Breaking News
Home / Filosofia / Ética Social

Ética Social

PUBLICIDADE

Definição

O significado da ética social é um conjunto de regras ou diretrizes, baseadas em torno de escolhas e valores éticos, aos quais a sociedade adere. Muitas dessas regras geralmente não são ditas e, em vez disso, devem ser seguidas.

A ética social não deve ser uma lista detalhada de regras a serem aplicadas em qualquer situação. Eles devem servir de guia, estabelecendo as regras básicas para o que a sociedade julgar aceitável. O bem-estar da sociedade como um todo é colocado à frente dos interesses de qualquer indivíduo, e isso ajuda a garantir que todos sejam responsabilizados uns pelos outros.

O que é Ética Social?

Ética Social são os princípios filosóficos e morais que, de uma forma ou de outra, representam a experiência coletiva de pessoas e culturas. Esse tipo de ética geralmente age como uma espécie de “código de conduta” que governa o que é e o que não é aceitável, além de fornecer uma estrutura para assegurar que todos os membros da comunidade sejam cuidados.

A ética padrão é tipicamente orientada pela moral individual que determina o certo ou errado.

Dentro de uma sociedade, o foco geralmente é mais sobre o que pode ser considerado um comportamento apropriado para as pessoas como um todo.

As pessoas percebem as coisas de maneira diferente, no entanto, e várias culturas compartilham crenças frequentemente opostas; como tal, o que é considerado “certo” para um grupo pode não ser necessariamente e universalmente consistente – e definir a ética social como um absoluto é muitas vezes muito difícil.

Ação Dita para as Pessoas

Existem alguns padrões gerais que os membros da maioria das sociedades devem aderir no decorrer da interação regular entre si. Às vezes, isso se reflete em leis ou códigos legais – como proibições contra assassinato e roubo, por exemplo.

Textos religiosos como a Bíblia às vezes podem ser usados como base para o clima ético de uma sociedade. Mais frequentemente, porém, são coisas que devem ser feitas ou não feitas por nenhuma outra razão que sejam as “coisas certas a fazer”. A proverbial “regra de ouro” de “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”. se encaixa bem neste modelo.

Como corporações e empresas são afetadas

Na maioria dos lugares, as empresas também seguem os princípios da ética social. Isso pode vir na forma de fontes e embalagens ecológicas ou “verdes”, por exemplo. A responsabilidade local também pode desempenhar um papel – os líderes corporativos muitas vezes se sentem obrigados por normas éticas a doar uma porcentagem dos lucros anuais para instituições de caridade locais, por exemplo, ou para incentivar os funcionários a se envolverem com serviços comunitários ou oportunidades de voluntariado na área próxima. Muitos vêem isso como uma maneira de uma empresa “devolver” às comunidades que lhes permitem ter sucesso em primeiro lugar.

Diferenças Culturais e Regionais

Ética Social
Ética Social

Parte do problema de definir universalmente a ética social é que existem muitos elementos diferentes que contribuem para eles. Língua, raça, gênero e cultura entram na equação; religião e educação também desempenham um papel. Os padrões usados para reforçar a ética social também são numerosos, incluindo valores familiares, crenças religiosas, moralidade, integridade e assim por diante.

Para que os padrões da sociedade funcionem em face de tais diferenças, a maioria das sociedades opera sob um sistema de “regra de maioria”, em que o que é melhor para a maioria das pessoas se torna padrão. Os direitos e interesses da maioria só podem ser aplicados na medida em que outros não sejam prejudicados ou marginalizados.

A ética social baseada na maioria geralmente inclui compartilhar com os outros, fazer boas ações e reconhecer diferentes pontos de vista.

A ética social também envolve tipicamente aceitação e tolerância das diferenças.

Problemas urgentes

Tópicos como economia, imigração, pobreza e fome muitas vezes criam algumas das maiores questões dentro do campo da ética social. Preocupações com o meio ambiente, a homossexualidade e a tolerância religiosa também tendem a figurar no topo da lista, juntamente com a pena de morte, o aborto e a clonagem humana.

Esses e outros problemas semelhantes costumam suscitar grandes preocupações quando se trata de como as comunidades julgam “certo” e “errado”.

O papel da ética social é fornecer aos membros da sociedade uma estrutura para abordar questões controversas ou sensíveis, para que todos possam coexistir pacificamente.

Responsabilidade Social e Ética

responsabilidade social é uma teoria ética, na qual os indivíduos são responsáveis por cumprir seu dever cívico; as ações de um indivíduo devem beneficiar toda a sociedade. Desta forma, deve haver um equilíbrio entre o crescimento econômico e o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Se esse equilíbrio é mantido, então a responsabilidade social é alcançada.

O que significa ser socialmente responsável e ético?

A teoria da responsabilidade social é construída sobre um sistema de ética, no qual decisões e ações devem ser eticamente validadas antes de prosseguir. Se a ação ou decisão causar danos à sociedade ou ao meio ambiente, isso seria considerado socialmente irresponsável.

Valores morais inerentes à sociedade criam uma distinção entre o certo e o errado. Desta forma, acredita-se que a justiça social (pela maioria) está no “certo”, mas mais frequentemente do que não esta “justiça” está ausente. Todo indivíduo tem a responsabilidade de agir de maneira benéfica para a sociedade e não apenas para o indivíduo.

Quando a Responsabilidade Social e a Ética se Aplicam?

A teoria da responsabilidade social e da ética aplica-se tanto às capacidades individuais como de grupo. Deve ser incorporado em ações / decisões diárias, particularmente aquelas que afetarão outras pessoas e / ou o meio ambiente. Na maior capacidade do grupo, um código de responsabilidade social e ética é aplicado dentro do grupo, bem como durante as interações com outro grupo ou um indivíduo.

As empresas desenvolveram um sistema de responsabilidade social adaptado ao ambiente da empresa. Se a responsabilidade social é mantida dentro de uma empresa, os funcionários e o ambiente são mantidos iguais à economia da empresa. A manutenção da responsabilidade social dentro de uma empresa garante a integridade da sociedade e do meio ambiente.

Muitas vezes, as implicações éticas de uma decisão / ação são negligenciadas para ganho pessoal e os benefícios são geralmente materiais. Isso freqüentemente se manifesta em empresas que tentam burlar as regulamentações ambientais. Quando isso acontece, a interferência do governo é necessária.

Ética social na sociedade

O significado da ética social: A ética é uma regra aplicada para restringir o relacionamento com os outros, para que uma boa comunicação possa ser estabelecida e familiar. O mesmo ocorre com as regras de ética social adotadas por uma ordem social como resultado de criações humanas criadas com o objetivo de manter boas relações e harmonia com a comunidade.

A ética social é aplicável em uma comunidade e, às vezes, tem vida própria. A característica que aparece depende da cultura e costumes aplicáveis em áreas onde a comunidade ou a residência da comunidade. Então, a cultura ainda é influenciada mais pela mentalidade da comunidade local, bem como pela localização e condições geográficas em que as comunidades vivem.

Fonte: www.reference.com/www.wisegeek.org/www.pachamama.org/culturesocial.com

Veja também

Utopia

Utopia

A Utopia é a idealização de um mundo normalmente paralelo ao real, mas que é governado por princípios distintos.

Mito da Alma Gêmea

Mito da Alma Gêmea

PUBLICIDADE É bem provável que você já tenha tido contato com a expressão “alma gêmea”. …

Dogmatismo

Dogmatismo

PUBLICIDADE O que é o Dogmatismo? Do grego dogma (doutrina estabelecida), o dogmatismo é a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.