Breaking News
Home / Física / Milissegundos

Milissegundos

PUBLICIDADE

Definição

Um milissegundo é uma unidade de tempo que representa 1/1000 de segundo.

É uma das medidas cronológicas mais úteis relacionadas às velocidades de ciclo, operações da unidade central de processador (CPU) e design do microprocessador, além de algumas formas de transferência de dados.

Em outras palavras, existem 1.000 milissegundos em 1 segundo.

O que é

Um milissegundo é um milésimo de segundo. Essa unidade de medida usada para o tempo aparece em vários contextos, incluindo fotografia, esportes e experimentos científicos.

Os dispositivos capazes de medir com precisão um milissegundo devem ser cuidadosamente calibrados, e os relógios padrão, como os relógios, geralmente não são capazes de medir o tempo com precisão.

As pessoas podem notar que as medições de tempo às vezes são dadas em milissegundos ou até unidades menores de medição para eventos que acontecem muito rapidamente.

O milissegundo faz parte do sistema internacional de unidades (SI), assim como o segundo, a unidade na qual se baseia.

O segundo foi formalmente definido como a quantidade de tempo que leva para um átomo de césio 133 se mover através de 9.192.631.770 oscilações.

Os relógios atômicos são usados na comunidade científica para medir o segundo, com vários relógios sincronizando sua saída para o horário atômico internacional.

Esses relógios também são usados quando ajustes periódicos na cronometragem precisam ser feitos, como inserir um segundo de salto.

O flash de uma câmera pisca por cerca de um milissegundo.

Da mesma forma, muitas velocidades do obturador da câmera podem ser medidas em milissegundos, assim como alguns fenômenos biológicos, como as batidas das asas de moscas e abelhas.

Às vezes, o milissegundo pode surgir nas discussões sobre esportes, onde os atletas no pico do desempenho podem ter momentos que diferem em uma fração de segundo, e ser capaz de manter o tempo com precisão pode ser crítico ao determinar o resultado de uma partida.

Em experimentos científicos em que a medição do tempo pode ser muito importante, dispositivos de cronometragem cuidadosamente calibrados são usados para acompanhar o tempo enquanto os fenômenos estão sendo observados, manipulados e registrados.

Muitos pesquisadores usam câmeras para gravar seus experimentos, para que possam reproduzir os eventos posteriormente, e muitos desses dispositivos podem ser conectados a um dispositivo de cronometragem que criará automaticamente registros de data e hora que podem ser usados como referência.

Embora o milissegundo possa parecer uma unidade de medida impossivelmente rápida para muitos humanos, na verdade existem vários eventos na natureza que são medidos em milissegundos, e essa unidade de medida pode ser vista por alguns organismos por muito tempo. Plantas e animais reagem muito rapidamente a uma variedade de estímulos como forma de autoproteção e por outras razões; por exemplo, as plantas podem ejetar pólen em milissegundos quando detectam que um inseto polinizador chegou, garantindo que o inseto fique coberto de pólen durante sua breve visita.

Da mesma forma, os impulsos viajam ao longo do sistema nervoso em milissegundos, para que as pessoas possam reagir rapidamente às informações sensoriais.

Você sabia?

Um milissegundo não é longo o suficiente para um piscar de olhos, mas alguns milissegundos podem determinar o vencedor de uma corrida de natação ou uma corrida de 92 metros.

Com a velocidade cada vez maior da tecnologia moderna, até um milissegundo começou a parecer um pouco lento; as operações do computador agora são medidas em nanossegundos – isto é, bilionésimos de segundo.

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ângulo de repouso

PUBLICIDADE Definição Em física, o ângulo de repouso é o ângulo que o plano de …

Capacidade Térmica

PUBLICIDADE Definição A capacidade térmica é a proporção entre a energia térmica absorvida por uma substância e …

Efeito Zeeman

PUBLICIDADE Definição O efeito Zeeman é a divisão de uma linha ou linhas espectrais como resultado da …