Breaking News
Home / Matemática / Abscissa

Abscissa

PUBLICIDADE

Definição

A definição de uma abscissa é a coordenada horizontal em um plano geométrico.

Uma abscissa é o primeiro elemento em um par ordenado. Quando um par ordenado é representado graficamente como as coordenadas de um ponto no plano de coordenadas, a abscissa representa a distância direcionada do ponto ao eixo y.

Outro nome para a abscissa é a coordenada x.

Nota: A ordenada ou a coordenada y representa a distância direcionada do ponto do eixo x.

Abscissa – Termos

O primeiro dos dois termos pelos quais um ponto é referido, em um sistema de eixos de coordenadas retilíneas fixas (coordenada cartesiana).

A abscissa também é conhecida como coordenada “x” de um ponto, mostrada na linha horizontal, com a ordenada, também conhecida como coordenada “y”, mostrada na linha vertical.

Em matemática, abscissa refere-se à coordenada horizontal de um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas retangulares bidimensionais.

O termo também se refere ao eixo horizontal de qualquer gráfico bidimensional. Um par ordenado consiste em dois termos – a abscissa e a ordenada – que definem a localização de um ponto no sistema de coordenadas cartesianas retangulares bidimensionais.

Abscissa

Origem da abscissa

A nova abscissa latina (linea) (linha) cortada do particípio passado feminino de abscindere da abscissa latina para abscitar; veja abscisão.

A coordenada x- (horizontal) de um ponto em um sistema de coordenadas bidimensional. Físicos e astrônomos às vezes usam o termo para se referir ao próprio eixo, em vez da distância ao longo dele.

Início do século XVII (denotando a parte de uma linha entre um ponto e o ponto de interseção com uma ordenada): da moderna abscissa latina (linha) ‘corte fora (lina)’.

O que é uma abscissa?

Uma abscissa é um dos termos que compõem um conjunto de coordenadas no sistema de gráficos cartesiano usado em matemática.

Esse sistema bidimensional usa dois eixos perpendiculares, um horizontal, chamado eixo x, e outro vertical, chamado eixo y.

Qualquer ponto pode ser plotado usando um conjunto de duas coordenadas, chamado par ordenado, com a coordenada x listada primeiro e a coordenada y listada em segundo.

A coordenada x determina a posição horizontal do ponto em relação ao centro do gráfico, onde os dois eixos se encontram, o que é chamado de origem.

O primeiro número é a abscissa, enquanto o segundo, ou o valor y, é chamado de ordenada.

O termo abscissa é derivado do latim e é uma forma do verbo abscindo, que significa cortar ou arrancar, mas dado o significado do termo latino, não está claro como a palavra obteve esse significado.

Acredita-se que o primeiro uso registrado do termo em matemática esteja em um texto de matemática do matemático romano do século XVII, Stefano degli Angeli.

As coordenadas cartesianas para um ponto em um gráfico são escritas assim: (3,5) onde o primeiro número do par é o valor x do ponto e o segundo número é o valor y. Isso significa que, para representar graficamente o ponto, é necessário mover três unidades para a faixa positiva do eixo horizontal ou x, que geralmente está à direita da origem. Então, a partir desse ponto no eixo x, move-se cinco unidades para a faixa positiva da vertical, ou eixo y, que geralmente é para cima. Um ponto é colocado nesse ponto para indicar o par ordenado, (3,5). A abscissa desse ponto em particular é 3.

Abscissa
AP abscissa do ponto P

Em alguns casos, principalmente quando usado por físicos e astrônomos, o termo é usado para se referir a todo o eixo x, e não a um ponto em particular. Isso raramente cria confusão, no entanto, já que o contexto para esse uso é diferente o suficiente para que aqueles com conhecimento desses campos sejam capazes de discernir a intenção do falante ou do escritor.

Em alguns escritos mais antigos sobre matemática e geometria, o termo é usado de outra maneira. Nas equações da forma a = bt, que descrevem uma linha na geometria euclidiana, as abscissas, denotadas na equação como valor t, indicam um ponto na linha a uma determinada distância t da origem.

Abscissa – Distância

Abscissa é a distância de um ponto ao eixo vertical ou Y, medido paralelamente ao eixo horizontal ou X.

Outro nome para abscissa é coordenada x.

No plano coordenadas cartesianas, a coordenada x de um ponto: sua distância do eixo y medido paralelamente ao eixo x.

A coordenada horizontal de um ponto num plano cartesiano sistema obtido por medição paralela ao eixo de coordenadas x.

A coordenada que representa a posição de um ponto ao longo de uma linha perpendicular ao eixo y em um sistema de coordenadas cartesianas planas.

Em matemática abscissa é a coordenada horizontal ou x de um ponto em um sistema bidimensional de coordenadas cartesianas. É a distância do eixo y medido paralelamente ao eixo x.

Fonte: www.mathsisfun.com/www.toppr.com/www.definitions.net/www.wisegeek.org/www.merriam-webster.com/mathworld.wolfram.com/www.learnalberta.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Método de Monte Carlo

PUBLICIDADE Definição do Método de Monte Carlo Em termos gerais, o método Monte Carlo (ou simulação Monte …

Coordenadas Polares

PUBLICIDADE As coordenadas polares são qualquer um dos dois números que localizam um ponto em um plano …

Elipse

PUBLICIDADE Definição Uma elipse é o conjunto de todos os pontos em um plano cuja …