Breaking News
Home / Filosofia / Ideologia

Ideologia

PUBLICIDADE

Ideologia é, sem dúvida, um dos conceitos das ciências humanas e sociais mais utilizados. É bem provável que você já ouviu a música Ideologia de autoria de Roberto Frejat e Cazuza, ou ainda, em suas aulas de Filosofia, Sociologia, História, Literatura; e certamente já se deparou com esse termo que está muito além de significar apenas um conjunto sistematizado de ideias.

O termo ideologia foi largamente usado por filósofos, sociólogos e afins. Encontramos seus usos, pra citar alguns, em: Destutt de Tracy, Lênin, Lukács, Althusser, Marx, Gramsci, Mannheim, Comte, Durkheim, entre outros que ao usar o termo para as mais diversas finalidades acabaram estabelecendo uma polissemia para o conceito de ideologia.

Assim como a quase totalidade dos grandes conceitos das ciências humanas e sociais, o termo ideologia sofreu constantes metamorfoses semânticas desde a seu primeiro uso em 1801 pelo filósofo francês Antoine Louis ClaudeDestutt de Tracy, designando a análise crítica das ideias.

Conforme ressalta Abbagnano, na modernidade, mais especificamente século XIX, o marxismo irá se apropriar do termo na luta contra a cultura burguesa, ou seja, em Marx embora não tenhamos uma efetiva teorização sobre a ideologia as diversas leituras de suas obras tendem a apontar o sentido negativo da ideologia entendida enquanto instrumento da classe hegemônica (burguesia) para mascarar “uma realidade menos morta” e impedir nos dominados (proletariado) a consciência de sua condição de classe dominada e explorada.

Idelogia

No limite, em Marx, a ideologia camuflaria a luta de classes fazendo parecer que a sociedade é um todo harmônico onde os interesses de todos são atendidos, independentemente de suas respectivas classes sociais.

Contrário à Marx, o filósofo e cientista político Antonio Gramsci não entende toda e qualquer ideologia como sendo necessariamente negativa, mas antes entende também como força mobilizadora na construção e reconstrução da história. Desse modo, o filósofo italiano alarga o conceito de ideologia atribuindo-lhe significação tanto positiva quanto negativa. E aproxima a noção de ideologia ao processo de tomada de consciência (conscientização) da dominação de classe.

Fábio Guimarães de Castro

Referências Bibliográficas

PERRUSI, Artur. Sobre a noção de ideologia em Gramsci: análise e contraponto. Revista Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n 21, p. 415-442, 2015. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/501/391>.Acesso em: 13 out. 2017.

Veja também

Raciocínio Dedutivo

Raciocínio Dedutivo

PUBLICIDADE Definição de Raciocínio Dedutivo O raciocínio dedutivo é um processo lógico em que uma conclusão é …

Utopia

Utopia

A Utopia é a idealização de um mundo normalmente paralelo ao real, mas que é governado por princípios distintos.

Mito da Alma Gêmea

Mito da Alma Gêmea

PUBLICIDADE É bem provável que você já tenha tido contato com a expressão “alma gêmea”. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.