Tipos de Conhecimento

PUBLICIDADE

Quais são os tipos de conhecimento?

Desde os primórdios da humanidade o homem busca compreender a si, ao outro e aos fenômenos da realidade circundante. Para isso, ele recorre aos diversos tipos de conhecimentos existentes e acumulados pela tradição: o conhecimento mitológico, filosófico, teológico, científico, etc.

Para além de uma hierarquia ou sobreposição entre os diversos tipos de conhecimentos o que há é uma relação de complementaridade em que os diversos aspectos da realidade são apreendidos, por diversos instrumentos, pelo sujeito cognoscente na sua relação com os objetos de conhecimento.

Tipos de Conhecimento

Conhecimento Mitológico

Anterior ao uso desenvolvido do logos, a humanidade, especialmente a cultura greco-romana, tinha a mitologia como forma de acesso às explicações para os fenômenos da realidade.

Essa forma de conhecimento, embora desvalorizada, quando não ridicularizada na atualidade, constitui numa forma fantástica de entender o mundo, a formação do universo, a constituição dos fenômenos a partir da pressuposta intervenção dos deuses na realidade o que pressupunha a crença religiosa como motor das transformações. Nesse sentido, os mitos tinham papel fundamental na cultura greco-romana na busca por explicações da realidade circundante.

O contrário do que alguns pensam, com o surgimento da Filosofia, lá na Antiguidade Clássica, os mitos não desapareceram da noite para o dia, como se fossem agora desnecessários, mas antes houve um processo lento de transição. Inclusive, filósofos como por exemplo Platão utilizou-se da estrutura mitológica para transmitir e potencializar o ensino de algumas de suas ideias. O que de antemão já é argumento suficiente para entendermos a importância do pensamento mitológico mesmo após a transição do mito ao logos.

Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico, baseado na capacidade humana de interrogar e dar sentido à sua existência, torna-se um conhecimento que se distingue dos demais devido à sua capacidade eminentemente questionadora, reflexiva capaz de propiciar a ressignificação da relação homem-mundo. Esse conhecimento é baseado em processos racionais, abstratos e sem necessidade de comprovação empírica. Nesse sentido, o conhecimento filosófico transcende a área de atuação dos demais conhecimentos sem, contudo, se sobrepor, mas antes complementar o ver perspectivo sobre algum ângulo da realidade física ou metafísica.

Conhecimento Religioso

O conhecimento teológico, ou conhecimento religioso, pressupõe a crença em um ser transcendente que não apenas legitima, mas também possibilita a aquisição de novos conhecimentos. Desse modo, a verdade é uma consequência não de um processo mental, racional, mas de uma pressuposta crença na verdade revelada. Esse tipo de conhecimento tende a pautar-se numa visão dogmática da verdade, desprovida de método ou processos complexos de racionalidade. Nessa perspectiva, a palavra de Deus, do livro sagrado,do missionário religioso adquire por vezes ar de verdade absoluta e inquestionável.

Conhecimento Científico

Esse, adverso aos demais conhecimentos, pauta-se em métodos experimentais rigorosos para que a verdade/validade de uma teoria seja ou não aceita pela comunidade científica. Sob essa perspectiva, a validade de uma teoria não se dá pela mera autoridade da tradição, religião, ou mera opinião do indivíduo, mas antes pela sua validação metodológica a partir de critérios rigorosos e objetivos acordados previamente pela comunidade científica.Para mais informações sobre o conhecimento científico ler artigo: O Método Científico, deste portal.

Dica de Vídeo: Paródia – O Saber Científico

Fábio Guimarães de Castro

Veja também

Materialismo

Materialismo

PUBLICIDADE Materialismo – Definição Materialismo é uma posição filosófica que considera a matéria como a única …

Hinduísmo

PUBLICIDADE Hinduísmo – O que é O hinduísmo é a religião mais antiga do mundo, segundo muitos …

Hegelianismo

PUBLICIDADE Hegelianismo – Definição O hegelianismo é uma tradição da filosofia que toma suas características definidoras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.