revendedoras da história da AVON. Nada mal para um público que na época não havia conquistado sequer o direito ao voto. Menos de uma década após sua fundação, em 1896, a empresa, que já contava com 25 mil revendoras nos Estados Unidos, apresentou seu primeiro catálogo para consulta, através do qual as consumidoras podiam escolher além dos tradicionais perfumes, uma gama de produtos para cuidados pessoais como sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, cremes de barbear, entre outros itens. Nesse mesmo período, foi contratado o maior perfumista da época, Adolph Goetting, para trabalhar no recém-inaugurado laboratório de pesquisas da empresa localizado em Suffern, Nova York.

O primeiro escritório internacional foi aberto na cidade de Montreal no Canadá em 1914. Pouco antes do fim desta década, a empresa já alcançava vendas de 20 milhões de unidades. A mudança de nome só aconteceu no mês de outubro de 1939, quando a atuação da empresa foi ampliada, ao ingressar em outros estados americanos além da Califórnia. Na década de 50, com o crescente sucesso dos perfumes AVON, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes. Na mesma trajetória de outras grandes empresas, a AVON deixava de ser apenas uma companhia multinacional para se transformar em uma organização global. Iniciou sua grande expansão internacional quando foi formada a divisão internacional. A sede, nos Estados Unidos, passou a funcionar como um centro de negócios e as filiais agrupadas, atuavam como divisões autônomas. Todas operavam com produtos testados pela matriz, seguindo as exigências de cada mercado local. Baseadas nesse conceito, as unidades realizavam pesquisas técnicas e mercadológicas. Também podiam trocar informações e comercializar entre si matérias-primas e produtos acabados.

Em 1954 a vendas atingiam a marca de US$ 55 milhões e a famosa campanha publicitária “Ding Dong, AVON Calling” foi introduzida com enorme sucesso.

Ao final desta década a AVON já estava presente em países como Venezuela, Alemanha, Inglaterra e Brasil. Na década seguinte ingressou em novos mercados como a Holanda, Bélgica, Itália, Espanha e Japão. Em 1971 a AVON começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento de uma coleção de bijuterias. No ano seguinte as vendas ultrapassaram pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão. Nesta época a força de vendas da AVON era de 600.000 revendedoras. Em 1989, a AVON foi a primeira grande indústria de cosméticos que deixou oficialmente de usar animais para fins de pesquisa e testes. Pouco tempo depois, lançou a deo-colônia Lahana, produzida a partir do avançado sistema “living-flowers”. Antes, as essências aromáticas só podiam ser extraídas com a destruição da planta. Esse novo processo preservava a vida da flor, extraia sua essência aromática sem destruí-la e a reproduzia sinteticamente em escala industrial.

Em 1996, mostrando mais uma vez seu pioneirismo na indústria cosmética, foi a primeira a vender seus produtos on-line. Além disso, os anos 90 foram marcados pela enorme diversificação de produtos com o início das vendas de roupas, livros, relógios, acessórios, produtos para casa, produtos infantis, entre outros. No ano de 2000, assinou contrato com as tenistas Venus e Serena Williams, para serem as porta-vozes da campanha global denominada “Let’s Talk”. Além disso, em 2004, a AVON FOUNDATION lançou a campanha Speak Out Against Domestic Violence, contra a violência doméstica. A atriz Salma Hayek foi escolhida como porta-voz mundial da campanha. E, em 2007, a bela atriz Reese Witherspoon foi nomeada a embaixadora da marca. Em sua nova função, a atriz recebeu o título de presidente de honra da Fundação Avon, criada em 1955 e focada em temas como câncer de mama e violência doméstica.

Hoje em dia, a AVON desenvolve, produz e vende perfumes, maquiagens, cremes, loções, produtos para o cabelo, pele e cuidados diários, entre outros itens.

Todos os produtos são testados nos mais avançados laboratórios internacionais e seguem rigorosamente as normas do FDA (Food and Drugs Administration) órgão oficial de controle dos Estados Unidos.

Sediado em Suffern, região metropolitana de Nova York, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Avon ocupa uma área 225 mil m², onde trabalham mais de 300 cientistas e pesquisadores das mais variadas áreas: toxicologia, microbiologia, pesquisa clínica, biologia molecular, engenharia, perfumista, entre outras disciplinas. Todos esses profissionais trabalham em parceria com os maiores centros universitários do mundo, com cientistas e dermatologistas em suas especialidades e também com mais de 20 indústrias dos seis continentes. Investindo mais de US$ 100 milhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento, a AVON desenvolve mais de 1.000 novos produtos todos os anos para atender o desejo de milhões de consumidoras em todas as partes do mundo.

Com o propósito de sempre atender às necessidades das mulheres, a AVON tem sido pioneira em soluções científicas, inspirando a própria indústria cosmética.

Foi, por exemplo, a primeira grande companhia de produtos de beleza a estabilizar o ingrediente antiidade retinol, a mais pura forma da vitamina A, para ser utilizada em tratamentos de beleza. Sua inovação mais importante foi a introdução no mercado de massa do AHA – alfa-hidroxi-ácido -, que ocorreu em 1992 com o lançamento da linha Renew Perfecting Complex for Face, que, ao tornar-se um sucesso comercial, ajudou a criar a categoria de produtos antiidade no mundo.

Além de oferecer produtos de beleza e bem-estar para a satisfação de sua consumidora, a empresa tem um compromisso social com as mulheres de todo o mundo. A empresa desenvolve diversos programas sociais nos países em que atua com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a total inserção da mulher na sociedade. A AVON é reconhecidamente a empresa que mais investe na saúde da mulher, realizando ações no combate ao câncer de mama desde 1992.

Mundialmente conhecida como Kiss Goodbye to Breast Cancer, e Brasil como “Um Beijo pela Vida” a campanha arrecada fundos para promover ações que visam diminuir a mortalidade feminina ocasionada pelo câncer de mama, promovendo o diagnóstico precoce.

A linha do tempo

1906: Primeiro catálogo colorido, chamado CP Book, é introduzido no mercado.
1927:
Lançamento do GERTRUDE RECORDON FACIAL, primeiro produto para tratamento da pela da marca AVON.
1950:
Lançamento do primeiro creme em sache chamado To A Wild Rose fragrance.
1961:
Lançamento do famoso óleo de banho da linha SKIN SO SOFT (SSS).
1965:
Lançamento da fragrância WISHING, com colônia, creme sachê, talco e sabonete. Foi a primeira linha de produtos da marca que utilizou publicidade em rádio e TV.
1986:
Lançamento do BIOADVANCE, uma linha de produtos para o cuidado com a pele à base de Retinol.
1988:
Lançamento da linha de cosméticos AVON COLOR.
1993:
Lançamento do ANEW (ou RENEW em alguns mercados), um revolucionário cosmético formulado com AHA (Alfa-hidróxi-ácido), poderoso ingrediente anti-idade até então usado apenas em consultórios dermatológicos para rejuvenescer a pele.
Lançamento da deo-colônia LAHANA, produzida a partir do avançado sistema “living-flowers”, que extrai a essência da flor sem destruí-la e a reproduz sinteticamente em escala industrial.
1994:
Lançamento global da fragrância FAR AWAY, que marcou o início de uma nova estratégia da empresa, preocupada em oferecer um produto de preço acessível e atender o consumidor com a melhor relação custo benefício.
1996:
Torna-se a primeira grande marca de cosméticos a vender produtos on-line, com a criação da loja virtual.
1998:
Lançamento simultâneo em 53 países da fragrância WOMEN of EARTH. A criação da perfumista francesa Cálice Becker uniu flores, frutos e essências encontradas em todos os continentes.
Lançamento de RENEW NIGHT FORCE, um verdadeiro marco de inovação para a marca e para a indústria cosmética. O produto foi pioneiro na introdução de novas tecnologias por ter em sua composição a molécula AVC10, a primeira contra a flacidez do rosto e que estimula a produção de colágeno.
1999:
Lançamento da linha de maquiagem COLOR TREND, desenvolvida para o público teen e que unia os conceitos de variedade, qualidade e preço acessível.
2000:
Lançamento da AVON WELLNESS, uma linha de produtos voltados para saúde e bem-estar contendo vitaminas, pasta de dente e acessórios como travesseiros e esponjas de banho.
Lançamento da linha AVON ADVANCED TECHNIQUES, com produtos para tratamentos de todos os tipos de cabelos.
Lançamento do RENEW fluído facial com vitamina C.
2003:
Introdução de uma linha completa de maquiagem moderna direcionada especificamente para o público jovem chamada MARK. A bela atriz Ashley Greene é a porta-voz global desta marca.
2004:
Lançamento no mercado do primeiro catálogo, chamado “M”, que oferecia 16 páginas de produtos e acessórios direcionados para o público masculino.
Lançamento da primeira fragrância da trilogia TODAT TOMORROW ALWAYS, que marcou a entrada da AVON no mercado de perfumes de luxo.
Lançamento do RENEW CLINICAL, uma linha composta por produtos indicados para necessidades específicas da pele, normalmente tratadas com procedimentos clínicos. Por isso, podem ser usados por todas as idades.
2005:
Introdução dos produtos AVON NATURALS SKINCARE, uma linha completa formulada com Bioseed Complex, proporcionando uma pele mais limpa, macia e protegida.
2006:
Lançamento do RENEW ALTERNATIVE, um creme facial intensivo antiidade, resultado de uma inovadora fusão das plantas orientais com a tecnologia ocidental.
2007:
Lançamento mundial das fragrâncias ROUGE (feminina) e NOIR (masculina), assinadas pelo estilista Christian Lacroix, definindo a entrada da AVON no segmento de perfumaria de luxo.
2008:
Lançamento da SuperSHOCK, uma máscara para os cílios que promete 12 vezes mais volume em uma única aplicação.
Lançamento, em parceria com a marca finlandesa Marimekko (que fabrica roupas, tecidos para decoração de interiores, bolsas e acessórios), da AVON MARIMEKKO MIX FLOWERS, uma coleção de blushes e sombras com embalagens que traziam uma releitura da estampa Unikko, criada em 1964. A coleção apresentava os desenhos em diferentes tonalidades que se harmonizavam, permitindo diversas combinações de cores e, portanto, versatilidade na aplicação.
Lançamento do U by Ungaro, primeira fragrância criada em parceria entre a marca e o estilista Emanuel Ungaro.
2009:
Lançamento do RENEW REJUVENATE, uma completa linha com produtos indicados para reverter os sinais mínimos de envelhecimento facial, como poros abertos, pele oleosa, perda de vitalidade e sinais de cansaço.
Depois do sucesso da primeira fragrância em conjunto com o estilista Christian Lacroix, ocorre o lançamento de uma segunda fragrância chamada ABSYNTHE, inspirada na história envolvente e misteriosa do elixir absinto. O resultado é uma fragrância exótica, feminina e cheia de sedução.
Algumas das maiores marcas e celebridades mundiais associam seu nome à AVON com o lançamento de fragrâncias, tais como: as franquias 007 e Ironman, as atrizes Courteney Cox e Reese Whiterspoon e o ator Patrick Dempsey.
2010:
Lançamento na Índia de sua primeira coleção de jóias.
Lançamento do U by Ungaro Fever, nova fragrância criada em parceria entre a marca e o estilista Emanuel Ungaro.
Lançamento da AVON CARE, uma ampla linha de produtos que garantem cuidados essenciais para a pele.
Lançamento da AVON RENEW REVERSALIST, uma completa linha de produtos que reverte os sinais da idade, ajudando a criar uma pele nova. Seus produtos são indicados para pessoas a partir de 35 anos ou com sinais moderados de envelhecimento facial.

O nome

Em 1928 a empresa já estava presente em 48 estados americanos, o que fazia com que a denominação Companhia de Perfumes Califórnia parecesse regional demais. Foi então que surgiu o nome AVON, utilizado pela primeira vez no logotipo da empresa no dia 1 de setembro de 1929. Antes disso, o nome já era utilizado para uma linha de produtos da marca. Era uma homenagem a William Shakespeare, escritor e dramaturgo nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem o fundador da empresa, um amante da literatura, era grande fã. Uma década depois, em 1939, AVON foi adotado oficialmente como nome da empresa.

Uma campanha global

Pela primeira vez em sua história, a empresa desenvolveu, em 2007, uma campanha institucional de comunicação global voltada para consumidores, funcionários e revendedoras autônomas.

A campanha mostrava o novo posicionamento mundial da empresa: “Viva o Amanhã”.

Chamada de Hello Tomorrow nos países de língua inglesa e de Viva el Mañana, nos países em que se fala espanhol, a campanha refletia a visão de futuro da empresa: a crença, sempre otimista, na construção de um amanhã melhor, a partir daquele momento. A AVON escolheu o Dia Internacional da Mulher (8 de março) para o lançamento da nova campanha, nos mais de 100 mercados em que atua, afinal era a data em que se completavam 150 anos do episódio em que aproximadamente 130 operárias foram assassinadas após entrarem em greve em uma fábrica de tecidos, em Nova York, reivindicando respeito e dignidade.

O novo posicionamento da AVON estava sustentado em três pilares:

Beleza: a AVON reafirma sua visão de ser a empresa que melhor entende e satisfaz as necessidades das mulheres no mundo todo, por ser uma companhia que foi construída pelas mulheres, que definiram o jeito de ser da marca. A AVON acredita na promoção da beleza das mais diversas formas.

Autonomia: a AVON continuará a contribuir para que as mulheres encontrem condições propícias para conquistar independência e oportunidades de carreira, exercitando autonomia, por meio da qual é possível promover transformações de relevância para a sociedade.

Envolvimento Social: já dedicada ao desenvolvimento social, a AVON atuará com ainda mais foco em saúde, educação e autonomia das mulheres, gerando oportunidades crescimento para elas.

A evolução visual

Ao longo de sua história o logotipo da marca foi ganhando ares mais femininos, com traços mais leves e um visual mais limpo. A palavra AVON foi utilizada no logotipo pela primeira vez em 1928 e utilizava uma tipologia de letra curva. Em 1941 ocorreu mais uma modificação. Depois de mais algumas modificações, nos anos 70 a tipologia de letra sofreu alteração e a cor azul passou a ser utilizada a partir da década de 90.

Recentemente o logotipo da marca passou por uma nova remodelação. A cor preta foi adotada novamente e as letras foram afinadas, ganhando um ar mais limpo e sofisticado.

Os Slogans

The Company for Women. (2000)
Let’s Talk. (1991)
Ding Dong, Avon Calling. (1954)
The Smartest Shop in Town.
A gente conversa, a gente se entende.
(Brasil)

Dados corporativos

Origem: Estados Unidos
Fundação: 1886
Fundador: David H. McConnell
Sede mundial: New York City, New York
Proprietário da marca: Avon Products Inc.
Capital aberto: Sim (1946)
Chairman & CEO: Andrea Jung
Faturamento: US$ 10.86 bilhões (2010)
Lucro: US$ 606.3 milhões (2010)
Valor de mercado: US$ 12.6 bilhões (maio/2011)
Valor da marca: US$ 5.072 bilhões (2010)
Revendedoras: 6.5 milhões
Presença global: + 100 países
Presença no Brasil: Sim
Maiores mercados: Estados Unidos, Brasil e México
Funcionários: 42.000
Segmento: Vendas diretas
Segmento: Maquiagens, cosméticos e fragrâncias
Principais concorrentes: Amway, Natura e Jequiti
Ícones: As revendedoras
Slogan: The Company for Women.

O valor

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca AVON está avaliada em US$ 5.072 bilhões, ocupando a posição de número 64 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 226 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) de 2011.

A marca no Brasil

No Brasil, o trabalho de venda direta da AVON teve início em 1958 e prosseguiu dia 6 de agosto de 1959, com a abertura de uma subsidiária, no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, e a publicação de um anúncio no Suplemento Feminino do jornal Diário de São Paulo.

O texto dizia: “Oportunidade às donas de casa. Para a senhora, que quer acrescentar dinheiro ao orçamento doméstico! Trabalhando apenas 4 horas por dia, representando AVON Cosméticos em seu bairro, a senhora terá uma excelente oportunidade de ganhar mais! Nós a treinaremos. Marque entrevista pelo telefone 36-7201 – São Paulo”. O anúncio fez sucesso e, desde então, a força de vendas do país só aumentou. A chegada da AVON no país deu às donas de casa e jovens que não exerciam uma atividade fora de casa, ou não eram reconhecidas em seus trabalhos, a chance de ser tornar uma revendedora autônoma de produtos. O batom na cor Clear Red, da linha Fashion, foi a primeira produção nacional. Enquanto a fragrância Rosa Silvestre foi o primeiro grande sucesso comercial da marca no país. Em seguida, vieram as fragrâncias Bem me Quer, Toque de Amor, Topaze, Persian Wood e Noite de Estrelas. Inicialmente os produtos da marca eram comercializados apenas no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Mas em pouco tempo as vendas se estenderam também ao interior de Minas Gerais e, em seguida, a todo o sul do país.

No ano de 1963 foi lançado o primeiro produto infantil da AVON no Brasil. Juquinha, o jabuti esperto, chegou nas versões xampu e óleo de massagem. A empresa passou a desenvolver embalagens especiais que viram brinquedos após o uso, colaborando assim com o desenvolvimento da indústria de embalagens no país. Em outubro de 1970 foi inaugurada a fábrica da AVON em Interlagos, São Paulo, para onde foram transferidas as atividades da antiga unidade. Naquela década, as instalações passaram por duas ampliações que permitiram a consolidação dos produtos AVON em todo mercado nacional.

O ano de 1983 marcou o lançamento do primeiro produto totalmente desenvolvido no Brasil, desde a fragrância até a embalagem: a colônia Encontro.

Depois deste sucesso, a empresa desenvolveu inúmeros outros como as fragrâncias Arts, Trekking, Luiza Brunet, Pretty Blue e Moments.

A aposta no Brasil também fez com que a empresa criasse aqui o seu maior centro de distribuição mundial, localizado em Osasco (SP), que ocupa uma área útil de 16 mil m². O centro de distribuição é destinado às atividades das áreas de separação e distribuição e permite a modernização de sistemas e equipamentos.

Em 1997, foi inaugurada uma unidade no Ceará e, em 2003, na Bahia. A AVON Brasil é a segunda unidade da corporação em vendas no mundo.

Em 2007, mais uma novidade: inauguração da Avon Expressa, uma loja onde as revendedoras podiam comprar produtos AVON em sistema de pronta entrega. Recentemente, a empresa inaugurou um moderníssimo Centro de Distribuição (CD) em Cabreúva, interior do estado de São Paulo em um investimento de US$ 150 milhões. O centro possui 70 mil m² e está localizado em um terreno de 267 mil metros, fato que permitirá futura expansão. O centro tem capacidade de entrega de 70% de todos os seus pedidos.

É fácil comprovar este cenário: a cada dois batons vendidos no país, um é da marca AVON. O mesmo acontece com os produtos anti-idade. A cada dois produtos comercializados por aqui um é da linha RENEW. Os produtos comercializados atingem cerca de 60 milhões de brasileiros, que adquirem novos produtos a cada 19 dias. A força de vendas é representada por mais de 1.2 milhões de revendedoras autônomas que garantem à empresa um faturamento acima de R$ 4 bilhões.

A marca no mundo

Representada por 6.5 milhões de devotadas revendedoras, conhecidas como “AVON Ladies”, em mais de 100 países, a empresa é líder mundial em venda direta de cosméticos e produtos de beleza. Desde sua fundação, cerca de 40 milhões de mulheres já revenderam os produtos da marca. A empresa alcançou em 2010 um faturamento líquido de aproximadamente US$ 10.9 bilhões, tendo os Estados Unidos, Brasil, México, Rússia e Inglaterra como principais mercados no mundo. Atualmente, 40% das vendas da Avon estão concentradas na América Latina. Essa significativa participação no mercado da beleza coloca a AVON entre as primeiras no ranking das empresas mundiais no segmento.

Um dado demonstra o poder de venda da AVON: a cada três segundos um batom da marca é vendido em algum lugar do mundo. A empresa possui mais de 20 fábricas espalhadas por 15 países. Além disso, a AVON vende roupas, livros, jóias, relógios, acessórios, produtos para casa, produtos infantis, entre outros.

Você sabia?

Anualmente a AVON publica mais de 600 milhões de cópias de seu famosos catálogo em mais de 25 línguas diferentes.

A empresa foca suas ações na beleza e saúde da mulher e investe mundial e localmente em campanhas contra o câncer de mama. De 1992 até hoje, esses investimentos ultrapassaram a marca de US$ 700 milhões. Talvez por isso seu quadro de funcionários aponte para o posicionamento de mulheres em cargos executivos (86% dos cargos são preenchidos pelo sexo feminino).

Fonte: mundodasmarcas.com

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