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Water Bike

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Water bike é o spinning na água, ou seja, atividade realizada dentro d’água em uma bicicleta adaptada para este meio.

A bicicleta aquática foi projetada de acordo com parâmetros biomecânicos, visando a melhor execução do movimento, sem danos ao sistema músculo-esquelético e possibilitando o uso adequado das propriedades físicas da água.

A atividade é ideal para todas as idades, motiva o aluno a vencer os seus limites em uma aula dinâmica e segura, além de muito adequada ao nosso clima.

Nesta bicicleta a carga de trabalho é a própria velocidade imprimida pelo aluno e controlada por ele mesmo, o que a torna uma atividade segura devido a existência da proteção de impacto promovida pela água.

Devido a estes motivos ela se torna ideal e adequada para qualquer idade, servindo até mesmo como reabilitação em problemas e cirurgias de joelho e membro inferior.

Vantagens do Water Bike:

Maior perda calórica com frequência cardíacas menores;
Maiores intensidades de exercício com menor impacto às articulações e à coluna vertebral;
Relaxamento da musculatura;
Agradabilidade e conforto;
Design moderno e eficiente, possibilitando maior trabalho de todo o corpo, aproveitando as vantagens e os benefícios da água.

Water Bike
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Water Bike é uma inovação, desde sua concepção até os estudos que comprovam sua eficiência.

O selim foi substituído pelo empuxo da água o que proporcionou uma grande diversidade de movimentos.

Os padrões ergonômicos de uso foram amplamente estudados, inclusive através de eletro miografias subaquáticas.

A Water Bike apresenta diversas possibilidades no âmbito da atividade física. Desde exercícios de resistência e condicionamento aeróbico, a exercícios de força e reabilitação.

Tudo isso, sendo envolvido pelo contexto esportivo que conduz a condicionamento físico geral aliado a atividades recreativas e prazerosas.

Possui uma multiplicidade de efeitos positivos à saúde e a sua prática conduz a vantagens diversas, de acordo com a ênfase dada ao treinamento.

Ideal para todas as idades e reabilitação!

Na modalidade de ciclismo, o Water Bike permite o ato de pedalar de forma natural, gerando a sensação de pedaladas de bicicleta convencional, porém com impactos reduzidos.

O banco é substituído pela força de empuxo da água, permitindo liberdade total de movimento, além de grande conforto para o praticante.

A ausência do selim e a redução do peso hidrostático garantem a descompressão e ajuste das vértebras, fortalecendo a musculatura lombar e auxiliando a correção postural.

A manutenção da posição básica exige o trabalho de toda a região abdominal, principalmente os músculos oblíquos e profundos do tronco.

Destacamos que existe grande número das variações dos exercícios de pedalada na modalidade ciclismo!

Exercício básico para pedalar: Posição Inicial:

A pedalada inicia-se com os braços estendidos e com uma das pernas estendida e a outra flexionada, a alternância da posição inicial das pernas caracteriza a pedalada.
Ênfase no trabalho da musculatura anterior e posterior da coxa.
Intensidade da carga tem sua variação de acordo com o ritmo das pedaladas.

A Remada: Posição Inicial:

Braços e pernas estendidos.
Procura-se realizar dinamicamente a completa extensão e flexão dos braços, aproximando e afastando o corpo do aparelho.
Trabalho muscular semelhante ao remo, porém mais beneficente , já que o exercício é realizado com o corpo todo dentro d’água.
A intensidade do exercício depende da área frontal de contato do corpo com a água, enfim da massa de água deslocada. Quanto mais água for deslocada, maior a intensidade do exercício.
É importante ressaltar que se deve manter o ciclo de pedalada ininterrupto durante as remadas. A variação da empunhadura (pronada ou supinada) gera dois tipos distintos de exercícios.
Trata-se de um ótimo exercício para condicionamento global e fortalecimento muscular abdominal.
Assim como no ciclismo, as remadas oferecem um grande numero de variações e possibilidades!

Step: Posição Inicial:

Manter o corpo na posição vertical com a coluna ereta.
Trabalho muscular semelhante à subida em terrenos inclinados ou a subida em escadas.
Varia-se a intensidade da carga do exercício através do ritmo da pedalada ou através da posição do quadril.

Posição dos pés:

Pé no pedal apoiando-se em cima do eixo. Membros superiores flexionados.

Posição dos braços:

Empunhadura na barra horizontal inferior ou superior. A cintura deve permanecer na altura do espelho d’água.
O tronco acima do nível da água causa maior carga muscular nos membros inferiores.
Trabalho muscular que prioriza o fortalecimento e enrijecimento de pernas e glúteos.
Melhora postural é percebida nitidamente com o exercício.

Fonte: www.academiagolfinhodeouro.ktaquiweb.com.br/www.aquabrasil.info

 

 

 

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