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História da Adidas

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História da Adidas
Logomarca da Adidas

A História da Adidas começou logo após a Primeira Guerra Mundial, quando Adolf Dassler desenvolveu um sapato de pano para atletas. Hoje, a empresa das três riscas é a segunda maior do mundo (Em volume de negócios) em artigos desportivos.

Adolf Dassler, chamado de Adi, tinha apenas 20 anos, quando desenvolveu em 1920, com os poucos materiais disponíveis logo depois da Primeira Guerra Mundial, sapatos de pano especiais para corredores, levado pela ideia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o sapato adequado para o desporto que praticava.

O sucesso do modelo serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu sapatos para outras disciplinas do atletismo e botas para futebolistas.

Já em 1928 os desportistas alemães disputaram a Olimpíada de Amesterdão calçando sapatos especiais da oficina de Dassler, que nunca se cansou, até morrer em 1978, de buscar o modelo perfeito da bota, do sapato, o que se traduz em 700 patentes e modelos registados em todo o mundo.

Já na década de 30, Dassler produzia 30 modelos para 11 disciplinas desportivas, com a ajuda de 100 funcionários. Entre os atletas que conquistaram títulos equipados com sapatos desenvolvidos por ele, estava o norte-americano Jesse Owens, que brilhou na Olimpíada de Berlim em 1936 com quatro medalhas de ouro.

Recomeço após a Segunda Guerra

Com o país em escombros, após a Segunda Guerra Mundial, Adi Dassler retomou a produção com 47 funcionários, fazendo sapatos desportivos de lona e borracha retirada de vasilhames usados pelos americanos para armazenar combustível.

Em 1947, juntou seu apelido com a primeira sílaba do sobrenome, criando a marca que logo se tornou símbolo de qualidade em todo o mundo: Adidas.

As três listas foram acrescentadas como marca registrada no ano seguinte.

A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da Adidas: na legendária partida final contra a Hungria, os jogadores da Seleção Alemã calçavam botas com pitões removíveis desenvolvidos por Adi Dassler.

Maior variedade de artigos desportivos

O sortimento de produtos nunca parou de crescer, incluindo a fabricação de bolas a partir de 1963 e de confecção desportiva desde 1967. Fundindo-se com o grupo Salomon, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo de artigos desportivos, que são vendidos sob diferentes marcas, num total de 600 modelos de sapatos e 1500 peças de confecção.

Os seus artigos são vendidos em mais de 160 países, graças a mais de 50 subsidiárias ou joint ventures. Os seus dois principais centros de produção, na sede principal em Herzogenaurach, Alemanha, e em Portland, Estados Unidos, empregam 3 mil pessoas. No mundo inteiro, a Adidas-Salomon tem 13 mil funcionários.

Fonte: publimark.sapo.p

História da Adidas

Adidas História

A Adidas foi fundada em 1924 na Alemanha por dois incomoda Adi e Rudolf Dassler.

A empresa foi nomeada primeira calçados Dassler e mais tarde tornou-se Adidas.

Pelos sapatos Dassler sendo vistos nas Olimpíadas isso realmente ajudou a empresa a obter itâ nome € ™ s conhecido. No entanto, em 1948, Rudolf Dassler deixa para começar a sua própria empresa, que agora é conhecido como Puma. Uma vez Rudolf deixou seu irmão veio com o famoso logotipo três listras e mudou o nome para Adidas.

As três listras foram criados para manter a estabilidade do pé, mas acabou sendo o logotipo.

Ao longo dos anos Adidas foi visto nos Jogos Olímpicos, e foi a marca líder tornando seus sapatos muito procurados por atletas olímpicos.

Em 1978, Adi Dassler passado aos 78 anos e sua esposa Kathe dirigiu a empresa.

Seis anos mais tarde Kathe passou e que a empresa foi deixado para seu filho Horst Dassler para correr, e três anos mais tarde Horst passado aos 51 anos depois da morte Horst⠀ ™ s Adidas funcionou em alguns dos principais problemas financeiros, e mais tarde Bernard Tapie trata de fazer uma tentar salvar a empresa.

Bem, para ser honesto, mais tarde abaixo da estrada um grupo de hip-hop chamado Run-DMC veio e colocou Adidas em outro nível, assim como Jordan fez por Nike, e o resto é história!

Eles ainda fizeram uma música chamada “My Adidas”, e foi um sucesso em todo o mundo.

Depois de Run-DMC veio a Adidas eles ainda tinham a sua própria linha de assinatura. Run DMC ainda está fazendo Adidas dinheiro hoje apenas como Jordan ainda está fazendo Nike toneladas de dinheiro …… esses caras são verdadeiras lendas do “jogo de sapato”.

A Adidas tem trabalhado com muitas pessoas famosas e tem uma linha de calçados de assinatura para Stan Smith, Kevin Garnett, Tracy McGrady aka TMAC, Missy Elliot, e muitos outros.

Os primeiros anos

1900 – 1949

Toda grande história tem um começo. Este começou em uma pequena cidade da Baviera, Alemanha.

Após os primeiros passos na cozinha lavagem de sua mãe, Adi Dassler registrado o “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” em 1924 e embarcou em sua missão de fornecer atletas com o melhor equipamento possível.

As medalhas de ouro em Amsterdam (1928, Lina Radke) e Berlim (1936, Jesse Owens) foram as primeiras recompensas e marcos – e apenas o começo da nossa história.

História da Adidas
O jovem Adi Dassler em sua fábrica de calçado

O fundador

Em 18 de agosto de 1949, Adi Dassler começou mais uma vez com a idade de 49 anos, registrou o “Adi Dassler adidas Sportschuhfabrik” e começou a trabalhar com 47 funcionários na pequena cidade de Herzogenaurach. No mesmo dia, ele registrou um sapato que incluiu o registro dos adidas soon-to-tornaram famoso 3-Stripes. De origens humildes para uma história de sucesso mundial – que foi acelerado por um milagre …

Um milagre em Berna

1954

Quem teria pensado que parafuso-em-pregos sobre chuteiras leves ajudaria a escrever a história? Quando a equipa nacional de futebol alemã enfrentou os húngaros imbatíveis na Copa do Mundo de 1954 final, eles ganharam muito mais do que apenas um troféu. Sua vitória inacreditável seria ouvida em todo o mundo para as próximas décadas. E isso fez adidas e seu fundador um nome familiar em campos de futebol em todos os lugares.

Reebok: Um irmão-de-ser, ainda milhas de distância

1958

Dois irmãos que trabalham juntos para o melhor do atleta. Soa familiar? Bem, esta história começou a atravessar o canal, a quilômetros de distância de Herzogenaurach.

Enquanto adidas continuou a crescer depois de 1954 o seu próprio milagre, dois homens britânicos pelos nomes de Joe e Jeff Foster deu empresa do avô “JW Foster and Sons” (fundada em 1895), um novo nome: Reebok. Mantenha-o em mente, por agora, vamos voltar a isso mais tarde.

Penas Belas fazer aves finas

1967

O que há em um nome? Tudo, quando o nome dele depois de um “Kaiser”. Quando o modelo de treino Franz Beckenbauer comemorou a sua estreia, ela se tornou a primeira peça de roupa para a adidas e abriu um negócio totalmente novo para uma empresa que, até então, era famoso por sapatos.

A confiança dos atletas

1968 – 1970

Como você consistentemente ganha a confiança dos atletas de classe mundial através das décadas? Produzir produtos inovadores que os tornam melhor para uma vez.

O segredo de Adi Dassler para o sucesso teve um ingrediente pessoal adicional: ele se reuniu com os atletas (alguns deles até mesmo como visitantes em Herzogenaurach), escutou atentamente o que eles disseram e constantemente observados o que pode ser melhorado ou até mesmo inventou para apoiar as suas necessidades. O melhor dos adidas melhor confiáveis e seu fundador, desde o início. E isso não iria mudar ao longo das próximas décadas.

Em 1970, a adidas conquistou mais um ramo da indústria de artigos esportivos, entregando a bola oficial, TELSTAR, para o 1970 FIFA World Cup ™. Como o nome já diz TELSTAR, a bola foi projetado para melhorar a visibilidade em preto e branco TV. Era o início de uma parceria maravilhosa, com adidas proporcionando a bola oficial para cada FIFA World Cup ™ que se seguiu .

Tornando-se um verdadeiro especialista polidesportivo

1972 – 1978

A partir de Herzogenaurach para o mundo: o 3-Stripes continuaram em expansão para mais e mais esportes ao longo dos anos.

Isso se reflete na ampla gama de atletas que confiam adidas para torná-los melhor: além de os suspeitos do costume, tais como melhores jogadores de futebol do mundo, como a seleção argentina, ícone outdoor Reinhold Messner escalaram montanhas na adidas sapatos e ginasta Nadia Comaneci marcou um 10 perfeito, repetidamente.

A morte de um sapateiro

1978

Adi Dassler morreu em 6 de setembro, pouco antes de seu 78o aniversário. O homem que quase sozinho redefiniu a indústria de artigos esportivos e levantou o valor de referência por uma milha deixou para trás uma empresa próspera.

O fim de uma era Dassler tornou-se o início de outro: o filho de Adi Horst, com o apoio de sua mãe Käthe, assumiu e – entre muitas outras coisas – continuou a dominar a sua invenção, o marketing esportivo moderno.

Fonte: www.theshoegame.com/www.adidas-group.com

História da Adidas

A marca Adidas é reconhecida mundialmente, também pudera é a segunda maior fábrica de materiais desportivos no mundo perdendo apenas para a concorrente nike, essa colocação no ranking de vendas se dá pela dedicação em fazer sempre o melhor.

Em 1920 começaram a serem  fabricadas as primeiras sapatilhas na alemanha, por dois irmãos Adolf e Rudolf Dassler, daí o nome Adidas, uma junção do apelido Adi e o sobrenome Das, 28 anos depois a empresa foi dividida e Rudolf montou a Puma.

A Adidas cresceu e foi vendida muitas vezes, mas sempre pensando em produzir o melhor, e em  2005 a Adidas anuncia a compra da Reebok, esse foi um passo fundamental para que a Adidas viesse a disputar o mercado com a nike, é também fornecedora dos vestuários oficiais da NBA.

É impossível falar de esporte sem se referir ao nome Adidas, ela esta presente em todas as grandes competições mundiais, com isso a necessidade de trazer sempre o melhor, em tênis, chuteiras, camisetas, calções, mochilas, bolas, meias, sungas, calças, etc, tudo o que voce imaginar necessário para a prática de qualquer esporte a Adidas pode lhe oferecer.

Atualmente a Adidas é patrocinadora de times campeões, como a Espanha na copa do mundo, Argentina e França, também é patrocinadora da FIFA e UEFA, fornecendo bolas, coletes, chuteiras, uniformes de arbitros, a sensação do ano foi a bola jabulani, presente na copa do mundo 2010, e várias outras atuações pelo mundo dos esportes.

Só quem trabalha com o melhor pode oferecer o melhor, os produtos Adidas estão disponíveis em diversas lojas para aquisição do público  em geral, conheça alguns dos produtos Adidas

O início da Adidas

A Adidas foi fundada na Alemanha em 1924 por Adi e Rudolf Dassler.

Em 1948, Rudolf Dassler deixa a empresa, na época conhecida como calçados Dassler e começa a sua própria companhia, que agora é conhecido como Puma.

Quando o seu irmão saiu, Adi concebeu o famoso logo das três riscas e mudou o nome da empresa para Adidas.

A Adidas tornou-se uma marca líder, com os Jogos e atletas Olímpicos.

Até agora…

Em 1978 Adi Dassler morreu com a idade de 78 anos e a sua mulher Kathe passou a dirigir a empresa.

Seis anos mais tarde Kathe morreu, deixando a empresa ao seu filho Horst, que morreu 3 anos depois da sua mãe.

Depois da morte de Horst a Adidas passou por uma série de problemas. Bernard Tapie chegou e fez um esforço para salvar a empresa.

Os verdadeiros salvadores da Adidas foram Run-DMC, um famoso grupo de hip-hop de meados dos anos 80.

Eles até fizeram uma canção chamada “My Adidas” e ainda hoje faturam para a Adidas.

A Adidas começou com calçado e vestuário desportivo e expandiu-se com acessórios desportivos e relógios.

Fonte: www.dicasurbanas.net/www.mastersintime.com

História da Adidas

As origens da marca datam do século 20, quando Adolph Dassler iniciou um pequeno negócio, na cidade alemã de Herzogenaurach, no coração da Francônia, ao norte de Nüremberg, produzindo malas militares e calçados para sustentar a família. A velha lavanderia de sua mãe foi logo convertida em uma modesta oficina de 20 metros quadrados. Mas o jovem fanático por esportes precisaria ser muito criativo para trabalhar nos difíceis anos do pós-guerra, sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequados. Inicialmente, o negócio era parecido com o de qualquer outro sapateiro, mas ele nunca desistiu de seu sonho e da paixão por desenvolver calçados especificamente para o esporte.

Após um período difícil de inflação e desemprego, seu irmão, Rudolf, juntou-se ao negócio em 1924. Sendo um vendedor treinado, Rudolf era responsável principalmente por tarefas administrativas, enquanto Adolf concentrava-se no desenvolvimento e na produção. Os irmãos fundaram a “Dassler sport shoes” (Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler) em 1924, inicialmente empregando 12 trabalhadores. Trabalhando dia e noite em sua oficina ampliada, os irmãos e seus funcionários conseguiam produzir 50 calçados por dia.

Em 1925, Dassler obteve suas primeiras patentes: uma para um calçado de corridas com travas forjadas a mão, e outra para uma chuteira de futebol com botões de couro rebitados.

Tudo motivado pela idéia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o sapato adequado para o esporte que praticava. O sucesso do modelo serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu sapatos para outras modalidades do atletismo e chuteiras para futebolistas. Utilizava sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar seus sapatos. 

Já em 1928 os esportistas alemães disputaram a Olimpíada de Amsterdã calçando sapatos especiais da oficina dos irmãos Dassler. Na década de 30, a oficina produzia 30 modelos para 11 disciplinas esportivas, incluindo patins, com a ajuda de 100 funcionários. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, o alemão Arthur Jonath tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma medalha usando calçados Dassler, tendo conquistado o bronze nos 100 metros rasos – o endosso que faltava para os irmãos empreendedores. Nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, atletas usando calçados Dassler conquistaram nada menos que 40 medalhas de ouro, incluindo quatro do lendário atleta americano negro Jesse Owens. O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, mandou confiscar a fábrica dos irmãos. Com o país em escombros após o conflito, os irmãos retomam o controle de seus negócios. Neste período, encontraram enormes dificuldades para manter o negócio. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra a lona e a borracha usadas de vasilhames pelos americanos para armazenar combustível para fabricação de seus calçados. Foi neste momento que os irmãos resolvem seguir caminhos distintos. Rudi fundou a Puma.

Adi criou a ADIDAS com apenas 47 funcionários. 

 A marca foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler. A busca por uma imagem que chamasse a atenção, para tornar seus calçados mais reconhecidos à distância, culminou com o famoso design das três listras, que foram acrescentadas como marca registrada no ano seguinte, surgindo assim um dos logotipos mais famosos do mundo.

A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da ADIDAS: na legendária partida final contra a Hungria, conhecida como “a batalha de Berna”, os jogadores da seleção alemã calçavam chuteiras com travas removíveis desenvolvidas por Adi Dassler. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa. 

 Fundindo-se com o grupo Salomon, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo em artigos esportivos, que são vendidos sob diferentes marcas, em um total de 600 modelos de sapatos e 1.500 peças de confecção.

Em 2005 a ADIDAS deu um grande passo para tentar recuperar o mercado mundial de equipamentos esportivos ao comprar a inglesa Reebok por US$ 3.5 bilhões.

No ano seguinte executou outra manobra ousada ao pagar cerca de US$ 400 milhões para ser patrocinadora oficial da liga de basquete americana (NBA).

Em 2008, a ADIDAS inaugurou uma gigantesca loja com 3.170m² distribuídos por quatro andares, a maior da marca alemã, na cidade chinesa de Pequim, que servirá de modelo para futuras lojas nas principais capitais cosmopolitas do mundo. Somente na China a marca alemã possui 5.000 em 500 cidades.

Fonte: www.sixsoft.empresarial.ws

História da Adidas

Adi Dassler – o homem que deu Adidas Seu Nome

Adolf Dassler foi inspirado por uma única idéia quando fez seus primeiros sapatos em 1920, com a idade de apenas 20. Sua visão era fornecer todos os atletas com o melhor calçado para a sua respectiva disciplina.

Foi este princípio que o guiou até sua morte em 1978.

Seu primeiro sapato, feita a partir de poucos materiais disponíveis no período do pós-guerra difícil, foi produzido a partir de lona. Ele próprio um atleta apaixonado, desde o início Adi Dassler esteve em estreito contacto com os participantes de esportes e sempre esteve presente na pessoa de eventos desportivos importantes.

Adi Dassler focado seu trabalho sobre as disciplinas clássicas de pista e campo. Os atletas usavam sapatos especiais da sua oficina, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdam. Em meados dos anos 1920 ele já estava experimentando com spikes.

Em meados de 1930 Adi Dassler já estava fazendo 30 sapatos diferentes para onze esportes, e ele tinha uma força de trabalho de cerca de 100 funcionários. Em menos de duas décadas adidas avançou para se tornar fabricante de calçados esportivos do mundo de liderança.

Depois do tumulto da Segunda Guerra Mundial, Adi Dassler fez um novo começo. Em 1947, com 47 trabalhadores, ele começou a colocar em prática o conhecimento adquirido a partir do período pré-guerra e também novas ideias. Adi Dassler fez os primeiros calçados esportivos do pós-guerra, usando lona e borracha de tanques de combustível norte-americanos. Em 1948, ele introduziu adidas como o nome da empresa, uma combinação de seu próprio nome e sobrenome. Um ano mais tarde, ele registrou o – até hoje – três listras inconfundíveis.

A descoberta veio para Adi Dassler, quando a Alemanha venceu a Copa do Mundo de Futebol em 1954. No final lendário contra a Hungria, a equipe alemã usava botas com tachas de parafuso-in – por adidas.

Paralelamente ao rápido desenvolvimentos no esporte, Adi Dassler se esforçou para se especializar e otimizar seus produtos. Adi Dassler foi o primeiro empresário a utilizar promoção de esporte, a fim de sensibilizar o público de suas inovações. Ele começou a usar atletas conhecidos como propaganda para seus produtos. Muitos atletas famosos, como Jesse Owens, Muhammad Ali, Max Schmeling, Sepp Herberger e Franz Beckenbauer contou-se entre os amigos da família Dassler.

Agressivo publicidade tornou-se um dos pilares de sua política corporativa. A partir de agora, Adi Dassler veio com uma inovação de produtos para todos os principais eventos, documentando a superioridade do calçado adidas. Em constante contato com atletas ativos em uma ampla variedade de disciplinas, ele desenvolveu o sapato ideal para quase todos os esportes. Juntamente com seu filho Horst, Adi Dassler criou uma empresa internacional que era, e ainda é, presente em todos os eventos esportivos do mundo.

A partir de meados dos anos 1960, a adidas também iniciou a produção de vestuário para competição e treinamento. Produção bola começou em 1963, e desde 1970, a bola oficial em todos os grandes eventos de futebol tem sido um produto adidas.

Adi Dassler morreu em 1978, com a idade de 78. Levando em seu património e as suas ideias, o seu nome e os seus desenvolvimentos vai continuar a ajudar os atletas em seus esforços para empurrar os limites de desempenho, em para o novo milênio.

Após a morte do fundador da empresa, a viúva de Adi Dassler Käthe e seu filho Horst assumiu o comando da gestão da empresa. Horst Dassler aperfeiçoou as oportunidades oferecidas pela promoção de esporte. Sob sua orientação, adidas tornou-se um líder global no setor de inovações em marketing esportivo. Ele também foi responsável pela criação da marca na França. Horst Dassler morreu inesperadamente em 1987, com a idade de 51.

Em 1989, a adidas foi transformada em uma sociedade anônima (“Aktiengesellschaft”). No início da década de 1990, depois de um período de transição difícil, adidas voltou a suas raízes e sua finalidade inicial.

A história

As origens da marca datam do início da década de 20 quando Adolph Dassler iniciou um pequeno negócio, na cidade alemã de Herzogenaurach, no coração da Francônia, ao norte de Nüremberg, produzindo malas militares e calçados esportivos como forma de sustentar sua família. A velha lavanderia de sua mãe foi logo convertida em uma modesta oficina de 18 metros quadrados. Mas o jovem fanático por esportes precisaria ser muito criativo para trabalhar nos difíceis anos do pós-guerra, sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequados. Inicialmente, o negócio era parecido com o de qualquer outro sapateiro, mas ele nunca desistiu de seu sonho e da paixão por desenvolver calçados esportivos duráveis para proteger os atletas de lesões. Todos os calçados eram de couro e feitos à mão.

Após um período difícil de inflação e desemprego, seu irmão, Rudolf, juntou-se ao negócio em 1924.

Os irmãos fundaram no dia 1 de julho a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (em alemão, Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler), inicialmente empregando apenas 12 trabalhadores. Sendo um vendedor treinado, Rudolf era responsável principalmente por tarefas administrativas, enquanto Adolf concentrava-se no desenvolvimento e na produção. Em pouco tempo, trabalhando dia e noite em sua oficina ampliada, os irmãos e seus funcionários conseguiam produzir 50 calçados por dia.

Em 1925, Dassler obteve suas primeiras patentes: uma para um calçado de corridas com cravos forjados a mão, e outra para uma chuteira de futebol com travas.

Tudo motivado pela idéia que o guiou durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o calçado adequado para o esporte que praticava. O sucesso dos modelos serviu de incentivo para Adi Dassler, que logo desenvolveu calçados esportivos específicos para outras modalidades.

Em 1927 os irmãos alugam suas primeiras instalações e rapidamente a produção sobe para 100 calçados por dia.

Utilizando sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar seus calçados, já em 1928 alguns esportistas alemães disputaram os Jogos Olímpicos de Amsterdã utilizando sapatos especiais da oficina dos irmãos Dassler. No ano seguinte, a empresa produz suas primeiras chuteiras de futebol, com solado de couro e travas combinadas com uma “barra de estabilização”. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, o alemão Arthur Jonath tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma medalha usando calçados Dassler, tendo conquistado o bronze nos 100 metros rasos – o endosso que faltava para os irmãos empreendedores. Nesta década, a oficina produzia, com a ajuda de 100 funcionários, aproximadamente 30 modelos de calçados para 11 disciplinas esportivas diferentes, incluindo patins com quatro rodas.

Nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, atletas usando calçados Dassler conquistaram nada menos que 40 medalhas de ouro, incluindo quatro do lendário atleta americano negro Jesse Owens.

O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, mandou confiscar a fábrica dos irmãos. Com o país em escombros após o conflito, os irmãos retomam o controle de seus negócios. Durante este período, eles encontraram enormes dificuldades para manter o negócio em funcionamento.

A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra lona de barracas, couro de luvas de baseball e borracha utilizadas pelos americanos para a fabricação de seus calçados. Foi neste momento que os irmãos, devido a divergências, especialmente políticas, resolvem seguir caminhos distintos. Rudi fundou a Puma.

Adi criou a adidas (escrita com letras minúsculas mesmo) com apenas 47 funcionários. O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler.

A busca por uma imagem que chamasse a atenção, para tornar seus calçados mais reconhecidos à distância, culminou com o famoso design das três listras, surgindo assim um dos logotipos mais famosos do mundo.

A marca adidas foi registrada somente em 18 de agosto de 1949.

Também neste ano, as três listras são registradas oficialmente como marca comercial da adidas.

Adi então, concentra seus esforços na criação de novas chuteiras de futebol.

O resultado: são fabricadas as primeiras chuteiras de futebol com travas de borracha moldada ajustáveis.

Nos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952, a adidas foi a marca de calçados esportivos mais utilizada. Foi neste evento que surgiram os primeiros calçados de corrida com travas removíveis.

Outro acontecimento marcante para a adidas que ocorreu nesta olimpíada foi a conquista de três medalhas de ouro por Emil Zatopek nos 5.000m, 10.000m e maratona, utilizando calçados da marca.

A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da marca adidas: na legendária partida final contra a Hungria, conhecida como “a batalha de Berna”, os jogadores da seleção alemã calçavam leves chuteiras de cano baixo com travas de náilon parafusáveis especialmente desenvolvidas por Adi Dassler.

Nesta época a empresa já produzia mais de 450.00 pares de calçados todos os anos. Foi nos Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956 que Horst, filho de Adi, deu início ao marketing esportivo moderno. No evento, 75% dos atletas que conquistaram medalhas utilizavam calçados da marca adidas.

No final desta década, em 1959, o estabelecimento e a construção de uma fábrica na França foi a primeira tarefa atribuída a Horst, filho de Adi. Nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, Wilma Rudolph, apelidado de “Gazela Negra”, ganhou três medalhas de ouro no atletismo utilizando calçados com travas para curta distância. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa. Adi Dassler nunca se cansou, até morrer em 1978, de buscar o modelo perfeito da chuteira, do tênis e das bolas, o que se traduz em mais de 700 patentes e modelos registrados em todo o mundo.

No início dos anos 90, a marca resolveu investir na junção do esporte com o mundo da moda, lançando produtos antigos e clássicos com uma nova interpretação.

Fundindo-se com o grupo francês Salomon, especializado em equipamentos para a prática de esqui na neve, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a então Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo em artigos esportivos, que eram vendidos sob diferentes marcas, em um total de 600 modelos de calçados e 1.500 peças de confecção.

A adidas também comprou as empresas Taylormade Golf e Maxfli, permitindo assim a concorrência com a Nike Golf. Em 2005, ano em que vendeu a marca Salomon, a empresa deu um grande passo para tentar recuperar o mercado mundial de equipamentos esportivos ao comprar a tradicional inglesa Reebok por US$ 3.5 bilhões.

No ano seguinte executou outra manobra ousada ao pagar cerca de US$ 400 milhões para ser patrocinadora oficial da liga de basquete americana (NBA).

Em 2008, a empresa inaugurou uma gigantesca loja com 3.170 m² distribuídos por quatro andares, a maior da marca alemã, na cidade chinesa de Pequim, que servirá de modelo para futuras lojas nas principais capitais cosmopolitas do mundo.

Em 2011, a marca inaugurou sua primeira Core Store em São Paulo, no shopping Pátio Higienópolis.

O conceito pretende atingir tanto os consumidores de produtos esportivos, quanto os clientes comuns, que buscam apenas as coleções da marca. Com essa loja, a adidas passou a contar com 11 lojas em São Paulo, seis a mais que Nova Iorque e sete a mais que Londres

A linha do tempo

1931: Introdução dos primeiros calçados para a prática do tênis.

1950: Introdução de uma chuteira versátil batizada de SAMBA. Esta chuteira foi criada para melhor tração no gelo, na neve e em terreno congelado.

1952: Introdução das primeiras malas esportivas.

1957: Introdução da primeira chuteira em couro de canguru e solas com ar. Desenvolvimento da primeira meia-sola de poliamida para calçados de corrida.

1960: Em comemoração aos Jogos Olímpicos de Roma, a adidas lança o tênis de treinamento ITALIA, que se tornaria um dos maiores símbolos da marca, sendo produzido até os dias de hoje em quantidades muito limitadas.

1963: Início da produção das bolas de futebol.

1964: Introdução do TOKIO 64, tênis de atletismo mais leve da época, pesando apenas 135 gramas cada.

1967: Introdução da primeira linha de roupas esportivas com as tradicionais três listras.

1968: Lançamento do adidas GAZELLE, um tênis de treinamento que se tornou um dos maiores sucessos e ícone da marca alemã. Atualmente é um símbolo de status. Lançamento do ACHILLE, primeiro calçado desenvolvido para a prática do jogging. Primeira empresa do mundo a fabricar solas de poliuretano injetadas com várias travas.

1972: O tradicional chinelo ADILETTE é introduzido no mercado, tornando-se um dos maiores clássicos da marca alemã. Desenvolvimento de calçados para corrida com meia-sola que possuía uma combinação de pele de tubarão e poliamida para proporcionar maior tração.

1974: Lançamento das primeiras raquetes de tênis.

1976: Lançamento de um calçado para atletismo com “sistema Vario”, uma combinação de plástico e metal intercambiáveis.

1982: Lançamento da COPA MUNDIAL, que se tornou a chuteira mais vendida de todos os tempos.

1984: Lançamento do MARATHON TRAINING, um revolucionário tênis de corrida com um pequeno computador acoplado.

1988: Introdução do revolucionário sistema TORSION, utilizado até hoje na produção de muitos de seus modelos de calçados. O sistema proporciona estabilidade e controle dos movimentos da parte da frente do pé e do calcanhar.

1991: Lançamento da adidas EQUIPAMENT, uma linha de produtos esportivos profissionais de alto desempenho contendo calçados e roupas. Esta linha foi renomeada em 2002 para adidas sport style.

1994: Lançamento da adidas PREDATOR, uma revolucionária chuteira que logo se tornou um grande sucesso no meio futebolístico e um dos produtos de maior sucesso da poderosa marca alemã.

1996: Lançamento das chuteiras com tecnologia TRAXION nas solas, representando um novo marco de desenvolvimento no segmento.

2000: Lançamento da PREDATOR PRECISION, chuteira revolucionária introduzida durante a EUROCOPA. Aproximadamente 25% dos gols feitos na competição foram marcados por atletas que utilizavam esse modelo de chuteira.

2001

Lançamento da adidas ORIGINALS, uma linha composta por jaquetas, tênis, agasalhos e bolsas, produzida entre as décadas de 20 e 80, e relançada com novos desenhos e interpretações, que se tornou carro-chefe da onda retro, e também uma verdadeira mina de ouro para a marca, respondendo por cerca de 15% das receitas globais da empresa. São peças decoradas com as indefectíveis três listras e o logotipo em forma de trevo.

Inauguração das duas primeira unidades da adidas ORIGINALS STORE nas cidades de Berlim em setembro e Tóquio em dezembro, para vender os produtos “fashion” da marca alemã. A loja se tornou um sucesso em cidades que possuem estreita relação com a moda, como Barcelona, Milão, Nova Iorque, Amsterdã, Londres, São Paulo, Miami, Seul e Hong Kong. Atualmente existem mais de 160 unidades ao redor do mundo.

Lançamento do projeto “Experiência em Personalização”, que proporcionava aos consumidores a oportunidade de criar seu próprio calçado exclusivo segundo suas especificações pessoais exatas em termos de função, ajuste e aparência.

2003

Lançamento do adidas JetConcept, um revolucionário tecido empregado em trajes aquáticos para nadadores profissionais que diminuía a resistência da água em relação ao corpo. O produto ganharia enorme visibilidade com o nadador Ian Thorpe que utilizou a vestimenta no campeonato mundial realizado em Barcelona onde conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.

Inauguração de sua nova loja de fábrica, localizada em sua sede, com 3.500 metros quadrados.

2004: Lançamento da PREDATOR PULSE em comemoração ao décimo aniversário da chuteira, considerada a mais avançada para a prática do futebol já desenvolvida com seu exclusivo sistema que otimiza a distribuição de massa.

2005

Lançamento do adidas a1, primeiro tênis inteligente do mundo. Possuía na sola um microprocessador, capaz de fazer 5 milhões de cálculos por segundo. O tênis sabia onde pisava: um sensor instalado na parte inferior do calcanhar verificava a inclinação do solo, o tipo de superfície (cimento, madeira, terra, areia) e enviava esses dados ao chip, que, então, ajustava o amortecimento do tênis de acordo com o impacto. O tênis foi considerado a grande invenção de artigos esportivos da última década, e mesmo com seu sistema computadorizado pesava apenas 425 gramas. Mas o preço não era nada leve. Aqui no Brasil, chegou á custar R$ 1.000. Por isso mesmo, a adidas restringiu a produção a 10.000 unidades.

Lançamento do PROJECT FUSION, primeiro projeto de treinamento integrado do mundo.

Lançamento da +PREDATOR ABSOLUTE, mais nova geração da famosa chuteira com uma tecnologia que permite aos jogadores acrescentar potência a cada chute.

Lançamento do adidas_1 basketball, primeiro tênis inteligente de basquete do mundo.

Introdução da linha de roupa feminina no estilo esporte/fashion assinada pela badalada estilista Stella McCartney.

2006

Lançamento da adidas +F50 TUNIT, chuteira que tinha três opções de cravos, duas de palmilhas e três de carcaças. Essa nova tecnologia revolucionária permitia que o jogador modificasse a qualquer momento o calçado, adaptando-o para qualquer tipo de campo, condição climática e estilo pessoal.

Lançamento da inovadora coleção masculina PORSCHE DESIGN, composta por peças para desempenho de alta tecnologia para o esporte e o design.

Inauguração da Mi Adidas Innovation Center, uma espécie de centro tecnológico, localizada na badalada Avenida Champs-Élysées em Paris, onde o consumidor pode fazer o seu próprio tênis, customizado inclusive os pontos principais que tocam o chão de forma específica para cada pé. No centro da loja existe uma passarela que capta o movimento dos pés e informa ao computador central qual o maior ponto de impacto para um caso específico. A partir daí o consumidor poderá escolher toda a estrutura externa do tênis e depois de 3 a 4 semanas o tênis é entregue em sua residência.

A marca alemã inovou ao longo da história introduzindo tecnologias como: (introduzida em 2002) um sistema, com elementos moldados independentemente, projetados para amortecer, direcionar e impulsionar os pés a cada passo; ClimaCool (introduzida em 2002) que consistia em produtos com ventilação de 360º; e a , um sistema de gerenciamento de energia, que amortece, orienta e impulsiona o pé proporcionando a passada perfeita.

As bolas

A marca alemã vem desenvolvendo bolas de futebol profissional desde 1963, quando a maioria delas era marrom, pesada e dura ao chutar. A primeira bola produzida chamava-se SANTIAGO. Desde então, a marca tem se dedicado a impulsionar a tecnologia do futebol para o futuro, sempre inovando e nunca se contentando com o básico.

As bolas adidas se tornaram tão famosas quanto à própria marca graças a Copa do Mundo. Em 1966, a empresa alemã já estava em posição de apresentar uma nova bola com 32 gomos à FIFA na disputa para fornecer a bola oficial da Copa do Mundo na Inglaterra. Infelizmente para a empresa, o modelo inglês acabou sendo escolhido para o torneio realizado na terra natal do futebol. Quatro anos mais tarde, em 1970, o sonho foi realizado, quando a empresa forneceu a TELSTAR (feita totalmente em couro e 32 gomos costurados à mão) como sua primeira bola oficial de jogo em uma Copa do Mundo da FIFA. A Telstar, cujo nome origina-se de “Estrela da Televisão”, foi a primeira bola de futebol na cor branca com pentágonos pretos, o que era particularmente útil, já que a Copa do Mundo foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela televisão.

A adidas TANGO, produzida para a Copa do Mundo da FIFA 1978, se tornaria um ícone do design futebolístico. Todas as bolas das cinco Copas do Mundo da FIFA seguintes, na Espanha, México (chamada AZTECA), Itália (Chamada ETRUSCO), Estados Unidos (chamada QUESTRA) e França (chamada TRICOLORE e primeira bola de futebol multicolorida) basearam-se no design da lendária Tango, até que a FEVERNOVA mudou totalmente o estilo, para a Copa do Mundo realizada na Coréia/Japão em 2002. Para a Copa do Mundo da FIFA de 2006, a marca alemã desenvolveu a melhor bola de futebol de todos os tempos, a +Teamgeist. Seu conceito completamente novo ficava à altura das exigências cada vez maiores dos grandes astros do futebol. A +Teamgeist foi a primeira bola totalmente sintética e com apenas 14 gomos.

Para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a marca alemã criou a bola JABULANI, que significa “comemorar” no idioma zulu. A bola oficial da Copa do Mundo representava a variedade cultural da África do Sul e o colorido do continente africano. Eram 11 cores distintas, cada uma para uma das províncias do país sede do torneio. A nova bola introduziu importantes avanços em termos de tecnologia. Ao passar as mãos pela bola, a primeira coisa que chamava a atenção era a textura com ranhuras de aderência que asseguravam um domínio completo, uma trajetória estável no ar e uma aderência perfeita em qualquer condição.

Além disso, ao contrário dos moldes anteriores das bolas de futebol da marca alemã, constituídas por gomos planos, a Jabulani era formada por oito gomos em 3D unidos termicamente e, pela primeira vez na história, os gomos foram moldados esfericamente para dar à bola um formato perfeitamente cilíndrico, o que garantia uma precisão nunca antes alcançada.

O escândalo

A história da empresa apresentada em sua página oficial na Internet está incompleta. Talvez por que esteja indiretamente ligada a escândalos financeiros.

Tudo começou após um período de sérios problemas depois da morte repentina do filho de Adolf Dassler, Horst, em 1987 aos 51 anos, quando a empresa foi comprada em 1989 por Bernard Tapie, um famoso empresário que fez fortuna resgatando empresas quase falidas, desmantelando-as e vendendo-as parte por parte, por 1.6 bilhões de francos franceses (US$ 320 milhões), dinheiro este originário de empréstimos. Ao assumir o comando da empresa ele decidiu mudar a produção para o continente asiático, onde a mão-de-obra era abundante e barata. Também contratou a cantora Madonna para divulgar a marca no mundo.

Porém, em 1992, não conseguiu pagar os juros de seu empréstimo. Então, pediu ao banco Crédit Lyonnais para vender a empresa. Ao invés disso, o banco acabou comprando a ADIDAS, o que é normalmente proibido pelas leis francesas. Aparentemente, o banco estatal tentou fazer um favor ao polêmico empresário, tentando livrá-lo dos problemas, já que ele era ministro de Assuntos Urbanos no governo francês da época.

Esquecendo por que o banco realmente comprou a adidas, ele mais tarde processou-o, porque se sentiu lesado pela venda. Em fevereiro de 1993, o banco vendeu a empresa alemã para Robert Louis-Dreyfus, um amigo do próprio Bernard Tapie (e primo de Julia Louis-Dreyfus do famoso seriado de TV Seinfeld). Robert se tornou o novo presidente da empresa. Ele também era presidente do time de futebol Olympique de Marseille, ao qual Tapie era intimamente ligado. O próprio Tapie foi à falência em 1994, sendo alvo de diversos processos, principalmente relacionado à manipulação de resultados no futebol. Condenado, passou seis meses na prisão La Santé em Paris em 1997 depois de ter sido sentenciado 18 anos.

Robert Louis-Dreyfus foi muito bem sucedido administrando a adidas até 2001. Admitidamente, seu grande segredo foi simplesmente copiar o que a Nike e a Reebok faziam.

O famoso trevo

No final da década de 60 e início da década de 70 problemas crescentes com falsificações de sua marca registrada fizeram Adi Dassler desenvolver um novo logotipo. Em 1972, nascia o famoso logotipo Trefoil (três folhas em francês), vindo a se tornar a marca registrada oficial da empresa, adornando cada um de seus itens de vestuário.

História da Adidas
Famoso logotipo Trefoil (três folhas em francês)

O marketing

A estratégia de marketing da marca adidas é muito dependente do patrocínio de grandes eventos esportivos como as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol (onde a empresa pagou cerca de US$ 50 milhões para ser patrocinadora oficial), federações esportivas e atletas individuais. A empresa alemã gasta em média mais de US$ 900 milhões em marketing, a maior parte disso em patrocínio, mas também em publicidade e outros tipos de comunicação. Nomes como Muhammad Ali, Franz Beckenbauer e Zinedine Zidane tornaram-se lendas das três listras, contribuindo para que a marca se tornasse o que é hoje.

Porém um episódio marcou a história da adidas.

Nas Olimpíadas de 1972, o nadador Mark Spitz estava a caminho de ganhar sete medalhas de ouro quando recebeu a visita de Horst Dassler, filho do fundador da empresa, na Vila Olímpica de Munique. Ele pediu para o norte-americano usar a marca nas cerimônias de entrega de medalhas. O problema é que provavelmente os calçados ficariam cobertos pelas calças que os nadadores usavam. Dassler então sugeriu para Spitz carregar os sapatos na mão. O atleta ficou contagiado pelo entusiasmo de Dassler e segurou um par de adidas Gazelle, quando acenou para a multidão. Spitz teve que se explicar depois ao Comitê Olímpico Internacional (COI), mas a marca ganhou enorme visibilidade mundial com esse episódio. A partir deste momento o mundo sabia quem era a marca adidas.

Em 1998, a adidas se tornou a primeira marca de material esportivo a ser nomeada pela FIFA patrocinadora oficial do evento. Talvez a maior campanha publicitária da marca alemã foi lançada globalmente em 2003 com o slogan “Impossible is Nothing” e estrelada por astros como o boxeador Muhammad Ali, o jogador de futebol David Beckham e o jogador de basquete Tracy McGrady. Atualmente a empresa fornece os uniformes das principais seleções do mundo, como Alemanha (US$ 298 milhões /10 anos), Argentina (€ 6 milhões/ano), China, México, Grécia, Japão, Paraguai, Nigéria, Dinamarca, África do Sul, Escócia e Espanha, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.

Na Copa do Mundo de Futebol em 2010, a adidas vestiu 12 das 32 seleções que participaram do torneio.

Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e fornece material para grandes clubes do futebol mundial como Lyon, Milan, Real Madrid (US$ 29.6 milhões/ano), Bayern de Munique, Chelsea (US$ 21 milhões/ano), Liverpool, Bayer Leverkusen, Schalke 04, Benfica, Ajax, Fluminense, Palmeiras, River Plate, Fenerbahçe, Galatasaray, Panathinaikos e Dínamo Kiev. Também possui uma constelação de craques patrocinados como os ingleses David Beckham, Frank Lampard e Steven Gerrard; os alemães Michael Ballack, Bastian Schweinsteiger e Lukas Podolski; os espanhóis David Villa, Xavi, Iker Casillas e Xabi Alonso; o português Nani; os italianos Alessandro Nesta e Alessandro Del Piero; os brasileiros Kaká, Luis Fabiano, Fred, Nilmar, Thiago Neves, Gomez e Lúcio; os uruguaios Diego Lugano e Diego Forlán; os goleiros Petr Cech e Edwin van der Sar; os argentinos Lionel Messi e Juan Román Riquelme; o holandês Robin Van Persie e Arjen Robben; os franceses Djibril Cissé, David Trézéguet e Zindedine Zidane (mesmo aposentado), entre outros. No tênis a marca alemã tinha como seu principal atleta Ivan Lendl, que surgiu com uma grande promessa e alcançou o topo do ranking em 1985. Outra sensação da época foi a tenista Steffi Graf.

Atualmente a marca patrocinada os tenistas Andy Murray, Fernando González, Caroline Wozniacki e Justine Henin. Além disso, patrocina a lendária equipe de rúgbi da Nova Zelândia, conhecida como All Blacks.

Os slogans

adidas is all In. (2011)
Impossible is Nothing.
(2003)
I kiss football.
(2001)
Want to play
(2000)
Feet you wear.
(1998)
Performance shoes for runners.
(1997)
Forever Sport.
(década 90)
We’re running serious.
(1985)
Spirit of the games.
(1984)

Dados corporativos

Origem: Alemanha
Fundação:
18 de agosto de 1949
Fundador:
Adolph Dassler
Sede mundial
: Herzogenaurach, Bavária, Alemanha
Proprietário da marca:
Adidas AG
Capital aberto:
Sim (1995)
Chairman & CEO:
Herbert Hainer
Presidente:
Erich Stamminger
Faturamento:
€11.99 bilhões (2010)
Lucro:
€567 milhões (2010)
Valor de mercado:
€9.3 bilhões (março/2011)
Valor da marca:
US$ 5.495 bilhões (2010)
Lojas:
+ 560
Presença global:
+ 160 países
Presença no Brasil:
Sim (22 lojas)
Funcionários:
34.444
Segmento:
Marcas esportivas
Principais produtos:
Calçados e roupas esportivas, acessórios e equipamentos
Outras marcas:
Reebok, TaylorMade e CCM Hockey
Ícones:
O logotipo Trefoil e as três listras
Slogan:
adidas is all In.

O valor

Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca adidas está avaliada em US$ 5.495 bilhões, ocupando a posição de número 62 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no mundo

Seus produtos são vendidos em mais de 160 países através de mais de 80 subsidiárias e mais de 560 lojas próprias. Além da sede mundial, localizada em Herzogenaurach na Alemanha, onde trabalham aproximadamente 2 mil pessoas, seus dois principais centros de desenvolvimento, localizados em Scheinfeld (perto de Nuremberg, também na Alemanha) e Portland (chamado de adidas VILLAGE) nos Estados Unidos, empregam mais de 3 mil pessoas entre designers, engenheiros mecânicos e físicos. No mundo inteiro, a empresa tem mais de 36 mil funcionários e fatura anualmente de quase €12 bilhões. Aproximadamente 67% de seus produtos são produzidos na Ásia (onde concentra 22% da produção na China), 19% na América e 14% na Europa e na África.

Você sabia?

Atualmente, a adidas é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás da maior rival a Nike, e líder na Europa onde a marca americana é a segunda. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para futebol com 40% do mercado mundial.

Calçados feitos à mão para alguns nomes importantes, como David Beckham, ainda são produzidos na Alemanha.

Fonte: mundodasmarcas.com

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