Hinduísmo

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Hinduísmo – O que é

hinduísmo é a religião mais antiga do mundo, segundo muitos estudiosos, com raízes e costumes que datam de mais de 4.000 anos.

Hoje, com mais de 1 bilhão de seguidores , o hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, depois do cristianismo e do islamismo . Cerca de 94 por centodos hindus do mundo vivem na Índia.

Como a religião não tem um fundador específico, é difícil traçar suas origens e história.

O hinduísmo é único porque não é uma única religião, mas uma compilação de muitas tradições e filosofias: os hindus adoram vários deuses diferentes e divindades menores, honram uma variedade de símbolos, respeitam vários livros sagrados diferentes e celebram com uma ampla variedade de tradições, feriados e costumes. Embora o sistema de castas na Índia tenha começado com o hinduísmo, esse sistema não é mais rigidamente aplicado.

Hoje existem quatro seitas principais do hinduísmo: Shaivismo, Vaishnava, Shaktismo e Smarta, bem como várias seitas menores com suas próprias práticas religiosas.

O hinduísmo é a religião seguida por cerca de 70 por cento dos cerca de setecentos milhões de pessoas da Índia. Em outros lugares, com exceção da ilha indonésia de Bali, os hindus representam apenas populações minoritárias. Os limites geográficos da Índia de hoje não são, no entanto, adequados para contornar uma descrição completa dessa religião.

Ao longo de diferentes períodos nos últimos quatro ou cinco milênios, o hinduísmo e seus antecedentes predominaram nas áreas adjacentes do Paquistão e Bangladesh e foram influentes em outras regiões como Afeganistão, Sri Lanka, Sudeste Asiático e Indonésia. Mas nessas áreas as influências hindus foram substituídas ou ofuscadas pelas influências de outras religiões, principalmente o budismo e o islamismo. Este relato tratará apenas do hinduísmo como ele tomou forma historicamente na “grande Índia” do subcontinente indiano. seguida por cerca de 70 por cento dos cerca de setecentos milhões de pessoas da Índia. Em outros lugares, com exceção da ilha indonésia de Bali, os hindus representam apenas populações minoritárias. Os limites geográficos da Índia de hoje não são, no entanto, adequados para contornar uma descrição completa dessa religião.

Hinduísmo – Religião


Hinduísmo

hinduísmo, também conhecido como Sanatana Dharma, é a religião viva mais antiga do mundo.

É uma religião natural, o que significa que suas filosofias e práticas são consideradas universalmente acessíveis por meio de estudo sincero, razão e experiência, além de revelação especial. O hinduísmo também é uma religião indígena composta por uma família diversificada de filosofias e tradições que foram praticadas principalmente em toda a Ásia por milhares de anos.

Hoje, o hinduísmo é uma religião global com adeptos representando praticamente todas as origens raciais, étnicas e nacionais e vivendo em todos os continentes, e compreendendo maiorias em três países: Índia, Nepal e Maurício.

A maioria das tradições, seitas ou escolas dentro do hinduísmo compartilham certos conceitos distintos e fundamentais, apesar da ausência de um começo identificável na história, fundador único, estabelecimento religioso central ou única escritura autorizada. Dois desses conceitos fundamentais são o da unicidade da existência e o pluralismo.

Todos os seres, desde o menor organismo até o homem, são considerados manifestações do Divino (existência, ser puro, luz da consciência) ou reflexos das qualidades do Divino, dependendo da escola de pensamento.

Por causa dessa divindade compartilhada, o hinduísmo vê o universo como uma família ou, em sânscrito, Vasudhaiva Kutumbakam.

O hinduísmo também promove o conceito do igual valor de toda a humanidade, conforme expresso no antigo hino:

Ajyesthaso akanishthaso ete sambhrataro vahaduhu saubhagaya.

“Ninguém é superior, nem inferior. Todos são irmãos marchando para a prosperidade.”

A humanidade, por ser considerada a mais evoluída espiritualmente, carrega assim uma responsabilidade especial de honrar o igual valor de todas as pessoas e a unidade subjacente da existência por meio do relacionamento de cada um consigo mesmo e com os outros.

Garantir que os pensamentos, palavras e ações de alguém defendam e promovam valores como verdade, bondade, equanimidade, empatia, generosidade e igual consideração é como essa responsabilidade é cumprida.

A invocação hindu popularmente recitada demonstra essa preocupação com o parentesco universal e o bem-estar:

Om sarve bhavantu sukhinah. Sarve santu niraamayaah. Sarve bhadraani pashyantu. Maa kaschid dukhbhaag bhavet.

“Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres sejam saudáveis. Que todos os seres experimentem a prosperidade. Que ninguém no mundo sofra.”

Contra o pano de fundo dessa compreensão de igualdade e unidade, o mundo hindu foi capaz de abraçar a realidade da diversidade por meio de sua filosofia de pluralismo. Cada ser, com seus vários gostos e desgostos, suas personalidades únicas e suas diferentes culturas, não apenas se conectam uns com os outros de suas próprias maneiras, mas também se conectam com o Divino de suas próprias maneiras individuais.

Como tal, os hindus entendem o Divino (existência, ser puro, luz da consciência) como:

1) Manifestar-se em diferentes formas;
2) 
Ser compreendido e cultuado por diversos meios;
3)
 Fale com cada indivíduo de maneiras diferentes para capacitá-los não apenas a acreditar no Divino, mas experimentar e conhecer o Divino.

Essa aceitação do pluralismo contribuiu para a incrível liberdade espiritual e religiosa que se testemunha no hinduísmo – em suas muitas tradições de divindades, caminhos ou iogas, escolas de pensamentos, tradições sagradas, formas de adoração, etc.

A cosmovisão do pluralismo não é aplicável apenas aos hindus, mas a todos os membros desta família universal. Assim, o hinduísmo reconhece não apenas a possibilidade, mas também a existência de mais de um caminho (religião) ou forma de se relacionar com a Verdade (Deus).

Esse pluralismo verdadeiro e não adulterado é capturado no antigo hino sânscrito:

Ekam sat vipraha bahudha vadanti.

“A verdade é uma, os sábios a chamam por muitos nomes.”

Ao se relacionar com outras religiões, o hinduísmo afirma que não é apenas prejudicial, mas inerentemente falho insistir que o próprio caminho em direção a Deus é o único caminho verdadeiro e significativo.

Com base nessa firme crença pluralista, o hinduísmo nunca sancionou o proselitismo. Além disso, ao longo de sua vasta história, os hindus nunca invadiram outra terra em nome da religião. Também está claro que, durante séculos no Sudeste Asiático, foi esse tipo de pluralismo absoluto hindu que forneceu o ambiente ideal para coexistência pacífica e prosperidade para pelo menos oito grandes religiões, incluindo hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo, islamismo , Sikhismo, Jainismo e Zoroastrian.

O hinduísmo tem seis grandes escolas de pensamento

Ao longo dos tempos, várias escolas de teologia se desenvolveram no hinduísmo por meio de uma tradição dinâmica de questionamento e debate filosófico.

De questões atemporais e universais como o propósito da vida ao relacionamento entre humanos e o Divino (existência, ser puro, luz da consciência) emergiram muitas escolas de pensamentos ou darshanas.

Darshana significa literalmente “ver” e se relaciona com as diferentes formas de “ver” o Divino e alcançar moksha ou libertação do ciclo de nascimento e renascimento.

Seis darshanas são reconhecidos como os mais influentes:

Vaisheshika
Nyaya
Sankhya
Mimamsa ou Purva Mimamsa
Ioga
Vedanta (incluindo Advaita, Dvaita e Vishishtadvaita)

Hinduísmo – Origens

A maioria dos estudiosos acredita que o hinduísmo começou em algum lugar entre 2300 aC e 1500 aC no Vale do Indo, perto do atual Paquistão. Mas muitos hindus argumentam que sua fé é atemporal e sempre existiu.

Ao contrário de outras religiões, o hinduísmo não tem um fundador, mas é uma fusão de várias crenças.

Por volta de 1500 aC, o povo indo-ariano migrou para o vale do Indo, e sua língua e cultura se misturaram com as dos povos indígenas que viviam na região.

Há algum debate sobre quem influenciou mais quem durante esse tempo.

O período em que os Vedas foram compostos tornou-se conhecido como o “Período Védico” e durou de cerca de 1500 aC a 500 aC Rituais, como sacrifícios e cânticos, eram comuns no Período Védico.

Os períodos épico, purânico e clássico ocorreram entre 500 aC e 500 dC Os hindus começaram a enfatizar a adoração de divindades, especialmente Vishnu, Shiva e Devi.

O conceito de dharma foi introduzido em novos textos, e outras religiões, como o budismo e o jainismo, se espalharam rapidamente.

Hinduísmo – Principais escrituras hindus

hinduísmo é rico em escrituras e inclui uma extensa coleção de escritos religiosos antigos.

Esses textos sagrados são classificados amplamente em duas categorias: Shruti e Smriti.

A palavra Shruti significa literalmente “ouvido” e consiste no que os hindus acreditam ser verdades eternas semelhantes à lei natural. Esses textos são reverenciados como “revelados” ou de origem divina e acredita-se que contenham as verdades fundamentais do hinduísmo.

A segunda categoria de escritura é Smriti, que significa literalmente “memória” e se distingue de Shruti em termos de sua origem.

Os ensinamentos nos textos de Smriti devem ser lembrados aos adeptos das verdades eternas de Shruti, e lidos e interpretados à luz das mudanças nas circunstâncias de kala (tempo), desha (terra) e guna (personalidade).

Alguns dos textos mais conhecidos incluem:

Shruti

Vedas: A palavra Veda significa “conhecimento”. Existem quatro Vedas: Rig, Sama, Yajur e Atharva, dos quais o Rig Veda é o mais antigo.
Upanishads: Esses textos, com mais de 100, contêm uma extensa exploração dos métodos de compreensão do eu, de Deus e da natureza do mundo.
Smriti

Upavedas: Os Upavedas consistem em quatro textos principais, incluindo:

Ayurveda – ciência da saúde e da vida
Dhanurveda – ciência da guerra
Gandharvaveda – o estudo da estética e delineia as formas de arte
Arthashastra – orientação sobre administração pública, governança, economia e política

Puranas: As histórias nos Puranas traduzem os significados das antigas escrituras Shruti e as ensinam às massas, explicando os ensinamentos dos Vedas e Upanishads por meio de histórias e parábolas. Existem 18 Puranas maiores (Mahapuranas) e muitos menores (upapuranas).

Ramayana: Este épico popular conta a história de vida do nobre príncipe chamado Rama, que os hindus acreditam ser uma encarnação do Divino. O príncipe Rama sofre um ano de exílio e muitas dificuldades enquanto destrói poderosos demônios antes de retornar para governar seu reino. Existem inúmeras versões do Ramayana, das quais as mais conhecidas são as do autor original Sage Valmiki e do poeta-santo Tulsidas.

Mahabharata: Com mais de 100.000 versos, o Mahabharata é um épico histórico e é o poema mais longo que o mundo já conheceu. Baseado em um extenso conflito entre dois ramos da família Kaurava, o Mahabharata é um tesouro de histórias e discursos sobre a prática do dharma, incluindo a importância da verdade, justiça, auto-sacrifício e a defesa do dharma, a necessidade de devoção completa a Deus, e a futilidade final da guerra

Bhagavad Gita: O Bhagavad Gita é uma escritura primária para os hindus. Embora seja uma pequena parte do Mahabharata e tecnicamente classificado como um texto Smriti, é tradicionalmente considerado um Upanishad. Destina-se a ajudar a entender que defender o dharma pode ser desafiador, especialmente em situações em que não há um certo ou errado claro.

Agama Shastras: Antigos e numerosos, incluindo muitos que se perderam ao longo dos séculos, esses textos tratam de aspectos práticos de devoção e adoração, incluindo rituais e práticas pessoais e do templo.

Hinduísmo – Contribuições hindus da antiguidade

Ao contrário das percepções populares de que o hinduísmo é uma religião mística preocupada exclusivamente com conceitos transcendentais da prática espiritual, o hinduísmo tem sido uma fonte de vastas contribuições para a civilização global ao longo de mais de cinco milênios.

Como uma prática religiosa que aspira a compreender os mistérios eternos da existência, o hinduísmo nunca foi um dogma regressivo ou fechado satisfeito com interpretações historicistas de um livro sagrado. De fato, os hindus exploraram os mistérios da ciência, matemática e astronomia para deleitar-se com a glória da Criação.

Avanços de época em metalurgia, medicina, gramática, música e dança, entre outras disciplinas, vieram dos primeiros praticantes do hinduísmo e suas escrituras estão repletas de observações práticas e esotéricas.

Algumas contribuições perenes do hinduísmo:

Educação: A primeira universidade em Takshashila em 700 a.C.

Matemática: O conceito de zero (200 d.C.). O moderno sistema numérico e decimal (300 a.C.). O valor de pi (497 d.C.). Área de um triângulo (476 d.C.). Equação quadrática (991 d.C.). Trigonometria.

Astronomia: Conceito de planetas no sistema solar orbitando o sol (500 d.C.). A Terra é redonda, girando no eixo e a gravidade como uma força de atração pela Terra (500 d.C.). Conceito de tempo como 365 dias em um ano.

Metalurgia: Aço, ferro e ouro descobertos em escavações arqueológicas datadas de 3.000 a.C.

Medicamento: Ayurveda, um sistema de medicina alopática e holística e agora objeto de redescoberta, originou-se em 1000 a.C. O texto detalhado chamado Charaka Samhita inclui anatomia, fisiologia e vários tratamentos usando várias plantas, frutas e ervas.

Cirurgia: O Sushruta Samhita (600 a.C.) é considerado o primeiro texto detalhado com descrições seminais de procedimentos e instrumentos cirúrgicos que, com modificações, são conceitualmente usados hoje.

Literatura: O sânscrito desenvolveu-se como a língua sistemática mais antiga do mundo. O Ramayan (antes de 3.000 a.C.) e os 100.000 versos do Mahabharata (300 a.C.) são épicos veneráveis que continuam a inspirar os hindus até hoje.

Artes: A música clássica indiana altamente sofisticada encontra suas origens no Sama Veda, um dos quatro Vedas originais. As quatro formas de dança clássica da Índia encontram suas origens e inspirações na tradição religiosa hindu.

Ioga e Meditação: Estas são, talvez, as contribuições espirituais mais amplamente reconhecidas do hinduísmo para a humanidade. Hatha Yoga, o sistema amplamente praticado de exercícios de limpeza, é apenas uma das disciplinas de Yoga que encorajam o avanço espiritual, físico e intelectual. A meditação, um processo que acalma e concentra a psique, é parte integrante da prática yogue e reconhecida com o yoga por seus efeitos salutares no bem-estar pessoal.

Trindade Hindu – O que é

trindade hindu refere-se, informalmente, ao panteão cosmológico do hinduísmo. Este panteão é composto pelas três principais divindades do hinduísmo, Brahma, Vishnu e Shiva. Em sânscrito, essas três divindades são chamadas de Trimurti, ou “três formas”. Brahma, Vishnu e Shiva desempenham um papel integral no funcionamento do cosmos.

A cosmologia hindu comumente aceita sustenta que, no período entre os ciclos cósmicos, Vishnu dorme no oceano cósmico. Este oceano é conhecido como o Oceano Garbhodaka. O sono de Vishnu é um sono cósmico personificado pela deusa Yoganidra. Sua cama são as costas de uma grande divindade serpente conhecida como Naga. O nome deste Naga é Sesa, que significa “resto”. Em outras palavras, Vishnu dorme sobre o que resta após o fim do último ciclo cósmico.


Estatueta de estanho de Ganesha, filho de Shiva, um dos trindade hindu

O ciclo cósmico é posto em movimento quando um lótus com mil pétalas brota do umbigo de Vishnu. No meio do lótus está Brahma, o criador. Brahma olha nas quatro direções, observando o oceano cósmico, e então cria o mundo. Uma vez que o mundo é criado, Vishnu o sustenta. Ele faz isso principalmente preservando o dharma, o conceito hindu de verdade e virtude.


Vishnu é uma das três principais divindades do hinduísmo

Vishnu mantém o mundo por um período de tempo conhecido como Dia de Brahma. Perto do final do dia de Brahma, Shiva assume a forma de Nataraja e dança a dança cósmica da destruição, conhecida como ananda natanam. Após a destruição, há um período de 311,04 trilhões de anos de nada. Este é o período de tempo durante o qual Vishnu dorme nas costas de Sesa.

O nada persiste enquanto Vishnu permanece adormecido no oceano cósmico, o Oceano Garbhodaka, sob o feitiço de Yoganidra. O período do nada termina quando Yoganidra suspende seu feitiço, Vishnu desperta, outro lótus de mil pétalas brota de seu umbigo e floresce para revelar Brahma dentro.

Ao discutir divindades hindus, é importante lembrar que a hierarquia do panteão hindu não é fixa. Em outras palavras, quando se fala da trindade hindu, refere-se a uma organização frouxa. Além da Trimurti, ou trindade hindu, existem outras ideias sobre a organização hierárquica das divindades, e estas são igualmente válidas sob a égide do hinduísmo. Por exemplo, várias escolas de pensamento colocam um dos membros da tríade Brahma-Vishnu-Shiva acima dos demais. O Vaishnavismo devota a Vishnu e o Shaivismo a Shiva.

Outra escola popular de pensamento, Smartism, concentra-se em cinco divindades. Estes são Vishnu, Shiva, o filho de Shiva, Ganesha, a grande deusa Devi e a divindade solar Surya. Shaktismo devota a Maha Devi, a grande deusa. Os devotos Hare Krishna colocam Krishna acima de Vishnu, apesar do fato de que dentro da estrutura cosmológica geralmente aceita, Krishna é um avatar, ou encarnação, de Vishnu.

Como sugerem essas informações variadas, a ideia da trindade hindu, embora certamente seja uma visão sólida e amplamente aceita do panteão hindu, não é a única. Talvez o nome sozinho traga conflito, já que sugere semelhança com a Santíssima Trindade do cristianismo. Nesse sentido, o termo trindade hindu é um nome impróprio, e outros termos continuam a ser cunhados e usados para indicar o sistema de três partes de Brahma, Vishnu e Shiva. Talvez o mais apropriado seja o termo sânscrito Trimurti, em vez do termo interpretado, trindade hindu.

Fonte: www.academia.edu/www.hinduamerican.org/www.history.com/cisindus.org

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