Breaking News
Home / Matemática / Média ponderada

Média ponderada

PUBLICIDADE

Definição

Média ponderada é uma média dos valores de um conjunto de itens a cada um dos quais recebe um peso indicativo de sua frequência ou importância relativa

O que é uma média ponderada?

O uso de médias ponderadas é comum em muitas aplicações diferentes, especialmente nos campos da contabilidade e em várias tarefas que envolvem análises e avaliações matemáticas.

Essencialmente, uma média ponderada envolve a atribuição de diferentes níveis de importância ou pesos a vários componentes usados para chegar a uma resposta ou solução final para uma pergunta ou problema.

Isso contrasta com a prática de atribuir um valor médio comum a cada componente que é relevante para a tarefa em questão.

Uma das maneiras mais fáceis de entender o conceito de média ponderada é observar um modelo de classificação comum usado em muitas escolas e faculdades. A critério do instrutor, diferentes tipos de trabalho realizados pelo aluno receberão um valor que ajudará a determinar a nota final obtida no curso.

Média ponderada

A conclusão bem-sucedida das tarefas de casa pode ser responsável por uma porcentagem menor da nota total, enquanto um ou dois testes principais podem ter peso adicional na nota final obtida.

Esse conceito de relevância proporcional significa que, no esquema mais amplo, os testes têm mais importância na obtenção de uma boa nota para o curso, embora a conclusão bem-sucedida de ambos os componentes garanta a obtenção da nota mais alta.

Esse mesmo princípio de média ponderada também pode ser aplicado em outros locais. Os estrategistas de marketing podem desenvolver uma campanha voltada para os mercados consumidor primário e secundário.

Embora o principal impulso da campanha seja diretamente relevante para o mercado primário, prevê-se que as mesmas técnicas sejam relevantes em menor grau para outros mercados.

O resultado é uma projeção de receita obtida principalmente de um setor do mercado consumidor, mas ainda representando porcentagens menores de receita de um ou mais setores menores.

Uma média ponderada é um pouco subjetiva, na medida em que o indivíduo ou entidade que define os valores para cada componente envolvido na média geralmente o faz com algumas idéias pré-concebidas sobre esses valores.

No entanto, é possível ajustar os critérios usados para calcular uma média ponderada à medida que surgem mais fatos que podem impactar o valor relativo de cada componente.

O que é um fator de classificação médio ponderado?

Um fator de classificação médio ponderado é um método de calcular e comunicar o risco geral de uma carteira de investimentos. É mais comumente associado a obrigações de dívida colateralizada.

O fator de classificação médio ponderado leva em consideração cada ativo individual da carteira, mas enfatiza com base na proporção relativa da carteira composta por cada ativo.

O principal uso de um fator de classificação médio ponderado é com obrigações de dívida garantida.

São produtos financeiros nos quais os direitos à renda de vários empréstimos e acordos de crédito foram comprados e embalados em conjunto.

Os investidores então compram títulos no CDO, com os reembolsos e juros dos títulos provenientes, em última análise, da receita dos empréstimos originais.

Existem dois benefícios principais para esse sistema: amarrar vários empréstimos juntos limita os danos causados por um único devedor; e os títulos podem ser emitidos de forma que os investidores possam escolher um equilíbrio específico entre obter uma taxa de juros mais alta ou ter uma reivindicação de prioridade no caso de inadimplência significar que não há dinheiro suficiente para pagar a todos os detentores de títulos.

Com tantos empréstimos reunidos, pode ser difícil avaliar o risco geral de inadimplência em um CDO específico e sua gama de títulos.

O fator de classificação médio ponderado é uma maneira relativamente simples de conseguir isso.

Envolve, primeiro, atribuir um fator de risco a cada ativo individual: na verdade, uma tentativa de prever a probabilidade estatística do inadimplente relevante do tomador.

Esses valores dos fatores de risco são então calculados usando-se ponderação. Isso significa ajustar os números para corresponder às proporções que cada ativo contribui para o portfólio geral.

Como um exemplo extremamente simplificado, se 60% da carteira é composta por receita da hipoteca A e 40% é composta por receita da hipoteca B, o fator de risco geral é simplesmente o fator de risco da hipoteca A multiplicado por 0,4, mais o fator de risco da hipoteca B multiplicado por 0,6.

Exatamente o que o valor médio ponderado final representa pode variar dependendo de quem produz as classificações. Um sistema, operado pela agência de classificação Moody’s, usa classificações pelas quais uma pontuação de 100 representa 1% de chance de inadimplência durante 10 anos, uma pontuação de 150 representa uma chance de 1,5% e assim por diante.

Os investidores devem verificar cuidadosamente para ver exatamente qual sistema está sendo usado, principalmente ao comparar opções de investimento de diferentes fornecedores.

Quando usar uma média ponderada

A maioria das pessoas conhece a ideia de encontrar a média ponderada ou média aritmética de uma série de itens. Basta adicionar todos os valores dos itens e dividir pelo número total de itens para calcular a média.

No entanto, isso só funciona quando todos os itens são ponderados igualmente. Por exemplo, para calcular sua conta mensal média de eletricidade por um ano, faria sentido somar os valores faturados dos doze meses anteriores e dividir por doze, já que cada ciclo da fatura é aproximadamente o mesmo período de tempo (um mês).

Agora, digamos que você queira encontrar sua média atual na sua aula de inglês. A maioria das aulas geralmente atribui um peso ou valor diferente aos papéis do que às tarefas de casa, questionários e testes. Nesse caso, você pode precisar usar uma média ponderada, que é uma média em que cada valor tem um peso ou frequência específica atribuída a ele, para calcular sua nota.

Existem dois casos principais em que você geralmente usa uma média ponderada em vez da média tradicional.

A primeira é quando você deseja calcular uma média baseada em diferentes valores percentuais para várias categorias.

Um exemplo pode ser o cálculo de uma nota do curso, mencionada anteriormente.

O segundo caso é quando você tem um grupo de itens em que cada um possui uma frequência associada.

Nesses tipos de situações, o uso de uma média ponderada pode ser muito mais rápido e fácil do que o método tradicional de somar cada valor individual e dividir pelo total.

Isso é especialmente útil quando você está lidando com grandes conjuntos de dados que podem conter centenas ou até milhares de itens, mas apenas um número finito de opções.

Por exemplo, digamos que você ensina uma seção de um curso de química e deseja encontrar a pontuação média no exame mais recente. No entanto, como há um total de 800 alunos na turma, em quatro seções, o método tradicional de encontrar uma média envolveria somar 800 números individuais. No entanto, o uso de uma média ponderada provavelmente envolveria apenas o uso de 40 a 50 números diferentes, juntamente com suas frequências.

Resumo

Uma média ponderada é um pouco mais complicada de descobrir do que uma média aritmética regular.

Como o nome sugere, uma média ponderada é aquela em que os diferentes números com os quais você trabalha têm valores ou pesos diferentes entre si. Por exemplo, pode ser necessário encontrar uma média ponderada se você estiver tentando calcular sua nota em uma classe em que tarefas diferentes valem porcentagens diferentes da nota total. O procedimento usado será um pouco diferente, dependendo de o peso total atingir ou não 1 (ou 100%).

Um método de calcular uma espécie de média aritmética de um conjunto de números em que alguns elementos do conjunto têm mais importância (peso) do que outros.

Média ponderada é um cálculo que considera a importância de diferentes números em um determinado conjunto de dados. Para calcular a média ponderada, cada número no conjunto é multiplicado por um peso predeterminado.

Geralmente, é mais preciso do que a média simples, que atribui o mesmo peso a cada um dos números do conjunto.

Fonte: www.wikihow.com/studyfinance.com/www.omnicalculator.com/www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/www.mathwords.com/artofproblemsolving.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Método de Monte Carlo

PUBLICIDADE Definição do Método de Monte Carlo Em termos gerais, o método Monte Carlo (ou simulação Monte …

Coordenadas Polares

PUBLICIDADE As coordenadas polares são qualquer um dos dois números que localizam um ponto em um plano …

Abscissa

Abscissa

PUBLICIDADE Definição A definição de uma abscissa é a coordenada horizontal em um plano geométrico. Uma abscissa é o …