Breaking News
Home / Esportes / MMA

MMA

PUBLICIDADE

MMA
MMA

Prática: Esporte de combate
Foco: Nocaute, finalização, desistência, pontuação
Dureza: Contato pleno

Artes marciais mistas (vulgarmente conhecida por sua sigla,MMA ou Mixed Martial Arts) é um esporte de combate que incorpora socos completos de contato e técnicas de uma variedade de outras disciplinas de combate.

As raízes das artes marciais misturadas modernas alcançam os antigos Jogos Olímpicos, onde um dos sistemas mais antigos de combate documentados foi o Pankration.Sua origem, como tal, é difuso, com base em várias competições realizadas na Europa Japão e Estados Unidos durante o início do século XX.

O conceito de artes marciais mistas é muitas vezes erroneamente como sinônimo de vale tudo no Brasil, assim como outros esportes de combate, tais como full contact e kickboxing, que o precedeu; essas disciplinas, embora possuindo diferentes táticas e regras, contribuiu para formar a imagem moderna das artes marciais mistas.

O precursor do atual regulamento de MMA pode ser encontrada em seu primeiro evento, que originalmente promovido luta de padrões mínimos, com a intenção de encontrar a arte marcial mais eficaz no combate corpo a corpo.Mais tarde, os lutadores começaram a adotar multi-estilo de artes marciais, o que levou à adoção de regras adicionais que visam aumentar a segurança dos competidores e promover a sua aceitação como um esporte.O termoartes marciais mistasfoi cunhado por Rick Blume, presidente da Battlecade, em 1995.Desde então, o esporte tem crescido em popularidade, rivalizando com outras disciplinas, como boxe e luta profissional.

Atualmente, o negócio das artes marciais mistas tem sido liderado por empresas como a Ultimate Fighting Championshipe os ex-PRIDE Fighting Championships, bem como empresas de menor porte. Shooto é considerada a primeira empresa constituída MMA ainda está ativo, embora no início tinha regras ligeiramente diferentes.

História do MMA

MMA
O Pankration era um antigo estilo grego de combate.

Embora seja uma das mais antigas formas de combate aberto com algumas regras foi o Pankrationgrego, que foi introduzido nos Jogos Olímpicos antigos em 708 a.C. Alguns shows de combates sem regras foram feitas no final do século XIX, representando uma ampla gama de estilos de luta, incluindo Judo, luta livre e outro em torneios e desafios ao longo da Europa.

O ímpeto da luta profissional desapareceu após a I Guerra Mundial (1914-1918), para renascer mais tarde, em duas correntes principais: a competição real que começou a depender mais da coreografia e espetáculo, o que levou à luta profissional.

Não obstante a ausência de muitas regras no caso de Pankration, a mesma não surge através da mistura de vários sistemas de combate, mas é um sistema de combate muito completo, em que você luta tanto em pé quanto no chão.Portanto, o pankration não é uma arte marcial mista, embora se assemelhando artes marciais mistas atingisse um nível semelhante de complexidade misturando vários sistemas de combate.

Artes marciais misturadas modernas têm suas raízes em vários eventos separados, mas interligados em tempo: O surgimento da filosofia de lutador Bruce Lee, segundo a qual um lutador não deve ser limitada a um único estilo de luta (não à toa é considerado o pai das artes marciais mistas), e os eventos Valetudodo Brasil.

O Valetudo começou na década de 20 com o desafio Gracie, lançado por Carlos Graciee Hélio Graciee os filhos de ambos.No Japão, no início dos anos 70, uma série de lutas de artes marciais mistas foram hospedados por Antonio Inoki, inspirando a luta atirar, que posteriormente levou à formação das primeiras organizações de Mixed Martial Arts, como Shooto.As artes marciais misturadas iria ficar popular nos Estados Unidos, em 1993, quando Rorion Gracie aceitou o desafio e criou o primeiro torneio de UFC.Em 1997 no Japão, o interesse no esporte resultou na criação da maior organização de MMA da história.

Vale ressaltar que, enquanto a família Gracie estava promovendo torneios como o UFC (Ultimate Fighting Championship), que (em suas primeiras edições) foi o mais famoso torneio de vale tudo, as práticas de jiu-jitsu brasileiro não envolve normalmente usando socos.

A família Gracie, foi, sem dúvida, um papel de protagonista na criação de torneios abertos vale tudo e sua popularização através da televisão, ainda a ser criado antes de torneios abertos vale tudo, onde os representantes podem combater qualquer método porque não havia esportes híbridos de artes marciais, que em sua maioria focados defesa asa, tais como: Jeet Kune Do, o Kajukenbo, o Hapkido, e Kudo (Karate e Judo).

Evolução dos lutadores

MMA
A luta no chão parte vital do MMA.

No início dos anos 90, três estilos se destacaram por sua eficácia em competições de artes marciais mistas: luta livre, jiu jitsue shootfighting.Isto pode ser devido à ênfase dessas disciplinas combate apertos, que é, provavelmente, devido à escassez de competições de artes marciais mistas antes de 90, porque eles tinham sido negligenciada pela maioria dos praticantes de artes marciais socos baseado.

Mesmo com lutadores de luta e dominando rebatedores de pé luta no MMA, que praticavam jiu-jitsuteve uma vantagem distinta no chão.Aqueles não familiarizados com o jiu-jitsu se mostrou despreparado para se defender contra técnicas de luta e presas.

Atire lutadores de luta tinha um aperto equilibrado e combate à pé, permitindo-lhes ter um bom conjunto de habilidades.

Como competições de MMA se tornaram mais comuns, os lutadores com uma base de disciplinas de vida tornou-se mais competitivo quanto mais você sabe os apertos, barragens e combate a solo, resultando em surpresas notáveis ??contra o, até então, lutadores aderência dominantes. Consequentemente, os lutadores de aderência aprenderam com os pontos fortes de seus rivais e aumentar a sua formação.Este aumento global foi de treino em lutadores de artes marciais mistas muito mais versáteis.

Disciplinas mais populares praticantes de artes marciais mistas:

Brazilian Jiu-Jitsuou Jiu-Jitsu / BJJ: Esta é uma variante do jiu-jitsujaponês tradicional, adaptado pela família Gracie no Brasil.Caracteriza-se principalmente por suas técnicas de luta no chão, entre seu arsenal estão prestando técnicas, luxação, estrangulamentos e imobilizações.A maioria dos lutadores profissionais de MMA tem algum conhecimento de Jiu-Jitsu, porque é considerada a arte marcial mais eficaz no solo.

Kick Boxing: esporte de combate criado pelo japonês Osamu Noguchi estilo de combate que usa os punhos e pés.É uma mistura de técnicas de Boxee Karate, incluindo chutes baixos para as coxas de Muay Thai, ele é diferente do último, em que não permite bater com os cotovelos e joelhos, assim como variar as posições de guarda.

Muay Thai: Muay Thai é praticado por artistas marciais mistas a ser ideal para o trabalho de bater e chutar, e é especialista em bater com os cotovelos, joelhos e pés.Seu sistema chutando é preferível ao de outras artes marciais, pois baseia-se em pleno contato e técnica inclui a “até” o adversário com a perna, descarregando todo o seu peso sobre ele, ao contrário de outras técnicas esportes de combate como o Taekwondo, ou “Korean Karate”, onde os percuss perna, ou seja, deve retornar ao ponto de partida depois de bater.

Luta Olímpica, Livre ou Greco-romana: para o trabalho de combate, aborda e se rende.

San Shou San da): É um estilo baseado nas técnicas mais eficazes de Kung Fu, por exemplo, as projeções de mongol ou chinês luta Shuai Jiao, chuta norte boxe chinês ou Chang Quan, Boxe Chinês batidas Sul ou Nan Quan, e parágrafo deslocamentos Chin Naapresentar em vários estilos clássicos, assumindo assim o melhor dos estilos de kung fu / wu shu tradicional, para criar um estilo moderno e altamente eficaz, alguns profissionais são reconhecidos Cung Le( Campeão do MMA organização Strikeforce) e Liu Hai Long, que tem o título de “Rei do Sanda” e “The Conqueror of Muay Thai”

Judo: esporte olímpico criado a partir de Jujutsu, é um sistema de fechaduras, releases, detenções e gargalos, o que resulta em um muito útil e bem equilibrado entre a luta em pé e no chão.

Boxe: Boxe é praticada por artistas marciais mistas ocidentais para ser ideal para o trabalho de punhos, considerado o melhor neste aspecto.Embora o próprio boxe é bastante vulnerável por si só, combinado com outros sistemas de combate / artes marciais, como Judô e Jiu-Jitsu, que resultam em uma combinação de alta eficiência.

Atire luta: Contato híbrido esporte desenvolvido no Japãocom elementos de Kickboxing, Luta, Boxe, Judo, Jiu Jitsu, Sambo e outros esportes de contato.

Karate: Arte marcialde Okinawa origem e desenvolvimento japonês, projetado no início para lutar contra os guerreiros feudais japoneses ou samurai, usando golpes fortes com a mão aberta, com os punhos e pés.Suas técnicas de combinação de socos e chutes são altamente eficazes no combate a pé.No mundo do MMA ter sido mais bem sucedida do que qualquer coisa que o Karate Kyokushin(ou Kyokushinkai) e derivados praticada por Chuck Liddell e Georges St. Pierre – e estilo Karate ShotokanTradicional alterada, Lyoto Machida, que enfatiza técnicas impressionantes com cotovelos, joelhos, varreduras e projeções.Muito útil no MMA, mas na grande maioria das escolas modernas de Karate-Do puseram de lado.Seus fãs pediram este estilo, Machida Karate.Vale ressaltar que outros estilos de karate (WKF), ou pontos, não foram bem sucedidos no mundo do MMA, este é, talvez, devido à falta de treinamento com um contato contínuo real, ou a ênfase na pontuação por um acidente vascular cerebral a se aposentar a ser avaliado, que criou táticas (de viagem) e distâncias de combate não é realista, por não buscar a perda de consciência ou “knock out” / ko o adversário .Além da perda de uma das técnicas acima mencionadas, não é permitido em competição WKF tipo, ou seja, pontos.

Sambo: sistema de combate desenvolvido na Rússiacom base em vários estilos de combate como o Judo, Luta Greco-Romana Olímpica, bem como os vários tipos de luta indígena dos povos que compunham a ex-União Soviética e praticado por que é considerado por alguns como o melhor lutador de MMA do mundo, Fedor Emelianenko.

Regras

As regras de competições de artes marciais mistas evoluíram. Como o conhecimento de técnicas de luta espalhados entre lutadores e espectadores torna-se claro que os primeiros sistemas de regras minimalistas precisava ser alterada.

Algumas das razões para essas mudanças são:

Proteção da saúde dos lutadores. Esta mudança foi especialmente motivada para eliminar o estigma de “bárbaras lutas sem regras” que o MMA ganhou por causa de suas raízes no vale tudo.Ele também ajudou os participantes a fim de evitar lesões que poderiam ter alterado o ritmo de treinamento que melhorou a qualidade dos candidatos, e, consequentemente, a qualidade das lutas.

Proporcionar entretenimento para os espectadores: As regras tem que bons lutadores exibem melhor, não ficar muito tempo no chão.

As categorias de peso surgiram como conhecimento sobre submissões espalhados e ativos fixos. Quando os lutadores se tornaram mais hábil na arte da submissão e foram capazes de evitá-los, as diferenças de peso tornou-se fator substancial.

MMA
A preocupação com a saúde dos lutadores é um dos fatores que fizeram o MMA um esporte regulamentado.

Desde o início do torneio, tudo valeu a pena proibir golpes nos órgãos genitais, e a proibição de ataques contra os olhos e os dedos em alguns torneios.

Pequenas luvas com dedos livres, foram introduzidas para proteger os dedos e os ossos das mãos durante a perfuração.Embora alguns lutadores foram os punhos bem elaborados, outros, como os que utilizam técnicas de contenção, eles não poderiam tê-los.As luvas protegem as mãos de fraturas e cortes.

Os prazos foram estabelecidos para evitar longas lutas, com pouco solo ação perceptível para os telespectadores.Lutar sem limite de tempo do primeiro campeonato, complicando ainda mais a retransmissão de luta.A motivação semelhante era a regra “stand up” (em pé), onde podem aumentar os lutadores se você acha que ambos estão descansando no chão ou nenhum progresso significativo está sendo feito para tomar uma posição dominante.

O que é

MMA é a sigla para Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas. MMA são artes marciais que incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como um esporte de contato de maneira regular ou em torneios, em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro.

O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como o boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras.

O bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.

Ao contrário do que todo mundo acha, não “vale tudo” no MMA. O esporte vem evoluindo e profissionalizando-se de tal maneira que as regras estão cada vez mais rígidas. O intuito de toda esta evolução é preservar cada vez mais a integridade física do atleta. Os praticantes estão cada vez mais técnicos e preparados.

Apesar de toda a resistência da mídia na divulgação deste esporte, o MMA está vivendo uma verdadeira transformação e está entrando em uma nova fase aqui no Brasil, impulsionado principalmente por três fatores essenciais:

Profissionalização do esporte
Crescimento exponencial de fãs
Sucesso dos lutadores brasileiros no exterior

Os números do MMA impressionam. Existem sites profissionais jornalísticos e lojas virtuais com vendas específicas de produtos voltados ao mundo das lutas. Dentro destes sites existem fóruns mantidos pelos usuários que trocam informações e difundem o esporte. As taxas de compra do pay-per-view de grandes torneios são imensas, assim como a venda dos ingressos.

Atualmente, o MMA está sendo disputado em todos os continentes – os países que mais formam lutadores são o Brasil, Japão, Estados Unidos e Rússia.

História

Os primeiros eventos precursores do MMA datam de 648 a.C. e surgiram na Grécia.

Os gregos criaram o Pankration, uma combinação de duas palavras gregas: pan, que significa tudo ou vários, e kratos, que significa força. O esporte, que era uma mistura de boxe e luta, logo se tornou o evento mais popular dos jogos olímpicos. Esse é o primeiro registro da existência de algo semelhante ao MMA.

O declínio do Pankration coincidiu com a ascensão do Império Romano. A luta mista deixou de ser tão popular, dando lugar a esportes como o boxe e a luta, que eram mais difundidos no Ocidente.

Em 1925 os combates com mistura de diferentes artes marciais voltaram ao cenário mundial graças a uma família de brasileiros. A história do moderno MMA está intimamente ligada á história da família Gracie. Carlos Gracie aprendeu a lutar judô com Mitsuyo Maeda, um japonês que vivia na mesma região. Mais tarde Carlos ensinou o esporte a seus irmãos e aos poucos foi adaptando as regras e golpes do mesmo, criando o jiu-jítsu brasileiro. Logo Carlos abriu uma academia no Rio de Janeiro. Com o intuito de chamar a atenção para a mesma, ele inventou o “Gracie Challenge”, onde desafiava outros lutadores. Estes desafios serviam para que os Gracies promovessem sua luta, mostrando que podiam derrotar qualquer adversário, não importando a arte marcial que praticasse. Os combates ficaram conhecidos como Vale Tudo.

As lutas foram ganhando popularidade tal que passaram a ser realizadas em estádios de futebol. A idéia era mostrar que era possível derrotar qualquer adversário, seja qual fosse o seu porte físico. Os Gracies foram tão felizes em sua “empreitada” que acabaram levando a sua arte para os Estados Unidos, onde montaram uma academia e passaram a ensinar o jiu-jítsu brasileiro.

A partir de então, grandes eventos passaram a ser organizados. Em 1993 aconteceu o primeiro Ultimate Fighting Championship(UFC), vendendo 86 mil cotas de per-pay-view já na primeira edição. Na terceira edição do evento o número de cotas vendidas pulou para 300 mil.

Os primeiros UFCs tinham poucas regras, não havendo divisão de peso, limite de tempo ou equipamento de segurança. A luta ocorria em uma gaiola octogonal, chamada de “The Octagon”. A partir de então o evento foi evoluindo e hoje é, sem dúvida, um dos maiores da modalidade. Normalmente os lutadores disputam eventos menores durante cerca de 5 anos para então começarem a competir em eventos maiores como o UFC, o Pride e o K-1.

O MMA é hoje um esporte de alta performance, além de ser um verdadeiro show de entretenimento. Os limites existem, mas apenas dentro dos ringues. Fora de
combate, não há limite para o número de fãs deste esporte, que triplicam a cada ano que passa.

Prática, regras e eventos

A prática do MMA passa antes de tudo por muito treino em alguma arte marcial específica. Normalmente, um bom lutador de MMA já se destacou em alguma arte marcial. As academias ficam de olho nos talentos específicos de cada lutador e o encaminham para o treino de MMA quando ele está pronto para isso.

A prática de MMA está se tornando comum também entre aqueles que querem apenas fazer um exercício físico. As academias oferecem aulas de MMA para os mais variados públicos, de lutadores profissionais a mulheres que desejam apenas manter a forma.

Não existe uma idade mínima para começar a treinar MMA. Crianças de 5 e 6 anos praticam artes marciais como caratê e judô. Aos 12 e 13 anos já estão aptas a misturar as artes em uma aula mista, por exemplo – o que está a um passo do verdadeiro MMA.

Normalmente, até os 14 anos, as crianças e pré-adolescentes aprendem a técnica dos golpes e fazem condicionamento físico. O ideal é que o contato físico mais intenso nas aulas aconteça apenas depois disso. Como todo esporte de contato, os riscos de lesões existem. É muito importante saber escolher o local adequado para a prática.

Existem excelentes academias espalhadas por todo o Brasil. Certifique-se de que o seu instrutor possui o conhecimento adequado. É importante também que você respeite as limitações do seu corpo.

Não há registro de morte em luta profissional de MMA. Em toda luta oficial existe uma equipe médica acompanhando bem de perto os lutadores – a prioridade é manter sua integridade física. O que mais acontece são cortes, em virtudes de socos. Eventualmente um lutador quebra um braço quando cai sem jeito.

Regras

No Brasil, como não existe um único órgão regulador desta modalidade, não existem regras padronizadas. Elas variam muito de evento a evento. Porém, a
grande maioria dos eventos adota como base as regras do UFC, maior competição do mundo.

Felizmente, a maioria dos eventos tem imposto regras que buscam evitar danos graves ao lutador.

A seguir as regras mais usadas nos eventos:

Regras gerais

Os lutadores devem usar luvas de dedo aberto fornecidas pelo evento.
E obrigatório o uso de coquilha (acessório para proteção genital).
E obrigatório o uso de protetor bucal.
E permitido (porém, não obrigatório) o uso de: sapatilhas, protetores para os joelhos, protetores para os cotovelos e bandagens para os tornozelos e punhos.
Os lutadores não podem aplicar na pele produtos como óleo, vaselina etc.

Regras de combate

E proibido: acertar a região genital;
Morder;
Enfiar os dedos nos olhos do adversário;
Puxar o cabelo;
Acertar a nuca;
Dar cabeçada;
Chutar o adversário quando ele está no chão;
Pisar na cabeça;
Dar pedaladas quando o adversário estiver com os joelhos no chão;
Os lutadores que deixarem a luta “amarrada”, não demonstrando agressividade, são advertidos e a luta é reiniciada.
Se os dois lutadores estiverem no solo a ponto de sair do ringue, o juiz deve parar a luta e colocar os dois lutadores na mesma posição no centro do ringue.

Regras para término de combate

A luta termina quando um dos combatentes não consegue mais se defender dos golpes deferidos contra ele.

Isso acontece quando:

O lutador bate no tatame, indicando que não suporta mais o golpe;
O treinador joga a toalha no ringue;
O lutador desmaia ou o juiz decide que ele não pode mais continuar;
O lutador sangra, e o ferimento não é estancado pelo médico no tempo estabelecido;
O lutador viola as regras listadas acima;
O tempo de luta se esgota

Golpes e técnicas

Por ser uma verdadeira mistura de artes marciais, não existem golpes e técnicas específicas do MMA. Os praticantes literalmente misturam os mais diversos golpes das mais variadas artes marciais como o caratê, judô, jiu-jítsu, muay thai, kickboxing, luta, entre outros.

Toda academia de artes marciais é um potencial local para formação de um novo campeão de MMA, visto que para chegar lá o lutador de MMA deve aprender o maior número de golpes e técnicas possíveis de todas as artes marciais. O treinamento do momento se chama “cross training”, isto é, treinamento cruzado.

Os lutadores praticam diferentes artes marciais ao mesmo tempo. O lutador tem que ser extremamente ágil e procurar utilizar os melhores golpes de ataque e defesa de cada arte marcial no momento certo. Não podemos deixar de mencionar a importância do jiu-jítsu brasileiro e a sua influência no MMA. Não é à toa que o Brasil possui alguns dos melhores lutadores do mundo de MMA do
mundo!

Pequeno dicionário

Aqui vão algumas gírias e golpes do MMA:

Americana: chave de braço
Double-leg: derrubar o adversário agarrando suas duas pernas
Finalização: o lutador fica imobilizado pelo adversário e dá o aviso de que está desistindo da luta (o juiz também pode finalizar a luta ao perceber que o lutador
não terá condições de livrar-se do golpe) *a decisão por finalizar uma luta é subjetiva e pertence ao lutador ou ao juiz- normalmente os juízes são ex-lutadores, conhecem os golpes e sabem exatamente a hora de encerrar uma luta – eles sabem que se não finalizarem naquele momento, o lutador pode querer sair do golpe e acabar se machucando seriamente – novamente a intenção é preservar a
integridade física do atleta
Grappler: lutador que vai muito bem em luta no chão
Ground and pound: colocar o adversário para baixo e desferir socos de dentro da guarda do oponente
Leg-lock: chave de joelho
Lutador cego de chão: lutador que não sabe agir quando a luta está no contato de solo
Knockdown: derrubar o adversário com um golpe, quase nocauteando.
Raspagem
: inverter a posição com a luta no chão, saindo de baixo e passando a lutar por cima do adversário
Single-leg: derrubar o adversário agarrando uma de suas pernas
Striker: lutador que aplica bons golpes quando a luta está em pé
Takedown: derrubar o adversário

EVENTO:

O UFC hoje é o maior evento de MMA do mundo com um formato completamente profissional ao esporte, também transformou as disputas em um verdadeiro show de mídia e público.

Já consolidado nos Estados Unidos como esporte mais rentável do país e tendo feito o valor da marca pular de US$ 2 milhões para US$ 2 bilhões em menos de dez anos, a Zuffa (dono da marca) começou a desbravar o mundo.

Após conquistar um público cativo na Inglaterra e no Canadá, Dana White (presidente do UFC) levou o evento para Alemanha, Austrália e Emirados Árabes
nessa etapa de expansão, voltou para o Brasil em agosto de 2011 (UFC RIO) com sucesso espetacular e transmissão ao vivo por canal aberto (rede TV), liderando a audiência durante a transmissão do UFC.

O sucesso do UFC é tão extraordinário que criou interesses de duas das maiores redes de televisão (Globo e FOX) no mundo, a fecharem um acordo de transmissão ao vivo de suas lutas.

Em 2012 o UFC volta para São Paulo com reality show The Ultimate Fighter mostrando o dia a dia dos lutadores brasileiros, o lado humano e menos esportista deles, reality show que é sucesso de audiência no Estados Unidos, aproximando o público do UFC. Esse evento será transmitido pela rede Globo e a final do evento será em um estádio de futebol em São Paulo, que trará benefícios de cifras de milhões a cidade, crescimento na indústria hoteleira, gerando empregos e inspirando causas sociais.

Fonte: es.wikipedia.org/www.camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br

Veja também

Nilton Santos

Nilton Santos, Jogador, Futebol, Vida, Clubes, Títulos, Nascimento, Seleção Brasileira, Titular, Carreira, Nilton Santos

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.