Breaking News
Home / Curiosidades / História da Canon

História da Canon

PUBLICIDADE

 

Talvez, o maior rival da Nikon nas últimas décadas tem sido Canon e, em muitos aspectos, a história da Canon é muito semelhante ao da Nikon.

Tal como acontece com Nikon, Canon foi formada como uma empresa de óptica nomeado, Seikikogaku Kenkyusho ou Precision Optical Industry Co. Ltd.

Apesar do seu nome imponente, Precision Optical era, na realidade, uma pequena oficina do lado da rua, em Tóquio operado por Goro Yoshida. Yoshida era fascinado pela engenharia de precisão de câmeras alemãs como Leica e Contax, mas não conseguia entender seus preços exorbitantes. Ele levou para desmontar uma câmera de 35mm Leica e ao descobrir que não havia nada dentro para sugerir que o preço deve ser tão alto por isso ele decidiu projetar sua própria cópia Leica. O protótipo, primeira casa do Japão produziu câmera plane-obturador focal, foi revelado em Asahi Camera Magazine em 1934. Foi chamado Kwanon após a deusa budista da misericórdia.

O Kwanon passou por várias encarnações protótipo, mas na verdade, nunca foi colocado à venda. Em 1935 Precision Optical registrou a marca Canon e em 1936 a sua primeira câmera de produção, o Hansa Canon foi lançado. Como seu antecessor, que era uma câmera de plane-obturador focal de 35mm.

Embora Precision Optical teve a capacidade de fabricar a câmera, eles não tinham experiência em tecnologia de lente, a fonte dos lentes para suas câmeras de eles se voltaram para Nippon Kogaku Kogyo, a empresa que viria a ser Nikon.

Em meados de 1937 com boas vendas do Hansa Canon, Precision Optical decidiu começar a fabricar suas próprias lentes e em 1939 eles estavam produzindo a série Serenar de lentes para suas camaras.

Tal como acontece com Nikon, o crescimento da Precision Optical acelerado ao longo dos anos de guerra, um de seus principais produtos que são lentes para uma máquina de raio-x indireta. Por volta de 1946, Precision Optical tinha expandiu a sua gama para incluir o JII, eo SII. O SII era reverenciado por oficiais nas forças de ocupação e vendidos em grandes quantidades. Em 1947, a empresa mudou seu nome para Canon Camera Co. Inc.

Tal como acontece com Nikon, em 1950, Canon produziu um produto que elevou-se acima da multidão. No caso da Canon foi a lente de 50mm f1.8 Serenar.

Era uma lente que estava muito à frente de seu tempo, eliminando efetivamente chama que foi tão proeminente em muitas lentes do dia, e permitindo Canon para liderar o campo em tecnologia ótica.

Nos anos 50 e 60 Canon diversificou sua gama de produtos, que se deslocam em calculadoras eletrônicas, máquinas copiadoras e tecnologia de áudio, no entanto, seus principais produtos eram ainda fotográfico, e o lançamento de sua primeira câmera SLR, a Canonflex no mesmo ano como a Nikon F começou a rivalidade que continua até hoje, embora não foi até 1971, até que a rivalidade realmente chegou ao mercado profissional com o lançamento da Canon da F-1, uma SLR de alta velocidade, juntamente com as suas lentes FD grande sucesso de montagem. A F-1 se sentou de frente contra a série F da Nikon de câmeras profissionais.

Canon continuou a sua reputação para a inovação tecnológica na década de 70, quando introduziu a câmera de primeiro mundo com um processador de micro, o AE1. O AE1 foi uma câmera acessível introduzido pela primeira vez o modo de exposição prioridade do obturador do mundo e uma unidade do motor acessório. A inovação continuou com a A1, talvez a câmera mais avançada da época.

Jason Row

Fonte: www.lightstalking.com

História da Canon

A História da Canon – De um Laboratório Óptico para um gigante multimédia!

Canon, segundo o dicionário significa é uma lei geral, regra, princípio ou critério; igreja decreto ou lei, membro do cabido da catedral; corpo de escritos aceito como verdadeiro. Agora o que eu estou falando é uma empresa que fabrica produtos user-friendly! Canon câmara empresa fazendo com que agora dá variada de outros produtos e serviços para o mundo, tais como impressoras, tintas e máquinas de fax e copiadoras! Cânones Roots Cânones raízes foram fixadas em 1933 com muito poucos empregados como um laboratório de instrumentos óticos de precisão.

Agora o que eu estou falando é uma empresa que fabrica produtos user-friendly! Canon câmara empresa fazendo com que agora dá variada de outros produtos e serviços para o mundo, tais como impressoras, tintas e máquinas de fax e copiadoras!

Cânones Roots

Cânones raízes foram fixadas em 1933 com muito poucos empregados como um laboratório de instrumentos óticos de precisão.

Um jovem chamado Goro Yoshida, um apaixonado amante da câmera, e seu cunhado, Saburo Uchida, criou o laboratório conjuntamente. Seu objetivo era fazer câmeras que poderiam competir com os modelos alemães que foram considerados os mais avançados do dia.

Eles começaram por analisar as câmeras existentes, que eram difíceis de obter. Sistematicamente, eles estudaram o funcionamento interno de cada câmara, examinou os mecanismos, elaborou diagramas de design e peças adquiridas. Takeshi Mitarai, um amigo de Uchida forneceu os fundos necessários para a investigação. Mitarai mais tarde se tornou presidente da empresa e construiu a sua fundação.

Em seguida, passou a se tornar uma câmera renomados fazendo companhia. Quando ele cresceu e decidiu diversificar seus negócios planos que tinha para verter sua imagem de uma empresa que fabricava câmeras apenas, pois a cúpula da empresa decidiu assumir o nome de Canon Inc em 1969. O year1969 foi também o ano em que a Canon forayed máquinas comerciais e, eventualmente, para o negócio de impressão.

Produto Cronologia

Para passar por uma breve cronologia dos Cânones de impressão e cópia de histórico – Canon desenvolveu com êxito a impressora laser em 1975.

Em 1982, o PC-10 e PC-20, o primeiro do mundo máquinas copiadoras pessoais com cartuchos substituíveis, foram introduzidas.

Canon, em colaboração com a IBM Japan, Ltd., desenvolveu os mundos primeiro notebook com uma impressora instalada em 1993.

Discovery Bubble Jet

Um dos cânones descobertas mais interessantes no domínio da tecnologia de impressão foi a bolha de tecnologia de impressão a jato. Pesquisadores enquanto trabalhava na tecnologia de impressão jato de tinta bateu em cima da descoberta quando uma pistola de solda quente, acidentalmente tocou a ponta de uma agulha de tinta, devido a que jato de tinta para fora! Portanto, os pesquisadores concluíram que o calor em vez da pressão pode ser usada para ejetar a tinta sobre a mídia.

O desenvolvimento desta tecnologia deu ao mundo a primeira impressora BubbleJet em 1981.

Impressão Laser Beam

Outra tecnologia importante na área de impressão da Canon foi o desenvolvimento de impressoras a laser (LBP). Ela começou a pesquisa sobre laser como um meio de escrever tão cedo quanto 1962. No entanto, foi incapaz de desenvolver uma fonte de laser prática e, portanto, não poderia adquirir as patentes ele tinha pedido, devido a que a investigação e desenvolvimento foi suspenso.

Na década de 1970, quando entrou em lasers campos de aplicação prática Canon retomou a sua investigação em impressoras laser e desenvolveu o LBPs de hoje, combinando suas tecnologias eletro fotográfica com tecnologia laser.

O desenvolvimento de lasers imprinting também deu origem a uma série de máquinas de cópia de alta velocidade, tais como a Canon NP-8500, a máquina do mundo copiar primeiro retenção do tipo em 1978.

O NP-8500 SUPER, uma ultra máquina copiadora velocidade capaz de produzir 135 cópias por minuto, 1.981, e do PC-10 e PC-20, o primeiro do mundo máquinas copiadoras pessoais com cartuchos substituíveis foram introduzidas pela Canon em 1982.

Em 1984, a Canon deu ao mundo a LBP-8/CX, o menor e mais leve impressora laser.

Hoje Canon desenvolve tecnologia que os casais opções de impressão direta a partir de telefones celulares equipados com uma câmera digital, portanto, integrar a tecnologia de impressão com a fotografia! Uma das tecnologias mais recentes como é a impressão direta a partir de uma câmera sem fio! A impressão é feita com infravermelho e Bluetooth, tecnologia de comunicação incorporados nos telefones celulares ou computadores. Ser sem fio não são necessários cabos, e os paralelos que a qualidade da imagem das impressões a partir de PCs usando cartões de memória.

Uma importante característica da Canon usa para alcançar o verdadeiro real para a qualidade da imagem da vida no papel é:

Reprodução de cor

A gama de cores de câmeras digitais (YCC) é muito mais amplo, possibilitando a captura de uma vasta quantidade de informação de cor quando se fotografa.

Para alcançar qualidade similar Canon adicionou tinta vermelha e tinta verde, que oferece alta luminosidade e cromaticidade, aos seis tintas existentes em suas impressoras jato de tinta, aumentando a saturação da faixa de saída de vermelho e verde de 1,6 vezes e um0,2 vezes, respectivamente. O resultado é a saída da imagem da foto com profundidade e translucidez melhorado e reprodução de cor comparável ao de cópias do filme fotográfico.

Fonte: www.compute-rs.com

História da Canon

História da Canon

Entre alguns dos logos aclamado pela crítica em todo o mundo, o logotipo da Canon ocupa um lugar de distinção.

Seja a cor vermelho vibrante ou o C incomum, com sua borda invertida todos os elementos de um logotipo Canon fala-se de eficiência fria e estado da arte características.

A origem da Canon de hoje marca mundialmente famosa pode ser rastreada no Laboratório de Precisão Instrumentos ópticos, que foi criado em 1933.

O primeiro conjunto de câmeras foi fabricado como parte de tentativa de negócio e estes pássaros adiantados foram nomeados Kwanon após a deusa budista da misericórdia. Agora, esta deusa foi a possuidora de mil braços e chamas do cupido.

O logotipo da Canon primeiramente foi criada seguindo as imagens desta deusa com mil braços e chamas.

Então, como se chegou a adquirir olhar inteligente e frio de hoje?

Vamos percorrer a evolução do logotipo da Canon.

Desde o início, a empresa trabalhou com a ambição de chegar ao mundo exterior e, como tal, a empresa queria adotar um nome que fosse aceitável a nível mundial.

Com esta intenção, o nome da empresa foi mudado de Kwanon a Canon e foi registrado como o nome logótipo da empresa em 1935.

História da Canon

História da Canon

O nome Canon tem seu próprio significado.

Em certo sentido canon significa o estabelecimento de padrões da empresa e tornou-se sucesso em se tornar uma líder da indústria. Seus produtos tornaram-se o critério para julgar a qualidade dos produtos e a de outros.

Assim, a nomeação e tornou-se o logotipo da empresa que precisava de uma entidade empresarial por estar envolvida na fabricação de máquinas de precisão.

Ela também reflete a visão da empresa de se tornar o padrão em seu campo de produtos.

Assim, desde o início, o logotipo da Canon tornou-se perspectivas globais da empresa.

A partir de 1947, quando a Precision Optical Instruments Laboratory tornou Canon Camera Co., Inc., várias versões do logotipo foram utilizadas.

Foi finalmente em 1953 que uma versão unificada foi criado.

Houve algumas mudanças e modificações, antes do refinamento final, que deu-se em 1955.

A partir daí o logotipo da Canon manteve-se inalterado durante quase meio século.

História da Canon

História da Canon

Hoje, o logotipo da Canon é uma das marcas mais reconhecidas em todo o mundo.

Com o seu C único, com um toque para dentro, o logotipo da Canon era muito moderna para a época.

A única fonte utilizada neste logotipo não existia em nenhum lugar da Europa ou América do Norte.

Histórico

História da Canon

A fundação da CANON data de 1937, em Tokyo, Japão, por iniciativa do Dr. Takeshi Mitarai, reunindo a equipe de uma pequena empresa, o Laboratório de Instrumentos de Precisão (SKK), por sua vez constituída em 1933 com objetivo de desenvolver e produzir câmeras fotográficas de qualidade, até então exclusivamente importadas e muito caras.

O primeiro produto carregou a marca Kwanon, o nome da antiga deusa asiática, que deu origem em seguida à moderna denominação CÂNON, traduzido pelo Webster’s como “padrão de comparações”, em linha com os ambiciosos objetivos de desenvolvimento de alta tecnologia.

Filosofia Corporativa

Desde sua constituição, a CANON destaca-se pelo alto grau de motivação de seus colaboradores, resultado da bem sucedida implantação de planejamento corporativo apoiado em três pilares básicos: em primeiro lugar, uma filosofia de gerenciamento, representada pela expressão japonesa “Kyosei” resumida em “viver e trabalhar unidos para o bem-estar comum”; em segundo lugar, a aplicação anual de pelo menos 10% do resultado das vendas em Pesquisa & Desenvolvimento e, em terceiro e último lugar, a proteção contra instabilidades locais, traduzida por forte presença global.

Canon no Mundo

Com marca registrada em mais de 200 países e faturamento na ordem dos US$ 34 bilhões, e com cerca de 115 mil funcionários em todo o mundo, a CANON se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de documentos e de imagem e pela fabricação de uma ampla variedade de produtos que vão desde câmeras, copiadoras e impressoras, até equipamentos ópticos para a indústria de semicondutores e lentes profissionais para broadcasting.

A empresa é a segunda maior dos Estados Unidos em número de patentes e sustenta um investimento diário de US$ 6 milhões em pesquisa e desenvolvimento.

Hoje, mais de 67% do faturamento mundial da companhia provém de soluções destinadas ao mercado corporativo.

Em cada linha de produtos que participa a CANON considera como desafio próprio nada menos que atingir seu padrão de excelência de tecnologia em todo o mundo, quase sempre resultando em destacadas posições de liderança nos mercados.

A CANON possui uma filosofia corporativa que é o Kyosei, uma definição trabalhada e construída em todo mundo que significa “viver e trabalhar juntos em busca do bem estar comum”, uma filosofia que acredita que todas as pessoas, independente de raça, religião ou cultura podem trabalhar juntas em harmonia contribuindo para um futuro melhor.

Em 1996, baseado na filosofia Kyosei, a CANON lançou o Plano de Excelência Global, que tem como objetivo tornar-se em 2010 uma das 100 marcas com o maior índice e grau de administração, crescendo de forma sustentável contribuindo para o futuro e desenvolvimento de toda uma nação.

Canon no Brasil

História da Canon

Desde 1974 no país, a CANON do Brasil atua no fornecimento de equipamentos e soluções de tecnologia de imagem, visando atender o público nacional com competência e know-how de uma marca líder mundial no segmento em que atua.

A CANON do Brasil atualmente é responsável pela distribuição de equipamentos e soluções na linha de impressão, controle e gerenciamento de documentos, com equipes especializadas para atendimento de pequenas, médias e grandes empresas e Revendedores autorizados espalhados por todo o território nacional.

Com equipamentos e soluções especializadas para cada área, a CANON do Brasil possui estrutura técnico-operacional própria, tendo como desafio estabelecer o padrão de excelência em tecnologia a serviço da sociedade global.

Atualmente a distribuição das linhas de consumo como, câmeras digitais, filmadoras e impressoras de uso pessoal, são comercializadas por distribuidores exclusivos da marca CANON, como a OPECO e Elgin S/A.

Com mais de 300 funcionários diretos, a CANON do Brasil têm sérios objetivos de crescimento e penetração no mercado, atuando de forma transparente, contribuindo seriamente para o avanço social e tecnológico do país.

Visando a preservação ambiental e o aproveitamento racional da vida útil de máquinas robustas, em 2002 foi criado o Programa de Reconstrução de Copiadoras, localizado no Pólo Industrial de Manaus/AM – programa utilizado em países de mercado desenvolvido com foco na reciclagem de resíduos sólidos e aproveitamento de recursos.

Além disso, a CANON do Brasil possui programas de reciclagem de peças e suprimentos usados, fortalecendo assim seu compromisso e responsabilidade com o país.

São esses os fatores que fazem da CANON uma empresa sólida, responsável e transparente, tudo isso para garantir a confiança de quem fez e faz da nossa marca, uma das 100 mais poderosas e lembradas no mundo.

Fonte: www.canon.com

História da Canon

A história

A Canon começou como uma empresa com um punhado de funcionários e uma paixão ardente. Que a empresa logo se tornou um de renome mundial fabricante de câmeras e é hoje uma empresa multimídia global. Com mais de 60 anos de experiência tecnológica em nossa cintura, a nossa paixão permanece inalterado.

Canon vai continuar usando suas tecnologias para beneficiar as pessoas, uma vez que prossegue o seu objectivo de se tornar uma empresa que é amado por pessoas em todo o mundo.

Um começo modesto em uma pequena sala

Em 1933, um pequeno laboratório dedicado a fazer câmeras de alta qualidade foi criada em uma simples sala de apartamento na área de Roppongi de Tóquio.

Naquela época, todas as câmeras de alta qualidade eram europeus com a maioria vinda da Alemanha. Foi nesta pequena sala que os jovens com um grande sonho sinceramente começou seu trabalho para produzir uma câmera japonesa de alta qualidade, marcando o início da Canon. Através do trabalho duro e um espírito empreendedor, eles conseguiram construir um protótipo, que foi nomeado Kwanon após a deusa budista da misericórdia. Em seguida, em 1935, o primeiro de sempre 35 milímetros câmera de plano focal do obturador do Japão, o Hanza Canon, nasceu, marcando as origens da marca Canon.

Esforçar-se para ser a melhor câmera do mundo

Em 1950, o primeiro presidente da Canon, Takeshi Mitarai, foi para a América pela primeira vez para participar de uma feira internacional. Tendo em fábricas modernas visto e um alto padrão de vida em primeira mão, no seu regresso, ele construiu uma fábrica à prova de fogo do concreto reforçado com aço na área de Shimomaruko de Tóquio, que ele via como essencial para a Canon para ter sucesso em fazer negócios com o mundo. Mitarai reforçou seu respeito pela humanidade, salientando a importância do Sanji, ou “três selfs” espírito, o princípio orientador para os funcionários da Canon. Em 1955, a Canon deixou a sua marca no mercado global com a abertura de um escritório nos Estados Unidos, em New York City. Em 1957, a Canon criou o seu único distribuidor europeu, Canon Europa, em Genebra, na Suíça. Em 1967 as exportações superou 50% das vendas totais da empresa.

O desafio da diversificação

Logo após a sua criação, a Canon foi duro no trabalho em 1941 na diversificação-se com a introdução da primeira câmara de raios-X indirecta do Japão e de outros produtos. Na década de 1960, a empresa tomou novas medidas para a diversificação, acrescentando tecnologias elétricas, físicas e químicas de suas tecnologias de óptica e precisão. Em 1964, a Canon entrou no mercado de equipamentos de escritório com a estréia da primeira calculadora eletrônica de 10 teclas do mundo.

Em 1967, o slogan de gestão “câmeras na mão direita, máquinas de negócios na esquerda” foi revelado e em 1969 a empresa mudou seu nome de Canon Camera Co., Inc. para Canon Inc. Canon assumiu o desafio de desenvolver Japão é o primeiro plain cópia em papel máquina, que introduziu em 1970. Seu plano para uma maior diversificação foi realizada através de um reforço de um campo desafiador para o próximo.

Evitar o desastre com o Plano do Prêmio Empresa

Em 1970, a Canon cresceu para 44,8 bilhões de ienes no vendas, com uma força de equipe de 5.000 funcionários. No entanto, uma série de dólar e do petróleo choques, seguido por problemas com um componente de apresentação de calculadora eletrônica com defeito, em 1974, transformou-se sérios problemas para Canon. E para o primeiro semestre de 1975, a Canon não conseguiu pagar um dividendo pela primeira vez desde que se tornou uma empresa pública.

Em 1976, a Canon apresentou o seu Plano Empresa Premier, uma estratégia ambiciosa para transformar a Canon em uma “empresa global excelente” através de meios como a introdução de uma constituição grupo vertical de negócios e estabelecer um desenvolvimento, produção e vendas sistema horizontal. O plano proposto altos ideais e reunidos a força de seus funcionários, permitindo que a empresa recupere prontamente.

Segunda inauguração da Canon

Canon continuou a crescer sob o Plano da Companhia Premier. Com o alvorecer da era do computador pessoal, a Canon introduziu uma série de produtos nunca antes visto. Os produtos incluídos uma máquina copiadora pessoal, baseada em um sistema de cartucho tudo-em-um, uma impressora a laser com laser semicondutor, e uma impressora jato de tinta Bubble Jet. Ao mesmo tempo, Canon começou a sua tendência para a globalização através da produção global. Então, em 1988, o 51º aniversário de fundação da empresa, a Canon anunciou a sua segunda posse e revelou sua filosofia corporativa de Kyosei, um termo desconhecido na época. Ele também começou a promover atividades progressistas e respeitadoras do ambiente, como a reciclagem de cartuchos de toner, além de globalizar seus locais de desenvolvimento.

O Excelente Plano Global de Corporação

Canon desenvolveu tecnologias inéditas e cuidadosamente criada los para criar oportunidades de negócios e produtos inigualável por qualquer outra empresa.

Mas em meados da década de 1990, o sistema de divisão de negócios que estava em vigor desde 1970 estava mostrando sinais de desgaste. Canon incorridos dívidas de mais de 840 bilhões de ienes, sinalizando a necessidade da empresa para melhorar a sua constituição financeira; caso desejassem realizar projetos de P & D de longo prazo e lançar novos negócios. Fujio Mitarai tornou sexto presidente da empresa, da Canon em 1995, e em 1996 foi lançado o plano excelente Corporação Global. Transformar a mentalidade corporativa de parcial para total otimização e um interruptor no foco das vendas para os lucros, o novo plano marcou o início de inovações que caracterizaram a Canon que conhecemos hoje.

Canon na Ásia (fora do Japão)

As atividades de marketing e serviços na Ásia são geridos por duas sedes regionais na Ásia: Norte da Ásia é tratado pelo Canon China Pte Ltd, com sede em Pequim e Canon Singapore Pte. Ltd.oversees região Sul e Sudeste da Ásia.?

A Ásia é o lar de três dos nove centros de pesquisa e desenvolvimento da Canon. Filipinas é especializada no desenvolvimento de equipamentos de aplicação electrónica e software, enquanto a Índia se concentra na de processamento de imagem e outros softwares. O laboratório de pesquisa na China concentra-se em processamento de língua chinesa, tecnologias de processamento de imagem e aplicações relacionadas com a Internet.

Há 7 fábricas na China, Malásia, Tailândia e Vietnã, que produzem uma gama de produtos da Canon como lente, copiadoras, impressoras a jato de espuma, câmeras digitais e de filme.

Canon Singapore Pte. Ltd.

Fundada em 1979, a Canon Singapore Pte. Ltd. é sede regional da Canon para o Sul e Sudeste da Ásia. Após a fusão com a vendas e marketing locais empresa (Canon Marketing (Cingapura) Pte Ltd) em 1º de janeiro de 2004, agora supervisiona as duas atividades regionais e nacionais, em Cingapura.

Canon Singapore tem três filiais na Malásia, Tailândia e Índia, e um escritório de representação no Vietnã. Ele define a direção para todas as atividades de marketing, vendas, serviços e treinamento na região e administra mais de 30 distribuidores independentes em mais de 10 outros países do Sul da Ásia, incluindo Bangladesh, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Maldivas, Mianmar, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.

O braço de comercialização no mercado interno de Canon Singapore continua a comercializar uma gama completa de equipamentos de imagem e de escritório soluções digitais com uma equipe de pessoal de vendas diretas e uma rede de mais de 100 revendedores em toda a ilha. Ele também tem a maior força de serviço da cidade e centros de quatro de atendimento ao cliente para fornecer abrangente serviço ao cliente para usuários da Canon.

O compromisso da Canon para um serviço de qualidade tornou a primeira empresa de marketing em automação de escritório para ser premiado com ISO 9002 (atualizado para ISO 9001: 2000) certificação em Singapura, em 1994. Ele também ganhou o prêmio de Serviço categoria de qualidade pelo Conselho Cingapura Normas e Produtividade em 1999 . Sua excelente “na formação em exercício” curriculum também tornou um Centro OJT reconhecida pelo Instituto de Educação Técnica (ITE).

Fonte: www.canon.co.in

Veja também

Labirinto

Labirinto

PUBLICIDADE Definição Um Labirinto complicada rede irregular de passagens ou caminhos nos quais é difícil encontrar o …

Necromancia

PUBLICIDADE Definição Necromancia é o ato de se comunicar com os mortos para descobrir o …

Cistoscópio

Cistoscópio

PUBLICIDADE Definição O Cistoscópio é um instrumento tubular de metal oco, equipado com uma luz, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.