Breaking News
Home / Esportes / Nilton Santos

Nilton Santos

PUBLICIDADE

 

Nilton Santos

Nome completo: Nilton Santos

Nascimento: Rio de Janeiro, (16/5/1925)

Clubes onde jogou

Botafogo

Títulos

Campeão Carioca (1948, 1957, 1961 e 1962)
Campeão do Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964)
Campeão Mundial (1958 e 1962)
Campeão do Torneio Sul-Americano (1949)
Campeão do Torneio Pan-Americano (1952) pela seleção
Jogos pela seleção brasileira: 84
Gols pela seleção brasileira: 3

Ao longo da carreira, ganhou o apelido de Enciclopédia do Futebol porque sabia tudo do esporte. Tinha senso de cobertura perfeito, passes precisos e dribles desconcertantes. Na várzea, sempre foi atacante.

Talvez por isso tenha sido o primeiro a quebrar o conceito de que os laterais eram jogadores de defesa. Em pesquisa de uma revista francesa, realizada alguns meses antes da Copa do Mundo da França, em 1998, Nilton Santos foi eleito o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos.

Chegou ao Botafogo, o único clube que defendeu ao longo de 16 anos de carreira, em 1948, aos 22 anos, indicado pelo Major Onório, seu superior na Aeronáutica. Como já era velho demais para começar, não reclamou quando o técnico Zezé Moreira o escalou para a lateral-direita.

No mesmo ano, já conquistava seu primeiro título de campeão carioca, quebrando um jejum do clube de 13 anos sem conquistas. Conquistou também os Torneios Rio-São Paulo de 1962 e 1964 e os Cariocas de 1957, 1961 e 1962.

Disputou 743 jogos com a estrela solitária no peito. Até hoje, é disparado o recordista de partidas pelo clube carioca. Atuou ao lado de Zagallo, Didi, Amarildo e seu compadre Garrincha, que formavam a base da seleção brasileira, na Copa do Mundo de 1962.

Em 1949 já estava na reserva da seleção brasileira. No ano seguinte foi vice-campeão Mundial, como reserva. Sua estréia como titular aconteceu em 1952, em um Pan-Americano disputado no Chile, onde o Brasil conquistou seu primeiro título fora de casa.

Na Copa do Mundo da Suíça, em 1954, era titular absoluto e, como todos os outros jogadores, perdeu a cabeça na derrota para a Hungria por 4 a 2 e acabou expulso de campo.

Quatro anos mais tarde, ganhou a posição de titular apenas nos últimos amistosos preparativos, mas teve papel fundamental na conquista do título. Em 1962, foi bicampeão mundial aos 37 anos.

Dois anos mais tarde sentiu que era hora de parar e tentou, sem grande sucesso, a carreira de treinador. Atualmente, ensina futebol para crianças, em Brasília.

Fonte: futebol.bol.com.br

Veja também

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Arthur Friedenreich

Arthur Friedenreich, Futebol, Jogador, Gols, Títulos, Campeão, Guinness Book, Clubes, Esporte, Morte, Arthur Friedenreich

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.