Breaking News
Home / Esportes / Leônidas

Leônidas

PUBLICIDADE

 

Biografia de Leônidas

Leônidas

Nome completo: Leônidas da Silva

Nascimento: Rio de Janeiro, 06/09/1913

Clubes onde jogou

Sírio Libanês
Bonsucesso-RJ
Peñarol-URU
Vasco
Botafogo
Flamengo
São Paulo

Títulos

Campeão Carioca pelo Vasco (1934), Botafogo (1935) e Flamengo (1939);
Campeão Paulista (1943, 1945, 1946, 1948 e 1949) pelo São Paulo
Jogos pela seleção brasileira: 37
Gols pela seleção brasileira: 37

Extremamente rápido, ágil e dono de impulsão e técnica extraordinárias, Leônidas foi um dos maiores ídolos do futebol brasileiro até o surgimento de Pelé. Negro, filho adotivo de Mário Pinto de Só, dono de um bar, Leônidas nasceu no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em 1913. Jogou na várzea carioca durante anos e acabou largando os estudos ainda no ginásio.

Seu primeiro clube foi o Sírio-Libanês, em 1930. Mas a equipe fechou suas portas, e o craque se transferiu para o Bonsucesso-RJ onde, um ano depois, executou a bicicleta pela primeira vez, jogada que caracterizou sua carreira futebolística.

Existem registros de que tal jogada tenha sido inventada por Petronilho de Brito, ex-Sírio, São Paulo e San Lorenzo, mas ninguém a realizou com tanta plasticidade como Leônidas. Em 1938, os franceses batizaram Leônidas de “Homem Borracha”.

Em 1933, teve uma passagem infeliz pelo Peñarol, do Uruguai, por causa dos problemas no joelho. De volta ao Brasil, foi três vezes campeão carioca (1934 pelo Vasco; 1935 pelo Botafogo e 1939 pelo Flamengo).

Capitão e ídolo do maior time de futebol do Brasil, principalmente depois do Mundial de 1938, Leônidas conquistou popularidade, virando inclusive marca de chocolate -“Diamante Negro” (recebeu o apelido da imprensa do Uruguai, na vitória do Brasil por 2 a 1, em sua estréia pela seleção, em 1932).

Em 1941, com o joelho machucado, o sempre polêmico Leônidas, alegando não poder jogar, brigou com o Flamengo na Justiça e se transferiu para o São Paulo, pela quantia recorde de 200 contos de réis.

Sua estréia em São Paulo levou ao Pacaembu 70.218 pessoas (o maior público no estádio até hoje). Apesar da idade, o jogador ajudou o São Paulo a conquistar os Paulistas de 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949. Participou das Copas do Mundo de 1934, na Itália, e 1938, na França.

Na primeira vez, o Brasil não teve sorte e perdeu sua única partida para a Espanha por 3 a 1. Da segunda vez, Leônidas terminou o Mundial como principal artilheiro, com oito gols, e o Brasil ficou com a terceira colocação.

Encerrou a carreira em 1950 e tentou, sem sucesso, ser treinador. Conseguiu a aposentadoria pela Secretaria do Trabalho de São Paulo e, depois da Copa de 1974, teve de abandonar a crônica esportiva, quando começou a sentir os primeiros sintomas do mal de Alzheimer.

Fonte: futebol.bol.com.br

Veja também

Nilton Santos

Nilton Santos, Jogador, Futebol, Vida, Clubes, Títulos, Nascimento, Seleção Brasileira, Titular, Carreira, Nilton Santos

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Arthur Friedenreich

Arthur Friedenreich, Futebol, Jogador, Gols, Títulos, Campeão, Guinness Book, Clubes, Esporte, Morte, Arthur Friedenreich

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.