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A Apologia de Sócrates é uma obra de Platão (428-348 a.C.) em que o filósofo grego relata o julgamento que terminou na morte de seu mestre Sócrates por ingestão de cicuta (veneno). Nessa obra, tem-se a apresentação do discurso de Sócrates perante o júri ateniense que pretendia condenar o filósofo por impiedade.
Dentre as acusações, mote do julgamento, cumpre citar: o desrespeito às leis da cidade, aos deuses tradicionais e a suposta corrupção da juventude ateniense. É claro o viés político premeditado dessas acusações dirigidas ao filósofo afinal de contas Sócrates incomodou gente muito importante com a aplicação social de seu método conhecido como método socrático.
Na apologia (defesa), Sócrates se recusa a apresentar uma defesa tradicional, isto é, apelativa, emotiva, fortemente enviesada por retórica para simplesmente ser inocentado diante do júri ateniense sob a alegação de não perder a dignidade que lhe resta. E neste ponto, é importante frisar o momento da apologia quando Sócrates mostra que ele foi condenado não por faltar-lhe palavras para conseguir a absolvição, mas por faltar-lhe “cinismo e descaramento” que, somada à “falta de vontade de dizer-lhes as coisas que vocês mais gostariam de ouvir” resultaram na sua condenação e morte.
Neste sentido, mesmo consciente da dificuldade em convencê-los, o filósofo defende com astúcia a liberdade de consciência e de pensamento e o caráter crítico próprio do processo do filosofar que, relacionado à vida, dá-lhe a justificação. Daí a famosa frase: “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida” intimamente ligada não só ao seu percurso filosófico, mas também às suas posições inclusive diante da condenação quando prefere a morte a renegar à sua liberdade de pensamento e expressão.
E é nesse sentido que temos, na obra, a morte retratada como um ganho positivo a ponto de o filósofo afirmar: “É chegado, porém, o momento de partir. Vou morrer e vocês viverão, mas só Deus sabe a quem cabe o melhor quinhão”. O que, noutras palavras, nos impõe o questionamento sobre quem efetivamente teve destino melhor: o filósofo que partiu para uma outra dimensão e assim garantiu a integridade da sua dignidade intelectual e moral ou os seus discípulos que permaneceram, mas sob controle ideológico da sociedade ateniense. A resposta a essa simples pergunta é, sem dúvida, complexa de ser dada e envolve vários fatores internos e externos ao indivíduo, daí a atualidade sempre presente dessa da Apologia de Sócrates.
O leitor mais familiarizado com as obras platônicas, diante da leitura da Apologia de Sócrates, tende a se questionar se o relato que lemos na obra é, de fato, expressão fiel do julgamento e condenação ou uma simples interpretação, dada por Platão ao fato, repleta de insatisfações que contrariavam a sua predileção por seu mestre. Embora insolúvel a questão quanto à obra ter ou não impressões subjetivas de Platão, que excedam o fato do julgamento, um dado é inegável: a obra permanece atual e tem muito a nos ensinar ainda hoje no século XXI.
A tela que ilustra este texto é do pintor francês Jacques-Louis David que representa o momento que antecede ao auto sacrifício de Sócrates pela ingestão da cicuta logo após ser condenado pelo júri ateniense por impiedade. A obra pode ser contemplada presencialmente no Metropolitan Museum of Art em Nova York.
Platão – Apologia de Sócrates – (Livro)
Platão – Apologia de Sócrates
Aviso sobre a vida de Platão
Platão nasceu em Atenas em 428-427 a.C. AC no domínio de Collytos. Segundo Diógenes Laércio, seu O padre Ariston era descendente de Codros. Sua mãe Perictionè, irmã de Cármides e prima de Crítias, a tirano, descendente de Dropides, que Diógenes Laércio dá como irmão de Sólon. Platão tinha dois irmãos mais velhos, Adimanto e Glauco, e uma irmã, Potone, que era a mãe de Espeusipo. Seu pai Ariston teve que morrer cedo; porque sua mãe se casou novamente seu tio Pirilampo, com quem teve um filho, Antífon.
Quando Platão morreu, não havia mais nenhum membro da família que uma criança, Adimanto, que provavelmente era neto do seu irmão. Platão o nomeou seu herdeiro, e nós vamos encontrar um membro da Academia sob Xenócrates; lá A família de Platão provavelmente morreu com ele; porque não ouvimos mais falar sobre isso. Era costume que uma criança fosse chamada seu avô, e Platão deveria ter sido chamado como ele Aristócles. Por que lhe foi dado o nome de Platão, além disso era comum naquela época? Diógenes Laércio relata que o presente foi dado a ele por seu professor de ginástica por causa de sua altura; mas outros explicar isso por outros motivos. A família possuía uma propriedade perto de Kephisia, no Cephise, onde a criança sem dúvida aprendeu a amar a calma dos campos, mas ele teve que passar a maior parte de sua infância em a cidade para as necessidades de sua educação. Ela era muito arrumado, como convém a uma criança de alta aniversário. Ele primeiro aprendeu a honrar os deuses e a observar os ritos da religião, como se fazia em todas as boas casas de Atenas, mas sem misticismo, nem superstição de qualquer tipo. Ele vai manter ao longo de sua vida esse respeito pela religião e irá impô-lo em suas Leis. Além da ginástica e da música, que eram a base da educação ateniense, afirma-se que ele também estudou desenho e pintura. Ele foi iniciado no filosofia por um discípulo de Heráclito, Crátilo, de quem ele deu o nome a um de seus tratados. Ele teve um ótimo disposições para poesia. Testemunha de sucessos de Eurípides e Agatão, ele também compôs tragédias, poemas líricos e ditirambos.
Por volta dos vinte anos, ele conheceu Sócrates. Ele queimou, diz-se, suas tragédias e, a partir daí, se apegou ao filosofia. Sócrates dedicou-se a ensinar a virtude aos seus concidadãos: é através da reforma dos indivíduos que ele queria trazer felicidade para a cidade. Também foi a meta que Platão estabeleceu para si mesmo, porque, seguindo o exemplo de seu primo Crítias e seu tio Cármides, ele pensou em lançar-se na carreira política; mas os excessos de Trinta o horrorizava. Quando Trasíbulo restaurou a constituição democrática, ele sentiu novamente, embora mais suavemente, com pressa de se envolver em assuntos do Estado. A condenação de Sócrates o enojou. Ele esperou em vão por uma melhoria na moral política.
Por fim, vendo que a doença era incurável, ele renunciou participar de negócios; mas a melhoria de a cidade, no entanto, permaneceu sua grande preocupação, e ele trabalhou mais duro do que nunca para se preparar através de suas obras um estado de coisas onde filósofos, tornaram-se tutores e governadores de a humanidade, poria fim aos males que ela sofre sobrecarregado.
Ele estava doente quando Sócrates bebeu a cicuta e não o fez.pôde testemunhar seus últimos momentos. Após a morte de seu mestre, ele se retirou para Megara, perto de Euclides e Terpsião, como ele, discípulos de Sócrates. Ele então teve que retornar a Atenas e servir, como seus irmãos, na cavalaria. Diz-se que ele participou das campanhas de 395 e a partir de 394, na chamada Guerra de Corinto. Ele nunca teve falou sobre seus serviços militares, mas ele sempre defendeu exercícios militares para desenvolver vigor.
O desejo de aprender o levou a viajar. Em direção a 390, ele foi ao Egito, levando um carregamento de óleo para pagar sua viagem. Lá ele viu artes e costumes que não mudaram por milhares de anos de anos. Talvez seja no espetáculo disto civilização fiel às antigas tradições que lhe chegaram pensar que os homens podem ser felizes em permanecendo ligado a uma forma de vida imutável, que música e poesia não precisam de criações
notícias, que você só precisa encontrar a melhor constituição e que as pessoas podem ser forçadas a aderir a ela.
Do Egito ele foi para Cirene, onde estudou do matemático Teodoro, de quem ele faria um dos interlocutores do Teeteto. De Cirene ele foi para a Itália, onde se tornou amigo dos pitagóricos Filolau, Arquitas e Timeu.
Não é certo que seja deles que ele levou sua crença na migração das almas; mas ele lhes deve a ideia da eternidade da alma, que era tornar-se a pedra angular de sua filosofia; porque ela fornece-lhe a solução para o problema do conhecimento.
Ele também aprofundou seus conhecimentos entre eles em aritmética, astronomia e música.
Da Itália ele foi para a Sicília. Ele viu Catânia e Etna.
Em Siracusa, ele assistiu às farsas populares e comprou o livro de Sophron, autor de farsas em prosa. Ele foi recebido em a corte de Dionísio como um estrangeiro de distinção e ele conquistou para a filosofia Dion, cunhado do tirano. Mas Ele não concordou por muito tempo com Dionísio, que o enviou de volta em um navio com destino a Egina, então inimigo de Atenas. Se, como é relatado, ele o entregou para o lacedemônio Pollis, era para entregá-lo ao inimigo.
Felizmente, havia então em Egina um cireneu, Annikeris, que reconheceu Platão e o comprou por vinte minas. Platão retornou a Atenas, provavelmente em 388. Ele tinha quarenta anos.
A guerra ainda estava acontecendo; mas isso ia acabar no ano seguinte pela Paz de Antáclidas. Neste Naquela época, Eurípides estava morto e não tinha digno sucessor dele. Aristófanes tinha acabado de fazer interpretar seu último drama, retrabalhado, Ploutos, e o o teatro cômico só recuperaria seu brilho com Menandro. Mas se faltavam os grandes poetas, faltavam os a prosa então lançou um brilho brilhante com Lísias, que escreveu apelos e até compus um para Sócrates e Isócrates, que fundaram uma escola de retórica. Dois discípulos de Sócrates, Ésquines e Antístenes, que defendeu o mestre, manteve escolas e publicou escritos que foram apreciados pelo público.
Platão também começou a ensinar; mas em vez disso fazer enquanto fala, como seu mestre, em todos os lugares e com todos, fundou uma espécie de escola à imagem Sociedades pitagóricas. Ele comprou um pequeno pedaço de terra nas proximidades do ginásio Académos, perto Colone, cidade natal de Sófocles. Daí o nome Academia que foi dada à escola de Platão. Seus discípulos formaram um grupo de amigos, cujos presidente foi escolhido pelos jovens e cujos membros provavelmente pagou uma contribuição.
Não sabemos nada sobre os vinte anos de sua vida.
Platão que decorreu entre o seu regresso a Atenas e seu retorno à Sicília. Nós nem nos encontramos em seu não funciona nenhuma alusão a eventos contemporâneos, à reconstituição do império marítimo de Atenas, à sucesso de Tebas com Epaminondas, até a decadência de Esparta. Dionísio, o Velho, tendo morrido em 368, Dion, que pretendia governar a mente do seu sucessor, Dionísio, o Jovem, Platão pediu ajuda. Ele sonhava em transformar tirania em realeza constitucional, onde a lei e a liberdade reinaria em conjunto. Seu chamado surpreendeu Platão em pleno funcionamento; mas o desejo de desempenhar um papel político e treinou-o para aplicar seu sistema. Ele partiu em 366, deixando Eudoxo encarregado de sua escola. Ele ganhou a amizade de Arquitas, um matemático filósofo que governou Tarento. Mas quando ele chegou Em Siracusa, a situação havia mudado. Ele foi brilhantemente recebido por Denys, mas desaprovado pelos apoiadores do tirania e em particular de Filistos, que havia retornado para Siracusa após a morte de Dionísio, o Velho. Além disso, Dionísio tendo notado que Dion queria mantê-lo em tutela, baniu-o de Siracusa. Enquanto Dion está ia viver em Atenas, Dionísio manteve Platão, sob pretexto para receber suas lições, durante todo o inverno.
Finalmente, quando o mar se tornou navegável novamente, na primavera de No ano 365, ele o autorizou a partir sob a promessa de volte com Dion. Eles se separaram amigavelmente, tanto melhor desde que Platão poupou Dionísio a aliança de Arquitas de Tarento.
Ao retornar a Atenas, Platão encontrou lá Dion, que levava uma vida luxuosa. Ele retomou seu ensino.
No entanto, Dionísio havia adquirido gosto pela filosofia. Ele chamou à sua corte dois discípulos de Sócrates, Ésquines e Aristipo de Cirene, e ele queria ver novamente Platão. Na primavera de 361, um navio de guerra chegou no Pireu. Foi comandado por um enviado do tirano, portador de cartas de Arquitas e Dionísio, onde Arquitas garantiu sua segurança pessoal, e Denys o fez prevê a convocação de Dion para o ano seguinte.
Platão cedeu às suas fervorosas orações e partiu com seu sobrinho Speusippus. Novos contratempos estavam esperando por ele: ele não conseguiu convencer Denys do precisa mudar de vida. Dionísio colocou o embargo em Propriedade de Dion. Platão queria ir embora; o tirano retido, e foi necessária a intervenção de Arquitas para que ele poderia deixar Siracusa na primavera de 360. Ele encontrou-se com Dion no Olympia.
Nós sabemos como isso aqui, sabendo que Dionísio havia levado sua esposa, para o dar a outro, marchou contra ele em 357, apreendeu de Siracusa e foi morto em 353. Platão sobreviveu a ele cinco anos. Dizem que ele morreu em 347-346, no meio de uma festa de casamento. Seu sobrinho Speusippus o sucedeu. Entre Os discípulos mais ilustres de Platão partiram a escola. Aristóteles e Xenócrates foram até Hérmias de Atarneu, Heráclides primeiro ficou em Atenas, depois foi para fundar uma escola em sua terra natal, Heracleia. Depois da morte de Speusipo, Xenócrates assumiu a liderança de a Academia, que existiria até 529 d.C. era, o ano em que Justiniano o fechou.
Aviso sobre a Apologia de Sócrates
Sócrates atingiu a idade de setenta anos quando foi acusado por Méleto, Ânito e Lícone de não não reconhecer os deuses do estado, introduzir novas divindades e corromper a juventude. Lá A pena exigida contra ele era a morte.
O principal acusador, Meleto, era um mau poeta que, instigado por Ânito, tomou para si a tarefa de depositar o queixa ao registro do arconte-rei. Anytos e Lycon, o contra-assinado. Ânito, um curtidor rico, que tinha sido estrategista em 409 e que lutou contra os Trinta com Trasíbulo foi um orador influente e um dos líderes da festa popular. Se acreditarmos em Xenofonte (Apologia, 29), ele estava zangado com Sócrates, porque este último o culpou por criar seu filho para ser curtidor.
Ele provavelmente tinha outros motivos mais sérios, motivos políticos: ele deve ter se sentido magoado com o Críticas de Sócrates aos líderes do partido democrático. Não sabemos muito sobre Lycon-coisa. O poeta cômico Eupolis o repreende por ser de origem estrangeira e Cratinos faz alusão à sua pobreza e sua moral efeminada. De qualquer forma, ele parece ter sido um personagem de pouca importância.
Neste concerto de acusadores, Meleto representou o poetas, Anytos, artesãos e políticos, Lycon os oradores, todas as pessoas incluindo Sócrates, colocando seus conhecimentos postos à prova, chocaram a autoestima e Sócrates, alvo de todo esse ódio, não despertou rancores ilusão. Mas, embora esperasse ser condenado, ele continuou a conversar com seus discípulos como de costume de todos os tipos de assuntos não relacionados ao seu julgamento.
Como seu amigo Hermógenes ficou surpreso (Apologia de Sócrates, por Xenofonte, 3 e 4) que ele não pensou em seu defesa: “Não lhe parece”, respondeu ele, “que eu tenho lidado com isso a minha vida toda? – E como? – Em vivendo sem cometer nenhuma injustiça. “E como Hermógenes objetou-lhe que os tribunais de Atenas muitas vezes causou a morte de pessoas inocentes, ele respondeu que tentou duas vezes redigir um pedido de desculpas, mas que seu sinal divino o havia desviado dela. De acordo com Diógenes Laércio, Lísias teria oferecido a ele um apelo o que sem dúvida teria resultado numa absolvição. Ele faz isso recusou, dizendo: “Seu discurso é muito bonito, mas não não combina comigo. “Este discurso foi, sem dúvida, composta de acordo com as regras da retórica e destinada a para despertar a piedade dos juízes. É isso que Sócrates não faz não queria. Ele se defendeu em um discurso que ele não escreveu, mas que deve ter escrito medite com antecedência. Ele demonstrou um orgulho pela linguagem que impressionou tanto seus amigos quanto seus juízes. “Outros”, disse Xenofonte escreveu sobre seu julgamento, e todos estão bem restaurou o orgulho na sua língua, o que prova que é bem como ele falou. “Condenado a sessenta votos de maioria de quinhentos ou quinhentos e um eleitores, e solicitado a fixar a sua pena, ele recusou-se a fazê-lo, para não admitir a culpa, diz Xenofonte. Ele perguntou até mesmo, segundo Platão, para ser alimentado no Pritaneu. Esse o pedido pareceu ser uma bravata para o júri, que condenado à morte por uma maioria mais forte. Conduzido em prisão, ele teve que esperar um mês para que a teoria retornasse enviado para Delos; porque não era permitido colocar alguém morreu entre a saída e o retorno dos deputados que iam sacrificar todos os anos na ilha sagrada. Ele poderia ter escapado de sua prisão. Ele se recusou a fazê-lo. Ele continuou a conversar com seus discípulos admitidos em seu prisão até o retorno da galera sagrada. Ele então bebeu o cicuta e morreu com uma serenidade que coroou dignamente uma longa carreira dedicada à ciência e à virtude.
A condenação de Sócrates não poderia falhar a ser discutido. Se ele tivesse preconceituoso juízes contra ele por muito tempo contra os sofistas com quem nós confuso, e democratas que não o perdoaram não suas críticas ao regime do feijão, ele tinha para ele todos aqueles que o conheceram bem e em especialmente discípulos fervorosos como Antístenes, Ésquines, Xenofonte e Platão. Eles não demoraram a chegar para defender seu mestre, e é para fazer isso sabia como Platão escreveu sua Apologia.
É bastante certo que as divergências entre o pedido de desculpas de Platão e a que mais tarde foi composta por Xenofonte, o mostram claramente – que Platão, não mais que Xenofonte, não reproduz as próprias palavras de Sócrates perante seus juízes. Ele teve que, no entanto reproduzir o essencial e refutar mais ou menos como ele as queixas dos acusadores; caso contrário, os muitos o público que ouviu Sócrates poderia tê-lo acusado de mentir e assim arruinar o efeito de sua obra.
Além disso, Platão não poderia ter feito melhor para defender seu mestre do que apresentar aos seus leitores uma imagem dele tão preciso quanto possível. Sabemos por pastiches que ele feito por Lísias, Protágoras, Pródico e outros, quão habilidoso ele era em falsificar a maioria variado. Então podemos acreditar que ao nos aplicarmos a fazer para reviver a figura do seu venerado mestre, ele a reproduziu as características com grande fidelidade.
O Pedido de Desculpas é dividido em três partes distintas.
No primeiro, de longe o mais importante, Sócrates discute a acusação de seus acusadores; Em o segundo, ele define sua sentença; no terceiro, ele mostra aos juízes que o condenaram o mal que fizeram a si mesmos e ele fala com aqueles que o absolveram da morte e além.
PARTE UM. – Do exórdio do primeiro No final, reconhecemos Sócrates por sua fingida modéstia. Ele é, ele disse, completamente desconhecendo a linguagem dos tribunais.
Então ele se limitará a simplesmente dizer a verdade. Ele então indica as duas principais divisões de sua apelo: ele responderá primeiro à calúnia propagado por muito tempo contra ele; ele vai discutir então as queixas de seus acusadores recentes.
Durante anos ele foi acusado de tentar para penetrar nos segredos da natureza, para fazer um bom causar o mal e ensinar os outros a fazerem o mesmo Também. É assim que um poeta cômico (Aristófanes, Nuvens) o representava no palco, “andando em os ares e falando todo tipo de bobagem.” Ele protesta que ele não entende nada sobre ciências naturais, que ele tem nunca teve discípulos, à maneira dos sofistas, que
cobram muito pelas aulas, enquanto ele nunca não cobra ninguém pelo direito de comparecer às suas entrevistas.
Então de onde vêm esses falsos rumores sobre ele? conta ? É que um dia, tendo sido proclamado o mais sábio dos homens pelo oráculo de Delfos, ele queria para ter certeza de que o oráculo estava dizendo a verdade.
Ele questionou o homens mais sábios, estadistas, então poetas e depois artesãos. Ele encontrou e mostrou a eles que, acreditando-se sábios, não o eram. Ele tem assim reconheceu que tinha pelo menos essa superioridade sobre eles, é que, não sendo sábio, ele também não acreditava que ele era. Os jovens que o frequentavam tinham imitado, e todas essas pessoas condenadas por ignorância, seja por
ele, seja pelos jovens, em vez de atacá-lo eles próprios o acusam de corromper a juventude.
São estas calúnias inveteradas que encorajaram Meleto, Ânito e Lícone para apresentar a queixa de que eles têm movido contra ele. Ele tentará refutá-los no primeira parte do seu discurso. Ele primeiro se compromete
para ridicularizar Meleto e mostrar aos juízes que isso O grande vingador nunca se importou com educação da juventude. Ele prossegue como em suas investigações diariamente e, por meio de uma série de perguntas habilmente formuladas conduz, ele reduz seu oponente a declarar que todos os o mundo é capaz de melhorar a juventude e que Somente Sócrates a corrompe. Mas como eu poderia PENDÊNCIA ? ele pergunta. Não sei eu que ao semear o mal só colhemos o mal? Como qualquer homem sensato, eu pode, portanto, apenas corrompê-lo involuntariamente; a partir daí só mereço reprimendas, e não uma punição.
Meleto não é mais consistente consigo mesmo, quando ele acusa Sócrates de negar a existência dos deuses.
Por um lado, ele afirma que Sócrates não acredita em deuses, e por outro lado ele afirma que acredita em coisas demoníaco e, portanto, aos demônios, que são filhos do deuses. É como se dissesse: Sócrates acredita nos deuses e Sócrates não acredita em deuses.
Mas por que Sócrates se envolve em ocupações que o colocou em perigo de perecer? É que, quando nós escolheram uma posição eles próprios ou foram colocados lá por um líder, não se deve abandoná-lo, mesmo que seja necessário deixar o vida. Agora ele se entregou, por ordem do deus de Delfos, o missão de melhorar os seus concidadãos e, enquanto tiver um sopro de vida, ele se agarrará como uma mosca Atenienses para estimulá-los e excitá-los à virtude. Qualquer, alguém dirá; mas como ele quer servir aos verdadeiros interesses dos seus concidadãos, por que razão não Ele não sobe ao pódio para dar conselhos aos república? É apenas uma voz divina, que é para ele familiar, sempre o afastou dela, e com razão; porque com sua franqueza e seu apego às leis, ele não teria não viveu muito. Ele percebeu isso bem quando, sozinho entre todos, ele ousou enfrentar a assembleia em delírio no julgamento dos generais Arginusae e quando ele se recusou a obedecer aos Trinta tiranos que tinham deu ordem para ir prender Leão de Salamina, um inocentes que eles queriam matar. Ou em sua vida Seja em público ou na vida privada, Sócrates nunca fez uma concessão contrária à justiça, nem mesmo para aqueles que as pessoas comuns chamam de seus discípulos. Se ele os tivesse corrompidos, eles próprios ou seus pais se levantariam para acusá-lo; mas ninguém o acusa.
Sócrates disse o que tinha a dizer em sua defesa. Ele vai parar por aí: ele não vai recorrer, como os outros acusado, a súplicas que são indignas dele e indignos de juízes, que não devem ceder à pena, mas ouça somente a justiça. Então ele supera isso Cabe aos juízes e a Deus decidir o que é melhor para eles e para ele.
PARTE DOIS. – Após esta alegação, os juízes foi à votação e Sócrates foi declarado culpado por uma maioria de sessenta votos. Em ensaios como esta, onde a lei não fixou a pena, o acusador em propôs um, e o acusado, se considerado culpado, em propôs outro, e o júri escolheu um ou o outro, sem poder mudar nada. Os oponentes de Sócrates exigiu a morte. Solicitado a fixar a sua pena, ele considerou que em vez de uma sentença, seus serviços merecia uma recompensa e pediu para ser alimentado no Pritaneu. E não foi por bravata, como um grande número de juízes sem dúvida interpretou isso, que ele fez esta proposta inesperada; mas, não tendo nunca machucou ninguém, nem quis fazer isso, ele disse, para fazer isso consigo mesmo. Ele não queria nem exílio nem de uma multa que ele não podia pagar. No entanto, ele ofereceu uma mina, então, pressionado pelos seus amigos presentes, trinta minas.
PARTE TRÊS. – Em seguida, ele foi condenado a morte por uma maioria mais forte que a primeira. Então, enquanto as formalidades necessárias estavam sendo realizadas para levá-lo para a prisão, ele gentilmente repreendeu os juízes que não teve paciência para esperar a morte de um homem de setenta anos. Ele primeiro se dirigiu aqueles que o condenaram e assim assumiram a responsabilidade de um crime inútil, pois não escapariam da censuras de um jovem menos contido que ele. Ele então se dirigiu àqueles que o haviam absolvido e ao tranquilizado sobre seu destino. A morte, disse-lhes ele, não pode ser uma coisa ruim para ele. A voz profética não tinha preso durante o julgamento: então ela aprovou o que iria acontecer. E por que ele teria medo? morte? Se é sono, é felicidade. Se for uma passagem para outro lugar, onde é preciso encontrar os heróis dos tempos passados, que prazer será conversar com eles! Então ele não tem ressentimento contra aqueles que o condenaram. Finalmente, antes de se despedir deles, ele recomenda Os atenienses tratavam os seus filhos como ele próprio tratava até mesmo seus concidadãos e repreendê-los se eles prefira riquezas à virtude. “E agora, aqui está hora, ele disse, para nós irmos, eu morrer, você para viver. Ninguém sabe quem entre nós tem a melhor parte. sabe, exceto Deus. »
Como, depois de ter se explicado com tanta sinceridade, tanta nobreza e grandeza de alma, Sócrates Ele poderia ter sido tão incompreendido e condenado? Não é que ele refutou insuficientemente a acusação de seu
acusadores e que ele, como foi dito, iludiu os acusações de que Meleto zombava dele, por evite explicar em profundidade sobre os deuses e sua maneira para educar os jovens. Sem dúvida ele fez deuses para si mesmo
uma ideia mais elevada que o vulgar; ele rejeitou, como Platão fará isso na República, nas lutas, nas adultérios, crimes e vícios que as lendas sagrado os emprestou. Mas isso não o impediu de para honrá-los e sacrificar-lhes publicamente; porque ele tinha uma alma religiosa, até mística, e seria uma erro ver nele o que chamaríamos de livre pensador. Ele praticava a religião comum como a fará seus discípulos Xenofonte e Platão.
Então não foi não condenável neste aspecto. Nem foi necessário introduzir novas divindades. O que foi pretendido aqui a acusação é o sinal divino que alertou Sócrates quando ele ia fazer algo errado. Mas este sinal
divino não era algo extraordinário no A religião grega, uma vez que era aceite que os deuses avisavam quem quisessem por meio de oráculos, reuniões, presságios ou de qualquer outra forma que eles gostaram. No máximo, seus juízes poderiam ficar chocado que ele alegasse ser tão especialmente favorecido pelos deuses. Quanto à corrupção da juventude, a Essa acusação dificilmente poderia parecer mais bem fundamentada. É verdade que alguns pais poderiam ter reclamado que Sócrates deveria interpor-se entre eles e seus filhos; mas não é este o caso de todos os pedagogos e tutores a quem os pais confiam seus filhos?
Somente aqueles que tiveram contato com Sócrates, ou seus pais, poderiam ter reclamado sobre esse chamado corrupção. Mas ninguém se levantou para acusá-lo.
No entanto, ele foi condenado. Então, quais foram os razões reais para sua condenação? Sócrates, quem está aí estava esperando, ele mesmo nos disse. Esses eram os ódios que ele atraiu ao desmascarar a ignorância dos grandes personagens na presença de jovens, que estavam tomando grande prazer vê-los confusos. Mas havia outros razões. Mesmo antes dos ataques de Aristófanes, como nós o vimos discutindo como os sofistas e disputando com eles, o povo ignorante o tomou por um sofista. Agora os sofistas, destruidores do velho tradições, eram considerados ímpios, ateus e professores de imoralidade. É também a ideia de que muitas foram feitas de Sócrates e, como ele mesmo diz mesmo, não é no curto espaço de tempo que ele mediu a ampulheta para poder desenganá-los. Ele é certo também, embora não seja mencionado em a Apologia, que a estas razões morais foram também acrescentadas motivos políticos. Suas relações com os jovens pessoas ricas, as únicas que tinham tempo para segui-lo, deixou os líderes do partido popular desconfiados. Ele não não escondeu o desdém que o regime de bajulação e incompetência que era o Democracia ateniense. Por fim, embora não seja feito menção na Apologia de Crítias e Alcibíades, nós pode acreditar que os relatos que ele teve com estes dois homens fatais reforçados nas mentes de julga a condenação de que ele corrompeu os jovens. Isso é o que me parece resultar da passagem 33 a e b, onde afirma que nunca fez qualquer concessão contrária
à justiça, mesmo para com aqueles a quem seus caluniadores chamou seus discípulos, e onde ele então acrescenta que, se alguém que ouviu isso acaba bem ou mal, ele não é responsável por isso. Polícrates insistirá nisso
ponto em sua acusação contra Sócrates; mas ele está em presumir que os jurados a quem foi dito não sabiam que Crítias e Alcibíades tinham seguido o lições de Sócrates. Apesar destes ódios e destes preconceitos, é quase certo, dada a pequena maioria que o declarou culpado, que, se ele tivesse desejado rebaixar-se às súplicas e se ele tivesse trazido seus filhos para comovesse os jurados, ele teria sido absolvido, e um posso dizer que, se não foi, é porque se deixou levar condenar voluntariamente. É sua μεγαληγορία, isto é, o orgulho da sua língua, que o perdeu em as mentes dos seus juízes. Seu pedido para ser alimentado em prytaneum, apesar do que ele possa ter dito, foi tomado por uma bravata e trazida por uma série de pessoas que o havia absolvido primeiro no acampamento de seu oponentes.
O orgulho com que Sócrates se defendeu tinha atingiu todos os que compareceram ao seu julgamento. Isso é que Xenofonte, que não estava presente, testemunha, mas que o segurou de Hermógenes, um amigo fiel de
Sócrates, que acompanhou os debates. Está de acordo com o histórias de Hermógenes que Xenofonte também compôs uma Apologia de Sócrates, que ele publicou há alguns anos, aparentemente, depois de Platão. Os dois autores concordar com os pontos essenciais, nas três fases do julgamento: refutação da acusação, fixação da sentença, discurso final aos juízes e sobre o mérito da O argumento de Sócrates para se exonerar dos três
queixas alegadas contra ele. Mas há divergências em pontos de detalhe. Em Platão, a voz divina detém Sócrates, mas nunca o impele a agir; na casa de Xenofonte, ela não apenas o impede, ela também indica o que ele deve fazer. Em Xenofonte, nós ouvimos o júri murmurando, quando Sócrates fala de sua avisos divinos, e clamar ainda mais alto, quando ele relata o oráculo coletado por Khairephon.
Outra diferença: Sócrates, em Xenofonte, recusa absolutamente propor uma punição contra si mesmo, porque isso significaria declarar-se culpado; mas ele não não pede para ser alimentado no pritaneu. É isso que ele feito em Platão, antes de condescender em propor primeiro uma mina, depois, por insistência dos amigos, trinta minas. Por fim, no discurso final, Xenofonte não fala das ideias que Sócrates expressa, em Platão, sobre a morte e a esperança que tem de se manter no Hades com Palamedes e os outros heróis antigos: limita-se a dizer que Sócrates se consola por sua morte comparando-a à morte injusta de Palamedes. Sobre todos esses pontos, é Platão em quem devemos acreditar; porque ele foi testemunha ocular do julgamento e escreveu o discurso de Sócrates apenas três anos depois da morte de seu mestre. Se ele tivesse inventado coisas que Sócrates não teria dito, especialmente o pedido de ser criado no Pritaneu, ele teria sido negado e odiado pelos juízes e assistentes, que mantiveram os debates um memória tanto mais exata quanto era relativamente recente.
Além disso, a Apologia de Xenofonte é muito curta: É um resumo das histórias que Hermógenes lhe contou, e a imagem que ele nos apresenta de Sócrates não está lá sempre preciso. Quando, para explicar o orgulho de linguagem de Sócrates, ele nos conta que se tornou indiferente à vida, porque temia os problemas da velhice, esquece-se de que Sócrates, com sua admirável constituição, poderia prometer a si mesma mais dez anos de vida para continuar a sua missão, à qual foi invencivelmente apegado. Ouvir Sócrates gabar-se de sua temperança, seu desinteresse, sua justiça, como ele em Xenofonte não se reconhece a modéstia, nem a boa índole nem a ironia do encantador que atraiu o jovens ao seu redor. Essas qualidades são encontradas em contrário nos discursos que Platão atribui a seus mestre. Ele o faz falar como provavelmente falou com ele na ágora ou nos ginásios, com uma simplicidade familiar, mas ainda decente, sem pretensão ou pesquisa de qualquer natureza, mas, quando o assunto se presta a isso, com ironia mordaz ou elevação singular.
Reconhecemos na sua linguagem o espírito original, a moralidade superior, o entusiasmo místico deste pregador que selou com a sua morte os exemplos e as lições que ele tinha dado durante sua vida.
Apologia de Sócrates
Parte Um
I. – Que impressão meus acusadores causaram em mim?
Vocês, atenienses, eu não sei. Para mim, ouvi-los, Eu quase esqueci quem eu era, seus discursos eram tão persuasivo. E, no entanto, posso assegurar-vos que não o fizeram. disse uma única palavra verdadeira. Mas o que mais me surpreendeu entre tantas mentiras, foi quando disseram que você tinha que ter cuidado para não ser enganado por eu, porque sou bom em falar. Que eles não têm não corou ao pensar na negação formal de que eu iria o momento de dar-lhes, pareceu-me da parte deles o o cúmulo da insolência, a menos que chamem hábil em falar aquele que fala a verdade. Se é isso que eles quer dizer, admito que sou um orador, mas não para do jeito deles. De qualquer forma, digo-vos novamente que eles não disse nada ou quase nada que fosse verdade. Carne Pelo contrário, só lhe direi a verdade exata.
Só que, por Zeus, atenienses, estes não são discursos adornados com frases e termos escolhidos e habilmente ordenado que você ouvirá, mas discursos sem arte, feitos com as primeiras palavras que surgem. EU Tenho certeza de que não estou dizendo nada além da coisa certa; Que nenhum de vocês espere outra coisa de mim.
Seria indecoroso, atenienses, creio eu, que um homem de minha idade para vir antes de você para formar frases como fazem os nossos jovens. Também, atenienses, Tenho um pedido urgente para você? fazer é isso, se você me ouvir apresentar meu defesa nos mesmos termos que uso para você falar, seja na ágora ou perto das mesas dos banqueiros, onde muitos de vocês já me ouviram, seja em outras lugares, você não ficaria surpreso e você gritar. Porque, saiba disso, hoje é o primeiro vezes que apareço no tribunal, e tenho mais setenta anos de idade; então eu sou realmente um estrangeiro para a língua que falamos aqui. Se eu não fosse ateniense,
Você provavelmente me desculparia por falar em dialeto onde eu teria sido criado e no estilo do meu país. Ei Bem, eu pergunto a você hoje, e acredito em meu só pergunte, não ligue para o meu jeito de ser falar, o que pode ser mais ou menos bom, e não considere apenas uma coisa e dê tudo de si atenção, o que importa é se minhas alegações estão corretas ou não; pois é nisso que consiste o mérito próprio do juiz; o dever do orador é dizer a verdade.
II. – E agora, atenienses, é justo que eu começa respondendo à velha calúnia espalhada contra mim e meus primeiros acusadores; EU responderá então às acusações e acusadores mais recente. Pois fui acusado perto de você, e desde então já há muitos anos, por muitas pessoas que não não disseram nada de verdade, e eu os temo mais que Anytos e seus associados, que ainda assim devem ser temidos, eles também. Sim, atenienses, os primeiros são os mais formidável, porque, levando a maioria de vocês Desde a infância me fizeram acusações que não condiziam são todas mentiras e fizeram você acreditar que elas existem um certo Sócrates, um homem culto, que especula sobre o fenômenos celestes, pesquise o que acontece sob o terra e que por uma causa má a torna boa.
O povo que espalha esses rumores, eis que os atenienses, os acusadores que tenho que temer. Porque aqueles que os ouvintes estão convencidos de que as pessoas que se envolvem nessas a pesquisa não honra os deuses. Acrescento que estes Há muitos acusadores e eles me acusam por muito tempo; além disso eles se dirigiram a você a idade em que você era mais crédulo, quando alguns de vocês ainda eram crianças ou adolescentes, e eles estavam tendo um verdadeiro julgamento por omissão, já que não havia ninguém lá para me defender. E o que há de mais desconcertante é que nem sequer é possível conhecê-los e nomeá-los, exceto talvez certos poeta cômico. Mas aqueles que, por desejo ou por difamação, procurou persuadi-lo, e aqueles que, convenceram a si mesmos, persuadiram os outros, aqueles são os mais embaraçosos; porque nem é possível trazer qualquer um deles aqui ou para refutar, e eu realmente tenho que, como dizem, lutar contra as sombras, e, para me defender, confundir oponentes, sem que ninguém me respondesse. Colocar você, portanto, no espírito de que, como eu lhe digo, eu tenho lidando com dois tipos de acusadores, por um lado aqueles que recentemente me levaram ao tribunal e, por outro lado, o antigos, dos quais acabei de falar.
Convença-se de que É a estes últimos que devo responder primeiro; porque isso eles são os primeiros que você ouviu acusações, e muito mais do que as dos outros, mais recente.
Dito isto, atenienses, vocês devem agora me defender e tente tirar a má impressão que você tem se alimentou por tanto tempo e você tira isso de você em pouco tempo muito curto. Eu gostaria de conseguir isso, se você e eu preciso tirar alguma vantagem disso e não perder meu dificuldade em fazer meu pedido de desculpas; mas me parece difícil e não tenho ilusões sobre isso. Que as coisas acontecem como Deus quer; No entanto, devo obedecer à lei e defender meu caso.
III. – Então vamos voltar ao começo e ver o que repousa a acusação que me fez tão criticado e que tem encorajou Meleto a formular esta acusação contra mim.
Vamos ver, o que exatamente foram aqueles que me disseram? caluniado? Vamos supor que eles nos tragam antes você e deixe-nos ler sua acusação: “Sócrates é culpado: ele procura indiscretamente o que está acontecendo debaixo da terra e no céu, ele faz o mal ser bom causa e ele ensina outros a fazerem como ele. ” Em Este é o conteúdo: isto é o que você viu do seu próprios olhos na comédia de Aristófanes, ou seja diz um certo Sócrates que é carregado pelo palco, que declara que anda no ar e que fala uma centena de outras extravagâncias sobre assuntos que não entendo absolutamente nada. E o que eu digo sobre isso não é para depreciar esta ciência, se houver alguém que esteja ouvidos nestas questões, e para evitar uma nova julgamento por Meleto; mas é isso mesmo Não me importo com isso de forma alguma. Eu pego um pouco testemunham a maioria de vocês, e peço que vocês informar uns aos outros e relatar o que vocês sabem, todos vocês que me ouviram falar Muitos de vocês estão nessa situação. Diga a si mesmo então um para o outro se algum de vocês me tiver ouvi discursos mais ou menos sobre esses assuntos, e você você reconhecerá por isso que todos os ruídos que a multidão faz correndo na minha conta são do mesmo tipo.
IV. – Na verdade não há nada de real nisso barulhos, e se alguém lhe dissesse novamente que eu interfiro para ensinar e me fazer pagar por isso, isso também não é verdade. Não é que eu não ache lindo poder instruir os homens, como Górgias, o Leontino, como Pródico de Ceos, como Hípias de Elis. Cada um desses mestres, atenienses, em qualquer cidade que visite, ele tem o dom de atrair os jovens pessoas, e quando estas pudessem se prender sem bolsa liberar a qualquer um dos seus concidadãos que eles quiserem, eles persuadi-los a deixar a companhia de seus concidadãos para se apegarem a eles, e os jovens pagar por isso e ainda manter seus
obrigado. Disseram-me que há aqui ainda outro estudioso homem, um cidadão de Paros, que está hospedado entre nós.
Aconteceu de eu ir à casa de um homem que deu para o sofistas mais dinheiro do que todos os outros juntos; Este é Callias, filho de Hipponicos. Eu fiz uma pergunta a ele pergunta sobre seus dois filhos: “Cálias”, eu disse a ele, se em vez de dois filhos você tivesse dois potros ou dois bezerros, saberíamos escolher um instrutor para eles que, por uma taxa, os tornaria tão bons e bonitos que sua natureza dita, e este instrutor seria um
escudeiro habilidoso ou lavrador especialista. Mas, como isso são homens, quem você pretende tomar por eles governar? Quem poderá ensinar-lhes a virtude própria de homem e cidadão? Não tenho dúvidas de que você tem pense, já que você tem filhos. Você tem alguém, ele Eu perguntei, sim ou não? – Sim, ele respondeu. – Quem é isso, perguntei, de que país ele é e quanto ele custa pagar pelas aulas dele? “É Evenus, Sócrates”, ele respondeu; Ele é de Paros e pega cinco minas. “E eu encontrei que este Evenus era um homem muito feliz, se é que ele é É verdade que ele possui essa arte e que a ensina por um preço tão alto moderado. Em qualquer caso, eu ficaria muito orgulhoso de mim mesmo e muito glorioso, se eu soubesse fazer tanto; mas, Francamente, atenienses, não sei.
V. – Dito isto, alguém entre vocês pode dizer: “Mas então, Sócrates, que negócio é esse que seu? De onde vieram essas calúnias generalizadas? contra você? Você finge que não está fazendo mais nada extraordinário que os outros; mas você não seria certamente não é assunto de tanto barulho e fofoca, se você não estava fazendo nada além dos outros. Conte-nos para que não vos julguemos pela luz. “Esta objeção parece-me justa e eu vou tente explicar de onde isso veio notoriedade e essas calúnias. Então ouça. Talvez Alguns de vocês imaginarão que eu prazeroso; No entanto, tenha certeza de que só lhe contarei a verdade. A reputação que me foi dada não vem de de algo diferente de uma certa sabedoria que está em mim.
O que é essa sabedoria? Talvez seja sabedoria puramente humano. Esta sabedoria, eu posso na verdade possui, enquanto aqueles sobre os quais eu estava falando agora tenho um que é sem dúvida mais do que humano; caso contrário, não sei o que dizer sobre isso; porque eu não não a conheço e quem disser o contrário é mentiroso e disse para me denegrir.
Agora, atenienses, nem murmureis se você acha que eu falo muito sobre mim vantajosamente. Porque o ponto que vou repetir não é não de mim; mas aquele a quem deve ser relatado merece sua confiança. Para testemunhar a minha sabedoria, apresentarei o deus de Delfos, que lhe dirá se tenho alguma e o que é. Você provavelmente sabe Khairephon. Ele era meu amigo de infância e um amigo do povo, que partilhou o seu recente exílio e regressou com você. Você também sabe que tipo de homem ele era.
Khairephon e quão ardente ele era em tudo o que fazia empreendeu. Um dia, quando ele foi para Delfos, ele ousou pergunte ao oráculo a seguinte questão – eu imploro Mais uma vez, juízes, não gritem – ele perguntei, eu disse, se havia um homem no mundo mais mais sábio que eu. Mas a Pítia respondeu-lhe que não havia nenhuma não tinha nenhum. E esta resposta, seu irmão, que está aqui, testemunhará diante de vocês, pois Khairephon está morto.
VI. – Agora considere por que estou lhe dizendo falar. É isso que eu tenho para explicar a vocês a origem do calúnia da qual sou vítima. Quando eu aprendi esta resposta do oráculo, comecei a refletir dentro de mim mesmo-mesmo: “O que significa Deus e que significado tem a sua palavras ? Pois estou ciente de que não sou nem mais nem menos sábio. Então o que ele quer dizer quando diz que eu eu sou o mais sábio? pois ele certamente não mente; que não lhe é permitido. “Por muito tempo eu perguntou qual era sua ideia; finalmente eu decidi, embora com grande dificuldade, para esclarecer o caminho seguinte: Fui à casa de um desses que passam por ser sábio, pensando que não poderia, melhor do que lá, controlar o oráculo e declarar-lhe: “Este homem é mais sábio do que eu, e você me proclamou o mais sábio sábio. “Então examinei esse homem minuciosamente; não tenho preciso dizer o nome dele, mas ele era um dos nossos homens de Estado, que, quando testado, causou em mim a impressão que sempre terei para falar com você. Pareceu-me, de fato, enquanto conversava com ele, que este homem parecia sábio para muitos outros e especialmente para si mesmo, mas que ele não era. tentei então para mostrar a ele que ele não tinha a sabedoria que ele acreditava que sim. Com isso fiz inimigos dele e de vários dos assistentes. Ao sair, eu disse a mim mesmo: “Eu sou mais sábio do que isso cara ali. Pode ser que nenhum de nós saiba nada bonito ou bom; mas ele acha que sabe de alguma coisa coisa, enquanto ele não sabe nada, enquanto eu, se eu não Não sei, acho que também não sei. Parece para mim para que eu seja um pouco mais sábio do que ele de fato mesmo que eu não saiba, eu acho que não não sei mais disso. “Depois disso, fui procurar um outro, um daqueles que foram considerados ainda mais sábios que o primeiro, e minha impressão foi a mesma, e aqui novamente fiz inimigos dele e de muitos outros.
VII – Continuei, no entanto, a minha investigação. EU senti, é verdade, que estava fazendo inimigos, e Eu me senti entediado e apreensivo com isso, mas eu Senti-me obrigado a colocar o serviço ao deus acima de tudo sobretudo. Por isso tive que perguntar sobre o significado do oráculo, vá encontrar todos aqueles que passaram por aqui possuir algum conhecimento. Agora, pelo dog, Atenienses, pois devo-vos a verdade, é mais ou menos isso que isso aconteceu comigo. Aqueles que eram mais conhecidos por suas a sabedoria parecia-me ser, com algumas exceções, aqueles que mais careciam dela, examinando-os segundo o pensamento do deus, enquanto outros, que passaram por para os inferiores, me pareceu ser mais homens sensato. Preciso te contar sobre minhas compras, tantos trabalhos que realizei para para me assegurar de que o oráculo era irrefutável.
Depois dos estadistas, fui procurar os poetas, autores de tragédias, autores de ditirambos e outros, contando que desta vez eu seria pego em flagrante a inferioridade da minha sabedoria em relação à deles. eu peguei
assim comigo aquelas de suas obras que eles parecia ter funcionado mais e eu perguntei a eles o que eles queriam dizer, para me instruir ao mesmo tempo tempo com eles. Agora tenho vergonha de vocês, atenienses, diga a verdade. Mas é necessário. Bem, todos aqueles que se estivessem presentes, ou quase, teriam sido melhores falavam de seus poemas que eles mesmos que os tinham fatos. Rapidamente reconheci que os poetas também não não são guiados em suas criações pela ciência, mas por uma espécie de instinto e por inspiração divino, assim como os adivinhos e os profetas, que, Eles também dizem muitas coisas boas, mas sem perceba o que eles estão dizendo. Os poetas eu parecia estar aproximadamente na mesma situação. E eu notaram ao mesmo tempo que devido ao seu talento poéticos, eles acreditavam ser os mais sábios em tudo o mais homens, o que eles não eram de forma alguma. eu eles então eu fui embora, pensando que eu tinha o mesmo tipo neles superioridade sobre os estadistas.
VIII. – No final, fui até os artesãos; porque, se eu soubesse que mal sabia nada, eu tinha certeza de encontrar neles pelo menos pessoas que conheço muitas coisas bonitas. Nisso não fiquei decepcionado: eles sabiam coisas que eu não sabia não e, nisso, eles eram mais instruídos do que eu.
Somente, atenienses, esses bons artesãos me apareceram têm o mesmo defeito que os poetas. Porque eles estavam fazendo bem o seu trabalho, cada um deles achava que era muito ouvido até nas coisas mais importantes, e essa ilusão eclipsou seu conhecimento profissional; tão bom que, para justificar o oráculo, eu me perguntava se eu não preferiria não ser como eu era, sem compartilhar suas ciência nem sua ignorância, em vez de ter uma e o outro gosta deles. Então eu respondi a mim mesmo e o oráculo de que eu tinha uma vantagem em ser como eu era.
IX. – São essas investigações, atenienses, que têm levantou contra mim tanto ódio tão amargo e tão formidável, e é desses ódios que tantos surgiram de calúnia e dessa reputação de sabedoria que me foi dada feito ; porque quem me ouve sempre imagina que eu sei as coisas que exponho a ignorância dos outros. Mas as chances são de que, juízes, que o deus é verdadeiramente sábio e que por isso oráculo ele quer dizer que a sabedoria humana não é muito ou mesmo que não seja nada. E se ele tiver chamado Sócrates, parece que ele não usou meu nome só para me dar como exemplo. Isso é como se dissesse: “O mais sábio entre vós, homens, é aquele que reconheceu, como Sócrates, que sua sabedoria não é nada. “É por isso que hoje ainda vou a todos os lugares, investigando e questionando todos aqueles cidadãos e estrangeiros que me aparecem
ser sábio; e, quando descubro que não são, Eu me faço o campeão de Deus, mostrando-lhes que eles não são sábios. Tão ocupado, nunca tive o tempo livre para se interessar seriamente pelos assuntos do cidade nem a minha, e eu vivo na pobreza extremo, porque estou a serviço do deus.
X. – Além disso, os jovens que estão ligados a mim espontaneamente, tendo muito lazer, porque isso são filhos das famílias mais ricas, aproveitem ouvir-me examinar as pessoas e muitas vezes elas me imitam eles mesmos e tentam examinar os outros, e isso é certo que eles encontram um bom número de pessoas que acham que sabem alguma coisa e não sabem nada ou coisinha. Como resultado, aqueles que eles examinam tire isso de mim, em vez de tirar isso deles mesmos, e dizem que há um certo Sócrates, um vilão, que corrompe a juventude. Eles perguntam o que ele faz e ensina a corrompê-lo, eles não conseguem fazê-lo dizem: eles ignoram isso; mas não deixar que eles vergonha, eles te respondem com essas banalidades que um se opõe a todos aqueles que lidam com filosofia, que ele busca o que acontece no céu e sob o terra, que ele não acredita em deuses e que ele faz um bom trabalho por causa de uma ruim. Quanto a dizer o que é a verdade, que os convençamos a fingir que sabem, quando eles não sabem de nada, é isso que eu acho que eles não saberiam para resolver.
Ou como eles provavelmente querem ser honrados, que são violentos e numerosos, que fazem corpo e sabem fazer crer quando falam de mim, Eles te encheram por muito tempo e continuam ainda hoje para encher seus ouvidos com seus calúnia implacável. São essas calúnias que têm encorajaram Méletus, Anytus e Lycon a me atacar, Meletos expressando o rancor dos poetas, Anytos, que artesãos e políticos, e Lycon, que alto-falantes. Além disso, como eu disse a você em começando, ficaria muito surpreso se conseguisse chegar lá em tão pouco tempo pouco tempo para tirar de vossas mentes esta calúnia que criou raízes tão fortes.
Eu vos disse a verdade, atenienses, sem esconder nem esconder nada para esconder qualquer coisa, importante ou não.
No entanto, tenho certeza de que estou atraindo ódio pelas mesmas razões de antes, que é mais uma prova de que estou dizendo a verdade, de que isso é realmente o caso calúnia que me persegue e que esta é a sua fonte.
Quer você esteja investigando este assunto agora ou mais tarde Mais tarde, é isso que você encontrará.
XI. – Sobre as acusações que me são feitas pelo meu primeiros acusadores, creio que já vos disse o suficiente para me justificar. Agora é em Meleto, isto homem honesto tão devotado à cidade, ao que ele assegura, e aos meus acusadores recentes que tentarei responder. Vamos fingir que estamos lidando com novas acusações e vamos dar o texto como para os primeiros. Aqui está aproximadamente: “Sócrates, disse a acusação, é culpado por corromper o juventude, que ele não honra os deuses da cidade e seus substitui novas divindades. “Assim é a acusação; Vamos examinar todas as cabeças, uma após a outra, o outro.
O acusador me considera culpado de corromper o juventude. E eu, atenienses, digo que é Meleto quem é culpado de brincar com as coisas sério, quando ele leva as pessoas ao tribunal levianamente e finge se dedicar e se interessar pelas coisas coisas com as quais ele nunca se importou. Seja ele aí está a verdade exata, é isso que vou tentar te dizer para mostrar.
XII. – Venha aqui, Meleto, e responda: Você não dá grande importância aos meios para tornar os jovens tão virtuosos quanto possível?
– Sim. – Pois bem, vamos lá, digam a estes juízes quem é que os torna melhores. Você certamente sabe disso, já que você se importa com isso. Já que você, você diz, descobriu o homem que os corrompe e é por isso que você está me dizendo processe-me e incrimine-me perante este tribunal, vamos lá, também nomeie aquele que os torna melhores e faça-o conheço esses juízes. Veja, Meleto, você mantém o silêncio e você não sabe o que dizer. Não te parece vergonhoso e isso não é prova suficiente do que Estou dizendo que você nunca se importou com isso? Vamos, fale, meu bom homem, quem os torna melhores?
– As leis.
– Não é isso que estou lhe perguntando, excelente rapaz, homem, mas que homem os torna melhores, sendo entendido que acima de tudo ele conhece essas leis das quais você falar. – Estes são os homens que você tem diante de você, Sócrates, os juízes. – Como você diz, Meleto? Esses homens são capazes de instruir os jovens e para torná-los melhores? – Certamente. – Eles são? todos eles, ou há alguns que são e outros que não são
não ? – Todos eles são. – Por Hera, você fala de ouro e não nos faltarão bons tutores. Mas diga – eu também, essas pessoas que nos escutam fazem isso os jovens são melhores ou não? – Eles também os fazem melhor.
– E os nossos senadores? – Nossos senadores também. – Mas então, Meleto, não seriam os cidadãos reunidos na assembleia, os eclesiásticos, que corrompem o jovens? ou eles também, sem exceção, o elas os tornam melhores? – Sim, eles também. – Então todos os Os atenienses, ao que parece, os tornam belos e bons, exceto eu, e eu sou o único que os corrompe. Isso é É isso que você diz? – É exatamente isso. – Eu não tenho
muita má sorte, se você estiver falando a verdade. Mas responda – Meu. Você acha que é o mesmo se for uma questão de cavalos, e que todos podem montá-los treinar e ter um homem que as mima? ou é tudo o contrário, e existe apenas um, ou um muito pequeno número, os escudeiros, que são capazes de treiná-los, enquanto a maioria das pessoas, se eles os montam e se livram deles servir, apenas estragá-los? Não é assim,
Meleto, e cavalos e todos os outros animais?
Sim, certamente, quer Anytos e você concordem ou não, não concordou. Isso seria realmente ótimo felicidade para os jovens, se fosse verdade que só um os corrompe e outros os aperfeiçoam. Mas a realidade é bem diferente, Meleto, e você mostra isso claramente você nunca se preocupou com os jovens até agora, e sua indiferença é claramente evidente no fato de que você não você nunca se importou com as coisas que você me contou sobre continuar.
XIII. – Mas, em nome de Zeus, Meleto, diga-me qual é melhor para viver com cidadãos honesto ou com bandidos. Vamos, meu amigo, responder ; Não estou lhe pedindo nada difícil. Não é?
É verdade que os maus sempre prejudicam aqueles que aproxime-se deles de perto, e pessoas honestas de bem?
– É verdade. – Agora existe um homem que quer ser prejudicado em vez de ajudado por aqueles com quem ele se associa?
Responda, meu bravo homem; porque a lei exige que respondamos. E Existe algum homem que queira ser injustiçado? – Não, certamente. – Agora, vamos ver: seguindo-me até aqui, sob o pretexto de que corrompo os jovens e que os leva ao mal, você ouve que eu faço isso voluntária ou involuntariamente? – Voluntariamente. – O que! Meleto, jovem como você Você está tão além de mim em sabedoria, eu que sou um velho? O que ! você reconheceu, você, que o Pessoas más sempre machucam aqueles que as machucam aproximar-se de perto, e pessoas honestas de bem; E Cheguei a tal ponto de ignorância que não sei Eu nem sei se eu faço alguém maldoso aqueles que vivem comigo, eu me exponho a receber alguns errado ! e é voluntariamente, você diz, que eu me comprometo que erro! Você não fará isso comigo, Meleto, acredite e tenho certeza que ninguém no mundo vai acreditar.
O que é verdade é que eu não corrompo ninguém ou, se Eu corrompo alguém, mas não intencionalmente, então, em ambos os casos, você está mentindo. Mas, se Eu corrompo sem querer, aqui não é o lugar para fazer isso, de acordo com a lei, para perseguir essas faltas involuntárias: devemos tomar o autor em particular e instruí-lo e avisá-lo; porque é óbvio que uma vez instruído, eu não farei mais do que faço sem querer. Mas você, você tem sempre evitou falar comigo e me ensinar; você você nunca conseguiria fazer isso, e é aqui que você me cita, aqui onde a lei exige que aqueles que merecem ser levados aos tribunais castigados, mas não aqueles que precisam de repreensão.
XIV. – Agora, atenienses, vocês se rendem leve em conta claramente o que eu estava dizendo antes, que Meleto nunca se importou com nada, nem um pouco nem um pouco.
Contudo, explica-nos, Meleto, o que maneira como você afirma que eu corrompo os jovens.
Não ficou claro na reclamação que você escreveu, que é ensinando a não honrar os deuses que a cidade os reverencia e substitui-los por outras divindades?
Não é, segundo você, ao ensinar-lhes isso que eu os corruptos? – Sim, e afirmo-o enfaticamente. – Então, Meleto, em nome desses mesmos deuses dos quais ele é pergunta, explique-nos ainda mais claramente a sua
pensei nesses juízes e em mim; porque tem uma coisa que eu não consigo entender. Você quer dizer que eu ensino em acredito que existem certos deuses – neste caso, eu mesmo acredito em deuses, não sou ateu nem
culpado desta acusação – mas não são os deuses do Estado, que são deuses diferentes, e que é precisamente aquilo que você me censura, ou você quer dizer que não acredito em deuses e que Eu ensino essa doutrina aos outros? – É isso que eu apoio, que você não reconhece nenhum deus. – Oh Maravilhoso Meletus, por que você o apoia?
Ouvindo você, eu nem reconheço, como todo mundo mundo, o sol nem a lua para deuses? – Não, por Zeus, juízes, ele não os reconhece, pois ele afirma que o sol é uma pedra e a lua uma terra. – Isso é Anaxágoras, a quem você pensa estar acusando, meu caro Meleto.
Você despreza esses juízes a tal ponto que acredita neles? tão analfabetos que não sabem que estes são os livros de Anaxágoras de Clazômenas que estão cheios de essas teorias? E você quer que os jovens cuidem disso
instruir comigo, quando eles podem às vezes compre esses livros da orquestra por um dracma todos no máximo, e então zombar de Sócrates, se ele der essas ideias como sendo suas, especialmente porque são tão
estranho. Finalmente, por Zeus, é realmente esse o seu pensamento, que eu não acredita em nenhum deus? – Sim, por Zeus, você não acha absolutamente a nenhum. – Como posso acreditar em você, Meleto? você Parece-me que não consigo acreditar em você. Na minha opinião, Atenienses, acho que Meleto é um homem violento, e sem restrições, e que ele não fez essa acusação contra mim só para me insultar e porque ele é jovem e inconsiderado. Parece que ele compôs um enigma para teste-me. “Vamos ver”, disse ele para si mesmo, “se Sócrates, esse homem culto cara, vai perceber que estou brincando e que estou segurando palavras contraditórias, ou se eu vou pegá-lo e tudo aqueles que nos ouvem. “Parece-me que é de fato contrariado em sua acusação. É como se ele disse: “Sócrates é culpado de não acreditar que existe deuses, mas acreditar que existem alguns. “Isso é tudo só uma brincadeira.
XV. – Examinai comigo, atenienses, o que eu acha que está se contradizendo. Tu, Meleto, responde-nos, e você, lembre-se da oração que eu fiz a você em começando e não proteste se eu der meu discurso na forma que é habitual para mim.
Existe no mundo, Meleto, um homem que acredita que existem coisas humanas e quem não acredita que existem homens? Que ele responda, ó juízes, em vez para escapar pelos campos. Existe algum homem que não acredita em cavalos e que acredita no uso que lhes é dado fazer ? que não acredita em flautistas, mas que acredita na arte deles? Não, não há, excelente homem.
Já que você não quer responder, eu vou te dizer, para você e para esta assembleia. Mas pelo menos responda a pergunta que se segue. Existe alguém que acredita que ele existem coisas demoníacas e quem não acredita nelas demônios? – Não. – Sou muito grato a você por me receber respondido, embora você tenha feito isso com dificuldade e constrangimento por esses juízes. Então você concorda que eu admito e ensina coisas demoníacas, sejam elas novo ou velho, não importa. Ainda, pelo que você diz, eu acredito em coisas demoníaco, e você até mesmo atestou isso por juramento em sua acusação. Mas se eu acredito em coisas os demoníacos são absolutamente necessários, não são? que eu também acredito em demônios. A consequência não é- ela não forçou? Sim, é, tenho que admitir que você concordo, já que você não responde. Agora esses demônios, não não os vemos como deuses ou filhos? deuses? Você concorda ou não? – EU concordar. – Portanto, se eu acredito em demônios, como você reconhece, e se os demônios são deuses em qualquer capacidade, é isso que me faz dizer isso você fala em enigmas e zomba dizendo que eu não acredito em deuses e depois que eu acredito em deuses, já que acredito em demônios. Por outro lado, se Os demônios são filhos bastardos dos deuses, nascidos de ninfas ou outras mães, conforme relatado, que pode acreditar que existem filhos dos deuses, mas que não existem deuses? Seria tão absurdo quanto acreditam que as mulas são filhos de éguas e jumentos, mas que não há cavalos nem burros. Sim, Meleto, ele É certo que ao mover esta ação contra mim, você queria para me testar ou que você se sentiu envergonhado de encontrar contra mim uma queixa real. Mas que você convença nunca a uma pessoa nem um pouco sensata do que o mesmo o homem pode acreditar que existem coisas demoníacas e coisas divinas e que por outro lado não há nem demônios, nem deuses, nem heróis, isso é absolutamente impossível.
XVI. – Para dizer a verdade, atenienses, para vos convencer que não sou culpado dos crimes cometidos por Meleto me cobrar, acho que não devo estender meu demonstração: o que eu disse é suficiente. Mas, como eu
Eu já declarei a você anteriormente que tenho contra mim inimizades violentas e numerosas, e nada é mais verdade, saiba bem. E é isso que será minha ruína, se eu tiver que será condenado: na verdade não será nem Meleto, nem Anytus, mas sim a calúnia e a inveja desta multidão de pessoas, que já perderam muitos outros homens bons e que sem dúvida perderão mais; porque não é provável que o mal pare comigo.
Mas alguém pode me dizer: “Então, você não tem não tenho vergonha, Sócrates, de ter adotado um modo de vida de onde você provavelmente morrerá hoje? “Eu posso para opor a este homem esta resposta justa: “Você não é na verdade, meu amigo, se você acredita que um homem que tem qualquer pequeno valor deve calcular as chances que ele tem viver ou morrer. Ele não deve, não importa o que faça, considere que uma coisa, quer ele aja com justiça ou injustamente, se ele se comportar como um homem de coração ou como um covarde. Pelo que você diz, deveríamos ser acusados de sermos fracos de espírito, todos os semideuses que morreram em Tróia, incluindo o filho de Tétis, que considerou o perigo tão pouco em presença de desonra. O vidente ansioso por matar Heitor, sua mãe, que era uma deusa, falou com ele em termos aproximados estas palavras, se bem me lembro: “Meu filho, se você vingar a morte de Pátroclo e se você matar Heitor, você você também morrerá; porque imediatamente após Heitor, ela disse, este é o destino que te espera. “Esta profecia
não o impediu de desprezar a morte e o perigo; ele tinha muito mais medo de viver como um covarde sem vingar sua amigos. “Deixe-me morrer, imediatamente após ter punido o assassino, gritou ele, para não ficar ali, perto do vasos curvos, abertos ao ridículo, fardo inútil da terra! “Vocês acham que ele se importava com a morte e o perigo? Aqui, de fato, atenienses, está a verdadeira regra de conduta: qualquer homem que escolheu uma posição porque que ele considerava o mais honrado ou que foi colocado ali por um líder, na minha opinião, deve permanecer ali, seja qual for o perigo, e não considerar a morte ou qualquer outro perigo, mas acima de tudo honra.
XVII. – Então seria uma coisa estranha para mim fazer contradição, atenienses, se, depois de permanecerem apenas como outro arriscar a morte em todas as posições onde o generais que você elegeu para me comandar
me colocou em Potidaea, em Anfípolis, em Delião, Eu estava indo agora, com medo da morte ou de qualquer coisa outro perigo, abandonar o posto onde me imaginei e convencido de que o deus estava me chamando, me ordenando a viver filosofando e examinando a mim mesmo e os outros. Isso seria sério, e é quando realmente que eu poderia ser levado à justiça por não não acreditaria na existência de deuses, pois desobedeceria ao oráculo, temeria a morte e pensaria que eu era sábio quando não era. Porque temer a morte, atenienses, não é nada mais do que acreditar-se sábio, quando não o é, já que É acreditar que sabemos o que não sabemos.
Ninguém, em na verdade, não sabe o que é a morte e se não é precisamente para o homem o maior dos bens, e um temê-lo, como se tivesse certeza de que é o maior doenças. E como isso não poderia ser isso ignorância reprovável que consiste em crer que se sabe o que não sabemos? Agora talvez seja assim, juízes, que ainda difiro da maioria dos homens e, se Ousei dizer que era mais sábio do que outra pessoa em alguma coisa, é nisso que, não sabendo suficientemente o que está acontecendo vai para o Hades, acho que também não sei.
Mas quanto a fazer o mal e desobedecer a um melhor do que si mesmo, deus ou homem, eu sei que é ruim e vergonhoso. Temo, portanto, os males que me saber por tal; mas as coisas eu não sei se eles não são bens, eu nunca terei medo deles nem Não vou fugir deles.
Então, mesmo que você me absolva e não ouça Anytos, quem te disse que você não deveria de jeito nenhum para me trazer diante de você ou que, se eu fosse trazido diante de você, você absolutamente teve que me condenar à morte, porque que, ele disse a você, se eu escapasse, seus filhos praticariam os ensinamentos de Sócrates e todos se corromperiam inteiramente; ainda que, tendo em conta esta afirmação, você me disse: “Sócrates, não vamos ouvir Anytus, e nós o absolvemos, mas com uma condição, que é que você não vai mais gastar seu tempo examinando o pessoas e filosofar; e se você for pego fazendo isso, você vai morrer; “se você me absolver, como eu disse, com esta condição, eu lhe responderia: “Atenienses, sou grato a vocês e amo vocês, mas Eu obedecerei ao deus em vez de você e, enquanto eu tiver um sopro de vida, enquanto eu puder, não conte não que eu cesse de filosofar, de exortar-vos e de para te dar um sermão. Para cada um daqueles que eu vão se encontrar, vou dizer o que costumo dizer: “Como podes tu, excelente homem, que és ateniense e cidadão da maior cidade do mundo e a mais renomado por sua sabedoria e poder, como ele não poderia você não fica envergonhado de colocar seu cuidado em acumular o máximo de dinheiro possível e buscar reputação e honras, enquanto da sua razão, da verdade, da sua alma que deve ser constantemente aperfeiçoada, você não dignar-se a não se importar nem se preocupar com isso? “E se alguém de vocês contesta e afirma que ele está tomando isso cuidado, eu não vou deixar ir e não vou embora imediatamente, mas eu o questionarei, eu o examinarei, Eu vou peneirá-lo, e se me parecer que não possui não é virtude, o que quer que ele diga, eu o envergonharei dar tão pouco valor ao que tem mais e tanto valor ao que tem menos valor. É isso que farei, não importa o que aconteça quem quer que eu encontre, jovem ou velho, estrangeiro ou cidadão; mas farei isso especialmente com o cidadãos, já que vocês me tocam mais de perto pelo sangue. Porque é isso que o jogo ordena, ouça, BOM ; e estou convencido de que ninguém ainda prestou para sua cidade um serviço maior do que eu na execução a ordem do deus.
Pois não tenho outro propósito em andar pelas ruas, do que persuadi-los, jovens e velhos, de que não deveriam dê prioridade ao corpo e à riqueza e cuide deles com tanto ardor quanto a perfeição da alma.
Repito-vos que não é a riqueza que dar virtude, mas que é virtude que de onde vêm as riquezas e tudo o que é proveitoso, seja para indivíduos ou para o Estado. Se é dizendo que que corrompo os jovens, é preciso admitir que isso são máximas prejudiciais. Mas se alguém afirma Se eu disser qualquer outra coisa além disso, ele estará divagando. Dito isto, eu Eu vos direi, atenienses: “Ouçam Ânito, ou não lhe dê ouvidos, absolva-me ou não me absolva; mas tenha certeza que eu nunca farei outra coisa coisa, quando eu deveria morrer mil vezes. »
XVIII. – Não gritem, atenienses; aguentar você ao que eu pedi, não proteste, não importa o que eu diga, e me ouça; porque você Acredito que você se beneficiará ao me ouvir. Eu tenho que te contar ainda algumas coisas que podem fazer você jogar fora os gritos altos. Por favor, cuide-se.
Tenha certeza de que se você me matar, sem respeito ao homem que afirmo ser, não depende de mim O maior mal que vocês causarão será a vocês mesmos. Porque para mim, nem Méleto nem Ânito podem me fazer mal, por menor que seja. Como eles poderiam, se ele é, como eu acredito, é impossível para os perversos causarem dano o bom homem? Eles podem me fazer um favor condenar à morte ou ao exílio ou à perda da minha direitos civis, e estes são, sem dúvida, grandes infortúnios aos olhos dos meus acusadores e alguns outros talvez; mas eu não penso assim: eu considera um mal muito mais terrível fazem o que fazem, quando se comprometem a fazer matar uma pessoa inocente. Além disso, atenienses, não é, como se pode acreditar, pelo amor de mim que Estou me defendendo agora, longe disso; Isso é pelo amor de você; porque temo que em mim condenando você não ofende a deus no presente que ele fez com você. Se de fato você me matar, você não encontrará facilmente outro homem que, como eu, era literalmente tão ridículo que a palavra pode aparecer, anexado à cidade pelo deus, como um mosca para um cavalo grande e generoso, mas que seu a grandeza em si pesa e precisa ser provocado. Foi assim que, eu acredito, o deus me amarrou para a cidade: Eu sou o moscardo que, o dia todo, não para nunca te acordar, te aconselhar, repreender cada um de vocês e que vocês encontram em todos os lugares, colocado perto de você. Um homem como eu, julga, você não vai encontrar facilmente e, se você me disser acredite em mim, você vai me poupar. Mas talvez, impaciente como pessoas sonolentas sendo acordadas, você vai me dar você um tapinha, e, dócil às excitações de Anytos, eu
você vai se matar sem pensar mais; depois do qual você você pode passar o resto da vida dormindo, a menos que que Deus, cuidando de você, não te envia alguém para me substituir. Em todo caso, que eu sou exatamente o que um homem dedicado à cidade deveria ser pelo deus, você pode reconhecê-lo por isso, é que há algo mais do que humano no fato que negligenciei todos os meus negócios e que os deixei sofrendo por tantos anos para me ocupar sem cessai de vós, aproximando-vos de cada um de vós em em particular, como um pai ou um irmão mais velho, e o pressionando para aplicar-se à virtude. Se eu tirasse alguns algum lucro, se eu recebesse um salário pelo meu exortações, minha conduta seria explicada. Mas você vejam por vocês mesmos que meus acusadores, que acumule todas as queixas contra mim com tanta de insolência, não conseguiu levar a audácia ao ponto de apresentar uma testemunha que ateste que alguma vez exigi ou pediu algum salário. É que, para atestar que eu diga a verdade, eu apresento, eu mesmo, uma testemunha de que sei inegável, minha pobreza.
XIX. – Mas talvez pareça estranho que eu vá pelas ruas, dando conselhos em particular e intrometer-me nos assuntos dos outros e que em público não ouso não comparecer em suas assembleias e dar conselhos para a república. É porque você me disse frequentemente e em toda parte ouvimos que um sinal divino e demoníaco se manifesta para mim, o que Meleto fez ironicamente um de seus pupilos. Isso tem começou na minha infância; é um tipo de voz que, quando ouvida, sempre me afasta do que proponho fazer, mas não me pressiona a fazê-lo Nunca. Ela é quem se opõe a mim cuidando de política, e acho que ele tem muita sorte para mim
que ela me afasta disso. Pois saibam disso, atenienses, se desde a minha juventude eu tivesse me metido em assuntos público, eu teria morrido na minha juventude, e não teria não prestei nenhum serviço a você ou a mim.
E não Não fique bravo comigo se eu lhe disser a verdade: é não há ninguém que possa salvar sua vida, se ele se opuser bravamente a você ou a qualquer outra assembleia popular, e se ele quer evitar que muitas injustiças e ilegalidades sejam cometidas no Estado. É necessário com certeza, quando você realmente quer lutar por justiça e se alguém quiser viver por algum tempo, limitar-se à vida privada e não abordar a vida público.
XX. – E eu lhe darei uma prova forte disso, não por palavras, mas pelo que tem peso perto de você, por fatos. Então ouça o que tenho a dizer chegado. Você saberá por isso que o medo da morte é impotente para me fazer ceder a qualquer um contrário à justiça e que ao não ceder eu me exporia à morte certa. Eu vou falar com você vantajosamente para mim como litigante, mas em toda sinceridade. Eu, atenienses, nunca exercitei nada além de serviço público: fui senador. Mas ele se viu que a tribo de Antioquia, a nossa, estava em posse de o prytany na época em que você queria julgar junto os dez generais que não ressuscitaram os mortos após a batalha naval. Era contra a lei, pois todos vocês reconheceram isso mais tarde. Eu era então o único entre os prytanes que se opuseram a mim a qualquer violação do lei e quem votou contra você. Os palestrantes estavam prontos para denuncie-me e leve-me ao tribunal e você vai animado pelos seus gritos; Eu não pensei menos que ele Era meu dever enfrentar o perigo até o fim com a lei e a justiça em vez de me colocar na sua lado e ceder às suas resoluções injustas, por medo de prisão ou morte.
E isso acontecia quando a cidade ainda estava em democracia. Mas quando chegou a oligarquia, os Trinta, a vez deles, tendo me convocado, quinto, para o tholos, me deu a ordem de trazer Leo o Salaminiano para ser morto; porque eles deram frequentemente para muitas outras ordens deste tipo envolver o maior número possível de cidadãos na sua responsabilidade possível. Nessa circunstância, mostrei novamente, não por palavras, mas por ações, que, se eu puder para dizer sem te chocar, eu me importo com a morte como de nada e minha única preocupação é não fazer nada de injusto ou ímpio. Também esse poder, por mais forte que fosse, não me impressionou o suficiente para me fazer comprometer uma injustiça. Quando saímos do tholos, o outros quatro partiram para Salamina e trouxeram de volta Leon e eu fomos para casa. E eu poderia ter paguei isso com a minha vida, se esse governo não tivesse existido derrubado logo depois. Esses fatos serão atestados a você por um grande número de testemunhas.
XXI. – Você acredita agora que eu teria vivido tantos anos se eu tivesse interferido nos assuntos públicos, e se, tratando-os como um homem honesto, eu tivesse tomado a defesa da justiça, colocando-a, como deve ser,
sobretudo? Longe disso, atenienses, e ninguém mais, assim como eu, teria conseguido. Para Eu, ao longo da minha vida, serei reconhecido como Eu me mostrei tão bem nos empregos públicos que consegui preencher, e tal também nas minhas relações privadas, não tendo nunca concedeu nada a ninguém ao contrário do justiça, nem mesmo a nenhum daqueles a quem meu caluniadores dizem que são meus discípulos. Eu nunca, na verdade, não era mestre de ninguém. Mas se alguém quer me ouvir quando falo e cumprir minha missão, jovem ou velho, nunca recusei esse direito pessoa. Eu não sou um homem para falar por mim dinheiro e ficar quieto se não me derem nenhum. EU disponibiliza tanto aos pobres como aos rico, para que me questionem, ou, se preferirem, para que eu possa questioná-los e eles possam ouvir o que eu tenho dizer. Se um ou outro deles se tornar honesto onde homem desonesto, não é justo comigo ceder responsável, pois nunca prometi ou dei sem lições para ninguém. E se alguém afirma ter nunca aprendi ou ouvi nada de mim em particular algo que nem todo mundo tem também ouvi, saiba bem que ele não está dizendo a verdade.
XXII. – Mas por que alguns ouvintes Eles gostam de ficar na minha casa por longas horas? empresa ? Eu expliquei isso a vocês, atenienses, e vou Eu disse toda a verdade: eles gostam ouça-me examinar aqueles que se imaginam sábios e que não são, e, na verdade, isso não é sem aprovação. E é, repito-vos, o deus que me tem prescrita esta tarefa por oráculos, por sonhos e por todos os meios que qualquer deus pode usar atribuir a um homem uma missão a cumprir. Esse O que digo aqui, atenienses, é verdade e fácil de verificar. Porque Se eu realmente corrompo os jovens e já corrompi alguns antes, não é verdade que alguns deles, tendo reconhecido à medida que envelheciam que eu tinha receberam conselhos perniciosos na juventude, para me punir, e se eles não quisessem fazer isso eles mesmos – o mesmo, que alguns membros da sua família, pais, irmãos ou outros parentes, se eu tivesse prejudicado seus entes queridos, devem se lembrar disso agora e aprender com isso vingança. De qualquer forma, muitos deles estão aqui: Eu os vejo. Primeiro, aqui está Crito, que tem a mesma idade e do mesmo demo que eu, pai de Critobulus aqui aqui ; então Lisânias de Espeto, pai de Ésquines, também presente. Aqui está novamente a Antífona de Cefísia, pai de Epigenes; e outros como estes, cujos
irmãos moravam na minha companhia, Nicostratos, filho de Teozótides e irmão de Teódoto; ou Teódoto está morto, então ele não poderia influenciá-lo com suas orações; então Paralus, a quem você vê, filho de Demódoco, cujo o irmão era Teages, depois Adeimantus, filho de Ariston, cujo irmão é Platão, e Aiantodoro, cujo Este é o irmão Apollodorus. E eu poderia te contar sobre isso nomeie muitos outros, dos quais Meleto deveria ter citado pelo menos um como testemunha em sua acusação. Se ele não pensei nisso, deixe-o citar agora, eu o autorizo, e, se ele puder produzir tal testemunho, que o faça dizer. Mas, pelo contrário, atenienses, vocês você encontrará todos prontos para me ajudar, quem corrompe seus entes queridos, eu que os machuco, de acordo com Meleto e Ânito. É verdade que aqueles que são pessoas corruptas podem ter alguma razão para defender; mas seus pais, a quem não seduzi, que já estão avançados em anos, que razão têm para me ajudem, se não a lealdade e a justiça, porque eles têm consciência de que Meleto está mentindo e que eu estou dizendo a verdade ?
XXIII. – Basta, senhores juízes: os argumentos que eu então dar para minha defesa se resume a aproximadamente aqueles, ou talvez alguns outros do mesmo tipo.
Mas talvez haja alguém entre vocês que ficará indignado, lembrando-se de que ele próprio, tendo que apoiar um julgamento de menor consequência do que o meu, orou e implorou aos juízes com muitas lágrimas, que ele
levou os seus netos a tribunal, a fim de amolecer o máximo possível, e com seus filhos, muito de pais e amigos, enquanto eu não quero naturalmente não faço nada de tudo isso, embora eu então acredito que estou enfrentando um perigo supremo. Pode ser que pensando nisso, ele iria me criticar e que, irritado com isso, meu método, ele vota com raiva. Se alguém de vocês está com esses sentimentos, o que eu não sinto Eu não acho, mas se ele os tem, eu acho que Eu lhe darei uma resposta razoável dizendo: “Eu também, excelente homem, tenho parentes; porque, como disse Homero, eu não nasci de um carvalho ou de uma rocha, mas de seres humanos. Então eu tenho pais e filhos, atenienses, em número de três, um dos quais é já na adolescência, e os outros dois muito jovens. »
No entanto, não os trouxe aqui para interagir com você.
para me absolver. Por que não quero fazer nada a respeito?
Não é por bravata, atenienses, nem por desprezo para você. Se eu contemplo a morte com segurança ou Não, essa é outra questão. Mas pela minha honra, para o seu e o de toda a cidade, não me importa não parece apropriado recorrer a nenhuma destas significa, na minha idade e com a minha reputação, verdadeiro ou falso. Em qualquer caso, é uma opinião aceite que Sócrates difere de alguma forma da maioria homens. Então, se aqueles de vocês que passam por ser superior em sabedoria, coragem ou qualquer outra coisa tipo de mérito seria se comportar assim, estaria lá uma pena. E ainda assim eu tenho visto muitas vezes pessoas assim espécie, que eram considerados homens de valor, para fazer perante os juízes de surpreendente baixeza, como se eles considerassem isso uma terrível desgraça que você condenou-os à morte, e como se fossem
imortal caso você não os mate. Ouro, Acredito que eles desonram a cidade: eles fariam acreditam em estrangeiros do que os atenienses que distinguidos pelo seu mérito e que os cidadãos escolhem-se preferencialmente para criá-los para magistraturas e outras honrarias, não tem mais de coragem do que as mulheres. Estes são, atenienses, coisas que nós, que somos considerados como tendo algum mérito, não devemos fazer, e que você, se nós nós fazemos, você não deve permitir. Você deve em pelo contrário, mostre que você está disposto a condenar aqueles que encenam essas cenas lamentáveis diante de você e cobrir a cidade com o ridículo em vez daqueles que estão esperando silenciosamente sua parada.
XXIV. – Independentemente da honra, atenienses, nem me parece que seja correto rezar a ele julgar e ser absolvido por suas súplicas; ele devemos esclarecê-lo e convencê-lo. Porque o juiz não se senta para fazer um favor à justiça, mas para decidir o que o que está certo. Ele jurou não favorecer ninguém de quem gostasse parece, mas julgar de acordo com as leis. Não devemos então não se acostume mais com o perjúrio do que você vocês devem se acostumar com isso, porque nós ofenderiam os deuses uns dos outros. Não espere portanto, não é de mim, atenienses, que recorro a vós a práticas que não considero honestas, justas ou piedoso, especialmente, por Zeus, quando sou acusado de impiedade por Meleto aqui presente. Porque é claro que, se Eu te influenciei e te forcei com minhas orações a quebre seu juramento, eu te ensinaria a acreditar que não há deuses, e ao me defender assim, eu simplesmente me acusaria de não acreditam na sua existência. Mas está longe disso que assim seja. Eu acredito nisso, atenienses, tanto quanto do que um dos meus acusadores, e deixo isso para você e para Deus decidir o que deve ser melhor e para você e para mim.
Parte dois
XXV. – Sim, atenienses, não estou indignado com isso. sentença que acaba de proferir contra mim, é porque tenho várias razões e porque não estava sem esperar o que aconteceria comigo. O que me surpreende além disso, é o número de votos a favor e contra. Eu não não pensei que a diferença seria tão pequena; Eu esperava ser condenado por uma maioria muito maior considerável; porque um deslocamento de trinta votos, se eu bem, teria sido o suficiente para me absolver. Nestes condições, acho que posso dizer que escapei Meleto, e não só eu escapei dele, mas ele É óbvio que, se Anytos e Lycon não fossem subiu no bar para me acusar, ele deveria ter pagar mil dracmas, porque não teria obtido um quinto dos votos.
XXVI. – De qualquer forma, esse homem está pedindo minha morto. Qualquer. Mas, da minha parte, o que vou lhe dizer? propor? Obviamente o que eu mereço. Quem é? ENTÃO ? Que punição ou multa eu mereço porque que em vez de levar uma vida tranquila, negligenciei isso que a maioria dos homens tem no coração, fortuna, interesses empregados domésticos, comandos do exército, carreiras políticas, posições de todos os tipos, conexões e facções políticos, acreditando que sou honesto demais para salvar minha vida se eu entrasse neste caminho; porque eu não fiz envolvido em qualquer profissão onde eu não estaria de nenhuma utilidade para você ou para mim, e porque Eu não queria outra ocupação senão retribuir a todos de vocês em particular o que eu declaro ser o mais ótimo atendimento, tentando persuadi-lo a não fazer não se preocupe com a sua vida antes de cuidar de si mesmo de si mesmo e de seu aperfeiçoamento moral e intelectual, não se preocupar com os assuntos da cidade antes de cuidar da cidade e seguir o mesmo princípios em tudo o mais? O que eu mereço então? por se comportar assim? Uma recompensa, Atenienses, se eu realmente devo ser taxado de acordo com o que eu mérito e uma recompensa que me convém. Ouro o que pode ser adequado para um pobre benfeitor que precisa de tempo para exortá-lo? Não há nada, Atenienses, quem é mais adequado para tal homem do que para ser alimentado no pritaneu. Ele merece muito mais do que isso, de vocês que foi vitorioso em Olympia com um cavalo ou uma equipe de dois ou quatro. Este não te faz feliz que na aparência, eu, verdadeiramente. Ele não precisa ser alimentado; Eu preciso disso. Então, se eu tiver que me tributar sobre isso que eu mereço com toda justiça, é isso que eu sou imposto: ser alimentado no pritaneu.
XXVII. – Talvez você imagine que em você mantendo aqui quase a mesma linguagem que sobre o piedade e súplicas, pretendo desafiá-lo.
Não, atenienses, não tenho essa intenção; Veja o que é. Estou convencido de que não não faça mal a ninguém de propósito, mas você se recusam a acreditar em mim. Tínhamos muito pouco tempo para nos explicar. Acredito de fato que, se fosse regra, com você, como com os outros, não para julgar um caso capital em um único dia, mas fazê-lo dedicar vários, eu teria convencido você; mas ele Não é fácil dissipar em tão pouco tempo calúnia grosseira. Certo, portanto, de que não faço mal a ninguém, ninguém, estou longe de querer me preocupar com isso eu mesmo, para declarar, para meu desagrado, que mereço uma punição e propor uma sentença contra mim..
O que devo temer? É sofrer o que Meleto propõe contra mim, quando digo que não sei seja bom ou ruim? Devo ir em vez disso? escolher coisas que eu sei que são más e condenar a um deles? Eu escolheria a reclusão?
Mas por que eu deveria viver na prisão, um escravo do carcereiros sucessivamente designados para minha guarda, Onze ? Eu me condenarei a uma multa e prisão? até eu terminar de pagar? Ele voltaria precisamente ao confinamento de que acabo de falar; porque não tenho dinheiro para pagar. Vai me condenar – Por isso fui para o exílio; talvez seja a penalidade que você proporia. Mas eu realmente preciso ficar bem apegado à vida para empurrar a cegueira ao ponto de não para poder perceber que se você, que é meu concidadãos, vocês não suportariam minhas conversas e meus palavras, e as achei tão insuportáveis e tão odiosas que você busca hoje se libertar dela, eu não então espere que estranhos os apoiem facilmente. Longe disso, atenienses. Nestes condições, seria uma vida linda para mim deixar meu país, velho como sou, para mudar de cidade em cidade
cidade e sendo perseguido de todos os lugares! Porque tenho certeza de que, onde quer que eu vá, os jovens virão me ouvir como aqui. Se eu os afasto, eles são os únicos que caçarão, envolvendo seus concidadãos mais velhos, e se eu não os rejeitar, serão seus pais e seus parentes que me banirão por causa deles.
XXVIII. – Poderiam me perguntar: “O quê! Sócrates, Se você ficar em silêncio e ficar quieto, você não será capaz de viver no exílio? “É exatamente isso que há mais difícil para alguns de vocês entenderem. Porque se Eu vos digo que seria desobedecer a Deus e que, por Por isso é impossível para mim manter a calma, você não vai acreditar em mim, vai pensar que estou falando ironicamente e, se eu disser por outro lado que é precisamente o maior dos bens para um homem que falar todos os dias sobre a virtude e os outros assuntos sobre os quais você me ouve discursar, em examinando a mim mesmo e aos outros, e se eu acrescentar que uma vida não examinada não vale a pena ser vivida experiente, você acreditará em mim ainda menos. No entanto, é como eu vos digo, atenienses; mas ele não é fácil de convencer você.
Adicione a estas razões que não estou acostumado a julgue-me merecedor de qualquer punição. Se eu tivesse alguma coisa o dinheiro, eu teria fixado o valor que teria que pagar; porque não teria sido uma vergonha para mim. Mas eu não tenho nenhum, a menos que você queira me taxar quantia que eu poderia pagar. Talvez eu pudesse pagar-lhe uma mina de prata: é portanto neste valor que eu mesmo taxo. Mas Platão aqui, Atenienses, assim como Críton, Critóbulo e Apolodoro estão com pressa em lhe oferecer trinta minas, das quais eles garantia. Então eu me taxo nesse valor. Para o garantimos que você pode contar com eles.
Parte Três
XXIX. – Por falta de um pouco de paciência, veja, Atenienses, o que será dito de vocês: aqueles que aqueles que procuram denegrir a nossa cidade vão culpar você de ter matado Sócrates, um homem sábio; pois eles dirão, pois para envergonhá-lo, que eu era um homem sábio, embora eu não fosse não seja. Se você tivesse esperado algum tempo, a coisa teria vindo por si só; porque você vê minha idade: eu Já estou avançado na vida e perto da morte. O que eu Isto não é dirigido a todos vocês, mas sim àqueles que me condenou à morte..
Para estes tenho algo mais a dizer. Talvez Achais, atenienses, que fui condenado por falta de discursos, quero dizer aqueles discursos pelos quais eu te digo teria persuadido, se eu tivesse acreditado que tinha que fazer tudo e tudo dizer para escapar da condenação. Não, tanto faz deve. Não é por falta de palavras que tenho estado condenado, mas por falta de audácia e descaramento e porque que eu não queria fazer você ouvir o que você teria sido o mais agradável, Sócrates lamentando, gemendo, fazendo e dizendo uma série de coisas que Considero abaixo de mim as coisas às quais você está acostumado para ouvir outros acusados. Mas, nem agora eu Eu não acreditava que deveria fazer nada que fosse indigno de um homem livre, nem agora me arrependo por ter me defendido dessa maneira. Eu preferiria morrer depois de me defender como fiz do que viver
graças a essas baixezas. Porque nem nos tribunais nem nas guerra, ninguém, nem eu nem ninguém, tem o direito de para tentar escapar da morte por todos os meios.
Muitas vezes nas lutas vemos que poderíamos escapar da morte largando as armas e perguntando bairro para aqueles que estão perseguindo você. Da mesma forma, em todos os tipos de perigos, encontramos mil outros
expedientes para escapar da morte, se alguém estiver determinado a faça tudo e diga tudo. Só que talvez não seja o que é difícil, atenienses, evitar a morte: é muito mais para evitar o mal; porque ele corre mais rápido que
morte. Neste caso sou eu que sou lento e velho, que foi alcançado pelo mais lento dos dois, enquanto que meus acusadores, que são fortes e ágeis, foram pelo mais rápido, o mal. E agora eu vou sair daqui condenado à morte por você e eles condenado pela verdade como perverso e criminoso, e eu me apego à minha dor, e eles à deles. Pode – tinha que ser assim e eu acredito que as coisas são o que deveriam ser.
XXX. – Depois disso, quero fazer um para você predição, a ti que me condenou; porque eu estou em presente na época em que os homens liam melhor em o futuro, no momento de deixar a vida. Eu prevejo você Portanto, a vós, juízes, que me matais, que terá que sofrer, imediatamente após minha morte, uma punição muito mais doloroso, por Zeus, do que aquele que você infligir em mim matando-me. Você acabou de me condenar na esperança de que você esteja livre para relatar da sua vida; mas é exatamente o oposto que você vai acontecer, eu lhe asseguro. Você verá o crescimento do vários desses investigadores, que contratei até
presente, sem que você perceba. Porque se você acredite que matando pessoas você vai prevenir culpo você por viver mal, você está errado.
Esta forma de se livrar dos censores não é muito nem eficaz nem honrado; o mais bonito e o mais fácil, é, em vez de calar a boca dos outros, trabalhe para se tornar o mais perfeito possível. Então as previsões que eu queria fazer para você, para você que me condenaram, por isso me despeço de vocês.
XXXI. – Mas para você que me absolveu, Gostaria de falar com você sobre o que aconteceu, enquanto os magistrados estão ocupados e eu ainda não fui levado para onde devo morrer. Espere Então, meus amigos, até este momento; porque não há nada para nós nos impede de conversar, enquanto for possível.
Gostaria de mostrar a vocês, amigos, como Eu interpreto o que aconteceu comigo hoje. E de fato, juízes, porque vocês merecem esse título de juízes, é para mim algo extraordinário aconteceu. Ao longo do Durante a minha vida, a voz divina que me é familiar não nunca deixou de se fazer ouvir, mesmo sobre de atos de pouca importância, para me impedir, se eu fosse fazer algo errado. Mas hoje é para mim aconteceu, como vocês podem ver por si mesmos, algo que alguém poderia olhar e que de fato olha como o último dos males. Mas nem esta manhã, quando eu Saí de casa, o sinal de Deus não me deteve, nem quando eu vim aqui para o tribunal, nem para qualquer lugar do meu discurso, o que eu quisesse dizer. E no entanto, em muitas outras circunstâncias ele tem parou no meio do meu discurso. Hoje, às Pelo contrário, nunca interveio durante o debate para se opor a qualquer uma das minhas ações ou qualquer das minhas palavras. A que motivo devo atribuir sua abstenção? Eu vou te contar. É isso que eu sou chegou é sem dúvida algo bom e que não nos é possível julgar com sensatez, quando pensamos que morrer é mau; e vejo aqui uma prova decisiva: é que o sinal usual não teria falhado me impeça, se o que eu ia fazer não fosse bom.
XXXII. – Aqui estão mais alguns motivos para ter esperança firmemente que a morte é um bem. De duas coisas, um: ou aquele que está morto é reduzido a nada e não tem mais consciência de nada, ou então, segundo o que é dito, a morte é uma mudança, uma transmigração da alma do lugar onde estamos em outro lugar. Se a morte é a extinção de todo sentimento e assemelha-se a um daqueles dorme onde não se vê nada, nem em sonhos, é um ganho maravilhoso do que morrer. Se de fato alguém tivesse que escolher uma dessas noites em que dormimos sem nem ter um sonho, compará-lo com outras noites e outros dias de sua vida, e se após o exame fosse necessário dizer quantos dias e noites melhores vivemos e mais agradável que aquela noite, acho que não apenas indivíduos comuns, mas o grande Rei ele mesmo os acharia fáceis de contar comparação de outros dias e outras noites. Então se a morte é algo semelhante, eu afirmo, eu, que é um ganho, pois então toda a sequência de o tempo não parece mais uma única noite.
Por outro lado, se a morte é como uma passagem daqui de baixo para outro lugar, e se for verdade, como nós disse, que todos os mortos estão reunidos ali, pode alguém, juízes, imagine um bem maior? Porque inalmente, se ao chegar no Hades, livre-se desses chamados juízes, é preciso encontrar ali os verdadeiros juízes, aqueles que, segundo se diz, julgam ali justiça, Minos, Radamanto, Éaco, Triptolemus e todos aqueles semideuses que foram justos durante a sua vida, a jornada não é não valeria a pena? Se, por outro lado, criarmos uma sociedade com Orfeu, Museu, Hesíodo e Homero, a que preço Você não compraria essa felicidade?
Quanto a mim, eu consentir em morrer várias vezes, se essas histórias forem verdadeiras.
Oh ! para mim especialmente, que passatempo maravilhoso do que falar lá com Palamedes, Ajax, filho de Telamon, e todos os heróis dos tempos antigos que estão vítimas mortas de um julgamento injusto! Eu encontraria, eu acho que um certo prazer em comparar meu destino ao deles.
Mas meu maior prazer seria passar meus dias em para examinar e questionar aqueles que estão lá, como eu fizeram aqueles aqui, para ver aqueles que estão sábios e aqueles que acreditam que são, mas não são. Quanto não daríamos, juízes, para examinar aquele que liderou o grande exército contra Tróia, ou Ulisses ou Sísifo ou tantos outros, homens ou mulheres, que poderíamos citar? Fale com eles, viva com eles Examiná-los seria um prazer indescritível. Em tudo Neste caso, no Hades, temos a certeza de que não seremos condenados a morreu por isso, e não só estamos lá todos caminhos mais felizes do que aqui, mas ainda estamos lá agora imortal, pelo menos se o que é dito for verdade.
XXXIII. – Vocês também, juízes, devem estar certos esperança diante da morte e te colocar no espírito que há uma coisa certa, que não há mal possível para o homem bom, nem durante sua vida, nem após sua morte, e que os deuses não são indiferentes a seu destino. O meu também não é uma coincidência, e Vejo claramente que era melhor para mim morrer presente e seja liberto de toda punição. Daí decorre que o o sinal não me segurou em nenhum momento e que eu não não quero muito daqueles que me condenaram nem de meus acusadores. É verdade que ao me condenar e acusando-me, eles não tinham o mesmo pensamento que eu; Eles pensaram que estavam me prejudicando e por isso merecem ser culpado.
Mas tenho uma coisa para perguntar a eles. Quando meus filhos crescerão, atenienses, castiguem-nos com atormentando-os como eu atormentei você, se você veja buscando riquezas ou qualquer outra coisa antes da virtude. E se eles pensam que são alguma coisa, embora não sejam nada, envergonhe-os, como eu envergonharam vocês, negligenciaram seu dever e acreditar em algo quando não tem mérito. Se você faça isso, você nos terá tratado com justiça, a mim e meus filhos.
Mas agora é a hora de irmos, eu por para morrer, você para viver. Quem entre nós tem o melhor? compartilhando, ninguém sabe, exceto Deus.
O Julgamento de Sócrates
Fábio Guimarães de Castro
Referências Bibliográficas
ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia (vol. I). 8. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
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