Breaking News
Home / Matemática / Nanossegundo

Nanossegundo

PUBLICIDADE

Definição

Um nanossegundo é um bilionésimo de segundo

Muitas operações do computador, como a velocidade dos chips de memória, são medidas em nanossegundos.

O que é um nanossegundo?

Um nanossegundo é de 10-9 segundos, ou um bilionésimo de segundo.

Isso significa que há um bilhão de nanossegundos em um segundo; um bilhão é um seguido por 9 zeros.

Demora um pouco mais de um nanossegundo para que a luz viaje um único pé (0,3 metros).

A luz viaja a aproximadamente 300 milhões de metros por segundo.

Na ciência, uma medida envolvendo nanossegundos geralmente será abreviada para ns ou nsec.

Embora seja simplesmente uma medida muito pequena para ser útil na vida cotidiana, o nanossegundo tem muitos usos importantes em química e física, ambos envolvendo processos que ocorrem em períodos extremamente pequenos de tempo.

Os cientistas da computação também fazem algumas medições em nanossegundos, pois muitos processos na computação moderna ocorrem em prazos muito pequenos.

A velocidade que um computador leva para acessar sua memória, por exemplo, é comumente expressa em nanossegundos. Nesse caso, os números mais baixos são melhores – um computador que pode acessar sua memória em 10 ns é mais rápido que um computador que leva 30 ns para acessar sua memória. Ambos os números, no entanto, representam velocidades de computação muito, muito rápidas. É improvável que um indivíduo seja capaz de reconhecer a diferença de tempo de 20 ns entre os dois processos.

A maioria dos usos do nanossegundo é em áreas relacionadas à ciência e tecnologia, como eletrônica, óptica e comunicação. nanossegundos são freqüentemente usados para medir vários aspectos das ondas eletromagnéticas, como a frequência.

Na óptica, pulsos muito curtos de nanossegundos de luz ou feixes de laser são usados para coletar imagens precisas de fenômenos em movimento rápido, como reações químicas.

Quando muitos desses pulsos ocorrem em um período muito curto de tempo, uma série de imagens é produzida, permitindo que os cientistas vejam o fenômeno à vontade.

Embora o nanossegundo seja uma medida de tempo muito pequena, certamente não é o menor.

Um microssegundo é um pouco maior que um nanossegundo em 10-6 segundos.

Picossegundos e femtossegundos medem 10-12 e 10-15 segundos, respectivamente, e tendem a ter usos semelhantes. Os femtosegundos, em particular, são comumente usados em óptica para medir pulsos usados para tirar imagens em períodos de tempo extremamente pequenos. Nenhuma dessas unidades tem aplicações práticas para a maioria das pessoas, mas físicos, químicos e tecnólogos geralmente precisam dessas unidades pequenas.

Grace Hopper, oficial da Marinha dos Estados Unidos e cientista da computação, era conhecida por suas palestras sobre ciência da computação.

Ela é conhecida principalmente por desenvolver o primeiro compilador para uma linguagem de programação. Em suas palestras, sabia-se que ela distribuía comprimentos de fio com menos de 0,3 metro de comprimento para mostrar a distância que a luz percorria em nanossegundos; ela fez isso para explicar por que a comunicação via satélite não era instantânea.

O que é um microssegundo?

A maioria das pessoas entende como as unidades de tempo podem ser divididas em unidades menores.

Por exemplo, uma hora é dividida em 60 minutos e um minuto é dividida em 60 segundos.

Porém, unidades ainda menores existem e são representadas como frações de segundos – incluindo o microssegundo, que é um milionésimo de segundo.

Além do microssegundo, algumas dessas outras unidades menores incluem um nanossegundo e um milissegundo.

Geralmente usado em aplicações científicas e de engenharia, um microssegundo é equivalente a um milionésimo de segundo. Em outras palavras, se um segundo fosse dividido em um milhão de partes iguais, cada parte individual seria o que é conhecido como microssegundo. Às vezes, isso pode causar confusão devido ao fato de que outra medição de tempo em menos de um segundo é conhecida como milissegundo.

A diferença entre o microssegundo e o milissegundo é que o último é apenas um milésimo de segundo, em vez do milionésimo de segundo de uma medida.

Sites especialmente projetados podem converter segundos em microssegundos ou vice-versa. A maioria do público em geral não tem utilidade para essas pequenas unidades de medida, mas, se necessário, basta pesquisar on-line por um conversor de microssegundos ou a fórmula para unidades de taxas de conversão de tempo. Embora a maioria das pessoas nunca precise ou use essa conversão, a não ser para entender o conceito de pequenas unidades de tempo, os profissionais envolvidos em ciência ou engenharia podem de fato se beneficiar desse conhecimento.

Um exemplo com o qual a maioria das pessoas pode se identificar pode ajudar a explicar o quão curtas essas unidades de tempo são. É do conhecimento geral que piscar praticamente não leva tempo.

O tempo médio necessário para um piscar de olhos, no entanto, é de aproximadamente 350.000 microssegundos! Outro exemplo, ainda que ligeiramente mais curto no tempo, é o flash da câmera padrão.

Um flash que as pessoas veem em um instante tem, na verdade, 1.000 microssegundos de comprimento, ou um milissegundo.

Os usos comuns para essas unidades de tempo ultra pequenas são evidentes nas frequências de transmissão de rádio ou em outros sons ou tons audíveis.

Por exemplo, o tempo de ciclo para a frequência 100 kHz é de 100 microssegundos. Além disso, a frequência mais alta audível no ouvido humano é de 20 kHz e leva apenas 50 microssegundos.

Ainda outros usos para o microssegundo tendem a ser mais complexos, como os usados em cálculos astronômicos, física e química.

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Elipse

PUBLICIDADE Definição Uma elipse é o conjunto de todos os pontos em um plano cuja …

Triângulo de Pascal

PUBLICIDADE Definição do triângulo de Pascal O triângulo de Pascal é um tipo de padrão numérico. Os …

Média ponderada

PUBLICIDADE Definição Média ponderada é uma média dos valores de um conjunto de itens a cada …