Breaking News
Home / Esportes / Hóquei sobre a Grama

Hóquei sobre a Grama

Origem

PUBLICIDADE

O hóquei sobre a grama é o mais antigo esporte de taco e bola conhecido. É praticado desde aproximadamente 2000 a.C. A versão praticada sobre o gelo é disputada nos Jogos de Inverno.

O hóquei sobre grama é um jogo muito antigo.

Todo indica que começou a ser praticado há 5 mil anos, na Pérsia, quando aristocratas se divertiam com um jogo parecido com o atual pólo a cavalo.

Como este era (e é) um esporte muito caro, as crianças e os menos afortunados economicamente criaram um jogo sem cavalos e ajustaram a longitude do stick de acordo com sua altura.

Os celtas o teriam levado para as Ilhas Britânicas, mais precisamente para Irlanda, onde recebeu o nome de Hurley (lança).

Sob o reinado de Enrique II, a Inglaterra se apoderou do Hurley, rebatizando-o com o nome de Kappan e posteriormente de Bandy (Curvo). Os ingleses o jogavam nas praias de areia dura ou no gelo.

A versão que se jogava sobre o gelo se popularizou na Suécia, onde trocaram a bola por um disco redondo aplanado: nascia o hóquei sobre gelo.

Em 1852 foram criadas as primeiras regras reais e, em 1870, a popularidade do hóquei atingiu toda Inglaterra sob diversos nomes (hockey, hoockey, horkey e hawkey). Na época, o jogo era violento e se assemelhava com o rúgbi.

A mudança para um jogo mais técnico foi determinada pela mudança da bola: no lugar de uma bola de madeira começou a ser utilizada uma bola de críquete.

Antes do final do século 19, o hóquei adquiriu muitas novas regras e alguns princípios do futebol, como a regra do impedimento e a tática de passes.

A criação da Associação Inglesa foi em 1866 e pode ser considerada como a data oficial do nascimento do esporte.

Hóquei sobre a Grama
Hóquei sobre a Grama

História

Existem várias versões sobre a origem do hóquei sobre grama.

Registros foram encontrados em construções do Egito Antigo, bem como na Grécia Antiga, na Pérsia e no Império Romano. Na Grã-Bretanha, um jogo muito semelhante, conhecido pelo nome de hurlin, também era praticado e acabou dando origem ao hóquei moderno.

A Inglaterra, aliás, tratou de lapidar a modalidade e em 1863 o esporte ganhou a cara que tem hoje, inclusive com suas regras já definidas.

O hóquei se espalhou rapidamente entre as colônias britânicas encontrando especial receptividade na Índia e no Paquistão, onde é o esporte nacional. Estes países são as principais potências do esporte até hoje, que a partir da década de 50 ganhou grande impulso em toda a Europa, principalmente na Alemanha, Holanda, Espanha e Leste Europeu.

Nas Américas, o hóquei é popular na Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Canadá e Cuba. Também é bem aceito na Ásia (China, Indonésia, Coréia do Sul e Malásia), África (Zimbábue, África do Sul e Quênia) e Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Atualmente a FIH (Federação Internacional de Hóquei) tem 118 países filiados nos cinco continentes.

Apesar de não ser tão difundido no Brasil, o hóquei sobre a grama é o terceiro desporto com maior número de praticantes em todo o mundo. Na Holanda, por exemplo, o número de federados supera os do futebol.

O esporte é considerado altamente tático.

Como é disputado com 11 jogadores de cada lado e em um campo com dimensões quase iguais aos do futebol, o hóquei inspira técnicos de clubes europeus a acompanhar suas partidas, em busca de novidades táticas. A ponto de, na Copa do Mundo de 1998, a seleção da Holanda ter como técnico-assistente o treinador da seleção holandesa de hóquei na grama.

O grande astro da história do hóquei de grama foi um indiano com nome de inglês: Balbir Singh. Ele fez parte do grande time da Índia que conquistou as medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1948, em Londres, na Inglaterra; 1952, em Helsinki, na Finlândia, e 1956, em Melbourne, na Austrália.

A idolatria por Singh foi tão grande que outros quatro jogadores de hóquei adotaram o nome dele em outras gerações. Alguns foram batizados como Balbir Singh; outros, simplesmente mudaram de nome.

O hóquei sobre grama estreou nos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, em 1908, como esporte de exibição disputado apenas por homens. Doze anos depois, nas Olimpíadas da Antuérpia, na Bélgica, voltou ao programa olímpico, mas ainda como exibição.

Foi só em 1928, em Amsterdã, na Holanda, que a modalidade passou a constar do quadro oficial de medalhas, mas apenas no torneio masculino. As mulheres só tomaram parte em 1980, em Moscou, na antiga União Soviética.

Hóquei sobre a Grama
Hóquei sobre a Grama

O hóquei na grama

Praticado desde aproximadamente 2000 a.C., o hóquei é um dos mais antigos esportes de taco e bola de que se tem notícia.

No entanto, foi apenas no século XIX que ele teve suas regras oficializadas.

A criação da Associação Inglesa de Hóquei, em 1866, serviu para marcar oficialmente seu “nascimento”.

A estréia nas Olimpíadas foi em 1928, em Amsterdã. A primeira participação no Pan, por sua vez, ocorreu em Winnipeg, em 1967.

As partidas têm dois tempos de 35 minutos e são disputadas por duas equipes de 11 jogadores cada. O objetivo é marcar o maior número possível de gols.

O hóquei na grama só surgiu oficialmente nos Jogos Olímpicos em Amsterdã-1928, na categoria masculina.

Antes disso, a modalidade foi disputada apenas como esporte de exibição nas edições de Londres-1908 e Antuérpia-1920.

E desde que começou a valer para o quadro de medalhas, em 1928, o hóquei foi amplamente dominado pela Índia, soberana até as Olimpíadas de Melbourne-1956.

Nesse período, os indianos faturaram todas as medalhas de ouro em disputa após uma seqüência de 24 vitórias consecutivas, marca que persiste até hoje.

Em 1960, a Índia teve essa trajetória quebrada pelo arqui-rival Paquistão, que seria derrotado quatro anos depois pelos próprios indianos.

A hegemonia desses dois países asiáticos começou a ruir definitivamente em 1988, quando seus representantes não faturaram nenhuma medalha.

A partir de então começaram a se destacar Holanda, atual campeã no masculino, e Austrália, mas nada que se igualasse ao domínio asiático.

A categoria feminina só seria admitida nos Jogos em 1980, quando o Zimbábue ficou com o ouro.

Em Sydney-2000, a Austrália ficou com o ouro no feminino derrotando a Argentina, que por sinal ficou com o ouro no Pan-americano de Santo Domingo.

O Brasil nunca disputou o hóquei sobre grama em Olimpíadas e só recentemente começou a participar de competições internacionais.

No Brasil

O primeiro campeonato nacional de hóquei sobre a grama foi disputado em 1998, embora a modalidade tenha chegado ao país no final do século XIX.

Também em 1998 foi criada a Associação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor. O Brasil nunca se classificou para uma edição das Olimpíadas.

Regras do Hóquei sobre a Grama

As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por duas equipes de 11 jogadores. Vence o time que marcar o maior número de gols.

Uma partida de hóquei sobre grama consiste de dois tempos de 35 minutos cada, durante os quais dois times com onze jogadores tentam marcar o maior número de gols possível.

Os gols são marcados quando a bola – feita de plástico (tipo PVC) e cortiça, com um diâmetro de 7 centímetros e pesando cerca de 170 gramas – atravessa totalmente a linha do gol adversário depois de ser tocada pelo taco (“stick”) de um atacante dentro da área de chute (um semicírculo marcado a 15 metros do gol).

A bola só pode ser tocada com o lado plano do taco, geralmente feito de madeira, mas podendo ser construído em alumínio ou fibra de carbono. Os tacos pesam entre 350 e 700 gramas, variando de comprimento, tipo de construção e curvatura de acordo com a preferência do jogador.

O campo tem 91 metros de comprimento e 55 metros de largura, dividido por uma linha central e com uma outra a 23 metros de cada linha de fundo. O gol tem 2,10 metros de altura e 3,66 metros de largura.

Uma característica única do hóquei sobre grama é a regra de obstrução. Na maioria dos outros esportes proteger a bola com o corpo não só é permitido como faz parte da estratégia do jogador. No hóquei sobre grama, no entanto, proteger a bola com o corpo só é permitido quando a bola está em movimento. Desta forma todos os jogadores têm a mesma chance de ter o controle da bola, quando há um drible ou um passe.

Outras infrações incluem tocar a bola com alguma parte do corpo (somente ao goleiro é permitido tocar a bola com as mãos ou as pernas), usar o taco de maneira perigosa e lançar a bola perigosamente na direção de algum jogador.

Normalmente, quando é marcada uma infração, o time que a sofreu tem direito a um tiro livre do lugar onde esta foi marcada. No entanto, se a falta acontecer dentro da área de chute, ou se tratar de uma falta intencional da defesa, atrás de sua linha de 23 metros, é marcado um córner curto (short-corner).

O córner curto é um tiro livre do ataque, batido da linha de fundo a uma distância de 9 metros do poste do gol, devendo todo atacante estar fora da área de chute. Somente cinco defensores podem ficar atrás da linha de fundo, enquanto os outros devem ficar atrás da linha do meio de campo. A vantagem é toda do ataque, que precisa parar a bola antes de lançá-la ao gol e para tal realiza uma série de jogadas previamente ensaiadas para iludir os defensores.

Qualquer falta intencional marcada dentro da área de chute resulta em pênalti em favor do ataque. O pênalti é cobrado a uma distância de 7 metros do gol e o jogador só poderá dar um passo para empurrar a bola (não é permitido batê-la no pênalti) em direção ao gol, depois de autorizado pelo árbitro.

Com relação às faltas, os árbitros podem punir os jogadores com três tipos de cartões, que são aplicados de acordo com a gravidade da infração cometida.

O cartão verde serve para advertir um jogador quanto à sua conduta anti-esportiva.

O próximo nível é o cartão amarelo, que leva a uma suspensão temporária do jogador, cabendo ao árbitro determinar a duração desta. Neste caso, os jogadores não podem ser substituídos.

Os jogadores suspensos devem sair do campo e não podem ser substituídos. E em casos extremos o árbitro usa o cartão vermelho, que exclui o jogador pelo resto do jogo.

Principais Regras do Hóquei sobre a Grama

1 – Devido a sua similaridade com o futebol, no hóquei sobre grama, é permitido colocar o pé na bola?

Apesar da similaridade com o futebol, não é permitido colocar o pé e nenhuma parte do corpo na bola. Esta só poderá ser todada com a parte plana do taco.

2 – Quais as dimensões de um campo de hóquei sobre a grama?

As dimensões de um campo de hóquei sobre grama são 91,44m x 55m. O campo é feito de grama sintética com base de água ou areia, o que permite que o jogo se torne veloz e mais preciso, quando comparado com os antigos campos de grama natural.

Em um campo de hóquei sobre grama, encontramos 3 divisões: uma central e duas a 23m da linha de fundo. Além destas, temos também 2 semi-círculos de 14,63m de raio, traçados a partir do ponto médio da linha de fundo, estes delimitam a área de gol.

3 – Quais as dimensões das balizas (gols)?

As balizas medem 2,14m de altura por 3,66m de largura.

4 – Qual o número de jogadores e de substituições?

Cada time é composto por 11 jogadores e mais 5 reservas. A respeito das substituições, estas são ilimitadas.

5 – Qual o tempo de uma partida de hóquei sobre grama?

Uma partida é dividida em dois tempos de 35 minutos.

6 – É permitido proteger a bola com o corpo em uma partida de hóquei sobre grama?

A bola só pode ser protegida com o corpo se estiver em movimento, caso contrário será marcado uma obstrução.

7 – Existe pênalti no hóquei sobre grama? Quando ele é marcado? Qual a distância da cobrança?

Sim, no hóquei sobre grama e indoor temos infração que origina o pênalti. Ele é marcado quando ocorre uma falta intencional dentro da área de arremate. A distância de cobrança é de 6,40m do gol.

8 – É permitido bater na bola em uma cobrança de pênalti?

Não, no pênalti só podemos empurrar a bola em direção ao gol. Além disto, o cobrador somente poderá dar um passo antes de empurrar a bola em direção ao gol.

9 – Quantos e quais cartões exitem no hóquei sobre grama e indoor?

Existem 3 cartões no hóquei sobre grama, são eles:

Cartão Verde: suspensão de 2 minutos;
Cartão Amarelo:
suspensão de no mínimo 5 minutos;
Cartão Vermelho:
expulsão.

Os jogadores suspensos não podem ser substituidos.

10 – Qual o objetivo do jogo?

O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols. Estes serão anotados quando a bola é batida, arrastada ou desviada com a parte plana do taco de dentro da área de arremate adversária (semi-círculo). Para o gol ser validado, a bola deverá atravessar completamente a linha de gol.

11 – Existe impedimento no hóquei?

Ao contrário do futebol, não há impedimento no hóquei.

12 – O que é um Corner Curto?

Corner Curto é uma cobrança de falta não intencional cometida dentro da área de arremate ou intencional fora da área de arremate e antes da linha de 23m. A cobrança é executada da linha de fundo, na marcação distante 10m do poste da baliza. Nesta cobrança, a bola deverá ser impulsonada em direção aos atacantes que encontram-se fora da área de arremate, estes quando a recebem, poderão entrar na área e direcioná-la para o gol. A equipe que defende o Corner Curto terá direito a posicionar 5 jogadores atrás da linha de gol, enquanto que a equipe que ataca poderá colocar quantos jogadores desejar atrás da área de arremate.

13 – No hóquei sobre grama existe a lei da vantagem?

Sim, para qualquer falta, não é necessário haver uma penalização se o jogador infrator não se beneficiar dela; interrupções desnecessárias influenciam na fluidez do jogo.

14 – Como são cobradas as faltas que ocorrem fora da área de arremate?

As faltas não intencionaisoriginadas fora da área de arremate por um defensor em um atacante (1), até a linha de 23m, assim como as faltas originadas nas demais áreas do campo (2) serão cobradas com um tiro livre do local onde ocorreu. No tiro livre o jogador que executa a cobrança poderá fazer um passe ou um auto-passe (conduzir a bola sem ter a necessidade de passar). Todos os demais jogadores deverão estar a 5m do local de cobrança.

Detalhe: a bola só poderá ser direcionada para a área nos tiros livres que ocorrerem atrás da linha de 23m, após percorrer 5m ou quando for tocada por outro jogador.

(1) e (2): indicação do posicionamento da falta no campo.

15 – No Hóquei sobre grama, a bola sai nas laterais?

Como elas devem ser cobradas?Sim, no hóquei sobre grama, a bola sai nas laterais. A respeito da cobrança, esta deverá ser executada no local onde a bola saiu e o jogador pode fazer um auto-passe, ou seja, conduzir a bola sem ter a necessidade de executar um passe.

Embora no hóquei sobre grama a bola saia nas laterais, no hóquei indoor, existe uma proteção lateral de 10cm de altura que evita que a mesma saia nas laterais.

16 – Quais as principais diferenças entre o hóquei sobre grama e o indoor?

As principais diferenças do hóquei sobre grama para o indoor são:

Tempo de jogo: no indoor, são 2 tempos de 20 minutos, contra 2 tempos de 35 minutos no sobre grama.
Número de jogadores:
6 jogadores (5 na linha e 1 goleiro), enquanto no sobre grama são 11 jogadores (10 na linha e 1 goleiro).
A bola tem as mesmas dimensões e peso, porém no indoor é toda lisa.
A bola não pode ser erguida, no indoor, a menos que seja um arremate ao gol dentro do semi-círculo.
No indoor a bola não pode ser batida com um movimento que implica um longo arrastar e rodar do taco antes de entrar em contato com a bola.

Glossário do Hóquei sobre a Grama

A: Área de chute – É a área onde fica o goleiro. Ela é formada por um semicírculo a 14,63 m de distância máxima da linha de fundo. É o único local onde os jogadores podem marcar um gol.

B:

Backstick – Jogada em que o jogador toca a bola com a parte curva do taco.
Bully –
Reinício de partida com dois jogadores frente a frente.

C:

Cartão amarelo – Suspende o jogador durante cinco minutos.
Cartão verde –
Serve apenas como advertência ao jogador.
Cartão vermelho –
Utilizado para expulsar o jogador.
Córner –
Pode ser curto, como no pênalti córner, ou longo, o córner normal, conhecido como long córner.
Córner ou pênalti –
A cobrança de penalidade que basicamente consiste na rolada de bola da linha de fundo onde está um atacante. Para receber o passe, os companheiros são obrigados a esperar do lado de fora da área. Já os defensores têm de ficar atrás da linha de fundo e só podem ir a direção à bola depois que ela for passada.

D:

Defesa – Jogador que atua mais atrás, defendendo o seu gol.
Drible
– Movimento feito quando se tem a bola controlada com o taco.

F: Flick – É o mesmo princípio do push, só que esta expressão é utilizada quando a bola sai do chão.

G:

Goleiro – Como no futebol, é o jogador que defende o gol, só que este usa taco e máscara.
Gol de campo
– É o gol que acontece com o jogo em andamento. Após a marcação do mesmo, o jogo continua normalmente.

H:

Hit – Bater na bola.
Hook
– É a parte curva do taco. Além disso, é uma expressão utilizada para denominar o taco longo.

J: Jardas – Unidade de medida do campo usada antigamente. As medidas foram transformadas em metros, mas algumas expressões ainda permanecem, como a linha de 25 jardas.

L: Long corner – É o nome dado à cobrança de córner normal.

M: Midi – O taco médio.

O: Obstrução – Infração que mais acontece. É quando um jogador impede, com o corpo, a progressão de um adversário que tem a bola dominada.

P: Push – Quando o jogador empurra a bola, ao invés de bater.

S:

Scoop – Quer dizer o mesmo que flick.
Shorty
– Taco curto.
Stick
– Taco utilizado para controlar a bola. Pode ter vários pesos e comprimentos, dependendo do gosto do jogador.
Stroke
– Pênalti.

T: Tackle – Tentativa de roubar a bola do adversário.

Fonte: br.esportes.yahoo.com/www.gazetaesportiva.net/www.hoquei.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Arremesso de Peso

Arremesso de Peso

PUBLICIDADE O arremesso de peso é uma prova de atletismo moderno. A pessoa impulsiona uma …

História das Olimpíadas

História das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos.

Rivellino

Rivellino

Rivellino, Roberto, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Seleção Brasileira, Gols, Faltas, Cobrador de Faltas, Corinthians, Vida, Carreira, Rivellino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.