Breaking News
Home / Matemática / Diâmetro Angular

Diâmetro Angular

PUBLICIDADE

O diâmetro angular de um objeto é o ângulo que o objeto faz (subtende) como visto por um observador.

O diâmetro angular também pode se referir às distâncias entre dois objetos, medidas no esfera celestial.

O diâmetro angular ou tamanho aparente é uma medida angular que descreve o tamanho de uma esfera ou círculo que aparece de um determinado ponto de vista.

O que é diâmetro angular?

O diâmetro angular de um objeto se refere ao tamanho que parece ter.

Geralmente definido como um ângulo, geralmente é proporcional ao tamanho real de um objeto dividido por sua distância.

A distância angular de um lado a outro é frequentemente usada para medir o tamanho dos objetos no céu noturno. Um círculo é de 360°, enquanto a distância no céu é igual a meio círculo, ou 180°.

Objetos no espaço são normalmente medidos usando um segundo de arco, que é igual a 1/3.600th de 1°.

Outra medida frequentemente usada com diâmetro angular é um radiano, que é 180° dividido por Pi, ou 3,14 vezes o diâmetro de um círculo.

O diâmetro angular, portanto, pode ser determinado tomando a resposta para esse cálculo, que é 206.265, e dividindo-o pela distância real.

O tamanho aparente de um objeto pode ser semelhante a outro que pode ser muito maior, mas geralmente são as distâncias comparativas da Terra que os fazem parecer iguais.

O Sol e a Lua são geralmente iguais em diâmetro angular quando vistos da Terra, mesmo que um seja cerca de 400 vezes mais largo que o outro.

Cada um parece ter cerca de ½° de diâmetro em relação aos observadores terrestres. Enquanto 1/6400 de 1° é um segundo de arco, um minuto de arco é 1/60 de 1°.

Pessoas com acuidade visual normal podem ver algo com um minuto de arco de diâmetro; isso geralmente é semelhante a ver uma moeda de 0,01 dólar dos EUA (USD) cerca de 70 metros de distância.

Os astrônomos costumam usar telescópios que podem esclarecer objetos com 1 arco de segundo de diâmetro.

Os telescópios mais poderosos podem ser usados para visualizar objetos com menos de 0,1 segundos de arco de largura. Esse diâmetro aparente pode ser usado em um cálculo, juntamente com sua distância conhecida, para calcular a largura em que ele realmente é. Cálculos semelhantes costumam ser usados para comparar o tamanho do Sol com outras estrelas e para determinar o tamanho de outras galáxias, nebulosas e outros objetos que podem ser vistos no espaço.

O diâmetro angular pode ser estimado com a mão humana. Segurando o braço direito, o dedo mindinho normalmente cobre 1° do céu noturno. Geralmente, o punho tem cerca de 10° de diâmetro em relação a objetos como estrelas e galáxias.

Os astrônomos calcularam o diâmetro angular para os planetas no sistema solar, bem como para muitos outros objetos conhecidos no céu.

Diâmetro angular – Ângulo

Diâmetro angular é o ângulo que o diâmetro real de um objeto faz no céu; também conhecido como tamanho angular ou diâmetro aparente.

A Lua, com um diâmetro real de 3.476 quilômetros, tem um diâmetro angular de 29 ’21 “a 33′ 30”, dependendo da distância da Terra.

Se o diâmetro angular e a distância são conhecidos, o diâmetro linear pode ser facilmente calculado.

O Sol e a Lua têm diâmetros angulares de cerca de meio grau, assim como um laranja de 10 centímetros de diâmetro a uma distância de 11,6 metros.

Pessoas com visão aguçada podem distinguir objetos com cerca de um minuto de arco de diâmetro, o equivalente a distinguir entre dois objetos do tamanho de um centavo a uma distância de 70 metros.

Os telescópios modernos permitem aos astrônomos distinguir rotineiramente objetos com um arco por segundo de diâmetro e menos.

O Telescópio Espacial Hubble, por exemplo, pode distinguir objetos tão pequenos quanto 0,1 arco-segundos. Para comparação, 1 arco por segundo é o tamanho aparente de um centavo visto a uma distância de 4 quilômetros.

O diâmetro angular é proporcional ao diâmetro real dividido por sua distância. Se duas dessas quantidades forem conhecidas, a terceira poderá ser determinada.

Por exemplo, se um objeto tem um diâmetro a parente de 1 arco segundo e é conhecido por estar a uma distância de 5.000 anos-luz, pode-se determinar que o diâmetro real é de 0,02 anos-luz.

Diâmetro angular – Tamanho angular

O diâmetro angular, às vezes também chamado de tamanho angular, tamanho aparente ou diâmetro aparente é uma medida angular que descreve o tamanho de um círculo.

Na astronomia, é geralmente usado para descrever o tamanho dos objetos no céu, visto de um observador na Terra, e é normalmente usado para a Lua, os planetas e outros objetos estendidos, como galáxias e nebulosas.

Podemos levar o conceito de distância angular entre dois objetos um passo adiante e falar do tamanho angular (ou diâmetro angular) de um objeto – a distância angular de um lado a outro do objeto.

Esses tamanhos angulares, uma expressão da largura de um objeto, são expressos em medida de ângulo.

Por exemplo, a Lua tem um diâmetro angular de meio grau; a lua cheia ocupa meio grau no céu.

O diâmetro angular de um objeto depende de duas coisas: o tamanho real do objeto e a distância do objeto em relação a nós. (Pense por um momento e verifique se isso faz sentido.)

A fórmula para o diâmetro angular é:

Diâmetro angular = 206265 X (diâmetro/distância real)

O 206.265 é um fator de conversão para garantir que o diâmetro angular saia em segundos de arco. Se quiséssemos a resposta em graus, o fator de conversão seria 57,3.

Embora muitos objetos do sistema solar sejam maiores que a Lua, eles também estão muito mais distantes.

Portanto, eles parecem pequenos, e é mais prático medir seus tamanhos angulares em segundos de arco, em vez de minutos ou graus.

As unidades de diâmetro e distância reais não são importantes, desde que sejam as mesmas, ou seja, em km, em milhas, etc.

Nebulosa

Fonte: astronomy.swin.edu.au/www.daviddarling.info/www.dictionary.com/evildrganymede.net/www.wisegeek.org/skycalendar.com/www.skywatchersindia.com/rechneronline.de/www.austincc.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Método de Monte Carlo

PUBLICIDADE Definição do Método de Monte Carlo Em termos gerais, o método Monte Carlo (ou simulação Monte …

Coordenadas Polares

PUBLICIDADE As coordenadas polares são qualquer um dos dois números que localizam um ponto em um plano …

Abscissa

Abscissa

PUBLICIDADE Definição A definição de uma abscissa é a coordenada horizontal em um plano geométrico. Uma abscissa é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.