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História da Tom Ford

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Logotipo da Tom Ford

Luxo sensual

Tom Ford, um dos estilistas mais influentes do mundo, esbanja sensualidade em suas criações e campanhas publicitárias.

Esbanjando sensualidade, o estilista texano Tom Ford arranca suspiros por onde passa. Homossexual assumido, Ford mantém há mais de 20 anos um relacionamento estável com o ex-editor da Vogue Hommes International, Richard Buckley e trata com muita naturalidade o fato de ser um fetiche para muitos homens e mulheres.

O olhar sedutor e a camisa desabotoada, sempre o suficiente para deixar à mostra parte de seu peitoral, são sua marca registrada e fazem dele um ícone de estilo e beleza.

Tom Ford
O estilista Tom Ford foi responsável pela revitalização da Gucci e hoje tem sua própria marca.

Antes de se tornar o principal nome da Gucci, Tom Ford estudou história da arte na Universidade de Nova York e depois arquitetura e moda na Parson School of Design, onde se formou em 1986.

Suas primeiras experiências no mundo da moda foram nas lojas Perry Ellis e Cathy Hardwick até 1990, quando iniciou a carreira na Gucci como chefe do departamento de prêt-à-porter feminino.

O sucesso depois de sua entrada na empresa italiana foi tanto que, em 1994, ele se tornou diretor de criação, sendo responsável por todos os produtos da marca Gucci até 2004, quando se desvinculou da empresa.

Ao revigorar a Gucci, transformando-a em uma das maiores e mais lucrativas marcas de luxo do mundo, Tom Ford passou a ser considerado um dos estilistas mais influentes do mundo da moda, e se transformou em um ícone moderno com seu talento e sua sensualidade, característica que imprimiu nas criações e campanhas para a marca italiana.

Um ano após se desvincular da empresa, ele anunciou a criação de sua própria marca, a Tom Ford International, totalmente voltada para a moda masculina.

História da Tom Ford
Perfume Tom Ford for Men: sensualidade traduzida nas campanhas publicitárias

Antes de abrir a primeira loja da Tom Ford International, na Madison Avenue, em Nova York, o estilista firmou uma parceria com o Marcolini Group para produzir os óculos de sol e de grau de sua marca, que se tornaram sucesso imediato com suas formas arredondadas, design arrojado e materiais sofisticados.

Outras parcerias importantes de Ford foram com a empresa Estée Lauder, para criar sua linha de produtos de beleza, incluindo os perfumes Tom Ford Beauty, Tom Ford Black Orchid, Tom Ford Black Orchid Voile de Fleur e Tom Ford for Men, e com a marca Zegna, que produz e distribui as roupas Tom Ford.

A sensualidade é uma característica que se sobressai na personalidade de Tom Ford. O estilista trata o sexo com naturalidade e isso se reflete em suas entrevistas, nas quais o assunto sempre ganha um espaço especial, em seus produtos, como o perfume que foi desenvolvido para lembrar o cheiro de partes íntimas, e em campanhas publicitárias clicadas pelo fotógrafo Terry Richardson.

História da Tom Ford
Peça da campanha da linha de óculos Tom Ford censurada na Itália por conter conteúdo ofensivo

Devido às controversas campanhas, o nome de Tom Ford é presença constante na mídia. Em abril de 2008, o instituto de autodisciplina publicitária italiano censurou uma foto da nova campanha de sua linha de óculos, sob a alegação de forte impacto sensacionalista, provocação e vulgaridade.

Outras campanhas de Ford abusam da nudez e da sexualidade, sendo necessárias algumas adequações para que possam ser veiculadas, como o uso de tarjas ou mesmo o corte de parte das imagens.

História da Tom Ford
Tom Ford, Eliane Tranchesi, dona da Daslu e o jornalista Richard Buckley, parceiro de Ford há mais de 20 anos

Com 46 anos, Tom Ford é um ícone moderno. Seu estilo e sensualidade chamam a atenção para as sofisticadas criações de menswear da Tom Ford International.

O sucesso da marca criada em 2005 é tanto, que Ford foi escolhido para produzir os ternos do ator Daniel Craig, no novo filme de James Bond, Quantum of Solace.

Recentemente, o estilista veio ao Brasil para inaugurar sua primeira loja na América Latina, na Daslu, importante centro de compras de luxo de São Paulo, uma rara oportunidade para os brasileiros de conhecê-lo pessoalmente e de se unir ao grupo de admiradores, que não se cansam de suspirar por ele.

Acompanhe a trajetória fashion de Tom Ford

Considerado o estilista mais influente dos últimos dez anos, Tom Ford começou sua vida profissional treinando para ser ator. Inicialmente estudou Arquitetura de Interiores na Parsons School of Design até 1986, depois trabalhou nas marcas Perry Ellis e Cathy Hardwick, antes de ingressar na Gucci, em 1990. Ford foi nomeado chefe do departamento de prêt-à-porter feminino da Gucci pela então diretora criativa da marca Dawn Mello, sendo promovido depois a diretor de design.

Em 94, a Gucci foi comprada pela empresa Investcorp, Ford foi promovido a diretor criativo e se mudou para Milão com o namorado, o jornalista Richard Buckley.

Em seu primeiro ano no cargo, Tom Ford foi eleito o homem que trouxe o glamour de volta à moda, ao reintroduzir o estilo Halston na Gucci, com saias coladas de cetim, quadris marcados em looks de veludo e botas de detalhes metálicos.

No ano de 95, Ford começou sua parceria com a stylist Carine Roitfeld (atual editora da “Vogue” francesa) e o fotógrafo Mario Testino para criar uma série de campanhas que modernizaram a imagem da Gucci.

Em 99, a casa que quase faliu na época em que contratou Ford, lucrava cerca de US$ 4,3 bilhões. “Não tínhamos sequer uma fotocopiadora; sequer tínhamos papel”, admitiu Ford à imprensa internacional.

Em 2000, ele foi nomeado o Melhor Designer Internacional na primeira edição do VH1/Vogue Awards, em Nova York. Fortificado, o grupo Gucci comprou o controle da Yves Saint Laurent, sendo Tom Ford eleito diretor criativo da YSL Rive Gauche e também diretor de comunicação das duas marcas, enquanto continuava desenhando para Gucci.

Ford acredita que a razão de seu sucesso não está no talento, mas em sua energia. Ele admite dormir apenas duas ou três horas e confessa que perde o sono colando adesivos tipo post-it ao lado da cama quando acorda com uma idéia.

Ford declarou certa vez que as modelos têm “a mais horrível e árdua profissão do mundo”, citando a brasileira Caroline Ribeiro como sua modelo favorita. “Seu rosto é uma incomum mistura de culturas”.

Fonte: www.portaldoluxo.com.br/www.erikapalomino.com.br

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