Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Matemática  Voltar

Matemática

 

Matemática quer dizer estudo, conhecimento, aprendizagem. É o estudo abstrato de assuntos abrangendo quantidade, estrutura, espaço, a mudança.

Matemáticos buscam padrões e formular novas conjecturas . Matemáticos resolver a verdade ou falsidade de conjecturas pela prova matemática. A pesquisa necessária para resolver problemas matemáticos pode levar anos ou mesmo séculos de investigação sustentado. Desde o trabalho pioneiro de Giuseppe Peano (1858-1932), David Hilbert (1862-1943), e outros em sistemas axiomáticos no final do século 19 , tornou-se habitual para ver a pesquisa matemática como estabelecer a verdade por rigorosa dedução de devidamente escolhidos axiomas e definições. Quando essas estruturas matemáticas são bons modelos de fenômenos reais, então o raciocínio matemático pode fornecer informações ou previsões sobre a natureza.

Através do uso de abstração e lógico raciocínio, a matemática desenvolvida a partir de contagem, cálculo, medição, e o estudo sistemático das formas e movimentos dos objetos físicos. Matemática prática tem sido uma atividade humana para já em registros escritos existem. argumentos rigorosos apareceu pela primeira vez na matemática grega, principalmente na de Euclides Elements . Matemática desenvolvido a um ritmo relativamente lento até o Renascimento, quando inovações matemáticas interagindo com novas descobertas científicas levaram a um rápido aumento na taxa de descoberta matemática que tem continuado até os dias atuais.

Galileo Galilei (1564-1642) disse: "O universo não pode ser lido até que tenhamos aprendido a linguagem e se familiarizar com os caracteres em que está escrito. É escrito em linguagem matemática e as letras são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem que significa que é humanamente impossível compreender uma única palavra. Sem estes, um é vagando em um labirinto escuro ".

Carl Friedrich Gauss (1777-1855) se refere à matemática como "a Rainha das Ciências".

Benjamin Peirce (1809-1880) chamou de matemática do ciência que tira as conclusões necessárias ".

David Hilbert disse da matemática: "Nós não estamos falando aqui de arbitrariedade em qualquer sentido. Matemática não é como um jogo cujas atribuições são determinadas pelo arbitrariamente as regras estipuladas. Pelo contrário, é um sistema conceitual possuir necessidade interna que só pode ser assim e não por meio de outra forma ".

Albert Einstein (1879-1955) afirmou que "tanto quanto as leis da matemática se referem à realidade, eles não têm certeza, e na medida em que são certas, elas não se referem à realidade ".

Matemática é usada em todo o mundo como uma ferramenta essencial em muitos campos, incluindo as ciências naturais, engenharia , medicina, e ciências sociais.

Matemática Aplicada, o ramo da matemática em questão com a aplicação do conhecimento matemático a outros domínios, inspira e faz uso do novo descobertas matemáticas, o que levou ao desenvolvimento de inteiramente novas disciplinas matemáticas, tais como estatísticas e teoria dos jogos . Os matemáticos também se envolvem em matemática pura ou matemática para seu próprio benefício, sem ter qualquer aplicação em mente. Não há uma linha clara separando matemática pura e aplicada, e aplicações práticas para o que começou como matemática pura são muitas vezes descobertas.

Matemática

Porquê estudar Matemática?

A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia.

Quando esses padrões são descobertos, ou inventados, muitas vezes em áreas científicas e tecnológicas aparentemente muito distintas, a Matemática pode ser usada para explicar, medir e controlar processos naturais. A Matemática tem uma influência universal no nosso quotidiano e contribui de forma decisiva para o progresso e bem-estar da humanidade.

Para além da sua beleza intrínseca e do seu conteúdo abstrato (axiomas, teoremas, teorias) a Matemática estimula diversos modos de pensamento, ao mesmo tempo versáteis e potentes, incluindo modelação, simulação, abstração, optimização, análise lógica e dedutiva, inferência a partir de dados, manipulação de símbolos e experimentação. Tem um campo de aplicações praticamente ilimitado, presente em quase todas as áreas do conhecimento humano.

A Matemática não impõe limites à imaginação. É a única ciência com a capacidade de passar das observações das coisas visíveis à imaginação das coisas invisíveis. 

Estudar Matemática desenvolve múltiplas capacidades, competências e talento, essenciais a uma integração consistente e bem sucedida no atual mercado de trabalho.

Desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo e as capacidades de generalização e abstração

Permite a modelação de situações reais e, através do seu potencial de representação simbólica (fórmulas, equações, gráficos), facilita a sua simulação, medição e controlo

Desenvolve a capacidade de formular e resolver problemas de forma precisa, conduzindo rapidamente ao cálculo, controlo, decisão e resulltados

Desenvolve a criatividade, a versatilidade de adaptação a novas situações e superação de novos desafios

Desenvolve a capacidade de sonhar! Permite imaginar mundos diferentes, e dá também a possibilidade de comunicar esses sonhos de forma clara e não ambígua.

Por tudo isto, ser matemático é enveredar por uma carreira profissional muitíssimo atraente, com um enorme potencial de realização pessoal. Para além das vias de ensino e de investigação pura e aplicada, as formações em Matemática abrem um campo vasto de oportunidades de carreiras profissionais, cada vez mais solicitadas pelas várias entidades empregadoras - empresas, serviços, indústria, finança, seguradoras, etc.

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal