Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Boliche  Voltar

Boliche

 

Origem

Existem vestígios da prática de esportes semelhantes ao boliche entre os egípcios (há pelo menos 7.000 anos), entre os polinésios e até na obra grega Ilíada, de Homero.

Na Alemanha do século III uma prática religiosa chamada kegel originou o termo kegler , usado até hoje para denominar os praticantes do boliche no país. Coube aos holandeses desenvolver as regras do esporte.

Em torno de 1650, jogavam uma versão em que o objetivo era derrubar com uma bola nove pinos arrumados em formato de diamante no fim de uma pista de cerca de 27m.

A versão de nove pinos continua existindo, mas também evoluiu para uma modalidade com dez pinos que é a mais popular ao redor do mundo. Nesta versão, os pinos são arrumados em forma de triângulo e a pista mede por volta de 20m.

Os pinos modernos têm o formato de garrafa e as bolas pesam até 7kg. Também é mais recente a introdução da contagem com strikes (derrubar todos os pinos em uma só jogada) e spares (derrubar todos os pinos nas duas jogadas a que os competidores têm direito a cada rodada).

Boliche
Boliche

História

O boliche surgiu por volta no século III na Alemanha, mas há indícios de um esporte parecido praticado pelos egípcios 7 mil anos atrás ou pelos índios da Polinésia nos séculos seguintes. Na Inglaterra, um outro jogo semelhante também era praticano. O esporte era praticado na grama e tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, sem derrubá-lo.

Mas foi na Alemanha que o boliche começou a encontrar a sua versão moderna. O esporte nasceu como uma prática religiosa, na qual os fiéis atiraram pedras em seu "Kegel" (uma espécie de bastão que carregavam para a proteção). O "Kegel" representava o Céu. Assim, quem conseguisse derrubá-lo, poderia se considerar livre de pecado.

Existem várias referências ao esporte em toda a Idade Média na Alemanha. Em 1325, foram promulgadas leis que limitavam o que poderia ser apostado em partidas de boliche. Em 1463, um festival em Frankfurt tinha como principal atração justamente uma competição de boliche.

Assim, a modalidade se espalhou pelos outros países europeus. Por volta de 1650, os holandeses desenvolveram as primeiras regras do esporte. O boliche era disputado com nove pinos organizados em formato de diamante na pista. Esta versão continua sendo disputada, principalmente na Europa. Já a versão mais conhecida, com 10 pinos, que será jogada no Pan-Americano, foi criada nos Estados Unidos no século 19.

As regras atuais foram criadas em 1875, com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos. A entidade não durou muito tempo, assim como a sua sucessora, a União Americana de Boliche Amador. Ambas, entretanto, ajudaram a consolidar o esporte nos Estados Unidos e a "exportar" a modalidade de 10 pinos para a Europa.

Em 1926, surgiu a Associação Internacional de Boliche, com a presença de Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e Estados Unidos. Já a Federação Internacional de Boliche, que hoje comanda o esporte, foi criada apenas em 1952.

O JOGO

O boliche pode ser praticado por pessoas de todas as idades, não importando o peso e a altura.

Pode-se jogar boliche tanto como lazer, entre amigos e familiares, como esporte em grandes competições nacionais e internacionais, podendo ser jogado durante toda a vida, sempre com a possibilidade de obter bons resultados.

O andar correto sobre o "approach", juntamente com o arremesso da bola, é visto como um dos mais perfeitos e bonitos movimentos atléticos.

OBJETIVO

O Boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir 10 pinos dispostos numa formação triangular.

Uma partida ou uma "linha" consiste de dez jogadas ("frames"), sendo que em cada delas o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, para derrubar todos os pinos. No caso de derrubar todos os dez pinos na primeira jogada ("strike") não deve jogar a segunda bola.

APPROACH

(ÁREA DE ARREMESSO)

Antes do início da pista existe uma área denominada "approach" (chegada), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola.

Atenção: Quando estiver se preparando para jogar, antes de subir no "approach" observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda como à sua direita. Nunca saia junto com o vizinho de pista pois isso atrapalha a concentração de ambos.

Somente o jogador da vez é quem deve ficar no "approach".

Evite demorar para arremessar a bola, pois isso prejudica a pegada ("grip") nos furos em razão do suor nos dedos, além de atrasar as jogadas dos outros jogadores.

Jamais leve bebida ou comida ao "approach", pois qualquer sujeira poderá causar um acidente.

Na prática é comum denominar "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.

Para se conseguir um "approach" correto e seguro necessita-se de treinamento contínuo, de preferência acompanhado de um instrutor. Dessa maneira adquiri-se a regularidade e confiança necessárias para executar todos os movimentos de forma automática e inalterável.

No início de treinamento é muito raro conseguir resultados expressivos, por isso não se incomode com um pontuação baixa, insista no seu aprendizado que certamente sua média irá aumentar consideravelmente.

PISTA

A pista de madeira ou sintética possui 62 pés (ou 18,20m) de comprimento por 1,07m de largura.

Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de arremesso e o espaço onde ficam os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde são colocados os pinos é feito de madeira marfim.

Constituída de 39 tábuas de 1x3" unidas pelo sistema de macho e fêmea, recebe uma aplicação de laca de poliuretano. Diariamente aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial, conforme especificações técnicas, que, além de protege-la, cria dificuldades no arremesso.

Atualmente, a maioria dos boliches está mudando para pistas sintéticas, muito parecidas com a fórmica colocada sobre um aglomerado de madeira. Esse material de 1 polegada de espessura, foi desenvolvido e aperfeiçoado pelos maiores fabricantes de boliche do mundo - AMF e BRUNSWICK - inclusive sendo testado e aprovado pela NASA.

Provavelmente, você já ouviu algum praticante de boliche dizer algo sobre "leitura da pista". Isso significa que, dada a experiência do jogador, ele consegue achar o ponto de saída e a seta mais convenientes para arremessar a bola, após algumas jogadas. Essas variações (saída e seta) dependem, basicamente, das condições da pista e a forma como foi passado o óleo protetor ("short", "medium" ou "long").

Antes de iniciar-se um torneio ou campeonato os organizadores autorizam um "bate-bola" (arremessos sem a contagem dos pontos) para leitura da pista e aquecimento dos jogadores. Estes, por sua vez, fazem arremessos não só visando a saída e seta corretas para um "strike" mas também para atingir os pinos 7 e 10 o que ajuda no fechamento de "spare".

PINOS

Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5k. São torneados e recebem uma capa plástica de 3mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso.

Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.

Equipamentos - Acessórios

BOLAS

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg), não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

Como escolher

No boliche de sua preferência vá até a prateleira de bolas e procure por uma que lhe seja mais confortável possível, nem muito leve (normalmente destinada às crianças e mulheres) nem muito pesada (indicada para quando estiver mais familiarizado com o jogo).

Se você observar bem verá que toda "house ball" (bola fornecida pelo boliche) tem um número que indica o seu peso (em libras) para auxiliar a sua escolha.

Experimente algumas bolas com pesos diferentes até achar a mais adequada ao seu estilo.

NÚMERO
(peso/libras)
PESO APROXIMADO
(em kg)
OUTRA
CODIFICAÇÃO
P/PESSOAS
C/PESO PRÓXIMO DE

6 e 7

2,72 kg e

3,17 kg

L = leve

30 kg

8 e 9

3,62 kg e

4,08 kg

40 kg

10 e 11

4,53 kg e

4,98 kg

50 kg

M = média

12 e 13

5,44 kg e

5,89 kg

60 kg

14 e 15

6,34 kg e

6,80 kg

P = pesada

70 kg

16

7,25 kg

80 kg ou +

Como Segurar

A maneira correta para uma pegada firme e confortável é introduzir o polegar no furo maior da bola e os dedos médio e anular nos outros dois furos da bola.

Segure-a de forma correta: nem tão forte que fará com que a levante demais, nem tão fraco a ponto de soltá-la antes do ponto ideal. Para evitar esse problema, procure por bolas que tenham o tamanho dos buracos bem ajustados aos seus dedos, nem muito apertados a ponto de dificultarem a saída deles, nem tampouco muito largos pois certamente a bola irá cair de sua mão no primeiro movimento. Depois de introduzir os três dedos na bola, a palma da mão deverá "repousar" ela para indicar a melhor escolha.

Pegue a bola com as duas mãos (*) e, se tiver que aguardar um pouco a sua vez de jogar, segure-a no braço esquerdo caso seja destro ou no direito caso seja canhoto, assim você não cansa o braço de arremesso e evita que seus dedos fiquem suados.

(*) Atenção: ao retirar a bola da máquina de devolução segure-a de forma ao não deixar seus dedos expostos ao choque com outra bola eventualmente devolvida.

SAPATOS

Não se joga boliche com qualquer calçado, por isso o controle do local escolhido sempre tem sapatos especiais para fornecer aos seus clientes. Eles tem solas de couro liso e um salto especial que não deixa marcas no "approach".

Você pode comprar seus próprios sapatos de boliche. Fabricados especialmente para esse esporte, eles possuem a sola do pé esquerdo inteiramente de couro para deslizar melhor quando se aproximar da linha de falta, já a do pé direito tem apenas a ponta de couro, sendo o restante de borracha para tracionar o pé no início do movimento. Fique atento nesse detalhe pois os sapatos dos canhotos têm o formato da sola invertido.

Entre os acessórios para o boliche há escovas de aço para limpeza da sola do sapato e pós especiais que facilitam o deslize no "approach". Em alguns campeonatos ou torneios o uso de determinados acessórios e produtos são proibidos.

LUVAS

Embora alguns instrutores desaprovem o seu uso, alguns praticantes utilizam luvas especiais para auxiliar o arremesso da bola. Feitas de metal elas corrigem eventuais erros de posicionamento da mão, dando mais firmeza e segurança em alguns casos.

Regras do Boliche

A FIQ (Fédération Internationale des Quilleurs) foi criada em 1952 para aumentar o interesse mundial pelo boliche e a amizade entre os jogadores de diferentes países, através de competições e torneios internacionais.

Apresentaremos a seguir parte das regras que foram adaptadas pela WTBA (ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE BOLICHE DEZ PINOS) para seus torneios e serve como um guia voltado para a uniformidade do jogo. Elas existem basicamente na presença de árbitros gerais e seus auxiliares que devem estar atentos às anotações das partidas. Existem, atualmente, boliches com anotadores computadorizados, porém a FIQ exige que árbitros acompanhem os dados para evitar erros.

Todo torneio aprovado pela FIQ ou pela WTBA deve ser conduzido com o equipamento e pinos que tenham sido aprovados nos testes oficiais da WTBA de modo que possa cumprir com as especificações da WTBA.

ESPECIFICAÇÕES DAS PISTAS DE BOLICHE REGULARES

OBS: 1 polegada = 2,54 cm; 1 pé = 12 polegadas = 30,48 cm

COMPOSIÇÃO: Uma pista de boliche regular, incluindo as canaletas, as tabelas, e o approach, deve ser construída de madeira ou de outro material aprovado.

As bordas do deck de pinos, do arremate da pista, das tabelas , das canaletas e das inclinações das canaletas, podem ser reforçados com fibra ou com outro material sintético. O approach pode ser feito de outro material de acordo com as especificações abaixo citadas.

APPROACH: Antes da linha de falta deve haver uma superfície limpa e nivelada de no mínimo 15 pés de comprimento. Existe uma tolerância de 1/4 de polegada na profundidade das depressões ou encaixes.

LINHA DE FALTA: A linha de falta não deve ser menor que 3/4 de polegada de largura nem maior que 1 polegada de largura e deve ser marcada claramente (ou encaixada na pista). Deve se estender desde a pista até qualquer parede ou pilastra adjacente ou dentro do alcance do jogador.

DISPOSITIVO DETECTOR DE FALTA: Cada boliche deve ter um dispositivo detector de falta ou um juiz de falta colocado diretamente na linha ou imediatamente atrás da linha de falta de maneira que o juiz de falta tenha uma visão completa e sem obstáculos de todas as linhas de falta.

PISTAS

COMPRIMENTO - O comprimento total de uma pista regular é de 62 pés 10 3/16 polegadas medidas desde a linha de falta ate o fosso (sem incluir o arremate da pista), com uma tolerância de 1/2 polegada.

Deve haver 60 pés da linha de falta ao centro da marca do pino 1, com uma tolerância de 1/2 polegada. Deve haver 34 3/16 polegadas do centro da marca do pino 1 até o fosso (não incluindo o arremate da pista).

LARGURA - A pista não deve ter menos de 41 polegadas e nem mais de 42 polegadas de largura. A pista mais a canaleta não deve ter menos de 60 e nem mais de 60 1/4 de polegada.

Exemplo: Em pistas de 42 polegadas as canaletas näo devem ter menos que 9 e nem mais de 9 1/8 polegadas.

SUPERFÍCIE - A superfície entre a linha de falta e o arremate da pista não deve ter nenhum buraco, nenhuma depressão nem ressaltos maiores que 0.04 polegadas. Alem disso não deve haver inclinações transversais que excedam 0.04 polegadas. No deck dos pinos, a superfície em todo seu comprimento não deve ter inclinações maiores que 3/16 polegadas, dentro da dimensão máxima de 42 polegadas.

DECK DOS PINOS - O deck dos pinos deve ser construído inteiramente de madeira ou outro material aprovado. O acabamento de fibra não deve medir mais que 1/4 de espessura e não mais que 1 1/2 de largura. Na hora de instalar o acabamento de fibra, este pode ser atado desde o lado do deck dos pinos que fique próximo canaleta devendo se estender até o lado oposto do fosso. O acabamento de fibra deve ser instalado verticalmente, sendo assim, a largura não deve exceder 1/4 de polegada. As bordas do deck dos pinos devem ser construídas num raio menor que 5/32 polegadas.

ARREMATE DO FINAL DA PISTA - O arremate do final da pista não deve exceder 2 polegadas de espessura e pode ser preso atrás da pista. Não deve haver mais de 5 polegadas no total da superfície de jogo, incluindo o arremate, atrás dos pinos 7, 8, 9, e 10.

CANALETAS - Devem ser colocadas em cada lado da pista, começando na linha de falta e estendendo-se paralela à pista até o fosso.

LARGURA - As canaletas não devem ter menos de 9 polegadas e nem mais de 9 1/2 de polegadas de largura. As canaletas mais a pista não devem ter menos que 60 e nem mais que 60 1/4 polegadas de largura.

PROFUNDIDADE - De um ponto distante até 15 polegadas à frente da marca do pino 1, as canaletas devem ter o fundo quadrado. A parte quadrada das canaletas deve declinar gradualmente e deve ser firmemente fixada para que quando entrem no fosso seu ponto menos profundo não esteja a menos que 3 1/2 polegadas e seu ponto mais profundo não esteja a mais de 3 3/4 da superfície da pista. O restante de cada canaleta deve ser côncavo e deve ser construída de madeira ou de material sintético. Esse restante de canaleta deve, em seu centro, medir pelo menos 1 e 7/8 de polegada de profundidade.

CANALETA INCLINADA - Uma canaleta inclinada não excedendo 7/8 de polegada de altura e 3/4 de polegada de largura de um ponto distante até 15 polegadas frente do pino 1 e crescendo gradativamente para no máximo 1 1/2 de polegadas de altura por 3/4 de polegada de largura, oposta aos pinos 7 e 10 deve ser seguramente fixada no canto mais baixo das canaletas.

MARCA DOS PINOS - As marcas dos pinos, onde os pinos devem estar colocados, devem ser claramente marcadas através de estampa, pintura ou encaixe na pista e devem ter 2 1/4 de polegada de diâmetro e um espaço de 12 polegadas de centro para centro e os pinos e suas marcas devem ser conhecidos pelos seguintes números:

Boliche

Deve ter três polegadas do centro dos pinos 7 a 10 para o fosso (não incluindo o arremate da pista). Não deve haver menos que 2 1/2 polegadas e nem mais de 3 polegadas do centro dos pinos 7 e 10 para o lado adjacente do deck dos pinos. A distância do centro da marca dos pinos do canto e a beira da pista mais a canaleta adjacente não deve medir menos de 12 e nem mais de 12 1/8 para as separações de madeira. Não deve haver menos de 30 polegadas do centro do pino 1 para a frente de qualquer parte de madeira. Deve haver 31 3/16 polegadas do centro do pino 1 para uma linha traçada através do centro dos pinos de trás e 34 3/16 polegadas para o fosso ( não incluindo o arremate da pista).

MÁQUINA REARMADORA - Nos estabelecimentos que usem máquinas rearmadoras, estas devem ser checadas anualmente. Se algo errado for encontrado, não deverá ser concedida aprovação até o conserto.

TABELAS - As tabelas ou partes laterais não devem ter menos que 17 e nem mais que 24 polegadas de altura acima da pista e devem estender-se de um ponto distante até 15 polegadas à frente do pino 1 até a parede do batente traseiro. As tabelas devem ser colocadas paralelas à pista . A distância entres as faces de madeira das duas tabelas não deve ter menos de 60 e nem mais que 60 1/4 polegadas.

PLACAS DE FIBRA - As tabelas podem ser cobertas com uma camada de fibra vulcanizada dura que não exceda 3/16 polegadas de espessura.

FOSSO - Em pistas sem máquinas automáticas não deve haver menos de 10 polegadas do chão do fosso ao topo da pista e nem menos que 9 1/2 polegadas da cobertura do fosso até o topo da pista. O fosso não deve ter menos de 30 polegadas de largura desde o final da pista (incluindo do arremate da pista) até o batente traseiro. Especificações do fosso onde há máquinas automáticas serão desenvolvidas para cada máquina no momento em que for concedida a aprovação.

BATENTE TRASEIRO - O batente traseiro deve sempre ser coberto com um material de cor escura e deve ser construído de maneira a evitar que os pinos batam e voltem à pista.

MARCAS - Marcas nas pistas ou nos approachs devem ser permitidas somente com as seguintes especificações:

Em um ponto 12 a 16 pés além da linha de falta podem ser estampados ou encaixados no máximo 7 marcas. Cada marca deve ser uniforme e deve ter a forma de um ou mais pregos , flechas , diamantes , triângulos ou retângulos. A superfície coberta por cada marca não deve ser maior que 1 1/4 polegadas de largura e 6 polegadas de comprimento. Cada marca deve ser eqüidistante uma da outra e com o modelo uniforme.

Em um ponto 6 a 8 pés além da linha de falta e paralelo a esta podem ser estampadas ou encaixadas na pista um máximo de 10 guias. Cada guia deve ser uniforme, de formato circular e não deve exceder 3/4 de polegada de diâmetro.

Um máximo de 7 guias pode ser estampada ou encaixada no approach nos seguintes pontos: de 2 a 6 polegadas, 9 a 10 pés, 11 a 12 pés e 14 a 15 pés.

Cada série de guias deve ser paralela à linha de falta e uniforme. Marcas encaixadas devem ser de madeira, fibra ou plástico e devem ser niveladas com a superfície do approach das pistas. Quando as marcas forem estampadas, devem ser aplicadas em madeira descoberta e depois serem cobertas com verniz ou material transparente similar. Qualquer estabelecimento deve seguir as medidas e formatos aqui estipulados .

EXIGÊNCIAS DE CONDICIONAMENTO DE PISTAS

As seguintes exigências de condicionamento de pistas devem ser aplicadas em torneios aprovados e homologados pela WTBA.

O objetivo geral para a condução e homologação de todos os torneios da WTBA será obter uma justa condição de pontuação, que permita premiar o jogo consistente e preciso. O delegado técnico da WTBA, juntamente com o comitê técnico do torneio deve estar atento para assegurar um procedimento que garanta consistentes características na reação da bola em toda a extensão da pista (largura e comprimento) durante a competição.

Os procedimentos de condicionamento e limpeza devem seguir as seguintes exigências:

Qualquer aplicação na porção condicionada da pista (incluindo o óleo esticado), deve deixar um mínimo de 5 unidades de óleo em todos os pontos da superfície da pista.
O condicionamento incluindo o óleo esticado, não pode ter menos de 28 e nem mais de 45 pés. Qualquer distância entre 28 e 45 pés é recomendada.
O comprimento total da pista deve ser limpo pelo menos uma vez por dia durante o torneio. O mesmo procedimento deve ser aplicado nos três dias antecedentes ao torneio. No evento, se o comitê técnico do torneio decide que é necessário leo mais de uma vez por dia , o comprimento total das pistas deve ser novamente limpo antes da nova passagem.
Gráficos devem ser feitos diariamente antes do jogo e ficar disponíveis para umeventual pedido de inspeção.
O delegado técnico da WTBA está autorizado a publicar detalhes adicionais para ajudar o comitê técnico no cumprimento de suas obrigações.

ESPECIFICAÇÃO DOS PINOS DE BOLICHE

Os procedimentos adotados na aprovação dos pinos pelo departamento de especificações técnicas da ABC/WIBC são adequados. Em conseqüência, a WTBA aprovará todos os pinos aprovados pela ABC/WIBC.

MATERIAL - Pinos aprovados devem ser feitos de material duro e bom. Cada pino pode ser construído de 1, ou laminado de 2 ou mais pedaços, desde que os pinos fiquem dentro das especificações. Todas as laminações devem ser feitas paralelas ao eixo vertical do pino. Será permitida madeira nova e usada, desde que os pinos novos e/ou reconstruídos fiquem dentro das especificações da WTBA.

PESO - Cada pino coberto de plástico não deve pesar menos de 3 libras e 6 onças (1531 gramas) e não mais de 3 libras e 10 onças(1645 gramas).

EQUILÍBRIO - O centro de gravidade do pino deve ser medido do fundo do pino e não deve ser maior que 5 60/64 e nem menor que 5 40/64 polegadas.

QUANTIDADE DE UMIDADE - A quantidade de umidade de qualquer pino não deve ser maior que 12% e nem menor que 6%. Em pinos laminados, cada pedaço individual não deve ter mais que 2% de quantidade de umidade na hora de estar colando.

ACABAMENTO - Pinos de um pedaço único ou laminado devem ter acabamento com madeira aprovada, e sua cobertura deve ser transparente (clara) e/ou pintado de branco com exceção das marcas, símbolos de identificação e nomes. Acabamentos de madeira regular de 0.004 polegadas de película de espessura são aceitos.

DESIGN E MEDIDAS - A altura de cada pino deve ser de 15 polegadas com a tolerância de 2/64 polegadas.Todos os pinos devem ter uma base aprovada de plástico unida ou com um plástico ou fibra introduzido, medindo em seu diâmetro exterior não menos que 2 polegadas.

O topo do pino deve ter um arco uniforme de 1.273" de raio. Uma tolerância máxima ou mínima de 2/64 (0.031) polegadas será permitida. A mesma tolerância será permitida no diâmetro em cima e em baixo. A diminuição da espessura deve ser gradual de ponto para ponto, portanto, todas as linhas devem ter uma delicada curva.

Nenhuma parte da base deve estender-se além da ligação da base, porém, a porção da base dentro da ligação da base pode ser retirado até 0.025 polegadas. Todos os pinos devem ser arredondados na beira exterior da base e produzidos com um raio de 5/32 (0.156) de polegada com a tolerância máxima e mínima de 2/64 (0.031) de polegada. O diâmetro da beira arredondada da base não pode ser menor que 2 polegadas.

ESPECIFICAÇÕES DA BOLA DE BOLICHE

MATERIAL - Uma bola de boliche regulamentar deve ser construída de um material não metálico e deve seguir as seguintes especificações de peso, balanceamento e tamanho.

PESO E TAMANHO - As bolas de boliche não devem ter uma circunferência maior que 27 polegadas e não devem ter um peso maior que 16 libras. O diâmetro de qualquer bola deve ser constante. A superfície da bola deve ser livre de depressões ou buracos de desenho específico, exceto por furos e cortes usados para segurar a bola, letras e números de identificação, marcas acidentais causadas pelo gasto.

REGRAS BÁSICAS

1.ª Regra - DEFINIÇÃO DO JOGO

O jogo de boliche consiste de dez frames. Um jogador tem direito a duas bolas em cada um dos nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o jogador tem direito a três bolas caso um strike ou um spare sejam marcados. Cada jogador completará seus frames seguindo-se a sequência normal.

Um lançamento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de falta e percorre a área de jogo. Todo lançamento é válido, a menos que se marque uma bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos. Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado bola.

2.ª Regra - CONTAGEM DOS PONTOS

Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente quele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

Exemplo:

FRAMES
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
PINOS DERRUBADOS
X   X   X   7 2 8 / F 9 X   7 / 9 - X X 8
PONTOS
30 57 76 85 95 104 124 143 152 180

3.ª Regra - STRIKE

Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um (X) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.

4.ª Regra - DUPLO

Dois strike consecutivos são um duplo. Conta-se para um duplo vinte pontos mais o número de pontos do primeiro lançamento feito após o segundo strike.

5.ª Regra - TRIPLO

Três strikes consecutivos são um triplo. Se conta para o primeiro strike trinta pontos. O máximo de pontos possíveis num jogo de boliche é trezentos (300), e para isso são necessários doze (12) strikes consecutivos.

6.ª Regra - SPARE

O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no primeiro lançamento são derrubados no segundo arremesso do mesmo frame. O spare é marcado com um (/) no lado direito superior do quadrado referente àquele frame. A conta para um spare é de dez (10) pontos mais os pontos do próximo lançamento.

7.ª Regra - ERRO

O erro acontece quando após os dois lançamentos do frame os dez pinos não forem derrubados, a não ser que os pinos que ficaram de pé formem um split.

8.ª Regra - SPLIT

O split é o conjunto de pinos que restaram de pé após o primeiro lançamento do frame, sempre que o pino 1 tenha sido derrubado e:

Pelo menos um pino tenha caído entre dois pinos que ficaram de pé. Exemplo: 7-9/3-10.
Pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente à frente de dois ou mais pinos que tenham ficado em pé. Exemplo: 5-6.

OBS: Um split é identificado geralmente por um círculo ou quadrado em volta do resultado da primeira bola.

9.ª Regra - ANDAMENTO DO JOGO

Um jogo deve ser jogado em duas pistas (um par), uma imediatamente ao lado da outra. Os jogadores que competem nas equipes, trios, duplas e individuais, devem jogar um frame em uma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista, jogando ao final da partida cinco (5) frames em cada pista.

OBS: No formato BAKER, os jogadores das equipes, tercetos, duplas e individuais, sucessivamente e em ordem regular, jogam e completam consecutivamente os frames dentro de um mesmo jogo. Os times devem alternar as pistas dentro do par depois de dez frames.

10.ª Regra - ORDEM DOS JOGADORES

Um ou mais jogadores podem estar anotados em um par de pistas. Depois que se tenha começado a jogar uma série, não poderá haver alterações na ordem da pista, exceto substituições de acordo com as regras.

11.ª Regra - JOGOS INTERROMPIDOS

Os juízes do torneio podem autorizar o término de um jogo ou de uma série em outro par de pistas quando houver falha no equipamento nas pistas iniciais. O jogo ou a série deverão ser recomeçados do ponto onde foram interrompidos.

12.ª Regra - PINOS CAÍDOS VÁLIDOS

Os pinos que se devem creditar ao jogador dentro de um lançamento legal são:

a) Os pinos derrubados pela bola ou por outro(s) pino(s).
b)
Pinos derrubados por outro(s) pino(s) que tenha batido e voltado das paredes do lado ou da parede posterior da pista.
c)
Pinos derrubados por outro(s) pino(s)que tenham batido na pá enquanto esta se encontra em repouso antes de varrer os pinos caídos na pista.
d)
Pinos que fiquem inclinados apoiados na parede no canto da pista.

Todos estes pinos são considerados derrubados e devem ser removidos antes do próximo lançamento.

13.ª Regra - PINOS CAÍDOS INVÁLIDOS

Quando alguma das situações seguintes ocorrer, o lançamento será válido porém o resultado do mesmo não será:

a) A bola sai da pista (cai na canaleta) antes de alcançar os pinos.
b)
A bola bate e volta da parede posterior derrubando pinos.
c)
O pino derruba outro(s) pino(s) após ter batido no corpo, braços, e pernas do pineiro.
d)
O pino é tocado pela máquina.
e)
Qualquer pino que caia quando se estiver removendo os pinos caídos.
f)
Qualquer pino derrubado pelo pineiro.
g)
Quando o jogador cometer uma falta.
h)
Quando houver pinos caídos na pista ou na canaleta e a bola entrar em contato com esses pinos antes de deixar a superfície da pista.

Se houver pinos derrubados ilegalmente e o jogador tiver que fazer mais lançamentos dentro do mesmo frame, o(s) pino(s) derrubado(s) ilegalmente deverão ser colocados em seu lugar de origem.

14.ª Regra - PINOS MAL COLOCADOS

Quando um lançamento é feito, e imediatamente depois se descobre que havia pinos mal colocados, porém nenhum faltando, o lançamento e o resultado são válidos. É responsabilidade de cada jogador determinar se os pinos estão corretamente colocados. O jogador pode insistir para que os pinos colocados de maneira incorreta sejam recolocados antes do lançamento; de outra maneira, a colocação é considerada correta.

Não pode haver mudanças na posição dos pinos não derrubados após o primeiro lançamento, mesmo que a máquina tenha movido ou colocado de maneira errada este pino depois do primeiro lançamento.

15.ª Regra - PINOS REBATIDOS

Pinos que tenham sido rebatidos e tenham ficado de pé na pista, devem ser contados como pinos de pé.

16.ª Regra - PINOS QUE NÃO DEVEM SER CREDITADOS

Nenhum pino pode ser concedido ao jogador e apenas os pinos que foram derrubados ou que foram tirados da superfície da pista por um lançamento válido podem ser contados.

17.ª Regra - REPOSIÇÃO DE PINOS

Um pino pode partir-se ou danificar-se seriamente durante o jogo. Neste caso, ele deve ser substituído por outro o mais uniforme possível com o peso e a condição dos outros pinos. Os juízes do torneio devem determinar quando a substituição deve ocorrer.

18.ª Regra - BOLA MORTA

Uma bola é considerada morta nas seguintes situações:

a) Depois do lançamento (e antes do próximo lançamento na mesma pista) , se chama imediatamente a atenção para a falta de um ou mais pinos.
b)
Quando alguém interfere na colocação de qualquer um dos pinos antes da bola chegar aos pinos.
c)
Quando alguém tira ou interfere no movimento do pino antes que este tenha parado.
d)
Um jogador joga na pista errada ou na hora errada. Ou um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.
e)
Um jogador é fisicamente interrompido por outro jogador, espectador, objeto móvel ou pineiro durante o lançamento da bola e antes do lançamento ser completado. Neste caso, o jogador tem o direito de aceitar o resultado do lançamento ou declarar a bola morta.
f)
Qualquer pino é movido ou derrubado enquanto o jogador lança a bola e antes que a bola alcance os pinos.
g)
Uma bola lançada entra em contato com um objeto exterior.

Quando se declara uma bola morta, o lançamento não conta. Os pinos que estavam parados quando ocorreu a bola morta devem ser repostos e o jogador tem direito a repetir o lançamento.

19.ª Regra - JOGAR NA PISTA ERRADA

Como foi especificado na 18.ª regra, se deve declarar bola morta e o jogador ou jogadores devem voltar a jogar na pista certa quando:

a) O jogador joga na pista errada.
b)
Um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.

b.1) Se mais de um jogador de um mesmo time joga na pista errada na sua vez, essa linha será completada sem correções. Qualquer linha posterior deve ser iniciada na pista prevista anteriormente.
b.2)
Em uma competição de confronto direto individual, onde o jogador joga dois frames de cada vez na sua vez de jogar, se o jogador joga na pista errada, deve ser declarada uma bola morta e o jogador deve jogar nas pistas corretas, sempre que o erro seja descoberto antes de que outro jogador tenha feito o lançamento. De outra maneira a anotação se mantém, jogando todos os frames restantes nas pistas certas.

20.ª Regra - DEFINIÇÃO DE FALTA

Uma falta ocorre quando uma parte do corpo pisa ou passa a linha de falta e toca qualquer parte da pista, equipamento ou estrutura durante ou depois do lançamento.

21.ª Regra - FALTA INTENCIONAL

Quando um jogador comete uma falta deliberadamente para beneficiar-se, o resultado desse lançamento será zero (0), e não poderão ser realizados lançamentos posteriores nesse frame.

22.ª Regra - UMA FALTA EQUIVALE A UM LANÇAMENTO VÁLIDO

Quando se registra uma falta, o lançamento conta mas não é creditado ao jogador nenhum dos pinos derrubados por esse lançamento. Se o jogador que cometeu a falta ainda tem direito a algum lançamento nesse frame, os pinos que foram derrubados quando a falta ocorreu devem ser recolocados.

23.ª Regra - DETECÇÃO DE UMA FALTA

Os juízes do torneio podem adotar e utilizar qualquer dispositivo de detecção de faltas automático aprovado pela WTBA. Quando não se tem nenhum disponível, deve-se manter um juiz de linha colocado numa posição tal que tenha uma visão sem obstáculos da linha de falta. Se um dispositivo detector de falta se encontra danificado temporariamente, os juízes do torneio devem definir um juiz de linha ou autorizar os anotadores oficiais a marcar faltas.

24.ª Regra - FALTA EVIDENTE

Se um dispositivo automático de detecção de falta ou um juiz de linha não marcam uma falta que é evidente, esta deve ser marcada e declarada:

a) Aos capitães ou a um ou mais membros de cada um dos times que está competindo.
b)
Ao anotador oficial.
c)
A um juiz do torneio.

25.ª Regra - APELAÇÃO DE FALTA

Não devem permitir-se apelações quando se marca uma falta, a menos que:

a) Se tenha provado que o dispositivo automático não está operando apropriadamente.
b)
Exista suficiente evidência de que o jogador não cometeu falta.]

26.ª Regra - BOLA PROVISÓRIA

Uma bola ou frame provisório pode ser executado por um jogador quando foi feito um protesto que envolva uma falta, uma caída ilegal de pinos ou uma bola morta e não pode ser resolvido pelas autoridades do torneio.

a) Se a discussão ocorre no primeiro lançamento de qualquer frame, ou no segundo lançamento do décimo frame depois de um strike no primeiro lançamento desse frame:

a.1) Se a discussão é sobre uma falta, o jogador deve completar o frame, e em seguida, fazer um lançamento provisório com todos os pinos.
a.2)
Se se trata de uma caída ilegal dos pinos, o jogador deve completar o frame e logo depois fazer um lançamento provisório aos pinos que ficariam em pé no caso de não ter acontecido a caída mencionada.
a.3
) Se a discussão é sobre a declaração de uma bola morta, o jogador deve completar o frame e logo jogar um frame provisório completo.

b) Se a discussão ocorre no lançamento de spare, ou no terceiro lançamento do décimo frame, não é necessário lançar uma bola provisória a menos que a discussão seja sobre se se tem ou não que declarar uma bola morta. Nesse caso se deve jogar uma bola provisória com os mesmos pinos que estavam em pé quando a bola em disputa foi jogada.

27.ª Regra - BOLA DE BOLICHE - PROPRIEDADE PRIVADA

Uma bola de boliche se considera propriedade do seu dono. É proibido usar a bola de outro jogador sem o seu consentimento.

28.ª Regra - BOLA DE BOLICHE - MODIFICAÇÃO DE SUPERFÍCIE

É proibido modificar ou alterar a superfície da bola com o uso de abrasivos ou líquidos enquanto se está jogando um torneio. Todas as bolas que tenham sido alteradas devem ser retiradas da competição.

Não está proibido o uso de reconhecidos limpadores de bolas ou máquinas de polimento durante uma competição.

Obs: Se se demonstra que um jogador tinha conhecimento prévio de que a sua ação estava violando esta regra, a(s) linha(s) nas quais isto ocorreu, serão eliminadas. Além disso, o jogador pode ser retirado do torneio em andamento.

29.ª Regra - CONSERVAÇÃO DO APPROACH

É proibida a aplicação de qualquer substância estranha em qualquer parte do approach que impeça os demais participantes de jogar em condições normais. Isto inclui, mas não está limitado a, substâncias tais como talco, pedra pomes e resina nos sapatos; também solas de borracha macia que estraguem o approach são proibidas. Talco não deve ser colocado dentro da área dos jogadores.

30.ª Regra - PROTESTOS - ERROS DE ANOTAÇÕES

O erro de anotação ou de soma deve ser corrigido por um juiz oficial do torneio imediatamente depois do seu descobrimento. Os erros questionáveis devem ser decididos pela comissão técnica do torneio.

O tempo limite para apresentar o protesto sobre erros de anotação deve ser de uma hora a partir do término da partida para cada dia do torneio, mas deve ser antes da entrega da premiação ou do começo da partida seguinte (em torneios de eliminação), o que acontecer primeiro.

Cada protesto dentro desta regra deve ser específico e não se deve ser utilizado para cobrir qualquer erro igual ou similar ocorrido anteriormente.

31.ª Regra - PROTESTOS - PRÉ-REQUISITOS - FALTAS - REGRAS GERAIS DE JOGOS

Os protestos que envolvam pré-requisitos ou regras de jogo devem ser apresentados por escrito a um juiz oficial do torneio nas 24 horas seguintes ao jogo em que ocorreu a infração ou antes da premiação, o que ocorra primeiro.

Quando um protesto é feito envolvendo queda de pinos ou falta, um representante da Federação envolvida deve estar presente no julgamento relativo ao protesto.

Se não se apresenta um protesto por escrito antes de que acabe o período acima dito, o jogo ou jogos devem ficar como estavam.

Um protesto baseado nesta regra não pode ser feito para cobrir uma violação similar ou anterior.

Os protestos em campeonatos mundiais, zonais e regionais devem ser feitos de acordo com as regras.

32.ª Regra - MARCAÇÃO OFICIAL

Num torneio é necessário que haja marcações oficiais para registrar todas as partidas jogadas ou um dispositivo de marcação automática aprovado.

Caso a marcação feita não seja eficaz e os jogadores afetados não possam corrigir os erros, eles poderão registrar seus próprios pontos desde que sob a supervisão da gerência do torneio. No torneio de confronto direto eliminatório, quando a contagem dos pinos não é levada adiante, a gerência do torneio pode autorizar o jogador a guardar a marcação.

Cada torneio e/ou partida aprovada deve manter uma marcação indicando os pinos caídos em cada bola, para que um exame frame a frame possa ser feito. Cada jogador ou capitão do time deve receber uma cópia da marcação e assinar a cópia oficial imediatamente após jogar, para validar sua marcação.

Depois de uma marcação ter sido registrada, ela não pode ser mudada, a menos que haja um erro óbvio. O erro deve ser corrigido pelo juiz oficial do torneio imediatamente após ter sido descoberto. Erros questionáveis devem ser decididos pelo gerente do torneio, que, por regra, pode estipular um tempo limite para a correção dos erros.

Uma partida ou um frame irremediavelmente perdido pela marcação, pode ser jogado novamente com a aprovação da gerência do torneio a menos que esse procedimento seja proibido pelas regras do torneio.

33.ª Regra - ATRASOS

Qualquer jogador ou time que se atrasem devem começar a jogar a partida do frame que estiver sendo jogado na pista ou par de pistas no qual estavam registrados. Se estiverem escalados sozinhos devem começar a jogar a partir do menor frame dentre os que estão sendo jogados na competição.

34.ª Regra - JOGO LENTO

a) Um jogador que está se preparando para subir no approach e fazer um lançamento tem os seguintes direitos e obrigações:

a.1) Pode pedir prioridade somente a um jogador que esteja se preparando para jogar na pista imediatamente à sua esquerda.
a.2)
Deve esperar pelo jogador que está subindo no approach ou preparando-se para jogar na pista imediatamente à sua direita.
a.3)
O jogador deve estar pronto para jogar quando for sua vez e não deve atrasar o começo de seu approach ou lançamento se as duas pistas, esquerda e direita, adjacentes à sua pista estiverem desocupadas.

b) Quando um jogador não cumpre com os procedimentos mencionados no parágrafo 1 deve-se considerar jogo lento. Um jogador que não cumprir com este procedimento deve ser advertido por um juiz oficial do torneio:

b.1) Com cartão branco para a primeira advertência (sem punição).
b.2)
Com cartão amarelo para a segunda advertência (sem punição).
b.3)
Para a terceira advertência e qualquer outra advertência posterior nos jogos de um mesmo bloco deve-se mostrar um cartão vermelho ao jogador e conceder zero (0) pinos no frame. (Obs: Os blocos de partidas estão definidos nas regras como de sessões de seis (6) jogos para individuais e duplas, de três jogos para tercetos e equipes de cinco, e de todas as partidas do dia nos match play (round - robin)). Caso haja alguma dúvida, a decisão será tomada pelo Comitê que dirige o torneio.).

c) Para interpretação das imposições desta regra, o gerente do torneio deve especificamente inspecionar o jogador ou o time que leve mais de 4 frames atrás do líder no individual, duplas ou masters; ou mais de 2 frames atrás nos tercetos ou times não contando os pares finais de pistas.

d) Caso haja alguma dúvida em relação a esta regra, na final de masters a decisão será tomada pelo comitê que dirige o torneio.

35.ª Regra - FUMO E BEBIDA

Os jogadores não podem fumar, comer, consumir álcool ou estar sob a influência de álcool durante a competição (no período de jogo). Caso essa regra seja desobedecida pelo jogador, ele poderá ser suspenso do bloco de partidas que estava participando pelo comitê técnico. São permitidas bebidas não alcoólicas desde que consumidas fora da área de jogo.

Fonte: www.rio2007.org.br/www.amazonbowling.com.br