Breaking News
Home / Esportes / Djalma Santos

Djalma Santos

PUBLICIDADE

Djalma Santos

Nome completo: Djalma dos Santos

Nascimento: São Paulo (27/2/1929)

Clubes onde jogou

Portuguesa
Palmeiras
Atlético-PR

Títulos

Campeão do Torneio Rio-São Paulo (1952, 1955 e 1965)
Campeão Paulista (1959, 1963 e 1966)
Campeão da Taça Brasil (1967)
Brasileiro de Seleções (1952, 1954, 1956 e 1957) pela Seleção Paulista
Mundial (1958 e 1962) pela seleção brasileira
Jogos pela seleção brasileira: 98
Gols pela seleção brasileira: 3

Dono de um preparo físico impressionante, Djalma Santos é considerado um dos melhores laterais-direitos da história do futebol mundial. Por muito tempo, foi o recordista de jogos pela seleção brasileira.

Entre partidas oficiais e não oficiais foram 120 jogos e três gols marcados. Disputou quatro Copas do Mundo como jogador, feito conquistado apenas por Castilho, Nilton Santos, Leão e Pelé.

Quando jovem, o sapateiro Djalma Santos, que trabalhava na Parada Inglesa, teve a mão prensada por uma máquina. O acidente o atrapalhou em sua profissão, mas foi de grande proveito no futebol. Com dificuldade de dobrar o punho, o craque tinha mais força e firmeza para lançar a bola para dentro da área.

Djalma fez história pelos três grandes clubes por onde passou. Na Portuguesa, fez parte da melhor equipe do clube de todos os tempos – ao lado de Pinga, Julinho, Brandãozinho, entre outros- e conquistou os Torneios Rio-São Paulo de 1952 e 1955. É também o maior recordista de jogos disputados pelo clube.

São 453 no total. No Palmeiras, conquistou os Campeonatos Paulista de 1959, 1963 e 1966, vencendo o incrível Santos, de Pelé. Pelo Atlético-PR, o lateral jogou até os 42 anos de idade, outro verdadeiro recorde para jogadores de futebol.

Disputou sua primeira Copa do Mundo em 1954, na Suíça, mas o Brasil não obteve êxito. Quatro anos depois, na Suécia, por causa do preconceito velado, Djalma iniciou a competição no banco de reservas.

Na final, o titular De Sordi, contundido, deu lugar a ele que, em apenas 90 minutos, foi eleito o melhor jogador da posição no Mundial. Os brasileiros venceram os suecos por 5 a 2 e conquistaram o título.

Em 1962, Djalma disputou a Copa como titular e ajudou o time a conquistar o bicampeonato. Em 1966, aos 37 anos, foi a seu quarto Mundial. O Brasil, no entanto, não passou da primeira fase. Atualmente, Djalma ensina futebol para crianças, em Uberaba, Minas Gerais.

Fonte: futebol.bol.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arremesso de Peso

Arremesso de Peso

PUBLICIDADE O arremesso de peso é uma prova de atletismo moderno. A pessoa impulsiona uma …

História das Olimpíadas

História das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos.

Rivellino

Rivellino

Rivellino, Roberto, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Seleção Brasileira, Gols, Faltas, Cobrador de Faltas, Corinthians, Vida, Carreira, Rivellino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.