Breaking News
Home / Curiosidades / História da Colgate

História da Colgate

PUBLICIDADE

Colgate-Palmolive Company, empresa diversificada americana que fabrica e distribui domésticos e de limpeza comercial, produtos de cuidados pessoais odontológicos e outros, e os alimentos para animais no Estados Unidos e em mais de 200 outros países e territórios em todo o mundo.

Sede na Cidade de Nova Iorque.

História da Colgate
Logo da Colgate Palmolive

A história da Colgate-Palmolive

Após sua fundação no Rio de Janeiro, em 1927, as atividades da Colgate-Palmolive voltaram-se para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, respeitando o clima e as condições locais. Essa preocupação está fortemente presente nos dias atuais. Ao longo de toda a sua história, a empresa sempre primou pelo respeito aos seus funcionários, consumidores e entidades parceiras, com o foco na prevenção e na disseminação de ações de educação sobre saúde bucal.

Atualmente, a empresa comercializa, para segmento de higiene oral, cremes dentais com as marcas COLGATE, Sorriso, Tandy e Prevent; fios dentais COLGATE, Sorriso Kolynos e Sorriso Fresh; escovas dentais COLGATE e Sorriso Kolynos e enxaguatórios bucais COLGATE Plax e Sorriso Fresh. A linha de higiene pessoal é composta pelas marcas PALMOLIVE, Protex, Pom Pom, Darling, Evitol, Optims, Speed Stick, Lady Speed Stick, Cashmere Bouquet. E a linha de limpeza doméstica, pelas marcas Pinho Sol, Ajax, Ola e Suavitel.

Em todo o mundo, as comunidades podem contar com os produtos e comprometimento da Colgate-Palmolive por uma vida mais saudável e produtos para o bem-estar pessoal. O Brasil, entretanto, tem lugar especial no coração da empresa. O sucesso desfrutado e a consolidação de sua marca no país é um orgulho que ela partilha junto de seus mais de 3 mil funcionários, os representantes e responsáveis pela excelência que a Colgate-Palmolive construiu ao longo de seus 80 anos no Brasil.

Você Sabia?

No dia 1º de fevereiro de 1927, o então presidente da República, dr. Washington Luiz Pereira de Souza, decretava autorizada a instalação da Colgate & Company of Brazil Limited, no Rio de Janeiro. O ato fez da empresa a pioneira na introdução de dentifrícios no Brasil e sua comercialização em escala. Naquele ano, foi lançado o sabonete Palmolive; dois anos depois viria o lançamento do creme dental Colgate. Em 1940, o creme passou a ser fabricado no Brasil, sendo que a primeira fábrica foi aberta em São Paulo, na Vila Mariana, cinco anos mais tarde. Era o começo de uma história de inovação, profissionalismo e dedicação.

Saúde Bucal e Responsabilidade Social: marcas registradas da companhia

A Colgate-Palmolive contou, desde o início, com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que além de ser um importante vínculo com a classe profissional foi fundamental para o desenvolvimento da empresa no País, avaliando e comprovando os benefícios dos produtos aos consumidores brasileiros. Esta parceria pode ser observada nos dias atuais pela intensa participação em eventos voltados para a classe odontológica e ações que beneficiam diretamente o consumidor, como o Mês da Saúde Bucal.

Para contribuir no desenvolvimento do Brasil, a Colgate-Palmolive mantém um forte compromisso com ações de responsabilidade social. Efetivadas por meio do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” que, desde a década de 70, já favoreceu mais de 42 milhões de crianças de 27 Estados brasileiros. Também são atingidos por essas iniciativas professores e profissionais ligados educação e à saúde, bem como as famílias dos beneficiados.

Além disso, desde sua fundação no Brasil, a Colgate-Palmolive mantém um programa de doação financeira para instituições que trabalham pela melhoria das condições de comunidades carentes nas áreas da saúde, educação e qualidade de vida. Entre elas estão a Associação Viva e Deixe Viver, a Fundação Abrinq pela Defesa dos Direitos da Criança, a Associação Parceria Contra as Drogas e o Instituto de Qualidade no Ensino.

A companhia participa ainda do grupo de Líderes Empresariais/Empresários pelo Desenvolvimento Humano, que contribui para os projetos de aprendizagem desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna. Em 2006, os programas Se Liga (de alfabetização) e Acelera Brasil (de aceleração de aprendizagem) atenderam, em Pernambuco, um total de 120.114 mil alunos de 1.787 escolas estaduais e municipais.

Natureza Preservada

O cuidado com o meio ambiente também faz parte do posicionamento da Colgate-Palmolive. A empresa trabalha pela preservação dos recursos naturais com o uso eficiente de água e energia, tratamento de efluentes, reaproveitamento de água tratada, destinação correta do lixo e reciclagem, além de adotar critérios de biodegradabilidade na escolha de embalagens e matérias-primas.

Para reforçar sua atuação a empresa criou, em 2001, o Clube de Ecologia Sorriso Herbal (ClubECO), que conta com mais de 140 voluntários, entre funcionários, familiares e amigos, que são treinados para difundir princípios de preservação da biosfera, em especial para crianças de 7 a 12 anos. Elas participam de dinâmicas e atividades lúdicas, preparadas pela equipe para divulgar o conceito de preservação da natureza. O ClubECO também é responsável pela manutenção de três viveiros que produzem, anualmente, cerca de cinco mil mudas cada. Recentemente, para envolver os filhos dos funcionários na prática ambiental, foi criado o ClubECO do Futuro, uma iniciativa que visa a levar voluntários e seus filhos a reservas ecológicas, zoológicos e parques nacionais.

Esta movimentação em prol da natureza se estende à linha de produtos da companhia. Há 10 anos, parte da receita obtida com as vendas dos produtos da linha Sorriso Herbal é revertida para a Fundação SOS Mata Atlântica, uma ONG que há 19 anos defende os remanescentes da Mata Atlântica e promove a recuperação das regiões devastadas, tanto pelo plantio quanto pelo desenvolvimento das comunidades que habitam essas regiões, valorizando sua identidade física e cultural.

Também é fruto dessa parceria o programa “Natureza Preservada, Futuro Garantido”, que desenvolve projetos como as Miniflorestas Sorriso Herbal, O Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito – que promove o desenvolvimento sustentável no Vale do Ribeira (SP) –, e o Atlas dos Municípios da SOS Mata Atlântica, um relatório do monitoramento dos remanescentes florestais em mais de 1.944 municípios de oito dos 17 Estados que abrigam o bioma.

COLGATE-PALMOLIVE

A Colgate-Palmolive é uma companhia global que atende aos consumidores em mais de 200 países e territórios, por meio da produção e comercialização de produtos de consumo. A companhia é focada em fortes marcas globais em seus negócios – cremes e escovas dentais, sabonetes em barra e líquidos, shampoos e condicionadores, produtos de limpeza, lava roupas e pet food. No Brasil, a empresa comercializa, para segmento de higiene oral, cremes dentais com as marcas COLGATE, SORRISO, Tandy e Prevent; fios dentais COLGATE e SORRISO; escovas dentais COLGATE e SORRISO e enxaguantes bucais COLGATE Plax.

A linha de higiene pessoal é composta pelas marcas PALMOLIVE, Protex, Darling, Lady Speed Stick, PALMOLIVE Amazônia e PALMOLIVE Nutri Milk, e a linha de limpeza doméstica, pelas marcas Pinho Sol, Ajax e Ola.

Fonte: www.lvba.com.br

História da Colgate

A História da Empresa Colgate

Em 1806, um jovem de 23 anos imigrante Inglês para a América, William Colgate lançou uma pequena instalação de fabricação e varejo fabricação e venda de amido, sabão e velas. No ano seguinte, Francis Smith se juntou a ele no mundo dos negócios e da pequena instalações foi renomeada Smith e Colgate.

Em 1820, Colgate começou a experimentar com amido como um enchimento de baixo custo em seu sabonete para derrubar custo e ele logo se tornou a maior fabricante de amido no país.

Em 1866 Colgate & Company lançou uma linha de perfumes e essências, e só em 1873 fez eles introduzem creme dental.

Como o próprio nome sugere, Colgate Palmolive-Peet foi o produto de fusões. Seu núcleo do B. J Johnson Soap Co. de Milwaukee, que foi fundada após a guerra civil.

Em 1926, a Johnson Co. adquiriu baseados-City Kansas Peet Brothers, que estava em operação desde 1872.

Finalmente, em 1928, a aquisição da Colgate concluída a formação de Colgate-Palmolive-Peet.

A primeira empresa expandiu-se para a Europa na década de 1930 com a compra de vários fabricantes de sabão franceses e alemães.

Ele mudou-se para eles asiático durante os anos 1950.

Em 1995, Colgate entra na Europa Central e na Rússia, expandindo em mercados de rápido crescimento. Colgate adquire Kolynos negócio Higiene Oral na América Latina e lança líder de mercado Sorriso pasta de dente.

Em 1996, Sorriso Saudável, Futuro Brilhante programa de educação em saúde bucal se expande para chegar a 50 países com programas na escola e clínicas odontológicas móveis.

Em 1997, o creme dental Colgate Total é introduzido e rapidamente se torna o líder de mercado em os EUA Somente Colgate Total, com sua proteção 12 horas, luta uma gama completa de problemas de saúde bucal.

Em 2004, Colgate concluída é comprado da empresa privada de cuidados bucais Europeia, GABA para $ 841.000.000.

Hoje, Colgate centra-se em quatro negócios principais: Higiene Oral, cuidados pessoais, Home Care e Pet Nutrition. Colgate agora vende seus produtos em 222 países e territórios em todo o mundo.

A história

A COLGATE foi fundada em 1806 por William Colgate, um imigrante inglês que iniciou seu negócio de sabonetes, gomas e velas na Rua Dutch na Cidade de Nova Iorque. No ano seguinte, Francis Smith entrou na sociedade da fábrica que passou a se chamar Smith & Colgate. A sociedade foi desfeita em 1813, quando William chamou seu irmão, Bowles, para ser seu novo sócio. A empresa passou então a se chamar William Colgate & Co. Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, William, em 1817, dá início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais, com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler”, e colando cartazes pelas ruas da cidade. Poucos anos depois, ele e seu cunhado, John Gilbert, construíram uma fábrica de cola nos arredores da cidade de Jersey. Os principais produtos fabricados na época eram sabonetes (Windsor Toilet Soaps) e gomas (Pearl Strach). No fim da década de 20 a empresa iniciou um período de expansão internacional e, em diversos países, surgiram filiais, desenvolvendo as principais atividades de comercialização e industrialização, na conquista dos mercados emergentes.

A Colgate & Company, assim designada após a morte do seu fundador em 1857, lança no mercado, no ano de 1866, o seu primeiro sabonete cosmético perfumado – chamado “Cashmere Bouquet” – que, até finais dos anos 80, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores norte-americanos, o que significa que o seu sucesso se estendeu durante cerca de 120 anos. As inovações urgem e, em 1873, lançou o produto que viria revolucionar a imagem da empresa – o creme dentrífico Colgate (conhecido hoje em dia como pasta de dente). Inicialmente comercializado em potes, era uma pasta cremosa e aromática, que a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa COLGATE. No ano de 1906, a Colgate & Company celebrou seu Centenário com uma linha de produtos com mais de 800 variáveis..

A empresa inicia, em 1911, um projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que higienistas demonstrem a correta maneira de escovação. Três anos mais tarde, instalou sua primeira subsidiária Internacional no Canadá. Na década de 20 começou a instalar operações na Europa, Ásia, América Latina e África. Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava ao fabrico de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company.

Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentrífica COLGATE e o sabonete Palmolive, a nova empresa aumentou suas vendas.

No final da Segunda Guerra Mundial, em 1947, e mantendo-se na vanguarda das inovações, lançou um novo produto, na categoria de limpeza doméstica – o AJAX – estabelecendo uma poderosa marca global no segmento, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: a higiene oral, pessoal e limpeza doméstica.

Em 1953, passa então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. As vendas anuais da empresa ultrapassaram a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. O Programa de saúde bucal – Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – é expandido em 1996, atingindo 50 países com programas escolares e clínicas dentais móveis. Em 1998 a COLGATE se tornou líder no mercado norte americano. Nos anos seguintes a COLGATE lançou produtos inovadores proporcionando a milhões de pessoas uma correta higiene bucal. Além disso, a empresa se expandiu para novos mercados como a Rússia e países da Europa Central.

Linha do Tempo

1806: William Colgate iniciou seu negócio de sabonete e velas na Rua Dutch na Cidade de Nova Iorque.
1817:
Surge o primeiro comercial da Colgate nos jornais em Nova Iorque.
1864:
B.J. Johnson abre uma fábrica de sabonete em Milwaukee, WI que mais tarde transforma-se na Companhia Palmolive.
1866:
Colgate lança os sabonetes perfumados e essências / perfumes.
1872:
Peet Brothers instala Companhia de Sabonetes na Cidade de Kansas. Cashmere Bouquet, o primeiro sabonete cosmético perfumado é registrado como marca registrada.
1873:
Colgate lança creme dental em pote.
1879:
Gerhard Mennen instala uma farmácia em Newark – Nova Jersey, que mais tarde tornou-se a Companhia Mennen.
1896:
Colgate lança creme dental em tubo.
1898:
O Sabonete Palmolive entra no mercado.  Hoje, a marca Palmolive com 54 variantes é vendida em mais de 88 países.
1902:
Começa a ser apresentado um  elegante comercial de Palmolive enfatizando a pureza de seus ingredientes e os benefícios do produto.
1906:
Colgate & Company celebra seu Centenário com uma linha de produtos com mais de 800 variáveis.
1908:
Colgate é incorporada por cinco filhos de Samuel Colgate.
1911:
Colgate começa projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que higienistas demonstrem a correta maneira de escovação.
1914:
Colgate instala sua primeira Subsidiária Internacional no Canadá.
1920:
Colgate começa a instalar operações na Europa, Ásia, América Latina e África.
1926:
As fábricas de sabonete Palmolive e Peet se unem para formar a Companhia Palmolive-Peet.
1928:
Fusão da Colgate com Palmolive-Peet dando origem à Colgate-Palmolive-Peet Company.
1930:
Em 13 de Março, Colgate é a primeira listada na Bolsa de Valores em Nova Iorque.
1939:
Dr. Mark L. Morris desenvolve uma alimentação para cachorro com o intuito de ajudar a salvar um cão guia chamado Buddy de doença no fígado.  Este avanço leva à criação do primeiro produto de prescrição da Linha Hill’s para animais.
1947:
Lançamento do limpador Ajax, estabelecendo uma poderosa marca global em produtos de limpeza.
1953:
Colgate-Palmolive Company torna-se o nome oficial da empresa.
1956:
Colgate abre seu escritório matriz na 300 Park Avenue na Cidade de Nova Iorque.
1962:
Colgate instala Centro de Pesquisa em Piscataway – Nova Jersey. Amaciante de tecido é lançada na França como Soupline.  Hoje, os amaciantes de tecido são vendidos em mais de 54 países ao redor do mundo.
1966:
Lava-louça Palmolive é lançado e hoje é vendido em mais de 35 países.
1968:
O MFP Flúor é adicionado ao Creme Dental Colgate por ser clinicamente comprovado reduzir cáries.
1970:
Irish Spring é lançado na Alemanha como Irische Fruhling e na Europa como Nordic Spring.  Em 1972, Irish Spring é lançado na América do Norte.
1975:
Caprice para o cuidado dos cabelos é lançado no México.  Hoje, os produtos para o cuidado dos cabelos são vendidos em mais de 70 países, com variáveis que se ajustam a cada tipo de cabelo.
1976:
Aquisição da Hill’s Pet Nutrition pela Colgate-Palmolive.  Hoje a Hill’s é líder global em nutrição animal recomendada por veterinários.
1981
: Introdução no mercado da pasta COLGATE WINTERFRESH Gel.
1983:
É lançada a Escova Dental Colgate Plus.  Hoje mais de 1.6 bilhão de Escovas Colgate são vendidas anualmente em todo o mundo.  Se essas escovas fossem alinhadas em forma de círculo dariam a volta 16 vezes no globo terrestre.
1985:
É lançado o Sabonete em Barra Protex que hoje oferece proteção anti bacteriana para toda a família em mais de 56 países.
Colgate-Palmolive estabelece um joint venture com Hawley & Hazel, uma empresa de cuidados bucais líder em Hong Kong fortalecendo assim nossa empresa nos mercados Asiático.
1986:
É lançado o Programa de reconhecimento à inovação, e excelência  denominado The Chairman’s You Can Make a Difference.
1987:
Aquisição do negócio de Sabonete Líquido Softsoap da empresa Minnetonka Corporation.  Hoje, Colgate é líder global em Sabonete Líquido para as mãos.
1989:
Vendas anuais da Companhia ultrapassam a marca dos $ 5 bilhões de dólares.
1991:
Aquisição de Murphy Oil Soap, líder em limpadores de madeira nos Estados Unidos.  Hoje, o portfólio de seus produtos se ampliou com a inclusão de limpadores para limpeza geral e sprays.
1992:
Colgate adquire a Companhia Mennen.  Hoje, os produtos Mennen são vendidos em mais de 52 países.
1995:
Colgate começa a atuar na Europa Central e Rússia, se expandindo em mercados de rápido crescimento. Colgate adquire o negócio de Cuidados Bucais da Kolynos na América Latina e lança o Creme Dental líder de mercado – Sorriso.
1996:
O Programa de Saúde Bucal – Sorriso Saudável, Futuro Brilhante se expande atingindo 50 países com programas escolares e clínicas dentais móveis.
1997:
O Creme Dental Colgate Total é lançado e rapidamente torna-se líder de mercado nos Estados Unidos.  Somente Colgate Total com suas 12 horas de proteção, combate uma infinidade de problemas de saúde bucal.
2000:
Lançamento da COLGATE 2in1, gel dental que misturava os benefícios de uma pasta de dente aliado ao enxaguante bucal.
2002:
Lançamento da COLGATE SIMPLY WHITE, gel dental que clareava os dentes em apenas 14 dias de uso.
2003:
Lançamento da COLGATE SENSITIVE, um creme dental que combate a sensibilidade dentária com proteção comprovada e hálito fresco.
2004:
Colgate adquire o negócio de higiene bucal GABA na Europa, um forte canal farma na Europa e seu envolvimento com a comunidade dental.
2005:
Lançamento da pasta COLGATE MAXFRESH, único gel dental com cristais refrescantes que dissolvem completamente durante a escovação proporcionando uma nova dimensão de refrescância. Atualmente esta pasta está disponível em vários sabores, entre eles o Cool Mint (menta), Clean Mint (hortelã) e Cinnamint (canela).
Introdução da escova dental COLGATE 360°, que proporcionava uma limpeza total dos dentes e da boca, contendo um exclusivo limpador de língua e bochechas, além de cabo emborrachado.
2006:
Hoje, com vendas ultrapassando os $ 10 bilhões de dólares, a Colgate está voltada para quatro pilares de negócios:  Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, Cuidados com a Limpeza do Lar e Nutrição Animal.

Fonte: historyofbusiness.com.br/www.colgatepalmolive.com

História da Colgate

A história da Colgate-Palmolive remonta ao início do século 19, quando William Colgate, um sabão e vela maker, começou a vender suas mercadorias em Nova York sob o nome de William Colgate & Company.

Depois de sua morte, em 1857, a empresa era dirigida por seu filho, Samuel Colgate, com o novo nome Colgate & Company. Em 1890 Madison University em Hamilton, NY, foi rebatizado Universidade Colgate em reconhecimento do apoio financeiro de longa data da família Colgate. O nome corporativo atual foi adotada em 1953.

Colgate & Company vendeu o primeiro pasta de dente em um tubo, fita dental Creme de Colgate, em 1896. Em 1928 a empresa foi comprada pela Palmolive-Peet Company, cujo fundador, BJ Johnson, tinha desenvolvido a fórmula para Palmolive sabão em 1898. Na virada do século 20, Palmolive-que continha ambos palmeiras e oliveiras óleos era sabão mais vendido do mundo.

Em 1955 Colgate-Palmolive perdeu o seu número um no ranking do mercado de creme dental quando o fabricante de bens de consumo rival Procter & Gamble Co. começou a vender Crest, o primeiro creme dental com flúor. Colgate-Palmolive acrescentou MFP flúor (monofluorfosfato de sódio), um fortalecedor esmalte ea cavidade redutor, para sua pasta de dente em 1968. Colgate Total, uma linha de creme dental para se proteger de uma série de condições, incluindo gengivite, foi introduzida na Europa em 1992 e nos Estados Unidos em 1997.

Além de creme dental, Colgate-Palmolive produzido uma série de de cuidados pessoais e domésticos produtos de sucesso nos Estados Unidos e em outros países, incluindo Palmolive detergente líquido e sabão Irish bar da Primavera. Aquisição da empresa de uma variedade de empresas a partir de 1960 em diante lhe permitiu expandir tanto a sua quota de mercado e de suas linhas de produtos nos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia Oriental. Em 1976 Colgate-Palmolive adquirido Pet Nutrition Hill, um líder mundial em produtos veterinários e pet-nutrição, e em 1987 comprou Softsoap sabonete líquido. A partir dos anos 1990 Colgate-Palmolive foi um grande produtor de produtos de limpeza para todos os fins, toalhetes, e sprays.

Depois de anos de críticas e boicotes por parte de grupos de direitos dos animais, Colgate-Palmolive estabeleceu uma moratória sobre testes em animais para os seus produtos para adultos de cuidados pessoais em 1999. As principais categorias de produtos permanecem cremes dentais e enxaguatórios bucais, escovas de dente, desodorantes, sabonetes em barra e sabonetes líquidos, prato sabões e detergentes lava-louças, produtos andar- e de limpeza de superfícies e de alimentos para animais de estimação.

A Colgate-Palmolive

Colgate-Palmolive é uma empresa que fabrica produtos para consumo em dois segmentos: Oral e Higiene pessoal e Nutrição Animal.

A empresa é líder em venda de pasta de dentes e escova de dentes. Produtos de higiene bucal incluem marcas como Colgate Total, Colgate Sensitive, Colgate Max Fresca, Colgate Opti Branco, Sorriso, Tandy (linha infantil) e cremes dentais como Colgate Luminous Branco, Colgate 360 e escovas como Colgate Plax, Optic Branco e Total nessa linha ainda temos os fios dentais e produtos profissionais para a saúde bucal.

A empresa também tem marcas fortes de sabonetes líquidos como Palmolive, Protex e Softsoap. Sabonetes em barra Speed Stick e Lady Speed Stick.

Desodorantes e antitranspirantes Sanex. Shampoo e condicionadores Palmolive.

Produtos para limpeza a empresa comercializa Palmolive e Ajax. Desinfetantes com a marca Pinho Sol e alvejantes de roupas com a marca Ola.

No segmento de nutrição animal a empresa tem a marca Hills ela não é comercializada aqui no brasil mas tem forte presença no mercado americano fabricando rações para cachorros e gatos.

Fonte: www.britannica.com

História da Colgate

William Colgate (1783-1857)

História da Colgate
William Colgate

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate.

O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos.

William Colgate (1783-1857), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão.

Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consumo próprio, mas o jovem estava determinado a apostar nesse mercado, ainda que incipiente, e foi em frente. Apostando na qualidade de suas mercadorias e nos preços acessíveis aos consumidores em geral, em poucos anos já estava produzindo além de sabões, outros artigos para higiene pessoal.

Sempre fiel nos dízimos, com o crescimento da empresa, mandou que seu contador abrisse o que chamou de “conta do Senhor”, para onde deveriam ser destinados rigorosamente 10% de todo o faturamento da empresa. Conforme os negócios prosperavam, ele passou a creditar naquela “conta” 20% do faturamento, depois 30%, 40%, e, por fim, 50% dos lucros de sua empresa eram dedicados ao Senhor e à Sua Obra.

Instituições evangélicas – principalmente agências missionárias, além de universidades e seminários teológicos norte-americanos – foram grandemente beneficiadas pelo diácono William Colgate, como era conhecido. A prosperidade jamais abandonou, e ele era conhecido como um dos homens mais ricos de Nova Iorque no século 19.

Depois de sua morte, seus filhos, também cristãos fiéis, continuaram a ofertar liberalmente para a obra. Hoje, 200 anos depois, o empreendimento iniciado por ele, embora já não siga os mesmos princípios, continua a existir, e seu exemplo de vida tornou-se uma fonte inspiradora para cristãos de todo o mundo.

Fonte: titoreccocom.com

História da Colgate

William Colgate (1783 – 1857)

William Colgate (25 de janeiro de 1783 — 25 de março de 1857) foi um inglês-estadunidense que fundou em 1806 uma fábrica de pasta dental que posteriormente tornaria-se a Colgate.

Magnata estadunidense nascido em Kent, Inglaterra, fundador de uma pequena empresa novaiorquina (1806) que viria se tornar a gigante Colgate-Palmolive.

Inicialmente instalado na Dutch Street, em New York Cty, dedicou-se à venda de goma, velas e sabões de produção caseira e, no ano seguinte, associou-se com Francis Smith, fundando a Smith & Colgate.

Depois (1913) comprou a parte de Smith e associou-se ao irmão, Bowles Colgate, alterando o nome da empresa para William Colgate & Co.

Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, sua arrancada para o sucesso deu-se inicialmente a partir de uma arrojada e inovadora campanha de divulgação (1817), anunciando os seus produtos em jornais e colando cartazes pelas ruas da cidade.

Tornou-se conhecido como o magnata do sabão e fundou o Colgate College, Hamilton, NY, hoje uma importante universidade norte-americana.

Faleceu em New York e seu corpo foi enterrado no Green-Wood Cemetery, Brooklyn, New York, USA.

Após a morte do seu fundador a companhia passou a ser chamada de Colgate & Company (1857).

Após seis anos de pesquisa com perfumes e essências, lanpreferência de muitos consumidores norte-americanos çou no mercado (1872) o seu primeiro sabonete perfumado, o Cashmere Bouquet, que se manteve na durante cerca de 120 anos.

As inovações foram surgindo e, no ano seguinte, foi lançado o produto que viria revolucionar a imagem da empresa: o creme dentifrício Colgate.

Inicialmente comercializado em latas, depois (1896) passou a ser embalado em tubos de formato muito semelhantes aos atuais.

Anos depois (1928), associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava ao fabrico de sabonetes, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company.

Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentífrica Colgate e o sabonete Palmolive, a nova companhia alargou as suas vendas e mesmo durante a II Guerra Mundial, manteve-se na vanguarda das inovações.

No final da guerra (1945) lançou um novo produto, na categoria de limpeza caseira, o Ajax, passando, assim, a atuar em três mercados diferentes: a higiene oral, pessoal e limpeza caseira.

Na década seguinte (1953) a empresa adotou a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Veja também

Labirinto

Labirinto

PUBLICIDADE Definição Um Labirinto complicada rede irregular de passagens ou caminhos nos quais é difícil encontrar o …

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.