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História da Nívea

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Nivea é de propriedade da Beiersdorf, uma empresa alemã.

A marca é dedicada a pele e produtos de higiene corporal de todos os tipos.

Carl Paul Beiersdorf foi o farmacêutico que fundou esta marca em 28 de março de 1882.

Nome: Nivea vem do latim que significa Linguagem ‘branca de neve’. O nome faz justiça à idéia de uma pele bonita, que a marca se propaga através dos seus produtos.

Produtos: A marca apresenta-se uma solução de cuidados da pele para homens e mulheres.

Tem uma vasta gama de produtos que atendem a diversos segmentos do mercado de cuidados com a pele. Por exemplo, tem produtos para o corpo de cuidados, produtos de proteção solar, produtos de cuidados mão, rosto lavagem de homens, produtos de cuidados para o rosto feminino, talco e desodorantes, sabonetes de banho e lavar o corpo e os cuidados dos lábios.

Mercado Alvo: Nivea atende ao mercado amplo que inclui pessoas de quase todos os grupos etários.

História da Nívea

 

A DÉCADA DE 1910

O Dr. Oscar Troplowitz havia adquirido a Beiersdorf em Hamburgo, Alemanha, de seu fundador, Paul C. Beiersdorf, em 1890.

Até a invenção do NIVEA Creme, Troplowitz havia desenvolvido e produzido com sucesso as primeiras fitas adesivas técnicas e emplastros medicinais, e a primeira borracha adesiva. Seu conselheiro científico, Prof. Paul Gerson Unna, também tinha um olho infalível para o desenvolvimento e progresso. Tinha sido ele que chamou a atenção do Dr. Troplowitz para a invenção do Eucerit, que acabou sendo a base para o NIVEA Creme.

1911 foi o ano em que o NIVEA Creme “nasceu”. Ele deve seu desenvolvimento ao produto “Eucerit”. Após décadas de pesquisas, o Dr. Isaac Lifschütz descobriu este revolucionário emulsificante, o que significava que agora estava disponível um produto que, combinando uma substância ativa, gordura e água, produzia uma base estável para a produção de pomadas.

O altamente criativo Dr. Oscar Troplowitz, da empresa Beiersdorf, utilizou o Eucerit, inicialmente descoberto para o campo da medicina, como base para um tipo totalmente novo de creme cosmético: NIVEA Creme.

Pouco tempo após sua invenção, em Dezembro de 1911, o NIVEA Creme era vendido em uma latinha amarela. A decoração exuberante com gavinhas verdes refletia uma tendência artística do período, chamada “Art Noveau” (Nova Arte, em francês), caracterizada por formas entrelaçadas e ornamentais encontradas na natureza.

De acordo com o costume de se dar nomes em Latim a produtos farmacêuticos, o Dr. Troplowitz denominou o seu creme branco-neve de “NIVEA”, derivado do adjetivo latino “niveus/nivea/niveum” que significa branco como a neve.

Em sua posição como o produto central do universo NIVEA, sua fórmula teve pouca alteração desde seus primeiros anos.

Uma dama com estrelas

O primeiro anúncio da NIVEA foi criado pelo famoso cartazista Hans Rudi Erdt, que desenhou o cartaz “Com a aparência de uma Dama” em 1912.

Ele pertenceu a uma nova geração de artistas gráficos que, na virada do século, pela primeira vez, se especializaram em arte promocional. O estilo especial de Erdt teve notável influência na arte do cartaz alemão da década de 1920.

No anúncio da NIVEA, Erdt trabalhou com os atributos da mulher considerada ideal no início do século: o vulnerável “sexo frágil”.

Beiersdorf

No início do século a empresa Beiersdorf, localizada em Hamburgo, Alemanha, já era bem sucedida não apenas com o NIVEA Creme mas também com outros produtos inovadores, como fitas adesivas técnicas, emplastros medicinais, e os primeiros emplastros adesivos de borracha. Em 1914 a empresa teve negócios com 34 países em todo o mundo e 42% de suas vendas foram para o exterior.

Os produtos Nívea se expande …

Em 1919 a variedade dos produtos NIVEA foi expandida pelo primeiro NIVEA Soap.

Um dos primeiros cartazes, criado em 1922 por Anna Lünemann, mostra a linha de produtos que incluía um pó, uma bisnaga de creme e o sabonete.

Hair Milk

Nas décadas de 1920 e 1930, a linha de produtos NIVEA foi ampliada com produtos para tratamento capilar. O NIVEA Hair Milk propiciava ao cabelo a mesma qualidade de tratamento que o NIVEA Creme dava à pele.

O cartaz e a embalagem do NIVEA Creme, Shampoo, Powder e Hair Milk eram baseados principalmente no estilo exuberante da Art Nouveau, caracterizado por adornos e motivos florais e inspirados na natureza.

A DÉCADA DE 1920

Um dos primeiros anúncios animados para cinema da NIVEA, intitulado “O Rejuvenescimento de Eulália” promove o NIVEA Creme disponível em bisnaga.

A rotina de cuidados masculinos

Em 1922 o primeiro produto NIVEA especificamente para homens foi desenvolvido: O NIVEA shaving soap, precursor da espuma e gel de barbear.

Juntamente com o NIVEA Creme como um tratamento após-barba, representaram a primeira linha de cuidados para os homens.

A mulher na sociedade e na publicidade

“O Perfil de uma Dama”, de 1924, transmite uma grande impressão romântica. Os olhos abaixados, um traço de sorriso tímido, a pele clara e o cabelo com um estilo cheio e complexo– tudo isto corresponde ao vulnerável “sexo frágil” daquela época.

Entretanto, em 1924 a “nova mulher” já dava sinais de sua existência. Em muitos países europeus a mulher, pela primeira vez, ganhava o direito de votar.

Nívea adota o Azul e Branco

Em 1924 foi desenvolvido para a NIVEA um estilo de propaganda inteiramente novo. Na Europa dos anos 20, as pessoas tinham fome de viver. Queriam viver ao máximo.

A marca NIVEA, que já atraía as pessoas ativas, teve um relançamento completo tanto no que se referia a embalagem quanto à propaganda. O azul e branco foram as cores escolhidas para representar a marca.

Ao invés de mostrar senhoras elegantes frente às suas penteadeiras, o tema principal passou a ser as mulheres em boa forma à luz do sol.

A decoração exuberante em estilo Art Nouveau na latinha deu lugar a uma aparência mais “clean”.

A latinha azul com o logotipo NIVEA em cor branca estreou em 1925.

Tendo sofrido pouquíssimas alterações nos anos vindouros, a latinha de NIVEA Creme, com seu peculiar código de cores, tornou-se um clássico de design jamais afetado pelo passar do tempo.

Os meninos e meninas da Nívea

Uma abordagem totalmente nova para a promoção com anúncios e cartazes foi iniciada em 1924. Para sublinhar o novo tema de propaganda baseado em naturalidade, frescor e atividade, uma foto de três meninos felizes, com ar de brincalhões, foi usada como cartaz e tema de propaganda. Os três meninos imediatamente conquistaram o coração do público feminino.

Foi lançada em 1925 uma grande competição para encontrar as “Meninas da NIVEA”: “Não queremos beldades, princesas de baile, nem obras-primas de cabeleireiros, queremos apenas uma aparência saudável, limpa e com frescor, que sejam simplesmente meninas bonitas” dizia o anúncio do concurso. As vencedoras foram apresentadas em uma série de anúncios, colocando no centro da publicidade da marca as representantes das verdadeiras usuárias.

As Bisnagas para Nadar da Nívea

“Juventude” e “lazer” tornaram-se palavras da moda na década de 1920.

Na Europa, praticava-se esporte ao ar livre, debaixo do sol.

Os anúncios convidavam os que passavam feriados na praia para se divertirem com réplicas gigantes da bisnaga de NIVEA Creme, feitas de borracha e cheias de ar, que eram distribuídas nos principais balneários do litoral.

Qualquer um que fotografasse ou desenhasse alguém pegando uma onda com o brinquedo podia participar de um concurso, que publicava as cenas mais interessantes.

Ao contrário da tendência em grande parte do mundo ocidental, onde uma pele bronzeada era considerada elegante, na Ásia as pessoas estavam preferindo uma cútis clara e branca.

O produto NIVEA Whitening Paste ajudava os usuários do Japão a atingir esse objetivo.

A DÉCADA DE 1930

Beiersdorf está expandindo em todo mundo

Por volta de 1931, a Beiersdorf, a empresa por trás da NIVEA, tinha 20 fábricas em todo o mundo, contando com mais de 1400 empregados.

Fotografias Históricas

 

História da Nívea
Facilidade na Produção

História da Nívea
Facilidade na Produção

História da Nívea
Hungria

História da Nívea
Budapeste, Hungria

História da Nívea
Budapeste, Hungria

Para o Lar e para o Esporte

 

História da Nívea
Nívea Creme em 1931

Em 1931 a crescente linha de usos para o NIVEA Creme foi explicitada pela adição das palavras “para o lar e para o esporte” à latinha do NIVEA Creme.

Isto fez do NIVEA o produto ideal para todas as atividades da família.

Linha de produtos para cuidados com o Cabelo e Penteados

A linha de produtos NIVEA havia se expandido consideravelmente – a empresa já abastecia não apenas as farmácias e drogarias, mas também os cabeleireiros, desde meados da década de 20.

Os produtos NIVEA para cuidados com o cabelo estiveram disponíveis desde os anos 20, porém agora a linha de produtos incluía um xampu e produtos para penteado: o NIVEA hair fixative e a NIVEA brilliantine.

Nívea Creme, um produto para múltiplas finalidades

O NIVEA Creme sempre foi um produto de múltiplas finalidades, apropriado para diferentes necessidades e situações. Ele ajuda a proteger a pele irritada em diferentes condições climáticas, protege a pele das crianças e bebês, amacia a barba em preparação para o barbear, e muito mais.

Na década de 30, a publicidade teve maior foco em promover tais benefícios e áreas de utilização.

Nívea NUT OIL

No início da década de 30, a linha de produtos NIVEA foi expandida com a adição do NIVEA oil. O óleo funcional para a pele, contendo Eucerit, foi desenvolvido especialmente para esportistas e para massagem.

Propaganda em Cinemas

O esquema de cores azul e branco característico das embalagens e anúncios impressos da NIVEA foi também aplicado nos primeiros anúncios em filme.

Novamente, os temas principais eram pessoas ativamente apreciando suas vidas.

Sabonete para crianças

Considerando a grande sensibilidade da pele de bebês e crianças, a NIVEA desenvolveu um sabonete para crianças, que foi o predecessor de muitos produtos vindouros, que foram desenvolvidos especialmente para a pele do usuário mais jovem.

O “Calendário com Previsão do Tempo” da Nívea

Como os produtos NIVEA ofereciam proteção e cuidados para a pele em todos os tipos de clima, um serviço adicional foi considerado apropriado e ganhou fama: a adição da previsão do tempo aos anúncios da NIVEA.

Com a intenção de dar um prognóstico aproximado do tempo nas semanas seguintes, esses calendários registros tornaram-se extremamente populares, apesar de tais informações não terem garantias!

Lançamento da Nívea na China

Os produtos NIVEA foram lançados na China na década de 1930, e os cartazes desenvolvidos na China em 1939 produzem uma impressão geral bem dinâmica devido aos vários elementos temáticos e textuais.

Assim como a publicidade feita em outros países, tais cartazes enfatizam os benefícios das várias finalidades do NIVEA Creme.

A DÉCADA DE 1940

História da Nívea
Nívea Creme, 1940

Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, a publicidade da NIVEA era dirigida pela notável Elly Heuss-Knapp.

Das mulheres especialistas em publicidade, ela foi a primeira a ganhar fama, e por muitos anos conduziu a publicidade da NIVEA com extraordinária dedicação e energia.

Ela reconheceu o efeito positivo da combinação das cores azul e branco ao ar livre e ao sol, e a usava consistentemente.

A combinação das cores azul e branco continua simbolizando até hoje a qualidade peculiar dos produtos NIVEA.

História da Nívea
Nívea Creme, 1943

Publicidade Internacional na década de 40

História da Nívea
Grã-Bretanha, 1939

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Grã-Bretanha, 1939

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Suécia, 1943

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Itália, 1935

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França, 1935,

História da Nívea
Alemanha

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Alemanha

As imagens mostram diferentes cartazes internacionais da NIVEA da década de 40, todos focando o tema de esportes e lazer.

Cada um deles, de diferentes maneiras, reflete o ambiente da NIVEA e possui um carisma positivo.

O dois primeiros cartazes são da Grã Bretanha e Suécia.

O cartaz da Grã Bretanha, pintado em 1939, possui um estado de espírito vivaz e harmonioso, derivado de diferentes tons pastéis e alegres atividades praianas vistas no segundo plano.

A bela jovem banhista aprecia o sol e o vento sob a proteção do NIVEA Creme e do NIVEA oil.

O efeito protetor dos dois produtos NIVEA é ressaltado de modo especial pela enfermeira na parte inferior esquerda do cartaz.

O anúncio da NIVEA sueca é de 1943. A foto de praia parece um instantâneo, e mostra, de modo bem natural e atraente, o ideal de beleza da época.

Beiersdorf perde os direitos da Marca

Durante e após a Segunda Guerra Mundial, a empresa alemã Beiersdorf perdeu os direitos da marca NIVEA em muitos países.

O desenvolvimento de produtos e a publicidade ficou em geral nas mãos dos vários proprietários locais. Entretanto, a Beiersdorf rapidamente começou a comprar de volta os direitos de marca, sendo que a última marca que permanecia com proprietários do exterior foi readquirida na década de 1990.

A DÉCADA DE 1950

A vida na década de 50

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Áustria, 1950

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Áustria, 1950

História da Nívea
Áustria, 1954

A Segunda Guerra havia terminado havia pouco tempo, e já começava a Guerra Fria; mesmo assim, havia muito otimismo e dinamismo na Europa, baseados na alegria de viver.

Os anúncios da NIVEA da época também refletiam essa alegria de viver.

Nívea Creme 1959

Foi em 1959 que o logotipo do NIVEA Creme, com a palavra “Creme” em letras características, apareceu pela primeira vez na latinha da NIVEA.

Com as poderosas letras do nome NIVEA em estilo clássico romano, este logotipo imbuía de grande importância aquela latinha coberta totalmente de puro azul.

As explicações sobre o produto – “para cuidados com a pele”, introduzida em 1928, e “para o lar e para o esporte”, em 1931 – agora não eram mais necessárias, pois o NIVEA Creme já tinha atingido o status de um clássico entre as marcas internacionalmente bem conhecidas.

O logotipo foi tão bem sucedido e eficaz que foi mantido sem alteração até os nossos dias.

NIVEA Baby Fine

A NIVEA, que já havia se especializado em produtos para cuidados com crianças nas décadas de 20 e 30, estendia agora sua linha de produtos em muitos países europeus com uma linha de produtos específicos para cuidados com bebês: “NIVEA Baby Fine”. Na França, uma pequena linha de produtos para bebês, com o nome de “Babivèa” havia sido lançada em 1958.

A DÉCADA NOS ANOS 60

Os temas utilizados na publicidade nos anos 60 em muitos países europeus refletem o desenvolvimento de uma tendência que ainda hoje ainda floresce – o entusiasmo por viajar. A crescente prosperidade possibilitou que maior número de pessoas viajasse. Muitos puderam comprar seu primeiro automóvel, ganhando mobilidade e podendo passar férias ou fins de semana no litoral ou no interior.

A NIVEA aproveitou a tendência com um item que logo se transformou em sucesso muito maior que o previsto em muitas praias européias, a bola inflável da NIVEA.

PARA CUIDADOS COM O CORPO TODO

Em 1963 o NIVEA Milk foi introduzido no mercado. Ele representava a qualidade e os cuidados do NIVEA Creme em forma líquida.

Provendo cuidados para a hidratação da pele para o corpo todo, era o primeiro produto da linha de produtos NIVEA especialmente desenvolvido para cuidados com o corpo.

A NIVEA BALL

Na década de 60, um elemento da publicidade da NIVEA ganhou colossal popularidade: a NIVEA ball, uma bola inflável para uso na praia com o design clássico da marca NIVEA.

O esporte e as atividades físicas tinham ampla popularidade, o que aumentou a procura pela NIVEA ball, que permitia diversão e atividade física ao mesmo tempo.

Publicidade em mídia impressa e em televisão capturavam situações de esporte e lazer em que a NIVEA ball estava sempre no papel principal.

A campanha com a bola foi também a primeira campanha de imagem que focava na marca NIVEA ao invés de nos produtos individuais.

A DÉCADA DE 1970

A DÉCADA NOS ANOS 70

A campanha “Creme de la Creme”

Nos anos 70, a campanha “Creme de la Creme” foi lançada, defendendo eficazmente a posição de líder de mercado ocupada pelo NIVEA Creme.

Testes independentes haviam mostrado que, mesmo em comparação com cremes especiais de alto custo, NIVEA apresentava resultados que, em todos os pontos, igualavam ou até superavam os de seus concorrentes.

Os anúncios não tinham qualquer constrangimento em ressaltar que o NIVEA Creme combina todos os aspectos de cuidados com a pele para os melhores resultados de um produto único, e claramente afirmavam a competência, qualidade e honestidade da NIVEA.

NIVEA Baby Fine

Em 1972 a linha de produtos “NIVEA Baby Fine” incluía um talco, um produto para banho, um creme, um sabonete e hastes flexíveis com pontas de algodão.

Mais tarde, em 1996, a linha de produtos para bebês foi ainda expandida para fornecer um programa completo de cuidados e limpeza para a pele sensível dos bebês.

Para todos os produtos protetores, de cuidados e limpeza na linha de produtos NIVEA Baby, são utilizadas somente substâncias da maior pureza e suavidade, de garantida tolerabilidade pela pele.

Campanha “SOMENTE EU”

Uma campanha publicitária em grande escala enfatizava a qualidade da NIVEA, que combinava todos os aspectos dos cuidados com a pele, da melhor maneira possível, em um único produto (“Somente eu”), enfatizando o uso de NIVEA como creme para o dia, creme para a noite, e creme para diferentes condições climáticas e como hidratante e creme protetor.

Os temas gráficos da série de anúncios foram inspirados pela pintura primitiva moderna, que tinham grande popularidade na década de 70. Muitas das diversas variações mostravam a latinha azul e branca de NIVEA fundindo-se harmoniosamente com a natureza, apresentada de uma maneira ingênua e atrativa. Cada tema aqui simbolizava pelo menos um dos muitos benefícios do NIVEA Creme.

Esta série de anúncios trouxe uma ilimitada seqüência de sucessos para o NIVEA Creme. Foi publicada na Europa de 1973 a 1988, apresentando mais de 100 temas diferentes.

A DÉCADA DE 1980

Destaque de Inovação: After Shave Balm

Produtos para Chuveiro e Banheira

No fim da década de 70, mais e mais produtos para limpeza corporal expandiram a linha de produtos NIVEA.

O princípio dos produtos para banho NIVEA era, e ainda é, não apenas limpar a pele, mas também fornecer um precioso cuidado.

Mesmo quando apareceram pela primeira vez em 1980, o NIVEA Creme Bath, Shower Gel e Soap enfatizaram o cuidado suave e a alta qualidade de NIVEA.

O anúncio freqüentemente mostrava a alegria e prazer que eram obtidos ao se tomar um banho de chuveiro com NIVEA.

NIVEA Balm

Em 1980 a NIVEA teve uma nova incursão no mercado europeu de cosméticos para homens quando foi desenvolvido o After Shave Balm como um produto para o após-barba que não irritava a pele após o barbear, mas até a relaxava.

O NIVEA Balm foi a primeira fragância a não conter álcool irritante.

Proteção Solar Nívea

Os produtos NIVEA para proteção e cuidados com a pele durante e após o banho de sol eram disponíveis desde os anos 30.

Na década de 70, outros produtos especiais para proteção contra o sol foram lançados, e em 1981 o sistema de proteção solar foi ainda ampliado para oferecer a proteção ideal para diferentes tipos de pele e para proteger a pele sujeita a exposição extrema.

As décadas de experiência e especialização das pesquisas da NIVEA sobre cuidados com a pele garantiam segurança e conquistavam confiança.

Em 1986, a empresa novamente fabricou a maioria dos produtos NIVEA sun. Os produtos passaram incorporar os mais avançados conhecimentos científicos para prover as melhores funções protetoras garantidas pelos filtros de amplo espectro contra radiação UVA e UVB.

Produtos para Cuidados Faciais e Limpeza Facial

O programa de limpeza facial da NIVEA, que existia na França e Bégica já nas décadas de 60 e 70, foi lançado internacionalmente em 1982.

A campanha de lançamento em 1982 apresentava o NIVEA cleansing milk e o facial toner como um programa de limpeza de pele suave e ao mesmo tempo completo.

Após apenas um ano, os produtos de limpeza facial da NIVEA tornaram-se líderes de mercado em muitos países.

Produtos para o cuidado com o cabelo

Em 1983 o novo NIVEA shampoo foi lançado.

Lavar o cabelo com mais freqüência tinha se tornado um hábito. O novo xampu era particularmente suave com os cabelos. “Este é o tratamento que o cabelo freqüentemente lavado necessita” era o slogan para a campanha de lançamento.

Um ano mais tarde, foi adicionado à linha de produtos o creme rinse condicionador.

Nos anos seguintes, este estilo de propaganda continuou relativamente sem modificações para o NIVEA Shampoo e para o NIVEA Conditioner.

Em 1991 a linha de xampus e condicionadores foi ampliada para fornecer o tipo certo de cuidados para as diferentes necessidades e tipos de cabelo.

Campanha de Palco da Nívea

Uma campanha publicitária internacional do NIVEA Cream no final da década de 80 mostrava pessoas em frente a um gigantesco logotipo do NIVEA Creme com um plano de fundo mostrando um céu profundamente azul, como se todo o horizonte representasse o NIVEA Creme.

Tais pessoas claramente têm algo em comum: elas sentem-se muito contentes com sua pele e mostram que a pele também precisa viver. Sejam mães e pais afagando suas crianças, sejam jovens atraentes praticando um esporte com concentração e auto-confiança, a combinação, apresentada pela NIVEA, de imagens afirmativas de vitalidade de pessoas mais o céu expressivo com a cor da NIVEA, fez desta campanha uma promoção internacional particularmente bem sucedida.

As imagens falam por si próprias, e dispensam palavras. Entretanto, uma campanha deste tipo somente funciona com um produto dotado de uma marca extraordinária como a do NIVEA Creme, cuja fama e popularidade quase míticas já tenham sido demonstradas em todo o mundo e por décadas.

A DÉCADA DE 1990

Nívea Lip Care

Cuidados com os Lábios

História da Nívea
Lip Care Stick

Com a experiência da NIVEA Skin Care, a marca pôde fornecer produtos para cuidados especializados para a parte da pele mais sensível de nosso corpo: os lábios.

No início dos anos 90, a linha NIVEA Lip Care já tinha desenvolvido um longa e bem sucedida tradição no Japão. Posteriormente a divisão fez sua estréia na China, na Coréia, na Turquia, e finalmente, em 1998/99, com grande sucesso, na Inglaterra e Polônia.

Desodorantes Nívea

História da Nívea

O momento ideal para o lançamento da linha NIVEA Deodorant foi em 1991. Percebeu-se, na época, que os usuários não mais queriam apenas um forte efeito e uma fragrância com frescor, que era o que queriam na década de 80. A nova linha de desodorantes incluía o típico cuidado suave da NIVEA.

Para demonstrar a combinação – que era novidade absoluta na época – de eficácia e cuidado suave de um desodorante e dar atratividade ao produto, um pequeno símbolo foi inventado: no comercial do lançamento aparece uma delicada pena, como símbolo de suavidade do novo desodorante NIVEA.

NIVEA BODY

Cuidados Corporais

Após o lançamento do NIVEA milk, em 1963, como produto único “para cuidados com o corpo todo” um produto-irmão foi lançado em 1986: NIVEA lotion.

Estes dois produtos lançaram a fundação, em 1992, para uma linha completa de produtos inovadores, que foram desenvolvidos especialmente para cuidados com a pele do corpo todo.

A Campanha Harmonia Azul da Nívea

Nos anos 90, houve uma mudança no espírito dos tempos, e a honestidade, o retorno à família, e a realidade dos sentimentos honestos tornaram-se valores importantes.

A imagem da marca registrada NIVEA Creme e o verdadeiro espírito dos tempos foram rigorosamente e inteligentemente aplicados no nível internacional, com a série Blue Harmony.

Como resultado, os primeiros temas da campanha de anúncios impressos e de TV, lançada em 1992, capturavam os maravilhosos momentos da intimidade familiar, que transmitiam impressões de carinho, confiança e segurança.

Emoções reais foram incluídas no comercial de televisão “Face a Face” do NIVEA Creme, devido a um incidente de um tipo muito especial.

Os dois atores do comercial, Maya Saxton e Anthony Bernards, se apaixonaram durante a filmagem!

No comercial eles trocam ternos beijos com o acompanhamento musical daquele clássico dos anos 60, “I’ve got you, babe”.

O fato de que sentimentos reais estavam envolvidos era tão óbvio que o comercial da NIVEA ganhou o prêmio “Melhor Beijo em Filme de Comercial” de 1993.

Produtos para Homens

Tendo já fornecido aos homens os produtos relacionados ao barbear por muitos anos, a NIVEA criou a primeira linha de cuidados masculinos para o mercado de massa logo em 1994, lançando produtos para cuidados faciais para satisfazer às exigências mais rigorosas de homens particularmente exigentes quanto à própria arrumação e aparência.

Com esta linha, a NIVEA foi uma das primeiras a apoiar o desenvolvimento da tendência de preocupação com a boa aparência entre os homens e lançou cosméticos especificamente para homens.

NIVEA SOFT – 1994

O universalmente conhecido NIVEA Creme é um produto jamais superado para cuidados com todos os tipos de pele. Por isso não foi fácil acrescentar na mesma linha de produtos um creme um pouco mais leve para atender as necessidades de certos grupos individuais de consumidores.

Porém em 1994 um creme para cuidados com a pele foi lançado que, a pesar de toda sua semelhança com o restante da família de produtos, tinha sua própria imagem individual e jovem: NIVEA Soft.

Na propaganda, a extraordinária sensação do NIVEA Soft na pele feminina é comparada com a sensação de uma suave chuva de verão.

Produtos Nívea Bath and Shower

Banheira e Chuveiro – 1996

A linha de produtos NIVEA bath and shower conta com rica experiência e longa tradição no campo de cuidados de limpeza para a pele.

Em 1993 a alta qualidade da linha NIVEA Bath Care foi melhorada pela adição de fórmulas com pH neutro contendo lipídios para valiosos cuidados e os produtos da linha ganharam um novo e atualizado design. Um dos produtos bem sucedidos nos anos seguintes foi o NIVEA Shower Milk.

A linha de produtos para banheira e chuveiro foi subsequentemente ampliada pela adição de um peeling em 1995, diversos shower gels especialmente suaves, xampus e espumas para banho para crianças e um Fitness Shower, que era uma combinação de shower gel e xampu e que teve enorme sucesso.

NIVEA STYLING

Penteados – 1996

Com seus precursores já desenvolvidos e postos a venda nos anos 30, uma linha de produtos para penteados foi lançada em 1996.

Desde então, diferentes produtos para penteados foram desenvolvidos para permitir penteados criativos para diferentes tipos de cabelo, e ao mesmo tempo fornecer os cuidados de alta qualidade característicos de todos os produtos NIVEA.

Cosméticos Decorativos da Nívea – 1997

Uma linha de cosméticos decorativos que levava o nome de NIVEA BEAUTÉ foi desenvolvida com a perícia da NIVEA em cuidados com a pele e, logo de início, fez uma boa impressão com sua seleção atualizada de estilos e cores.

Em 1997 NIVEA Beauté foi lançada com grande sucesso nos mercados de cosméticos estéticos da França e Bélgica.

O lançamento internacional da linha de cosméticos desde 1998 confirmou este sucesso em escala global.

Nívea Online- 1997

O primeiro site internacional da NIVEA na Internet viu a luz do dia em 1996.

Valores corporativos e símbolos seculares foram reinterpretados para inclusão em uma mídia totalmente digital, e desde o início o site ia muito além da simples obtenção de informações. A audiência internacional foi conquistada pela promoção de imagens emocionais, lúdicas e criadas com muita beleza.

Ao lado de conteúdos mais ou menos obrigatórios, como a história da marca e informações relevantes sobre os produtos, o site continha jogos bem preparados e detalhadas informações sobre cuidados.

Por isso, o site NIVEA.com ficou entre os primeiros sites de marcas que optaram por uma abordagem claramente emocionante e divertida para a apresentação dos valores da marca.

Cuidados com as mãos – 1998

Utilizando a tradicional perícia da NIVEA, os produtos para os delicados cuidados com as mãos e sua proteção foram lançados em 1998.

Foram especificamente desenvolvidos para a pele estressada das mãos para garantir que ficassem suaves e bonitas.

Claramento – 1998

Em algumas áreas do mundo, como a África do Sul e especialmente em muitos países asiáticos, as pessoas preferem uma tonalidade de pele mais clara.

Em 1998 a NIVEA lançou e expandiu continuamente uma linha de produtos Whitening para o rosto e para o corpo bem como de desodorantes contendo ingredientes clareadores que ajudam a obter uma cútis mais clara.

NIVEA Sun Spray- 1999

O produto de grande sucesso NIVEA Sun Spray foi lançado em 1999.

Extremamente prático e agradável no contato com a pele, por ter uma consistência não gordurosa, resistente à água e de absorção rápida, o spray também contém a habitual proteção segura contra a radiação solar, com padrão australiano, e o complexo de proteção celular ativo com vitamina

E. Foi desenvolvida uma completa série de anúncios de televisão para o NIVEA Sun Spray.

Todos os anúncios transmitem um estado de espírito praiano, alegre e vivaz, e cada um deles contém algum ponto inteligente que transmite a sensação real de um descontraído ambiente praiano.

A DÉCADA DE 2000

Tipo de Letra e Tipologia Nívea

Todas as mensagens impressas dos anúncios da NIVEA possuem um tipo de letra NIVEA totalmente independente.

O tipo de letra chamado NIVEA Bold foi especialmente desenvolvido a partir do clássico logotipo NIVEA.

Uma definição padrão do tipo utilizado pela NIVEA passou a ser aplicado de maneira abrangente e em nível internacional com efeito a partir do final de 2000.

A fonte NIVEA completa, projetada com exclusividade para a NIVEA por Achaz Prinz Reuss, consiste em 12 tipos de letra e uma versão para texto do bem conhecido NIVEA Bold.

NIVEA CREME 2004

Sestaque de Inovação: DNAGE – 2006

História da Nívea
DNAGE

A velocidade e ritmo em que nossa pele envelhece dependem, em 80% dos casos, de fatores externos tais como estresse, hábito de fumar, radiação ultra-violeta em excesso e alimentação habitual. Os resultados são rugas e flacidez.

Os pesquisadores de dermatologia da Beiersdorf desenvolveram um sistema inovador de cuidados anti-idade que fornece suporte para o processo de renovação celular diretamente no DNA da célula.

Usado regularmente, o DNAge Anti-Aging Care System protege o DNA das células individuais que compõem a pele evitando maiores danos externos e estimula a formação de novas células sadias.

Os Sites da Nívea – 2007

Em 2007 cada um dos sites da NIVEA em todo o mundo foi submetido a um novo lançamento em larga escala, para ganhar uma aparência moderna.

A NIVEA é apresentada em sites on-line em aproximadamente 48 países e 28 idiomas diferentes.

Os diversos sites locais são adaptações do site internacional da NIVEA em estrutura e projeto, o que assegura uma aparência consistente em nível global para a marca internacional NIVEA.

Ao mesmo tempo, o site de cada país apresenta conteúdo local com informações atualizadas sobre as mais recentes promoções e inovações de produtos e dá ao visitante informações mais completas sobre todos os produtos disponíveis no mercado local.

Acima de tudo, cada site oferece conselhos detalhados sobre vários tópicos sobre beleza e cuidados com a pele.

Fonte: www.nivea.com.br

História da Nívea

É impossível olhar para a latinha azul sem fazer uma viagem no tempo. A embalagem, inconfundível, é sempre associada a uma lembrança da infância. Poucas marcas conseguiram atravessar gerações com um ícone no mercado de beleza.

A Nivea, marca da Beiersdorf, que figura entre as gigantes da área, é uma delas. Tradicionalíssimo, o creme é considerado o primeiro hidratante do mundo e mantém a mesma fórmula desde o seu lançamento, em 1911.

O desenvolvimento do produto começou mais de 20 anos antes, em 1890, na Alemanha, quando o farmacêutico Oscar Troplowitz, proprietário da Beiersdorf, e o dermatologista Paul Gerson Unna criaram o primeiro creme estável baseado em uma mistura até então impossível – água e óleo.

O pulo do gato da descoberta?

O emulsificador Eucerit, desenvolvido pelo químico Isaac Lifschütz. O objetivo inicial era, na verdade, produzir um medicamento, mas Troplowitz notou que a composição servia como a base perfeita para um creme cosmético. A fórmula proporcionava benefícios até então não priorizados – oferecia proteção contra as agressões externas, como vento, frio e sol, e deixava a pele macia e hidratada.

Fórmula descoberta, composição feita, faltava batizar a novidade. Inspirados pela cor branca do creme, criaram o nome Nivea, derivado da palavra nivis, “neve”, em latim.

Nascia assim, oficialmente, o creme Nivea, embalado em uma latinha amarela com desenhos verdes, bem ao estilo da época, o art nouveau.

A embalagem que fez história, entretanto, surgiu em 1925, quando Juan Gregorio Clausen, chefe de propaganda da Beiersdorf, optou pelas cores azul e branca, que representavam responsabilidade, confiança e pureza.

O logotipo também foi inspirado em um movimento que capturava o espírito do início daquele século, o Bauhaus. Revolucionário, o produto não demorou a fazer sucesso.

Apenas três anos após seu lançamento, já estava disponível em 34 países, espalhados pelos cinco continentes, incluindo o Brasil.

Mas nem só do potinho milagroso vivia a Nivea.

Rapidamente a empresa fez crescer seu portfólio e a marca expandiu seus negócios, lançando talcos, sabonetes e produtos para os cabelos.

O próprio creme teve seu upgrade em 1963, quando ganhou a versão Milk, mais leve e fácil de aplicar.

A nova fórmula, lançada em plena revolução feminina, com o furor causado pela minissaia, ganhou as pernas das mulheres.

Um lugar ao sol

Quando o público feminino deixou de lado o espartilho e estendeu o corpo ao sol, em meados da década de 1930, a empresa rapidamente percebeu que ali havia um novo filão.

Com base em pesquisas sobre os efeitos dos raios solares, os laboratórios da marca desenvolveram os primeiros produtos: Nivea Nut Oil e Ultra Oil.

Passada a Segunda Guerra Mundial, surge a versão em spray – superinovadora para a época, conquistou os mais abastados, que passavam os feriados na costa sudeste da Europa.

Os protetores com FPS só vieram em 1975, época em que os trajes de banho diminuíram e o apelo sexy aumentou.

O topless e a alta exposição ao sol contribuíram para que a empresa investisse em novas tecnologias e olhasse com mais atenção para esse público, que não contava com muitas opções para proteger corretamente a pele.

Presente em 150 países, no Brasil a marca podia ser encontrada pelos idos de 1914, mas foi só em 1975 que montou o primeiro escritório em São Paulo.

Nos anos seguintes, trouxe suas linhas de higiene pessoal, tratamento da pele, produtos para homens e protetores solares.

O resultado dessa expansão foi a liderança no varejo nas categorias hidratantes corporais – comprovando a preocupação da brasileira em cuidar do corpo – e cuidados masculinos pós-barba. Prova de que a centenária senhora do universo da beauté não sente o peso da idade.

Fonte: modaspot.abril.com.br

História da Nívea

Quem ou o que é NIVEA?

NIVEA é uma marca alemã de propriedade da empresa Beiersdorf.

NIVEA de propriedade da empresa alemã Beiersdorf.

A empresa foi fundada em 28 de Março 1882 pelo farmacêutico Carl Paul Beiersdorf. Em 1900, o novo proprietário Oskar Troplowitz desenvolveu um emulsificante água em óleo como um creme de pele com Eucerite, a primeira emulsão estável de seu tipo. Esta foi a base para Eucerin e, mais tarde, NIVEA. NIVEA vem do latim palavra niveus / Nívea / niveum, que significa “branca de neve”.

Durante os anos 1930, a Beiersdorf começou a produzir produtos como óleos bronzeadores, cremes de barbear, shampoo e toners faciais. A marca “NIVEA” foi desapropriada em muitos países após a Segunda Guerra Mundial. Beiersdorf concluída comprar de volta os direitos de marca confiscadas em 1997.

A internacionalização durante os anos 1980 impulsionou a marca NIVEA a um mercado global mais amplo.

O logotipo da NIVEA

História da Nívea
Logotipo da Nívea

Na sua história, a caixa passou por inúmeros desenhos. O azul atraente famosa que agora está intimamente ligado com a marca, é uma das marcas muito raros cores protegidas em todo o mundo.

Enquanto isso, a marca NIVEA estabeleceu-se em todas as frentes na indústria de cosméticos, além da loção para o corpo também-classic ela produz vasta série de géis de banho, xampus, produtos para o cabelo e cremes para todos os tipos de pele. O clássico, mas ainda é o carro-chefe familiar, seja na Espanha ou da Tailândia, da Nova Zelândia para o Pólo Norte, a caixa azul com letras brancas conhece cada criança.

O logotipo original

O logotipo original da Nivea foi substituída por um logotipo azul e branco simples com o nome da marca em 1925.

A combinação de cores sugere significado particular para cada cor.

O azul significa simpatia, harmonia, amizade e lealdade.

O branco significa limpeza externa, bem como a pureza interior e azul e branco juntos indica marca honesta e atraente.

Fonte: www.dewebsite.org

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