Breaking News
Home / Esportes / Djalma Santos

Djalma Santos

PUBLICIDADE

Djalma Santos

Nome completo: Djalma dos Santos

Nascimento: São Paulo (27/2/1929)

Clubes onde jogou

Portuguesa
Palmeiras
Atlético-PR

Títulos

Campeão do Torneio Rio-São Paulo (1952, 1955 e 1965)
Campeão Paulista (1959, 1963 e 1966)
Campeão da Taça Brasil (1967)
Brasileiro de Seleções (1952, 1954, 1956 e 1957) pela Seleção Paulista
Mundial (1958 e 1962) pela seleção brasileira
Jogos pela seleção brasileira: 98
Gols pela seleção brasileira: 3

Dono de um preparo físico impressionante, Djalma Santos é considerado um dos melhores laterais-direitos da história do futebol mundial. Por muito tempo, foi o recordista de jogos pela seleção brasileira.

Entre partidas oficiais e não oficiais foram 120 jogos e três gols marcados. Disputou quatro Copas do Mundo como jogador, feito conquistado apenas por Castilho, Nilton Santos, Leão e Pelé.

Quando jovem, o sapateiro Djalma Santos, que trabalhava na Parada Inglesa, teve a mão prensada por uma máquina. O acidente o atrapalhou em sua profissão, mas foi de grande proveito no futebol. Com dificuldade de dobrar o punho, o craque tinha mais força e firmeza para lançar a bola para dentro da área.

Djalma fez história pelos três grandes clubes por onde passou. Na Portuguesa, fez parte da melhor equipe do clube de todos os tempos – ao lado de Pinga, Julinho, Brandãozinho, entre outros- e conquistou os Torneios Rio-São Paulo de 1952 e 1955. É também o maior recordista de jogos disputados pelo clube.

São 453 no total. No Palmeiras, conquistou os Campeonatos Paulista de 1959, 1963 e 1966, vencendo o incrível Santos, de Pelé. Pelo Atlético-PR, o lateral jogou até os 42 anos de idade, outro verdadeiro recorde para jogadores de futebol.

Disputou sua primeira Copa do Mundo em 1954, na Suíça, mas o Brasil não obteve êxito. Quatro anos depois, na Suécia, por causa do preconceito velado, Djalma iniciou a competição no banco de reservas.

Na final, o titular De Sordi, contundido, deu lugar a ele que, em apenas 90 minutos, foi eleito o melhor jogador da posição no Mundial. Os brasileiros venceram os suecos por 5 a 2 e conquistaram o título.

Em 1962, Djalma disputou a Copa como titular e ajudou o time a conquistar o bicampeonato. Em 1966, aos 37 anos, foi a seu quarto Mundial. O Brasil, no entanto, não passou da primeira fase. Atualmente, Djalma ensina futebol para crianças, em Uberaba, Minas Gerais.

Fonte: futebol.bol.com.br

Veja também

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Arthur Friedenreich

Arthur Friedenreich, Futebol, Jogador, Gols, Títulos, Campeão, Guinness Book, Clubes, Esporte, Morte, Arthur Friedenreich

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.