Breaking News
Home / Matemática / Desenho oblíquo

Desenho oblíquo

PUBLICIDADE

Definição de Desenho oblíquo

Um desenho oblíquo é um desenho projetivo cujas linhas frontais são dadas em proporções e relações verdadeiras e todas as outras em ângulos adequados, exceto 90 graus, sem levar em conta as regras da perspectiva linear

Desenhos oblíquos também são usados em engenharia e design.

O objeto é desenhado com as características mais distintas voltadas diretamente para o observador, mostrando a verdadeira forma dessas características.

Recursos circulares, como orifícios redondos, podem ser desenhados nesta face frontal como círculos verdadeiros.

Em outras formas 3D, os recursos circulares devem ser desenhados como elipses.

O que é um desenho oblíquo?

Um desenho oblíquo é uma forma simples de desenho tridimensional (3D) que geralmente é criado para desenho ou engenharia.

Esse desenho geralmente consiste em um objeto em que a frente do objeto é desenhada de forma plana, com a altura e a largura do objeto desenhado nos comprimentos adequados.

O objeto recebe profundidade através de lados desenhados em um ângulo para criar a sensação de que o objeto é tridimensional; isso geralmente ocorre em um ângulo de 45° e os lados podem ser encurtados.

Um desenho oblíquo normalmente será um dos três tipos: normal, gabinete ou cavalier.

Para criar um desenho oblíquo, um engenheiro ou designer geralmente começa com um “desenho de três vistas”.

Consiste em um único objeto renderizado em três visualizações distintas: frontal, lateral e superior.

O desenho frontal geralmente é criado primeiro para estabelecer a altura e a largura do objeto.

As linhas verticais da vista frontal podem então ser estendidas para cima no papel, a profundidade do objeto é adicionada a elas e isso cria a vista superior.

As linhas horizontais da vista frontal podem então ser estendidas para o lado da vista frontal, a profundidade adequada é usada mais uma vez e a vista lateral é criada.

Com um desenho de três vistas, um designer ou engenheiro pode criar facilmente um desenho oblíquo. Isso é feito usando a altura e a largura da vista frontal e mantendo-as do mesmo tamanho.

A profundidade das vistas superior e lateral pode então ser usada para adicionar profundidade ao desenho oblíquo e criar a sensação de 3D na imagem.

Embora qualquer ângulo possa ser potencialmente escolhido para criar as linhas de profundidade, um ângulo de 45 ° é freqüentemente escolhido pela natureza facilmente visível das linhas naquele ângulo.

O comprimento das linhas usadas para adicionar profundidade ao objeto determina o tipo de desenho oblíquo que está sendo criado.

Os desenhos oblíquos normais usam linhas de profundidade que têm apenas três quartos do comprimento da profundidade estabelecida pelo desenho de três vistas.

Os desenhos de gabinete usam linhas com apenas metade do comprimento das linhas de profundidade originais para criar o objeto oblíquo.

Em qualquer um desses tipos, o objeto aparecerá encurtado e parecerá mais próximo de como poderia realmente aparecer no espaço 3D.

Um desenho oblíquo cavalier, por outro lado, usa linhas de profundidade que são do mesmo comprimento que as vistas superior e lateral no desenho de três vistas.

Embora isso retenha os tamanhos fornecidos na imagem de três visualizações, a perspectiva criada por esse tipo de oblíquo é muito mais exagerada.

Desenho oblíquo – Forma

Um desenho oblíquo representa um objeto em todas as três dimensões na forma de desenhos.

Esse tipo de desenho é geralmente usado pelo departamento de marketing para mostrar um produto e suas características da maneira mais real possível.

O desenho oblíquo pode ser feito em três estilos:

Normal
Cavalier
Gabinete

Fonte: web1.arthurphil-h.schools.nsw.edu.au/mitpress.mit.edu/www.mbaskool.com/www.wisegeek.org/www.dlsweb.rmit.edu.au

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Variáveis Contínuas

PUBLICIDADE Definição de Variáveis contínuas Variáveis contínuas podem assumir quase qualquer valor numérico e podem ser …

Desvio padrão

Desvio padrão

Definição de Desvio padrão PUBLICIDADE O desvio padrão é a medida de dispersão de um conjunto de …

Linha Tangente

PUBLICIDADE Uma linha tangente é uma linha que apenas toca uma curva em um ponto, combinando com …