Breaking News
Home / Matemática / Histograma

Histograma

PUBLICIDADE

Um histograma é um gráfico que permite descobrir e mostrar a distribuição de frequência subjacente (forma) de um conjunto de dados contínuos. Isso permite a inspeção dos dados para sua distribuição subjacente (por exemplo, distribuição normal), outliers, assimetria, etc.

Um histograma é um tipo de gráfico amplamente utilizado em matemática, especialmente em estatística.

O que é um histograma?

Nas estatísticas, um histograma é um tipo de gráfico que mostra a distribuição de frequências de dados, geralmente na forma de barras verticais.

Esse tipo de gráfico também é chamado de histograma de frequência e, às vezes, gráfico de barras ou gráfico de barras.

Em um gráfico de histograma, a altura de cada barra mostra o número de itens que se enquadram nesse intervalo no gráfico.

Os gráficos de distribuição do histograma são frequentemente considerados a ferramenta mais importante no estudo da distribuição de dados.

O gráfico do histograma é geralmente mostrado com a frequência dos valores dos dados no eixo Y vertical do gráfico e os diferentes tipos ou categorias de dados ao longo do eixo X horizontal do gráfico.

Além de mostrar com que frequência um determinado valor ocorre em um conjunto de dados, algumas outras informações podem ser obtidas usando a análise estatística dos dados do histograma. Isso inclui a “forma” dos dados, como uma distribuição “plana” ou uma distribuição “em forma de sino”.

Um gráfico de Pareto é um tipo especial de histograma em que as barras são ordenadas por tamanho, com a barra mais alta exibida no lado esquerdo do gráfico e a menor na direita.

Esses gráficos de Pareto são frequentemente usados em projetos de controle de qualidade para destacar os defeitos mais comuns dos produtos nos sistemas de fabricação.

Eles recebem esse nome do “Princípio de Pareto”, que afirma que 20% das entradas do processo de fabricação causam 80% dos defeitos.

Alguns exemplos de padrões que podem ser detectados nos histogramas incluem padrões de pico único e pico duplo.

Um único pico nos dados também é a média média estatística dos dados.

Quando a média estatística não está no centro do gráfico, isso pode indicar um motivo especial, que pode ser útil para investigar.

Um padrão de pico duplo ocorre onde há duas barras muito altas no gráfico. Quando esse padrão é visto, pode indicar que existem duas fontes de dados distintas.

Por exemplo, em uma linha de produção, os picos podem ser atribuídos a dois operadores individuais.

A equalização do histograma é um método usado na manipulação de imagens, como o software de fotografia digital.

Ele usa histogramas para determinar quais níveis de intensidade na imagem são mais comuns e depois os distribui com mais eficiência. Dessa maneira, o contraste geral da imagem pode ser aprimorado para melhor visualização.

Resumo

Os histogramas são uma forma especial de gráfico de barras em que os dados representam categorias contínuas em vez de discretas.

Isso significa que em um histograma não há espaços entre as colunas que representam as diferentes categorias.

Em um gráfico de barras, o comprimento da barra indica o tamanho da categoria, mas em um histograma é a área da barra que é proporcional ao tamanho da categoria. Essa diferença se deve ao fato de que, em um histograma, o eixo x e o eixo y possuem uma escala, enquanto que em um gráfico de barras apenas o eixo y possui uma escala.

Histograma

Fonte:statistics.laerd.com/asq.org/www.techopedia.com/www.wisegeek.org/www.mathsisfun.com/www.spss-tutorials.com/www.le.ac.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Forma Canônica

PUBLICIDADE Uma forma canônica é a forma mais simples de algo específico: a forma de …

História do Pi

PUBLICIDADE A relação entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. Em outras palavras: …

Diâmetro Angular

PUBLICIDADE O diâmetro angular de um objeto é o ângulo que o objeto faz (subtende) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *