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Trabalho Escolar

 

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

O trabalho escolar é um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá ter a coordenação de um orientador.

O processo de elaboração de um trabalho escolar é uma vivência que precisa ser criativa possibilitando uma interação rica com pessoas, fontes e recursos diversos, a fim de atingir maior autonomia com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma visão mais crítica e ampliada.

1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:

a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);

b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha;

c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;

d) margem - superior e esquerda = 3 cm inferior e direita = 2 cm;

e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;

f) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citação direta usar fonte tamanho 10;

g) parágrafo – 2cm da margem esquerda;

h) numeração Progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço.

Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itálico.

Exemplo de numeração progressiva de um trabalho escolar:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 Seção secundária

1.1.1 Seção terciária

1.1.1.1 Seção quaternária

1.1.1.1.1 Seção quinária

1 INTRODUÇÃO

(título considerado como seção primária ou capítulo - deve localizar-se no início de página, margeado à esquerda, digitado em negrito, , - fonte tamanho 12, caixa alta)

(texto)

2 CULTURA DA MAÇÃ

(título considerado como seção primária ou capítulo - deve localizar-se no início de página, margeado à esquerda, digitado em negrito,- fonte tamanho 12, caixa alta)

(texto)

2.1 Produção de mudas

(subtítulo considerado como seção secundária - deve estar margeado à esquerda, fonte tamanho 12; negrito; versal)

(texto)

2.1.1 Enxertia

(subtítulo considerado como seção terciária - deve estar margeado à esquerda, fonte tamanho 12; itálico; versal)

(texto)

3 CONCLUSÃO

[título considerado como seção primária (capítulo) - início de página - fonte tamanho 12, caixa alta; negrito]

(texto)

Os títulos - Sumário; Referências; Anexos - não são numerados e devem aparecer na página de forma centralizada.

2 ESTRUTURA BÁSICA DE UM TRABALHO ESCOLAR

A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referência; anexo).

2.1 Capa

Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou " embelezamento", composta de:

a) Cabeçalho: nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;

b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;

c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;

d) Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.

Trabalho Escolar

2.2 CONTRACAPA OU FOLHA DE ROSTO

A folha de rosto deve conter informações complementares e necessárias à perfeita identificação do trabalho. É a segunda parte do trabalho. Sua função é a de caracterizar o trabalho com informações mais formais, e não apenas esteticamente como a capa principal.

Para isso ela deve conter:

a) Cabeçalho: nome da Instituição responsável, localizado na margem superior, negrito, centralizado, letras iniciais maiúsculas, fonte Arial tamanho 16, espaçamento entre linhas simples

b) Nome do aluno completo: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras iniciais maiúsculas, tamanho12

c) Título do trabalho: no centro da folha, negrito, centralizado, tamanho 14

d) Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado ao componente curricular de XXX. Professor XXX. Turma XX - X série.

e) Local (cidade) centralizado, negrito e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.

f) Mês e ano: centralizado, a 3 cm da borda inferior, negrito e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.

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2.3 Sumário

Iniciar em folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo.

Indica as partes do trabalho, capítulos, itens e subitens, e as páginas em que se encontram. (ABNT. NBR 6027, 2003)

Trabalho Escolar

2.4 Introdução

Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo.

A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado.

Na seqüência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).

2.5 Desenvolvimento

Também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido.

Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.

OBSERVAÇÃO:

A citação é usada para dar credibilidade ao trabalho científico, fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área da pesquisa e apresentar pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto de sua pesquisa.

As citações podem ser: diretas, indiretas.

a) Citações Diretas - é a transcrição fiel de trechos da obra do autor consultado. Quando o autor citado é parte do texto, seu sobrenome é digitado com a primeira letra em caixa alta (letra maiúscula) e as demais em letras minúsculas. A data de publicação e a página da qual o texto foi extraído são apresentadas dentro de parênteses, exemplo: Nome do Autor (ano, p.XXX). Quando o autor não faz parte do texto, seu sobrenome é apresentado dentro de parênteses, em letras maiúsculas, seguido do ano da publicação e da página da qual o texto foi extraído (NOME DO AUTOR, ANO, p. XXX). Citações diretas com até três linhas: devem ser inseridas entre “aspas duplas”, no texto. As aspas simples são utilizadas para indicar citação dentro de citação.

b) Citação livre, indireta ou paráfrase é quando autor do trabalho, através de síntese pessoal, reproduz fielmente as ideias de outro autor, sempre indicando a fonte da qual foram extraídas. Atenção: O autor deve deixar clara a fonte de onde retirou a ideia; o assunto abordado deve ser reescrito e reorganizado, tomando-se cuidado para não ser confundido com plágio.

2.6 Conclusão

Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.

Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma idéia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento.

2.7 Referências

Apresenta-se em folha distinta, título centralizado, sem indicação numérica, elemento obrigatório. ( ABNT. NBR 14724, 2002)

Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.

FORMATO DE APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS

ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990. 3 p
DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 132 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Ciência e Tecnologia. Brasília, n. 1, 1996. CD-ROM.
KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz. Apostila.doc. Curitiba, 13 maio 1995. 1 arquivo (605 bytes). Disquete 3 1/2. Word for windows 6.0.
SANTOS, Rogério Leite dos; LOPES, José Dermeval Saraiva; Centro de Produções Técnicas (MG). Construções com bambu: opção de baixo custo. Viçosa: CPT, [1998]. 1 videocassete (65min): VHS/NTSC, son., color.
TAVES, Rodrigo França. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.

Fazer a referência de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normalização nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

2.8 Anexo(s)

Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional.

Poderão fazer parte do item "Anexos", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho.

São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc.

Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo.

"Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos." (ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5)

Exemplo:

ANEXO A – Tabela de classificação de sementes.

Como Elaborar Trabalhos Escolares

MANUAL PARA ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O QUE É TRABALHO ESCOLAR?

O Trabalho Escolar compreende o conteúdo ou desenvolvimento de um determinado tema, e se constitui uma forma de avaliação à qual se confere nota. Pode ser feito individualmente ou em equipe, e de modo geral, trata de assunto que pode ser encontrado em livros didáticos, revistas, enciclopédias ou outras publicações científicas ou culturais.

Ele é às vezes solicitado para resolver problema de falta de nota de alunos que deixaram de fazer alguma prova. Também serve para melhorar a média de alunos tidos como fracos em determinada matéria, costume já amplamente disseminado entre os professores, principalmente com aqueles que não querem deixar ninguém para fazer recuperação.

Como substituto de prova os alunos geralmente adoram fazê-lo, pois ao contrário da prova, que é feita na sala de aula e individualmente, o trabalho escolar pode ser feito em casa com toda comodidade, ou então, numa biblioteca, e com prazo de entrega acessível. Infelizmente, porém, há alunos que pagam para alguém fazer isso por eles.

Levado a sério o Trabalho Escolar é da maior importância para ampliação de conhecimentos, desenvolvimento do gosto pela leitura, extensão do raciocínio e organização de método de trabalho. Pena que muitos alunos não entendem isso...

DE QUE CONSTA O TRABALHO ESCOLAR?

Um Trabalho Escolar consta, geralmente, do seguinte:

1. Capa
2. Folha de Guarda
3. Folha de Rosto
4. Sumário
5. Introdução
6. Texto ou Desenvolvimento do Conteúdo
7. Conclusão
8. Bibliografia

1. A CAPA

A Capa é a proteção externa do Trabalho Escolar. Há professores que dão nota em função do visual da Capa e, por isso, muitos alunos capricham na sua confecção. Mas é bom não generalizar. O melhor mesmo é considerar a Capa apenas como um dos componentes do Trabalho Escolar, e não o mais importante.

Para que a Capa do seu Trabalho Escolar fique com boa aparência tome os cuidados a seguir discriminados:

prenda-a às outras folhas com grampos, sempre pelo lado esquerdo e nunca na parte superior;

não use grampos em demasia: 3 ou 4 no máximo;

use sempre papel limpo, nos tamanhos ofício, A-4 ou tipo formulário contínuo de computador no tamanho de 80 colunas;

de forma alguma use clipe: fica feio e às vezes se desprende;

use folha de cartolina se o trabalho for volumoso, mais de 30 páginas, por exemplo;

escreva os dizeres sem rasuras;

evite o exagero nos enfeites. A Capa deve ser bonita, porém discreta. Faça cercadura com linhas grossas ou então algum enfeite criativo;

se for possível, ilustre a Capa com desenho que tenha alguma ligação direta com o conteúdo do Trabalho, e somente em último caso use figura recortada de revista, pois isto não fica bem.

se puder, mande encadernar o trabalho em alguma gráfica, com espiral de plástico, como é muito usual hoje. Ou então compre capas de plástico (com canaleta). Este tipo de encadernação protege a capa com uma folha de plástico transparente (ou de cor). A folha transparente é a ideal.

1.1. ELEMENTOS DA CAPA

A Capa contém geralmente os seguintes elementos:

Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma distância (margem) de 3,5cm a partir da borda superior do papel;

Título do trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;

Nome de Aluno (ou dos alunos, se for Trabalho de Equipe) - o qual deve ser escrito abaixo do título (cerca de 3cm) e à direita;

Nome da cidade e o Ano - o nome do lugar deve ser escrito com uma distância (margem) de 2,5cm a partir da borda inferior, e logo abaixo, centralizado, o ano.

2. FOLHA DE GUARDA

É uma folha em branco que se coloca no começo do trabalho, logo depois da Capa. É usada como proteção. Se quiser, seu professor pode até dispensá-la.

3. FOLHA DE ROSTO

É a folha que vem logo depois da Folha de Guarda, ou da Capa, quando não se não se usa a Folha de Guarda. Ela contém os elementos essenciais para identificação do Trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma, turno e número) e da Nota de Apresentação, a qual pode ser redigida mais ou menos assim:

Trabalho individual (ou em equipe, quando for o caso) apresentado à disciplina tal, do Professor Fulano de Tal, para obtenção de nota relativa ao bimestre tal.

Eis outro exemplo:

Trabalho de matéria tal apresentado para obtenção de nota relativa ao 1º bimestre/99.

Eis um exemplo concreto:

Trabalho de Biologia apresentado para obtenção de nota relativa ao 1º bimestre/99.

Eis outro exemplo concreto:

Trabalho apresentado à cadeira de Biologia, do Prof. Daniel Walker, para obtenção de nota relativa ao 1º bimestre/99.

A nota de apresentação deve ser escrita abaixo do nome do aluno ou da equipe, sendo que o tamanho das linhas deve ser menor, começando a partir da metade da folha. (veja modelo).

Mas atenção: não precisa escrever o nome Nota de Apresentação.

Abaixo da nota de apresentação e no lado direito com ma margem de 3,5cm escreve-se o seguinte:

Trabalho Escolar

4. SUMÁRIO

Sumário é a relação dos itens ou divisões que compõem o Trabalho, com os respectivos números das folhas em que se encontram distribuídos no texto. Basta citar o número da folha a partir da qual o item ou divisão se inicia. Use Sumário em vez de Índice, pois este é uma lista detalhada dos assuntos em ordem alfabética com indicação de sua localização no texto. O Sumário é o esquema do trabalho. É bom ter cuidado para não errar na numeração. Um professor exigente pode baixar ponto se constatar que você indicou que tal item do Trabalho começa na folha número tal e isto de fato não acontecer. O nome Sumário deve ser escrito com uma margem de 5cm a partir da borda superior da folha e centralizado.

Apesar de os Manuais Técnicos fazerem diferença entre Sumário e Índice, na maioria dos livros o que se constata mesmo é que os termos são usados indistintamente. De nossa parte, recomendamos o uso do Sumário em Trabalhos Escolares, que é mais adequado para coisa dessa natureza. Mas não podemos ser intransigente neste assunto. Se o aluno optar por Índice e o professor não fizer nenhuma restrição, que se faça assim e pronto, não há o que se discutir. O importante é que os itens ou divisões do trabalho sejam reunidos numa parte ou seção do trabalho com o nome de Sumário (preferencialmente) ou Índice.

5. INTRODUÇÃO

Na Introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explique sobre a importância e objetivos do Trabalho, forneça detalhes sobre sua elaboração, a maneira como os dados foram obtidos, etc. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, dando uma panorâmica ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões. O termo Introdução pode ser substituído por Apresentação, sem que isto afete o roteiro do trabalho. Deve ser escrito também obedecendo a margem de 5cm e centralizado.

1,2,3,4,5,6... Vamos numerar as folhas?

Um detalhe importante: é a partir da Introdução que as folhas são numeradas. O número da folha pode ser escrito na parte superior, à direita, na mesma margem utilizada pelo texto, ou então na parte de baixo, à direita ou no centro.

Mas atenção: apesar de se começar a numeração a partir daqui, a Introdução já leva o número seqüencial a partir da Folha de Rosto, que é a folha número 1, embora não se escreva este número nela. Numa seqüência que tem Folha de Rosto - Sumário - Introdução, a Introdução é portanto a folha de número 3. Estamos falando em folha e não em página, porque uma folha tem duas páginas (frente e verso) e como nos Trabalhos Escolares se escreve apenas em um lado (o da frente) cada folha tem na realidade somente uma página. Logo, aqui, página e folha são a mesma coisa. Se o aluno, porém, escrever na frente e no verso da folha, então, ele conta seu trabalho por páginas e não por folhas. O mais comum é não se escrever no verso.

6. TEXTO

O Texto é o Trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um Histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o Conceito ou Definição do assunto. Isto, na verdade, funciona como uma espécie de Introdução ao assunto.

Os alunos geralmente se limitam a transcrever o que está nos livros consultados. Mas o melhor mesmo é que você faça algumas modificações, coloque alguma coisa sua, substituindo palavras, invertendo frases, etc.

Para um bom desenvolvimento do tema recomendamos o seguinte:

Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento; se o trabalho for de equipe é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno parasita que só aparece para assinar o Trabalho;

selecione as publicações que possam fornecer algum subsídio, isto é, publicações das quais se possa tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;

leia as publicações selecionadas, transcrevendo em papel rascunho os trechos que provavelmente serão aproveitados;

subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas (ou qualquer outro tipo de destaque) com uma margem de 5cm a partir da borda superior, tal como ocorre com o Sumário e a Introdução;

faça uma redação provisória ou minuta do texto antes de escrevê-lo em definitivo;

e por fim, datilografe o texto, usando fita nova ou seminova para que as letras fiquem bem legíveis. Ou então mande digitar em computador, como é mais comum hoje., pois o computador oferece a vantagem de uma maior variedade de tipos de letras e a possibilidade de inserção de tabelas e gráficos, dando um visual bem mais bonito.

7. CONCLUSÃO

É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que os alunos acham mais difícil. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objetivas.

Há alunos que costumam escrever coisas assim na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com conclusão. Se você quiser agradecer ao seu professor (mas isto não é necessário), faça-o no início do Trabalho, antes do Sumário. A Conclusão deve revelar o que você concluiu da leitura e elaboração do texto.

É praticamente impossível ensinar como se redige Conclusão, pois a variedade dos temas é enorme. Mas vamos supor que você fez um trabalho sobre Vitaminas, que é um assunto de Biologia.

Então, você poderá redigir sua conclusão mais ou menos assim:

CONCLUSÃO

Ao final deste Trabalho conclui-se que:

a) as vitaminas não são propriamente alimentos e sim reguladores indispensáveis ao bom funcionamento do organismo humano;
b) apesar de bastante importantes não devem ser ingeridas diariamente em quantidades exageradas, pois delas o organismo necessita em doses mínimas, algumas até em microgramas;
c) a melhor fonte de vitaminas são os alimentos, especialmente frutas e verduras;
d) remédios à base de vitaminas só devem ser tomados em último caso, e sempre com prescrição do médico, pois o melhor mesmo é a vitamina natural encontrada nos alimentos;
e) a falta, o excesso ou a diminuição das vitaminas podem acarretar doenças ao organismo.

8. BIBLIOGRAFIA

Também se diz Fontes de Consulta. Nesta parte devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, jornais, etc.), que foram consultadas e das quais se retirou alguma coisa para elaboração do Trabalho Escolar. Existem normas oficiais sobre este assunto. Aqui vamos apresentar um resumo do que consideramos de maior importância para trabalho de nível secundário.

Livro Quando a obra consultada for livro ele deve constar na Bibliografia da seguinte forma, segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): FONSECA, Oswaldo Teles. Biologia. 5a. ed. São Paulo: Editora Ativa, 1994. 320p.

Ou seja, pela ordem:

sobrenome do autor escrito em letras maiúsculas (mas também pode ser em minúsculas)
vírgula
primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiúscula
dois espaços em branco
nome da obra com inicial maiúscula e em itálico (um tipo de letra inclinada) ou sublinhado
ponto
número da edição (se for a primeira edição, não precisa citar)
local da editora
dois pontos
nome da editora
vírgula
ano de publicação
ponto
número de páginas da obra
ponto.

Note bem que a segunda linha começa embaixo da terceira letra do sobrenome do autor. Há autores que indicam a quarta letra. Nós sugerimos embaixo da terceira letra.

Outro exemplo:

LESOTO, Francisco Pereira. Mecânica. São Paulo: Editora Paissandu, 1997. 236p.

Outro exemplo:

NOGUEIRA, Eliane Pinto. Biologia dos vertebrados. Rio de Janeiro: Editora Científica, 1995. 256p.

Observe que no nome do livro "Biologia dos vertebrados" a palavra vertebrados ficou com inicial minúscula. É assim mesmo. Só fica com inicial maiúscula o primeiro nome. Os outros nomes só têm inicial maiúscula quando se tratar de nomes específicos, como nome de pessoas por exemplo.

Quando o livro foi escrito por dois autores é referenciado assim:

MARQUES, José & LUSTOSA, João. (E o resto continua conforme foi mostrado nos exemplos acima). Sendo mais de dois autores, geralmente é citado o nome de apenas um autor acrescido de et al ou et alii (expressão latina que significa "e outros").

Exemplo:

FONSECA, José Pereira et al ou então: FONSECA, José Pereira et alii. (E o resto continua conforme foi explicado acima).

Felizmente a maioria dos livros já contém, numa parte chamada Ficha Catalográfica, em geral impressa no verso da Folha de Rosto da publicação, os dados que você vai precisar para constar na Bibliografia.

Se for uma enciclopédia fica assim:

Enciclopédia Delta. Vol. 13. São Paulo, Editora Delta, 1995. 565p.

Revista ou jornal Quando a publicação consultada for revista ou jornal é assim que você deve escrever na Bibliografia:

VEJA. Nº 52, 23 de maio de 1996. Editora Abril, São Paulo. p.23-25.
DIÁRIO DO NORDESTE. Nº 115. 12 de agosto de 1993. Editora Verdes Mares, Fortaleza. p. 3.

Este modelo não corresponde evidentemente às normas da ABNT, entretanto, é admissível em trabalhos de nível secundário.

O importante é conter os dados essenciais da obra: nome, número, data, nome da editora, lugar e números das páginas consultadas, que no exemplo acima foram as páginas 23, 24 e 25 da revista VEJA e página 3 do jornal DIÁRIO DO NORDESTE. Os nomes são dispostos em ordem alfabética.

Você também pode usar esta forma, que é mais técnica. Vamos supor que foi usado como fonte de referência para o seu trabalho um artigo publicado num determinado jornal ou revista, então você procede como foi feito com relação aos livros.

Assim:

SOUSA, José Bonifácio de. Os primeiros habitantes do Cariri. Diário do Nordeste, Fortaleza, 22.12.96.

Isto indica que uma pessoa chamada José Bonifácio de Sousa escreveu no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, edição de 22.12.96 um artigo intitulado "Os primeiros habitantes do Cariri". Note que neste caso a seqüência é mais ou menos idêntica ao que ocorre quando a publicação é um livro. O título do artigo é como se fosse o título de um livro.

São elementos essenciais: nome do autor, nome do artigo, nome do jornal ou revista, local e data. Daniel Walker

Fonte: www.bu.ufsc.br/www.ebooksbrasil.org

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