Breaking News
Home / Esportes / Pega Varetas

Pega Varetas

PUBLICIDADE

O Pega Varetas é um jogo de perícia que se baseia na capacidade para controlar o movimento da mão e coordenação entre olho e mão, por conseguinte, ajuda no desenvolvimento motor.

É jogado com um conjunto de hastes com faixas pintadas de cores diferentes, diga-se um feixe de varas. Estes são de cerca de 20 centímetros de comprimento e uma espessura de cerca de 5 mm de diâmetro , cada uma das hastes.

Hoje varetas são de plástico ou madeira, embora originalmente eram de madeira ou marfim, mais nobre na sua construção.

As varetas são cores comuns: vermelho, verde, amarelo e azul, e apenas um deles é negro, ou, às vezes branco.

A vareta preta (ou branca) é única e importante no jogo.

As outras cores são varas de diferentes quantidades e têm diferentes valores de pontos, dependendo de sua cor, sendo a vara mais valiosa.

Pega Varetas
Pega Varetas

História

Parece que uma descrição do jogo escrito por budistas aparece em V século aC. É, certamente, um jogo antigo, e sua simplicidade permitiu a se expandir em várias civilizações, com muitas variantes.

No século XIX, e aparece na Europa sob o nome de varas. As hastes estavam em seus símbolos extremos semelhantes a cartas de baralho (rei, rainha, cavalo, jack).

Precauções

Gradualmente substituiu os materiais de plástico de material plástico duro e quebradiço, que se podem dobrar e também alterou aponta pontiaguda por pontas arredondadas, tudo com a finalidade de tornar o brinquedo mais seguro e eliminar o perigo de perfuração. No entanto, varas de madeira afiadas ainda há no mercado.

O jogo

Dois, três, quatro, cinco ou seis jogadores podem participar no jogo e que ganha a maioria dos pontos, ou quem chega a uma certa quantidade de pontos determinados.

O jogo começa com um jogador que joga o conjunto de varetas em uma superfície lisa. Em seguida, o conjunto é liberado e varas são autorizadas a cair de forma aleatória.

Depois de todo o movimento for concluído, o seguinte é coletado peça por peça para todo o possível, isso vai permitir que qualquer movimento de uma ou outra das varas do que o previsto para ser recolhido, uma única tentativa para cada jogador.

Você só pode movimentar a vara a ser recolhida, se uma ou outra das varas são movidos, intencionalmente ou não, por alguma outra vara, ou a mão do jogador, ou se algum movimento é detectado em varas despercebido por o jogador, a sua vez vai acabar e o próximo participante tentará coletar varas.

Em uma variação do jogo, você pode usar o pau preto (ou branco), como uma ferramenta auxiliar para resgatar outras varas.

De modo geral as varetas podem ter a seguinte pontuação:

Amarela: 5 pontos;
Verde: 10 pontos;
Azul: 15 pontos;
Vermelha: 30 pontos; e
Preta: 100 pontos.

Como jogar Vareta

Pega Varetas
Pega Varetas

Este jogo antigo é muito divertido e já viajou ao redor do mundo, mostrando que independente da nação, idade ou diferenças, todos podem jogar este jogo, principalmente quem deseja aumentar suas habilidades estratégicas de destreza e de equilíbrio, além disso, os jogadores podem aprender a jogar Vareta rapidamente e assim disputar com os amigos e família utilizando uma forma mais divertida de se socializar.

O jogo é simples e tem poucas regras à seguir, cada vareta tem um número de pontos definido pelas cores, então, cada jogador pode fazer mais ou menos pontos de acordo com as varetas que conseguir pegar, este jogo pode ter vários participantes e pode inclusive ser jogado sozinho, essencial para quem deseja praticar e melhorar suas habilidades manuais, destreza e equilíbrio, para se tornar um grande oponente quando for jogar com mais pessoas.

De forma aleatória as varetas devem ser misturadas, e segurando uma das pontas de todo o maço de varetas o jogador deve deixá-las cair em uma superfície plana, pode ser uma mesa, por exemplo, e da forma que as varetas caírem devem ser retiradas uma a uma sem tocar nas outras varetas, com as mãos ou com a própria vareta, então a saída para ser bem sucedido neste jogo é sempre tentar pegar as varetas que estão por cima, soltas.

Por isso, independente do valor de cada cor de vareta, o essencial é tentar pegar o maior número de varetas, os jogadores também devem fazer uma tabela marcando os pontos para cada cor de vareta retirada com sucesso dentre o bolo de varetas, e no final, os pontos são contados e assim é definido um vencedor.

Fonte: es.wikipedia.org

Veja também

Nilton Santos

Nilton Santos, Jogador, Futebol, Vida, Clubes, Títulos, Nascimento, Seleção Brasileira, Titular, Carreira, Nilton Santos

Gilmar

Gilmar, Futebol, Jogador, Títulos, Goleiro, História, Clubes, Gols, Seleção Brasileira, Atuação, Mundial, Jogos, Carreira, Gilmar

Leônidas

Leônidas, Jogador, Futebol, Clubes, Títulos, Biografia, Capitão, Ídolo, Diamante Negro, Treinador, Vida, Carreira, Leônidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.