Breaking News
Home / Filosofia / Demagogia

Demagogia

PUBLICIDADE

O que é demagogia?

O dicionário Aurélio descreve como um dos possíveis significados para o termo demagogia: “Conjunto de processos políticos hábeis tendentes a captar e utilizar, com objetivos menos lícitos, a excitação e as paixões populares”.

Embora aparentemente nebulosa a definição, dada pelo dicionário, o termo é bastante comum ao nosso cotidiano; utilizado largamente no plano político para designar ações de diferentes representantes do povo que, com objetivos pouco lícitos, arquitetam discursos visando manipular a consciência popular a aderir a suas propostas.

Demagogia

O Bem-Amado de Dias Gomes

Na literatura brasileira um grande exemplo de demagogo pode ser encontrado na farsasócio-políticaO Bem-Amadode Dias Gomes. Nela, o leitor tem conhecimento das estratégias adotadas pelohomem público,corrupto e demagogo político, Odorico Paraguaçu, candidato à Prefeito de Sucupira, que à semelhança dos corruptos políticos brasileiros não hesita esforços para se eleger ainda que isso custe enganar seu eleitorado com promessas inatingíveis e desnecessárias para a realidade sócio-política local ou fazer uso de meios ilícitos para atingir e manter o apoio popular.Caso tenha interesse na obra sugerimos a sua leitura, que inclusive,recorrentemente, é cobrada no exame Enem e em diversos vestibulares do país.

Características dos Demagogos:

Os demagogos embora possam ser diversos haja vista às multiplicidades de possíveis circunstâncias de sua prática demagógica, é comum que esses apresentem as seguintes características:

– Pessoas públicas com grande aceitação popular;
– Flexibilidade moral e ética para ajustá-las aos seus interesses, normalmente políticos;
– Valem-se de argumentos apelativos, emocionais e falaciosos visando estrito convencimento do seu público-alvo;
– Mostram-se conservadores ou progressistas a depender da necessidade momentânea, sem posicionamentos claros e coerentes em sua prática, a menos que tais posicionamentos sejam essenciais para a conquista de seu objetivo.

Demagogia: degeneração da Democracia

O filósofo grego Aristóteles apontou a demagogia como sendo uma degeneração da democracia. Em que alguém, com certo apoio popular, consegue manipular a consciência das massas e redirecionar os desejos e vontades coletivas para a concretização dos interesses pessoais do demagogo. Nesse sentido, o demagogo aproveita das vantagens do regime democrático, mas desvirtua suas finalidades de modo a adequá-las aos seus objetivos, tal qual faz o personagem Odorico Paraguaçude O Bem-Amado.

Fábio Guimarães de Castro

Referências Bibliográficas

GOMES, Dias. O Bem-Amado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

Veja também

Raciocínio Analógico

Raciocínio Analógico

PUBLICIDADE Definição Processo de raciocínio do particular para o particular, que deriva uma conclusão a …

Raciocínio Dedutivo

Raciocínio Dedutivo

PUBLICIDADE Definição de Raciocínio Dedutivo O raciocínio dedutivo é um processo lógico em que uma conclusão é …

Utopia

Utopia

A Utopia é a idealização de um mundo normalmente paralelo ao real, mas que é governado por princípios distintos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.