Breaking News
Home / Matemática / Circunferência e Círculo

Circunferência e Círculo

 Circunferência

PUBLICIDADE

Circunferência é definida como o conjunto de pontos que rodeiam um ponto fixo.

Círculo e Circunferência

Conjunto de pontos que distanciam r ( raio) do centro.

Todos os pontos que rodeiam o ponto fixo se encontram localizados a mesma distancia dele. Se unirmos, com segmentos de reta, os pontos que rodeiam o ponto fixo, obteremos um conjunto de pontos conhecido como circunferência, ou seja, uma linha curva fechada.

Círculo

Quando nos referimos a circunferência, consideramos somente os pontos que a limitam. Quando levamos em conta o conjunto de pontos internos dessa figura, referimo-nos a região plana delimitada pela circunferência, ou seja, o círculo.

Observe a diferença entre círculo e circunferência:

 

Círculo e Circunferência

Círculo e Circunferência

       Circunferência                        Círculo

Por ser o círculo uma região plana, é possível calcular a área que ele ocupa.

A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria.

A circunferência é importante em praticamente todas as áreas do conhecimento como nas Engenharias, Matemática, Física, Química, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes e também é muito utilizado na indústria e bastante utilizada nas residências das pessoas.

A circunferência é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão localizados a uma mesma distância r de um ponto fixo denominado o centro da circunferência (ponto O).

Elementos de uma circunferência

Raio: Raio de uma circunferência (ou de um círculo) é um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferência e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferência.

Corda: Corda de uma circunferência é um segmento de reta cujas extremidades pertencem à circunferência.

Diâmetro: Diâmetro de uma circunferência (ou de um círculo) é uma corda que passa pelo centro da circunferência. Observamos que o diâmetro é a maior corda da circunferência.

Uma relação importante que podemos notar é que a medida do diâmetro (d) é igual ao dobro da medida do raio (r), ou seja, diâmetro = 2r.

Círculo

Círculo (ou disco) é o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distância a um ponto fixo O é menor ou igual que uma distância r dada. Quando a distância é nula, o círculo se reduz a um ponto. O círculo é a reunião da circunferência com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www1.educacao.pe.gov.br

 

Veja também

Função Bijetora

PUBLICIDADE Uma função bijetora é uma relação de elementos do Domínio com o Contra-domínio seguindo as …

Função Afim

PUBLICIDADE A função afim é também conhecida como função polinomial de grau 1 ou então, …

Binômio de Newton

Binômio de Newton

PUBLICIDADE O binômio de Newton é um operador que utiliza fatoriais para o cálculo. Essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.