Breaking News
Home / Filosofia / Mão Invisível

Mão Invisível

PUBLICIDADE

O que é mão invisível?

O termo “Mão Invisível” foi cunhado pelo filósofo e economista Adam Smith (1723-1790), que escreveu o livro A Riqueza das Nações, publicado no ano de 1776. Segundo Smith, esse termo se refere a autorregulação do mercado, ou seja, um mecanismos natural, em que não há a intervenção do Estado. Desta forma, o mercado se regularia sem interferências.

O conceito trazido pelo economista foi muito importante, principalmente para que se compreendesse melhor os processos econômicos reais que, costumeiramente, ocorrem na economia capitalista. Tanto é que Adam Smith é considerado o pai da economia moderna, sendo uma dos teóricos mais importantes quando se fala em liberalismo econômico.

Segundo a visão de Smith, a esfera econômica é encarada como uma ordem natural, em que cada indivíduo tem seu interesse privado, agindo egoisticamente. Porém, mesmo sendo algo fruto de ações de indivíduos dispersos e heterogêneos, sob certo prisma esses indivíduos estariam organizados, por meio de um “mecanismo”, o qual Smith chama de “Mão Invisível”.  Logo, ao ir atrás do próprio objetivo, o indivíduo acaba por promover o interesse da sociedade, de forma mais eficaz, garantindo o equilíbrio do mercado.

Mão Invisível

Mas como isso seria possível? Como funcionaria essa “mão invisível”? Quais seriam as formas dela atuar? De uma maneira bem simplificada, basicamente seria a lei da oferta e da procura. Por meio dessa lei, quando um produto é muito procurado, seu preço tende a aumentar e, quando ele é menos procurado, tende a cair. Logo, o preço dele é regulado pelo equilíbrio entre a quantidade de empresas que o ofertam e a quantidade de consumidores que estão em busca deste produto.

Logo, a “mão invisível” seria como uma representação da ideia de que o mercado consegue se organizar, tendo como base a lei da oferta e procura e, assim, buscando um equilíbrio sem que haja intervenções do Estado.

Juliano Schiavo é jornalista

Referências Bibliográficas

PRADO, Eleutério FS. Uma formalização da mão invisível. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 36, n. 1, p. 47-65, 2006.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Teoria da Decisão

Teoria da Decisão

PUBLICIDADE Definição A teoria da decisão é a teoria de tomar decisões com base na atribuição de …

Utilitarismo

Utilitarismo

PUBLICIDADE Definição Utilitarismo é a doutrina ética de que a virtude se baseia na utilidade …

Práxis

Práxis

PUBLICIDADE O que é Práxis? O vocábulo práxis, à semelhança de tantos outros conceitos filosóficos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.