Breaking News
Home / Filosofia / Antropomorfismo

Antropomorfismo

PUBLICIDADE

O que é antropomorfismo?

Doutrina filosófica que interpreta toda a realidade seja ela física ou metafísica por semelhança ou analogia ao comportamento humano. Em outros termos, o antropomorfismo atribui a seres inanimados ou irracionais (seres de natureza não humana) características exclusivas dos seres humanos: sentimentos, comportamentos, pensamentos, fala etc.

Está presente, em maior ou menor grau, em todas as religiões do mundo que moldam seus deuses tornando-os forças naturais personificadas em formas humanas idealizadas, sublimadas tendo em vista tornar as suas divindades acessíveis aos seres humanos.

Os poemas homéricos Ilíada e Odisseia educaram política e espiritualmente o povo grego fazendo uso constante da antropomorfização dos deuses, sem deixar de lado princípios como: harmonia, proporção, limite e medida que serão fundamentais para o pensamento clássico posterior.

Antropomorfismo

Crítica ao Antropomorfismo

Xenófanes de Colofonte é um dos pensadores da filosofia clássica que empreendeu uma feroz crítica ao antropomorfismo mítico presente nas epopeias e tragédias gregas, mais especificamente os poemas de Homero (Ilíada e Odisseia) e a Teogonia de Hesíodo.

Segundo o filósofo, o antropomorfismo,quando aplicado pelas religiões, altera apenas quantitativa e não qualitativamente as formas, medidas e características próprias dos seres humanos atribuídas aos deuses.

Desse modo, expõe Xenófanes:“Um deus é o supremo entre os deuses e os homens; nem em sua forma, nem em seu pensamento é igual aos mortais”. Com isso, o filósofo dá início o combate ao antropomorfismo mítico presente tanto na tradição mítica quanto na religião pública grega.

O filósofo italiano Nicola Abbagnano, em seu Dicionário de Filosofia, citando Xenofonte, afirma: “Os homens”, disse ele, “creem queos deuses tiveram nascimento e que têm voz ecorpo semelhantes aos deles” (Fr. 14, Diels);por isso, os etíopes fazem os seus deuses denariz chato enegros; os trácios dizem que têmolhos azuis e cabelos vermelhos; até os bois, oscavalos, os leões, se pudessem, imaginariam osseus deuses à sua semelhança (Fr. 16, 15)”.

Em outras palavras, os deuses projetados pela mentalidade humana reduzir-se-iam a meras reproduções quantitativas dos próprios humanos que lhes idealizaram, sem diferenças plausíveis que justifique tais idealizações.

Antropomorfismo Animal

É bastante provável que você já tenha vista expressões do tipo: “meu cão tem raiva de criança”, “o cavalo lusitano de meu avô sorriu pra mim”. Essas e outras expressões sejam conscientes ou inconscientes, ao atribuir características humanas aos animais, representam tentativas de transformação dos animais em seres humanas.

Em alguns casos, isso pode ser inclusive prejudicial ao animal, por exemplo, nos casos de superproteção em que a pessoa ignora as características próprias aos animais para poder aproximá-lo o máximo possível da sua pessoa seja colocando-lhe roupas, laços etc. Nem todos cães/gatos gostam desses enfeites e respeitar a natureza do animal é fundamental. No vídeo a baixo, a médica veterinária Dra.Daniella Sother expõe com muita clareza o processo de antropomorfização animal e suas consequências.

Fábio Guimarães de Castro

Referências Bibliográficas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia (vol. I). 8. ed. São Paulo: Paulus, 2007.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Justiça e Direito em Nietzsche

Justiça e Direito em Nietzsche

PUBLICIDADE O que é Justiça e Direito em Nietzsche? A justiça e o direito são abordados …

Behaviorismo Ryleano

Behaviorismo Ryleano

PUBLICIDADE O que é o behaviorismo ryleano? Gilbert Ryle, contrário à mente substancial cartesiana, defende …

Pitagóricos

Pitagóricos

PUBLICIDADE Dentre os chamados filósofos Pré-Socráticos, cumpre destacar com grande importância os discípulos de Pitágoras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.