História da Colcci

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Colcci é uma empresa do Brasil , que fabrica e vende vestuário e acessórios para homens e mulheres.

História da Colcci

Fundada em 1986 no Brasil, Colcci opera em 31 países, com 1.650 lojas de etiqueta e 9 lojas franqueadas.

Única loja norte-americana da Colcci é baseada em Nova Jersey , mas a empresa tem lojas na Guatemala, Espanha, Arábia Saudita, França, Itália , Reino Unido, Áustria, Suíça, Holanda, Portugal e Japão. No Brasil, tem 102 lojas franqueadas e 1.500 lojas.

Ela opera desde 2000 sob a gestão familiar Menegotti Grupo AMC , que também opera as linhas de moda Malhas Menegotti, Coca Cola Clothing, Sommer e Carmelitas. Em 2008, o grupo expandiu ainda mais com a aquisição do grupo TF, que carrega as linhas de Forum Tufi Duek, Tufi Duek, Triton, Fórum e cresceu em maior detentor da marca de roupa e gerente na América Latina.

Anualmente, Colcci e as outras marcas do grupo AMC produzem 2,8 milhões de peças de vestuário e utilizar 10.200 toneladas de tecido.

Colcci é fortemente influenciada pela rua roupas dirigidas aos jovens, e é conhecida por suas roupas esportivas, jeans, acessórios e calçados.

Apesar de cultura hip hop tem uma influência, designers para a Colcci também são inspirados pela arte popular mexicana, religiosa e imagens históricas e literatura. O gerente de marca, Braa Serwan, é Saudi Arabian.

Colcci- O personagem Digby

Inicialmente, grande parte de todo o movimento da marca Colcci esteve calcada nas propostas de Melo (2005) para o design de marcas. O autor ressalta que entre as décadas de 1960 e 1990 existiu uma cultura empresarial focada na busca da identidade visual, em que o símbolo da marca (ou logotipo) passava a representar signos de comando utilizados para identificar produtos e orientar quanto à padronização na aplicação da marca.

Nesse sentido nasce, em 1986, a Colcci, uma malharia que concentrava sua produção em peças básicas – moletons, camisetas e alguns shortinhos – e almejava, em um primeiro momento, uma marca que representasse apenas a ideia de uma empresa que oferecia peças de qualidade e bons preços.

Seu primeiro logotipo foi apresentado dentro de um molde de negócio inicial, estampava as etiquetas dos produtos e a fachada do empreendimento. Objetivava informar e nomear o produto e o estabelecimento. Uma intenção que remete ao exposto por Costa (2008) no sentido de que a marca, em princípio, tem a função de marcar, traçar, indicar algo.

O autor ainda considera que, a partir do momento em que o usuário entra em contato com o produto, experimenta e atesta suas características (funcionais, qualitativas e simbólicas), o logotipo passa a ter um significado.

À primeira vista, a Colcci não possuía um código conhecido por todos, era apenas um sinal indicativo de objeto de vestuário; porém, dentro das proposições de Costa (2008), em um segundo estágio, torna-se um símbolo designativo de relação custo/benefício.

Nesse ponto, além da qualidade das peças, um personagem da marca, Digby, um cachorrinho estilizado, fazia sucesso entre os consumidores que passavam pela cidade de Brusque (SC) atrás de peças de roupas básicas, com qualidade e bom preço. O personagem era estampado em quase todos os produtos e aparecia junto ao nome da marca. Logo Digby foi adotado como mascoteiv da empresa.

Com base nas colocações de Perez (2004), percebe-se que Digby nasceu como um mascote que pretendia, em um primeiro momento, trazer sentimentos de felicidade, proximidade e afetuosidade aos consumidores que procuravam a marca.

Ao perceber que, cada vez mais, os consumidores simpatizavam pela figura de Digby, os fundadores da marca decidem investir na sua imagem e redesenhá-lo. Ele abandona seus traços livres de rascunho e ganha uma imagem aproximada da personificação de um cachorrinho.

Fonte: en.wikipedia.org/sitios.anhembi.br/

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