Categorias: Turismo
| On 8 anos ago

Balneário Camboriú

Compartilhar

Balneário Camboriú – História

Os índios Tupí-Guarani foram os primeiros a usufruir desta terra. A história histórica registra que, em 1826, o fazendeiro português Baltazar Pinto Correa recebeu, do governo da Província de Santa Catarina, esta área para ser povoada. Ele vinha da colônia de Porto Bello em busca de terras férteis. Ele e sua família fixaram residência na margem esquerda do rio, hoje conhecido como bairro da Barra, que ainda conserva as tradições açorianas.

Em 1849 a vila ganhou um upgrade, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, feita por escravos, em argamassa de pedras brutas e óleo de baleia. O templo é conhecido por Igreja de Santo Amaro. A Vila, ao mesmo tempo foi o início das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, pertencentes a Itajaí, e a estas duas cidades, antes de se tornar um bairro esquecido, após algumas pressões políticas que transformaram Camboriú, naquela época em 1884, conhecida como Vila dos Garcias, na nova sede da vila.

O povoamento da região teve início em 1758, quando algumas famílias procedentes de Porto Belo estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde, denominado Barra. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram outras famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí e Blumenau. Em 1836, chegou ao local Thomas Francisco Garcia com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se fase de ocupação da região preferida pelos banhista, e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confuência das avenidas central e atlântica.

Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú.

Há duas versões quanto à origem do topônimo Camboriú.

Uma de origem popular, devido a uma acentuada curva no rio perto da foz, diz que, quando indagado por alguém à procura de uma pessoa, os moradores dali diziam: �camba o rio�, vocábulo muito usado pelos pescadores da região. A segunda versão é a do padre Raulino Reitz, que nos parece a mais aceitável. Mapas bem antigos assinalam o nome Rio Camboriú antes da haver povoamento de origem européia na área.

Em uma enseada de águas límpidas, surge uma pequena ilha na imensidão de um mar azul e tranqüilo, protegida em véu verde da Mata Atlântica.

Este era o cenário que os índios Tupi-Guarani desfrutavam e que aproximadamente até 1930 permaneceu intacto, deslumbrando e encantando também colonizadores. Os índios foram os primeiros a desfrutar as belezas da região, como comprovam os fósseis de até 3000 anos encontrados na praia de Laranjeiras.

A colonização começou a partir de 1826, com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Anos depois vieram os alemães, atraídos pelo clima e solo fértil formando assim na região uma pequena aldeia, o “Arraial do Bom Sucesso”.

Em 1849, o lugar passou a ser designado distrito e paralelamente iniciou-se na localidade do atual bairro da Barra, a construção da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso – um dos atuais pontos turísticos da cidade.

Já em 1884, o lugarejo foi desmembrado da vizinha Itajaí, originando o município de Camboriú. A partir de 1926 famílias teuto-brasileiras, provenientes principalmente do Vale do Itajaí, descobrem um verdadeiro paraíso de férias. O turismo começa a ganhar forma e força, sendo notoriamente maior do que qualquer outra tendência econômica.

Em 20 de julho de 1964, Balneário Camboriú torna-se município. Com a emancipação política definida, a cidade ganha novo impulso econômico e novas perspectivas sócio-culturais.

O contínuo aperfeiçoamento de sua infra-estrutura pública passou a ser o maior objetivo de seus administradores, visando a melhoria da qualidade de vida de sua gente, e sobretudo, a adequação da cidade para a recepção de seus visitantes.

Em próximos treze anos após a emancipação política, Balneário Camboriú começa a ser invadida por turistas de países vizinhos, em sua maioria, os argentinos. A partir de 1980, também os brasileiros, começam a adotar a cidade como roteiro de suas férias e a intitulam como a “Maravilha do Atlântico Sul”.

Balneário Camboriú – Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Praia de Camboríu, pela lei municipal nº 18, de 20-10-1954, subordinado ao município de Camboríu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1954-1958, o distrito de Praia de Camboríu figura no município de Camboríu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Praia de Camboríu permanece no município de Camboríu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Balneário de Camboríu, pela lei estadual nº 960, de 08-04-1964, desmembrado de Camboríu. Sede no antigo distrito de Praia do Camboríu. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-07-1964.

Em divisão territorial datada 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 5630, de 20-11-1979, o município de Balneário de Camboríu passou a denominar-se Balneário Camboríu.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município e constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Balneário Camboriú – Cidade

Camboriú

Camboriú é uma cidade linda, imponente, que oferece excelente infra-estrutura de lazer, turismo e diversão operando 365 dias por ano. Além de suas praias paradisíacas, Balneário

Camboriú dispõe de excelentes opções de compras, parques de diversões, eventos diversificados, gastronomia variada e uma infinidade de bares e casas noturnas.

Balneário Camboriú possui excelente infra-estrutura de hospedagem com opções variadas para todo tipo de turista, desde aqueles que buscam festas, baladas e todo o agito da noite àqueles que preferem descansar em um lugar tranqüilo com muita natureza e paz.

Além dos 6 km de extensão da praia central, Balneário Camboriú possui várias praias agrestes, mas de fácil acesso, onde a água cristalina é emoldurada pelo verde da mata atlântica e até a prática do naturismo tem seu lugar. Um lugar que encanta a todos que a visitam.

Colonizada por portugueses vindos da Ilha dos Açores, Balneário Camboriú ainda mantém um pouco das tradições de seus antepassados, presentes na culinária a base de frutos do mar, artesanato e folclore como Boi-de-Mamão. Balneário Camboriú é hoje uma cidade cosmopolita, não apenas freqüentada por pessoas de diversas origens, mas sobretudo a cidade escolhida para morar por milhares de pessoas que vieram de outros estados brasileiros e de vários países em busca de novas oportunidades e principalmente qualidade de vida.

cidade de Balneário Camboriú é tão única quanto o seu nome, localizada no sul do Brasil, é uma cidade turística espalhada por 80 e com uma população de aproximadamente 1,3 laks. Balneário Camboriú está situada no estado de Santa Catarina. A cidade, com suas colinas íngremes que descem até o mar, é popular entre os sul-americanos. A principal avenida oceânica chama-se Avenida Atlântica. Balneário Camboriú é famosa pelo teleférico que liga a praia central da cidade à praia de Laranjeiras.

Mas o que a diferencia das demais é a sua música eletrônica, por isso é conhecida como a capital da música E, segundo uma famosa revista possui os melhores clubes do Brasil. As localidades também a chamam de “Dubai brasileiro”, devido ao seu elevado número de turismo de arranha-céus.

Balneário Camboriú – Santa Catarina Brasil

Camboriú

Com uma posição geográfica privilegiada, Balneário Camboriú integra uma das mais belas paisagens do litoral catarinense. Repleta de belezas naturais, a cidade oferece, durante todo o ano, opções de lazer, compras e entretenimento para os visitantes.

Ocupam lugar de destaque as atividades turísticas e comerciais, responsáveis pelo dinamismo e crescimento do município.

Praias agrestes, parques, museus, centros culturais, praças e complexos turísticos fazem parte das atrações oferecidas pelo balneário mais charmoso do sul do Brasil.

Banhos de sol e mar, muita diversão nas casas noturnas, passeios de barco e comércio diversificado atraem cada vez mais turistas.

Uma cidade que investe em qualidade de vida e posiciona como uma das melhores do país em desenvolvimento humano.

Assim é Balneário Camboriú: um lugar diferente, encantador…Inesquecível!

Balneário Camboriú possui uma localização estratégica, estando muito próxima dos principais pontos turísticos do Estado. Situada a 18Km do aeroporto de Navegantes e com acesso rápido pela duplicada Rodovia BR 101, é o lugar ideal para quem deseja conhecer as maravilhas da região.

Um paraíso turístico chamado Balneário Camboriú

Praias, montanhas, festas, variedades gastronômicas e diversidades hoteleiras fazem parte do paraíso turístico de Balneário Camboriú.

Camboriú

Com invejável infraestrutura de urbanização, saneamento, paisagismo, saúde, segurança e educação, o município garante o 7° lugar no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). Foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do Estado, permanecendo atrás apenas de Florianópolis. Além disso, é o município mais dinâmico do Estado, e possui a 5ª colocação no ranking nacional.

Os atrativos naturais, históricos e culturais da Capital Catarinense do Turismo ganham investimentos que contribuem com a realização de obras físicas e sociais.

Entre elas a construção de atrações inovadoras, como os passeios de escunas, o Parque Unipraias que possui em sua estrutura além dos bondinhos, o mais moderno trenó de montanhas do mundo: o Youhooo.

Sem contar que passear em Balneário Camboriú é diversão garantida. A cidade abriga dezenas de casas noturnas, além da variedade comercial – ponto forte para os que gostam de comprar. Já para os mais calmos, que não dispensam comodidade, a cidade oferece passeios em meio às estruturas urbanas como o Unipraias, Complexo Turístico Cristo LuzParque Ecológico Rio Camboriú, Zoológico da Santur e praias de águas e areias limpas que conservam características nativas mesmo projetadas para receber turistas do mundo inteiro.

Estar em Balneário Camboriú é presenciar o paraíso natural amparado por conforto e diversão da vida urbana. Os cerca de 100 hotéis, são em sua maioria estruturados para realização de eventos de negócios e lazer com disposição de salas e equipamentos, restaurantes com diversidade gastronômica nacional e internacional. Os visitantes também podem usufruir os serviços gratuitos oferecidos especialmente ao turista, como transporte para visitação ao Complexo Turístico Cristo Luz.

Balneário Camboriú – Localização

Dotado da maior infra-estrutura hoteleira de Santa Catarina – cerca de 100 hotéis e 14 pousadas, que dispõem de 20 mil leitos – Balneário Camboriú fica próximo a grandes destinos turísticos. O aeroporto de Navegantes está localizado a 20 km; o Beto Carrero World, o maior parque da América Latina e o quinto maior do mundo, a 30 km; a Praia do Pinho, a primeira do Brasil a permitir a prática do Naturismo, situada a 9 km do centro; Florianópolis, a capital de Santa Catarina, que fica a 87 km de Balneário, além de Brusque, conhecida pelas suas indústrias têxteis (45 km) e Blumenau, com a famosa Oktoberfest (58 km).

Balneário Camboriú – Clima

O clima da cidade continua ameno e úmido devido às praias. No verão, a temperatura chega a 40°C, e sua média é de 25°C. No inverno, a temperatura média fica em torno de 15 °C, durante o dia e em algum momento da manhã pode atingir 0 °C e 4 °C. A média anual é de 19°C. O clima é geralmente úmido, com precipitação média anual de 1.500 mm, sem estação seca definida. A melhor época para visitar o local é fevereiro e março.

Balneário Camboriú – Atrações Turísticas

Parque Unipraias

Para o turista não muito informado, o Parque Unipraias pode parecer apenas um meio de transporte para a Praia de Laranjeiras. Porém, quem opta pelo passeio fica deslumbrado pelas paisagens do oceano, da Mata Atlântica e da cidade.

O complexo de lazer une por meio de 47 bondinhos três dos mais belos pontos naturais de Balneário Camboriú: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras.

Complexo Turístico Panorâmico Cristo Luz é outra atração imperdível da cidade. Localizado no alto do Morro da Cruz, no Bairro das Nações, o Cristo tem 33 metros de altura e de lá é possível ter uma vista cinematográfica da praia Central. Passeios de escunas, bondinhos e helicópteros também são boas opções de lazer para quem quer conhecer a cidade em todos os ângulos.

Na parte cultural Balneário também tem muito o que mostrar. A começar pelo Centro Cultural da cidade, que concentra as artes e a história do município. No lugar ficam a biblioteca municipal e o arquivo histórico, com um acervo de fotografias e jornais antigos. Museus e igrejas que ainda hoje são um verdadeiro marco histórico bem preservado, também fazem parte das várias atrações turísticas.

Balneário Camboriú – Praias

Com 16 quilômetros de extensão, a linha de acesso às praias abriga uma excelente estrutura com segurança e conforto aos visitantes. Ao longo do caminho, praias pouco habitadas ou totalmente desertas formam um maravilhoso espetáculo.

Ao sul, a Praia de Laranjeiras pode ser contemplada em um passeio de escuna ou de bondinho aéreo. Tranqüilidade e sossego podem ser desfrutados em Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro ou Estaleirinho, praias onde prevalece o respeito à natureza. No roteiro, o primeiro reduto naturista do Brasil, a famosa Praia do Pinho. Na direção norte, a Praia do Canto segue a mesma linha, com acesso por trilhas que cortam a costa e possibilitam uma visão única da Praia Central. A Praia dos Amores finaliza o cenário e surge como uma ótima alternativa para a prática de esportes náuticos e radicais.

Balneário Camboriú – Entretenimento

Balneário Camboriú é puro encanto. Passeios de bondinho pelas avenidas Brasil, Atlântica, Beira-Rio e Via Gastronômica ou visitas ao Parque Ecológico Rio Camboriú, Parque Cyro Gevaerd (Santur), Parque Unipraias (bonde aéreo) e Complexo Cristo Luz, são formas agradáveis de conhecer a cidade.

A 30 quilômetros de Balneário Camboriú, uma das maiores atrações de lazer da América Latina: o Parque Beto Carrero World, certeza de diversão e entretenimento num mundo de sonho e fantasia, tanto para as crianças como para os adultos.

Balneário Camboriú – Vida Noturna

Reconhecida como uma das melhores do sul do Brasil, a vida noturna da cidade vai além do despertar do sol. Boates, bares com música ao vivo, choperias, casas de jogos e diversões eletrônicas, bingos, boliches e cinemas são sinônimos de muito agito e divertimento.

Das casas noturnas lotadas à tranqüilidade do mar na madrugada: assim são as noites no balneário mais badalado do litoral brasileiro.

Balneário Camboriú – Pontos Turísticos

Há verdadeiros paraísos naturais de águas transparentes e areias, misturando-se ao verde da Mata Atlântica e contrastando com os arranha-céus que margeiam a orla marítima. São seis enseadas com características peculiares.

Belas praias, montanhas, vida noturna agitada, culinária internacional variada, além da diversidade, compõem o cenário deste paraíso turístico, Balneário Camboriú.

Com infraestrutura invejável, que abrange urbanização, saneamento básico, paisagismo, saúde pública, segurança e educação, Balneário Camboriú ocupa o 4º lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil e recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano.

Eleito o município que oferece os melhores padrões de qualidade de vida do Sul do Brasil, e também chamado de Capital do Turismo de Santa Catarina, seus atrativos naturais, históricos e culturais têm recebido diversos investimentos, o que contribui para a realização de infraestrutura e obras sociais.

Entre eles, a construção de atrações inovadoras, como o Parque Unipraias que, além dos teleféricos, conta com o mais moderno trenó de montanha do mundo: o Youhooo!.

Passear por Balneário Camboriú é garantia de diversão. A cidade conta com dezenas de casas noturnas e uma impressionante variedade de opções de compras, um diferencial para quem gosta de fazer compras. Já para os mais descontraídos, mas que não carecem de comodidade, a cidade oferece atrativos turísticos locais em meio ao cenário urbano, como o Complexo Turístico Cristo Luz, o Parque Ecológico do Rio Camboriú, o Zoológico de Santur e praias de água limpa e areia, com boa infra-estrutura para receber visitantes de todo o mundo, mantendo suas características nativas. Tudo a uma curta distância a pé ou facilmente acessível por transporte público.

Os passeios de escuna também são garantia de diversão, apresentando a cidade por um ângulo diferente.

Estar em Balneário Camboriú é conhecer um paraíso natural, amparado pelo conforto e diversão da vida urbana.

O cenário gastronômico é reconhecido como um dos melhores do Sul do Brasil, agregando sabor e qualidade à experiência de conhecer Balneário Camboriú e arredores.

Unipraias

Complexo turístico com mais de 85 mil metros quadrados, único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos.

São 47 bondes, totalmente informatizados, com capacidade para seis pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras.

A estação Barra Sul tem um centro de lazer, compras e diversão, com lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto.

A segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro da Aguada, é um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, com trilhas pela mata, mirantes, quiosques, bares, anfiteatro e auditório panorâmico.

O destino final dos bondes aéreos é a praia de Laranjeiras, ideal para esportes náuticos, e que conta com serviços de bares, restaurantes e trapiche para embarcações.

Cristo Luz

Construído em 1997, o monumento possui 33 metros de altura, apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Na mão esquerda, ele segura um canhão de luz de 6,6 mil watts, simbolizando o sol, que gira num ângulo de 180º, derramando sobre a cidade, em forma de benção, a luz do caminho da fé.

As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. No local, há restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Também possui o Memorial Balneário Camboriú, que conta com belíssimas imagens da cidade e do próprio Cristo Luz. E o Memorial de Artes Sacras, que contém as réplicas das vestes utilizadas por Bento XVI, bispos e padres, na missa realizada em São Paulo, na última visita do Papa ao país.

Do monumento Cristo Luz, é possível ter uma vista deslumbrante de toda a cidade de Balneário Camboriú, numa altura de 154 metros no alto do Morro da Cruz (equivalente a um edifício de 50 andares). O monumento tem 33 metros de altura, 428 toneladas, em ferro, aço e cimento, esculpido artesanalmente pelo artista Genésio Gomes. Na sua mão esquerda, ele segura um canhão de luz simbolizando o sol, de 6,6 mil wattz, que gira num ângulo de 180º derramando sobre a cidade, em forma de bênção, a luz do caminho da fé. As luzes ficam acesas durante a noite, formando um belo espetáculo. Elas permitem 86 combinações de cores, que mudam de acordo com a estação do ano. Através de um sistema italiano, o corpo do Monumento Cristo Luz também fica iluminado alternando cores variadas à noite. Outra atração é a Roma Antiga, construções temáticas, reproduzindo perfeitamente o cenário daquela época.

No local, existe um complexo turístico com mirantes, show room com história da construção do Cristo, Gruta Nossa Senhora Aparecida, áreas cobertas com capacidade para mais de 2.500 pessoas, praça gastronômica com restaurante panorâmico e bares. Também conta com lojas de souvenirs e de fotografias, central de informações e estacionamento. Para chegar até o complexo, existe transporte gratuito partindo de vários pontos no centro da cidade de Balneário Camboriú.

Ilha das Cabras – Praia Central

Um dos cartões postais do município. Pra chegar até ela, distante 600 metros da praia Central, basta optar pelos passeios de escuna, partindo da Barra Sul.

De beleza imensurável, com 6,8 km de extensão, a praia central de Balneário Camboriú possui águas tranqüilas, sendo que em dias de ressaca, torna-se o “point” do surf. É onde tudo acontece.

Desde caminhadas ao amanhecer, presentações ao ar livre e práticas esportivas nas extensões da areia. Com uma completa infra-estrutura, a praia central abriga os principais hotéis, pousadas, imobiliárias, bares, restaurantes, casas noturnas, além de um variado centro comercial. O calçadão da avenida Atlântica é mais um atrativo. Totalmente iluminado, com moderna urbanização, acompanha toda a extensão da orla. No Pontal sul da praia, ocorre o agito noturno, com inúmeras opções de bares, restaurantes, danceterias e boates, que fazem da noite uma das mais badaladas do sul do Brasil.

Praia Central

É na Praia Central que tudo acontece. Shows, esportes e muita gente bonita são uma constante. Com completa infra-estrutura, é ali que estão os principais hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, além de variado parque comercial. A praia é margeada pela Av. Atlântica, cujo charme está no calçadão que acompanha toda a orla. É um belo projeto paisagístico, com dezenas de quiosques, pequenos recantos para leitura e bate papo, além de ser muito procurada para caminhadas. Com quase 7 km de extensão, é a praia mais urbanizada.

Praia de Laranjeiras

A 6 Km do centro, a praia fica em uma pequena baía, com águas tranqüilas próprias para banho e esportes náuticos. Ali, foram encontrados fósseis de índios que viveram há milhares de anos neste cantinho de sonhos.

Praia de Laranjeiras possui 750 m de extensão, de águas tranqüilas e transparentes, próprios para esportes náuticos, contando ainda com apurados serviços de bares e restaurantes, além de um trapiche para atracação de embarcações.

A praia de Laranjeiras é um sítio arqueológico onde foram encontrados fósseis de 3.000 anos e sambaquis, que podem ser observados no Parque da Santur. O acesso à praia se dá via Interpraias ou pelo Bonde Aéreo Parque Unipraias Camboriú que proporciona um cenário que mistura Mata Atlântica com o azul das águas do Oceano.

Interpraias

Inaugurada oficialmente em julho de 2001, Linha de Acesso às Praias (LAP) é um dos grandes novos atrativos turísticos emBalneário Camboriú. A rodovia interliga o Bairro da Barra, passando as praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho num total de 16,5 quilômetros de extensão e largura média de 10,5 metros.

São cerca de 15 milhões em investimentos com objetivo de desenvolver ainda mais o turismo, gerando empregos e maior qualidade de vida à comunidade. Com a LAP, o Bairro da Barra ganha um novo aspecto com a reurbanização da praça do pescador, o muro de arrimo às margens do Rio Camboriú, trapiches, o Mercado da Pesca e a Vila Açoriana.

Morro do Careca: Possui vista panorâmica para toda a praia central de Balneário Camboriú. Propício para prática de Vôos livres como asa delta ou parapente.

Praia de Taquaras

Quem procura paz e tranqüilidade não pode deixar de conhecer esta praia. O acesso é feito pela Linha de Acesso às Praias, após Taquarinhas. É própria para pesca artesanal e possui águas tranqüilas, mas profundas.

Tem 1150 metros de extensão e fica distante 8,5 km do centro. Existe ainda, no local, um pequeno núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes e colônia de pescadores.

Ótimo local para a pesca de arremesso, possui um pequeno núcleo urbanizado com colônia de pescadores.

Praia de Taquarinhas

Distante 8 km do centro, é uma praia de águas límpidas e cristalinas, porém agitadas e propícias à pesca de arremesso.

Tem 600 metros de extensão, com areias grossas e paisagem com características totalmente agrestes. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, depois de Laranjeiras.

Praia do Buraco

De mar agitado, a praia é ocupada em mais da metade por um hotel.

Fica a 3 km ao norte do centro, e seu acesso é feito através do empreendimento hoteleiro ou por uma charmosa passarela com mirantes, decks de madeira, luminárias em toda sua extensão e escadas de acesso à areia da praia.

Praia do Canto

Localizada a 3 km do Centro, no Pontal Norte, o acesso se dá por uma charmosa passarela com mirantes, decks de madeira, luminárias em toda sua extensão e escadas de acesso à areia da praia. Do pequeno recanto de águas límpidas e tranqüilas, pode-se contemplar a Praia Central em sua totalidade.

Possui 50 metros de extensão.

Pontal Norte

Com cerca de 500 metros de passarelas, mirantes, decks de madeira, escadas de acesso à areia da praia, 800m2 de gramados e 67 metros lineares de taipas, o atrativo valoriza a qualidade ambiental do Pontal Norte e oferece mais uma opção de lazer para moradores e turistas.

No total, são, aproximadamente, 1.500 m2 de área iluminada de lazer, segurança e conforto para toda a família.

Praia do Estaleirinho

Localizada a 12 km da Praia Central, possui águas cristalinas e areia grossa, além de núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É quase um recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver com toda a tranqüilidade que o local proporciona. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, após a Praia do Pinho.

praia do estaleirinho 700m de extensão, águas fortes e límpidas. Possui hotel e pousadas, conserva ainda seus costões e vegetação intacta.

Praia do Estaleiro

A 11 km do centro, permanece com características agrestes e própria para pesca de arremesso. Possui águas cristalinas e areia grossa, núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. É outro recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver com toda a tranqüilidade que o local proporciona. Acesso pela Linha de Acesso às Praias, após a Praia do Pinho.

Com 1.450 metros de extensão, a praia do estaleiro tem águas limpas, areias grossas e é propícia para a prática da pesca de arremesso. Conservando seus costões e sua vegetação nativa, possui pequeno núcleo urbanizado de alto poder aquisitivo.

Praia do Pinho

Conhecida internacionalmente, é a primeira praia oficial de naturismo do país, prática conduzida por um rígido código de postura. A 9 km da área central, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante.

Para os naturistas, a praia de Pinho é o endereço certo. Nos seus 500 m de extensão encontramos uma praia de areia média a grossa e mar límpido, sendo a primeira praia de naturismo oficial no país, onde a prática é totalmente organizada. Possui camping, restaurantes e bares. Sua vegetação é de costões, que são rigidamente fiscalizados.

Ponte Pênsil

Outra bela opção é conhecer o Bairro da Vila Real que, no ano de 1981 foi interligado ao bairro do “Barranco” por uma Ponte Pênsil, uma miniatura transitável da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.

Neste bairro encontra-se a Via Gastronômica, que margeia o Rio Camboriú, com ótimos restaurantes, onde se pode conhecer e desfrutar da diversificada gastronomia típica.

Capela Santo Amaro

A capela de santo amaro foi construída em 1810 com óleo de baleia misturado à argamassa e telhas que foram moldadas nas coxas dos escravos, o local faz parte do acervo histórico do estado. Conta a lenda que o sino da freguesia lá existente, foi rachado de tanto que os escravos tocaram comemorando a abolição da escravatura. A capela é decorada por peças barrocas doadas pela família real em visita ao Brasil no século XIX.

O Bairro da Barra onde se localiza a Capela Santo Amaro, ao sul do município, é outra atração cultural, onde começou a colonização européia, caracterizada através de construções típicas. O acesso é feito pela BR 101, antes da Linha de Acesso ás praias de Balneário Camboriú.

Fonte: vsitebalneariocamboriu.com.br/www.guiasantacatarina.com.br/www.belasantacatarina.com.br/www.classificadosmercosul.com.br/biblioteca.ibge.gov.br

admin