Breaking News
Home / Esportes / Krav Maga

Krav Maga

Origem

PUBLICIDADE

Krav Maga é um termo hebraico genérica relativa à prática de combate corpo a corpo.

O sistema de Krav Maga se tornou um fenômeno internacional na década de 1990, principalmente como resultado do trabalho feito por instrutores Darren Levene e Eyal Yanilov.

Eyal e Darren foram, de modo algum o único bem conhecido instrutores de Krav Maga, em termos de formação da geral imagem de Krav Maga e popularização do sistema; estes dois homens são certamente mais significativo.

Krav Maga não tem “fundador” única e sem começo oficial. É o produto das necessidades dos tempos e dos esforços de muitos instrutores ao longo dos anos, cada uma adicionando e modificando com base em suas habilidades e experiência.

Sistema

Krav Maga é um sistema marcial tático não-competitivo desenvolvido em Israel, que consiste de uma grande combinação de técnicas provenientes de boxe, Muay Thai Wing Chun, judô, jiu-jitsu, luta, junto com treinamento de luta realista.

Krav Maga é conhecido por seu foco em situações do mundo real e extremamente eficientes e brutal contra-ataques. 

Ele foi derivado de combate a rua habilidades desenvolvidas pelo húngaro-israelense artista marcial Imi Lichtenfeld, que fez uso de seu treinamento como boxer e lutador, como um meio de defender o bairro judeu contra os grupos fascistas em Bratislava  no meio-de-final da década de 1930.

No final de 1940, após sua imigração para Israel, ele começou a dar aulas em treinamento de combate para o que viria a se tornar o IDF , que passou a desenvolver o sistema que ficou conhecido como Krav Maga. Desde então tem sido aperfeiçoado para aplicações civis, policiais e militares.

Krav Maga tem uma filosofia enfatizando a neutralização de ameaças, manobras defensivas e ofensivas simultâneas, e agressão.

Krav Maga é usado por Forças de Defesa de Israel, tanto regular e especial de forças, e várias variações intimamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas pela aplicação da lei e organizações de inteligência, Mossad e Shin Bet. Existem várias organizações que ensinam variações de Krav Maga internacional.

Krav Maga
“Krav maga” lição de pára-quedista escola em Israel , 1955

Foco: Híbrido
País de origem:Israel , Eslováquia
Criador: Imi Lichtenfeld
Paternidade: Muay Thai, Boxe, Kung Fu, Luta Livre
Esporte: olímpico

Etimologia

O nome em hebraico pode ser traduzido como “combate contato”. A raiz da palavra krav ( ??? ) significa “batalha” ou “combate” e maga ( ??? ) significa “contato”.

Princípios básicos

Krav Maga incentiva os alunos a evitar o confronto. Se isso não for possível ou não seguro, promove um acabamento luta tão rapidamente quanto possível. Ataques visam as partes mais vulneráveis do corpo, e o treinamento não se limita a técnicas que evitam ferimentos graves. Brocas proporcionar a máxima segurança para os alunos com o uso de equipamentos de proteção e do uso da força razoável.

Os alunos aprendem a defender-se contra toda a variedade de ataques e são ensinados a combater de forma mais rápida e eficiente.

Ideias em Krav Maga incluem

Contador ataca assim que possível (ou atacar preventivamente).

Segmentação ataques aos pontos mais vulneráveis do corpo, tais como: os olhos, pescoço / garganta, rosto, plexo solar , virilha, costela, joelho, pé, dedos, etc

A eficácia máxima e eficácia, a fim de neutralizar o oponente tão rapidamente quanto possível.

Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça, a fim de procurar rotas de fuga, mais atacantes, objetos que poderiam ser usados para ajudar a defender ou atacar, e assim por diante.

O treinamento também pode cobrir a consciência situacional para desenvolver uma compreensão de seus arredores, aprendendo a compreender a psicologia de um confronto de rua, e identificar potenciais ameaças antes que um ataque ocorra. Também pode cobrir maneiras de lidar com métodos físicos e verbais para evitar a violência sempre que possível.

História

Imrich Lichtenfeld (também conhecido como Imi Sde-Or) nasceu em 1910, em Budapeste , Hungria, e cresceu em Bratislava ( Eslováquia ) (conhecido anteriormente como: Pozsony ). Lichtenfeld tornou-se ativo em uma ampla variedade de esportes, incluindo: ginástica, luta livre e boxe.

Em 1928, Lichtenfeld venceu o eslovaco Championship Wrestling Juventude, e em 1929 o campeonato adulto (divisões leves e meio). Naquele mesmo ano, ele também venceu o campeonato nacional de boxe e um campeonato internacional de ginástica. Durante a década que se seguiu, atividades esportivas de Imi concentrou-se principalmente no wrestling, tanto como um concorrente e um treinador.

Em meados da década de 1930, os motins anti-semitas começaram a ameaçar os judeus de Bratislava. Lichtenfeld tornou-se o líder de um grupo de pugilistas e lutadores judeus que saíram às ruas para defender os bairros judeus contra o crescente número de criminosos fascistas e anti-semitas. Lichtenfeld rapidamente descobriu, no entanto, que a luta real era muito diferente do combate competição e, apesar de boxe e wrestling eram bons esportes, eles não eram sempre prático para a natureza agressiva e brutal combate de rua. Foi então que ele começou a reavaliar suas idéias sobre a luta e começou a desenvolver as habilidades e técnicas que acabaria por tornar-se Krav Maga. Tendo-se tornado uma pedra no sapato das autoridades locais igualmente anti-semitas, Lichtenfeld deixou sua casa, família e amigos, em 1940, no último navio de refugiados para escapar Europa.

Depois de fazer o seu caminho para o Oriente Médio, Lichtenfeld juntou pré-estado de Israel Haganah organização paramilitar para proteger recém-vinda judaica de habitantes locais.

Em 1944, Lichtenfeld começou a treinar combatentes em suas áreas de especialização: aptidão física, natação, luta, o uso da faca, e as defesas contra ataques de faca. Durante este período, Lichtenfeld treinados várias unidades de elite da Haganah eo Palmach (a força impressionante da Haganah e precursor das unidades especiais das Forças de Defesa de Israel ), incluindo o Pal-Yam, bem como grupos de policiais.

Em 1948, quando o Estado de Israel foi fundado e da IDF foi formado, Lichtenfeld tornou-se Instrutor Chefe para a aptidão física e Krav Maga na Escola IDF de Combat Fitness. Ele serviu na IDF por cerca de 20 anos, durante os quais ele desenvolveu e refinou seu método único para a auto-defesa e combate corpo-a-corpo. Auto-defesa não era um conceito novo, uma vez que quase todas as artes marciais tinham desenvolvido algum tipo de técnicas defensivas em sua busca para o torneio e / ou domínio do desporto. No entanto, a auto-defesa foi baseada estritamente nos princípios científicos e dinâmica do corpo humano. Antes de se retirar do exército, Lichtenfeld eleito Eli Avikzar seu sucessor militar. Com a bênção de Lichtenfeld, Avikzar passou a reforçar o Krav Maga, com a adição de novas técnicas que mantiveram os princípios centrais de Krav Maga de máxima eficácia e eficiência. Boaz Aviram conseguiu Avikzar como Instrutor Chefe, e foi seguido apenas por um punhado de outros.

Após a aposentadoria de Imrich Lichtenfeld, ele decidiu abrir uma escola de arte marcial Dojo e ensinar uma forma civil de forma militar de Krav Maga com a intenção de manter a maioria dos segredos do sistema no serviço militar, mas ainda ensinar uma versão civil adequado para os jovens. 

Alguns dos primeiros alunos a receber uma faixa preta em civil Krav Maga Association Lichtenfeld de 1 Dan foram: Eli Avikzar, Boaz Aviram, Raphy Elgrissy, Haim Zut, Haim Gidon, Shmuel Kurzviel, Haim Hakani, Shlomo Avisira, Vicktor Bracha , Yaron Lichtenstein, Avner Hazan e Miki Asulin.

Em 1978, Lichtenfeld fundou a organização sem fins lucrativos Krav Maga Association israelense (IKMA), com vários instrutores seniores. Lichtenfeld faleceu em janeiro de 1998 em Netanya , Israel.

Quando Krav Maga começou a se espalhar além das fronteiras de Israel, surgiu a necessidade de fundar uma organização civil internacional. Alguns de primeira e segunda geração de estudantes Lichtenfeld, eventualmente, formou uma nova, civil, internacional Krav Maga federação.

Sistema de classificação

A maioria das organizações de Krav Maga em Israel, como a IKMA (Krav Maga Association israelense, Haim Gidon), KMF (Krav Maga Federation, por Haim Zut) e Bukan (por Yaron Lichtenstein), use o sistema de classificação cinto colorido de Imi Lichtenfeld, que baseia-se no sistema de classificação de judô. Ela começa com cinto branco e amarelo, laranja, verde, azul, marrom e preto cintos. Estudantes Black Belt pode subir as fileiras do 1 º ao 9 º dan.

O tempo e os requisitos para o avanço tem algumas diferenças entre as organizações. Na Europa, a Fédération Européenne de Krav Maga (pelo mestre Richard Douieb) e Krav Maga Academy Eslovénia (pelo Mestre Karli Zaniug) também utiliza o sistema de classificação cinto colorido, que é baseado no sistema de classificação de Judô.

Outras organizações que ensinam Krav Maga dentro e fora de Israel, como o Krav Maga Federation International (IKMF), Krav Maga Global (KMG) e International Krav Maga (IKM) usam o mesmo sistema de classificação baseado em uma série de patches.  O sistema adesivo foi desenvolvido por Imi Lichtenfeld após o sistema de cinto no final de 1980.

As classes são divididas em três categorias principais: Practitioner, Pós-Graduação e Especialista. Cada uma das categorias, que são muitas vezes abreviado para suas iniciais, tem 5 fileiras. Grades de P1 a P5 são os níveis dos alunos e compõem a maioria da comunidade de Krav Maga. Depois P5 são G1-G5, e no intuito de atingir o nível de Pós-Graduação o aluno tem de demonstrar uma proficiência em todas as técnicas de nível P antes de avançar. A maioria dos instrutores de manter um nível de grau G e são instrutores civis. No entanto, passando por curso de formação do professor é uma exigência, e mantendo uma posição de Pós-Graduação não necessariamente faz um instrutor. O programa de Pós-Graduação também se baseia no currículo médico, concentrando-se mais no desenvolvimento de habilidades de luta. As notas especialistas cobrir técnicas de proteção mais avançados militares e 3 do partido, bem como habilidades de sparring e combate avançadas. As pessoas que possuem esses postos tendem a ensinar em outros setores, como militares e policiais, além de civis. A fim de progredir para um nível de peritos tem que demonstrar proficiência em todos os Practitioner e Pós-Graduação currículos e ter excelentes habilidades de combate. Além Especialista 5 existe o grau de Mestre. No entanto, este ranking é realizada apenas por um pequeno número de indivíduos e reservada apenas para aqueles que dedicaram uma vida ao Krav Maga e fez valiosas contribuições no ensino e promoção do estilo.

Organizações de Krav Maga nos Estados Unidos, América do Sul e Europa, como Krav Maga Worldwide, Krav Maga Alliance, Federação Sul Americana de Krav Maga, Fédération Européenne de Krav-Maga (Federação Europeia de Krav Maga), Haganá Sistema e Krav Maga Academy Eslovénia (KMAS) também usar um sistema de classificação da correia como a da IKMA, KMF e Bukan. Embora existam algumas diferenças sutis, as diversas organizações ensinam as mesmas técnicas e princípios fundamentais.

Krav Maga
Krav Maga: cores, cinto, patches

O que é

O Krav Maga é uma das artes marciais que mais se tem evidenciado nos últimos anos. Conheça o que é o Krav Maga, a sua história e filosofia e aprenda a defender-se já!

O Krav Maga é uma arte marcial de origem Israelita e consiste num método de combate corporal (full contact) muito assertivo e eficaz. Trata-se de uma forma de luta e defesa pessoal que tem como objetivo principal a salvaguarda de interesses e a defesa da honra de todos os seus praticantes.

É, atualmente, o método de autodefesa mais eficiente do mundo e dirige-se a todas as pessoas que querem aprender a defender-se de ataques individuais ou em grupo (com ou sem armas de ataque). A sua prática envolve técnicas próprias de luta e a realização de torções, pontapés e punhos certeiros em locais específicos do corpo do adversário. Por outro lado, os praticantes trabalham a sua autoconfiança e tornam-se pessoas mais ágeis e flexíveis.

No Krav Maga não existe regulamentação e é por isso que todos os golpes são permitidos, com o intuito de lidar com e ultrapassar qualquer tipo de situação de perigo.

O termo Krav Maga é uma palavra que deriva da junção de duas palavras: “Krav” que designa combate e “Maga” que significa contato. Dessa forma, o Krav Maga é uma arte marcial de combate de contato e foi um dos segredos mais bem guardados na história do Estado Israelita.

Krav Maga
Krav Maga

A História do Krav Maga

O Krav Maga nasceu da necessidade do povo Israelita se defender das Milícias Anti-semitas durante os anos 30 e na 2ª Guerra Mundial. O seu aparecimento deve-se aos contributos do boxeur Imi Lichtenfeld que fez uso da sua formação profissional e dos seus conhecimentos de Jujutsu e Judo para defender o quarteirão judeu onde viveu durante o período de guerra que afetou a cidade de Bratislava.

Mais tarde, durante a Guerra da formação do Estado Israelita, Imi Lichtenfeld teve a responsabilidade de formar tropas, no entanto, tinha de o fazer num curto espaço de tempo. O boxeur começou assim a treinar e a especializar as tropas nos combates corpo a corpo e a desenvolver técnicas que ficaram conhecidas como Krav Maga.

Durante este período conturbado, o Ministério da Educação de Israel, promoveu o ensino do Krav Maga nas escolas e esta passou a ser uma disciplina obrigatória na recruta das Forças de Defesa Israelitas (IDF).

Atualmente, em todo o mundo, inúmeras forças militares de segurança pública e privada, treinam o Krav Maga, devido à facilidade de movimentos e rapidez de aprendizagem, mas principalmente porque é uma arte marcial que dá resposta às necessidades dos operacionais.

Alguns exemplos de agências de segurança que praticam o Krav Maga são: CIA, FBI, SWAT (Estados Unidos da América); GIGN (França); GOE, PJE (Portugal) e todas as Forças Israelitas.

A filosofia do Krav Maga

O Krav Maga foi criado para ser utilizado como um meio de combate e de defesa pessoal. Contudo, isso não significa que seja só utilizado por forças militares de segurança pública e privada, pois todo e qualquer cidadão necessita de segurança e proteção. Atualmente existem vários tipos de violência, desde assaltos, raptos, violações e uma série de acontecimentos que colocam em causa a integridade física de uma pessoa e cabe a cada um em particular saber defender-se e estar o melhor preparado possível. Esta é a filosofia desta arte marcial, pois ela tenta neutralizar todas as ameaças e visa proteger a sobrevivência dos seus praticantes.

As características principais do Krav Maga

O Krav Maga é uma arte marcial com características únicas que a distingue em relação às demais.

As características mais importantes são as seguintes:

É uma arte marcial baseada em instintos e reflexos naturais. Todos os praticantes devem ter a consciência dos riscos e, como tal, devem ter uma preparação física e mental adequada.

O Krav Maga atua no limite do erro humano e, em caso de confronto, todos os praticantes devem esperar pelo melhor momento para atacar e/ou desarmar o adversário, caso exista essa necessidade.

Para a prática correta desta modalidade, é necessário desenvolver um enorme poder de resposta com movimentos precisos e aplicá-los sempre com a máxima força. É por isso que muitas das técnicas utilizadas no Krav Maga são partilhadas por outras artes de combate como o Boxe, Muay Thai, Vale Tudo, entre outros.

Ensina a forma como deve utilizar o seu corpo, para que aprenda a esquivar-se dos golpes dos adversários e para o atacar com a máxima eficácia.

O Krav Maga usa sempre os mesmos princípios: simplicidade, rapidez e eficácia, desde a técnica mais básica até à mais avançada. A sua capacidade de desarme, anulação da ameaça e sobrevivência são os conceitos principais que são trabalhados nesta arte marcial que atrai cada vez mais praticantes em todo o mundo.

Fonte: en.wikipedia.org/lutasartesmarciais.com

Veja também

Nilton Santos

Nilton Santos, Jogador, Futebol, Vida, Clubes, Títulos, Nascimento, Seleção Brasileira, Titular, Carreira, Nilton Santos

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.