Breaking News
Home / Turismo / Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

PUBLICIDADE

A Praia de Canoa Quebrada é uma das mais famosas do Ceará. Fica no município de Aracati, a mais ou menos 166km de Fortaleza. O acesso é pela CE-004, e a praia fica a 18km da sede do município.

Indo pela CE-004, ao chegar à placa indicativa entre à esquerda e quatro quilômetros à frente, após o Porto Canoa Resort, estará a entrada de Canoa.

Se em vez de entrar à Canoa você continuar pela CE-004 um pouco mais à frente encontrará um bifurque: à esquerda fica a praia de Majorlândia e à direita a praia de Quixaba.

Canoa era, até trinta anos atrás, uma tranqüila e esquecida aldeia de pescadores. No fim dos anos sessenta foi tomada de assalto pelos hippies, que fizeram de Canoa um dos seus locais preferidos. Com o fim do movimento, Canoa começou a atrair um turismo bastante variado, sendo que muitos estrangeiros, principalmente argentinos e europeus, encantaram-se com a beleza do lugar e alí ficaram, dedicando-se aos serviços turísticos.

Acompanhe a produção do site e percorra a rua principal de Canoa:

Canoa Quebrada
Entrada de Canoa; rua principal. Seguindo em frente chega-se às barracas de praia

Canoa Quebrada
Rua principal, seguindo em frente a partir do ponto onde foi tirada a foto anterior, mais ou menos 150m – Dezembro de 1999

Fonte: www.ceara.com

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada encanta o turista por suas falésias, dunas e mar calmo

Conhecida no mundo todo pelo símbolo estampado em sua muralha de falésias avermelhadas –uma meia-lua e uma estrela–, a praia de Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará, encanta os olhos do turista por suas extensas dunas de areias brancas e um mar calmo de águas verdes.

Canoa Quebrada é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam o Estado, em sua maioria estrangeiros.

Localizada no município de Aracati (170 km de Fortaleza), a praia de Canoa Quebra mudou muito daquela pequena vila de pescadores freqüentada pelos hippies no começo dos anos 70. Hoje, mais “moderno”, o distrito está plugado no mundo. Possuí restaurantes de cozinha internacional, bons hotéis, pousadas, bares e até acesso a internet, mesmo que por ondas de rádio.

Com 365 dias de sol banhando suas águas, Canoa Quebrada oferece diversas opções de lazer ao turista. Quem prefere a tranqüilidade do dia pode se deliciar num passeio de bugue, parapente, jangada ou saborear a culinária regional em uma das diversas barrancas à beira-mar.

Já para quem gosta do agito, a noite reserva várias opções para dançar, beber, comer ou simplesmente jogar uma conversa fora. Nos bares, a trilha musical vai do reggae ao forró, passando pela música eletrônica. A badalação acontece na Broadway, principal rua do vilarejo e onde se concentra todo o burburinho noturno.

Canoa QuebradaCanoa Quebrada

Hotéis e restaurantes

Canoa Quebrada possuí uma boa infra-estrutura de hospedagem e gastronomia. São mais de 40 estabelecimentos entre restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

Nada tão luxuoso, mas com preços bem acessíveis.

Os preços chegam a dobrar durante a alta temporada, dezembro a março e em julho.

Já as opções gastronômicas vão desde cozinha regional à internacional. Durante o dia, o cardápio é recheado de lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras, caranguejos entre outros frutos do mar. A noite, pode-se saborear um bom prato italiano, português ou francês. A maioria dos restaurantes fica na Broadway.

Aracati

Cidade mais importante do Ceará durante o período colonial, Aracati ainda é pouco conhecida e explorada pelos turistas que visitam sua praia mais famosa: Canoa Quebrada.

Colonizada a partir das margens do rio Jaguaribe, a cidade ainda conserva parte do seu conjunto arquitetônico de meados do século 18, mas alguns imóveis estão em péssimo estado de conservação e ameaçam ruir.

São antigos casarões com paredes cobertas por preciosos azulejos portugueses. A maioria dessas construções está localizada na rua Grande (antiga rua do Comércio).

O prédio mais antigo da cidade é a Casa de Câmara e Cadeia, construído em 1779. O imóvel, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), já abrigou o paço Municipal e a Cadeia Pública. Hoje é sede da Câmara Municipal.

Parte do acervo cultural e das relíquias religiosas podem ser vistos no Instituto do Museu Jaguaribano, antiga casa do Barão de Aracati.

Outro prédio que merece ser visitado é o da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em estilo barroco, ela foi construída em 1785.

Aracati também é a terra do escritor Adolfo Caminha, autor de “A Normalista” (1893) e “O Bom Crioulo” (1895) –romance onde aparece o primeiro personagem declaradamente homossexual da literatura brasileira.

A casa onde Caminha nasceu ainda está de pé, mas em avançado estado de deterioração.

O escritor foi recentemente lembrado durante a 1ª Festa do Livro e da Literatura de Aracati, realizada entre os dias 12 e 16 deste mês. O evento reuniu nomes como Rubem Alves, Zuenir Ventura, Ana Miranda, Ângela Lago, Isabel Lustosa, Cícero Sandroni, Claufe Rodrigues, Maurício Kubrusly, Mano Melo entre outros.

MÁRCIO DINIZ

Fonte: www1.folha.uol.com.br

Canoa Quebrada

Considerada a jóia do litoral leste cearense é conhecida internacionalmente, a praia de Canoa Quebrada está localizada a 164Km da Fortaleza no município de Aracati..

Com 365 dias de sol por ano, esta pequena aldeia de pescadores situada entre dunas e falésias em um lugar com paisagem deslumbrante, tornou-se um pólo turístico com uma excelente infra estrutura hoteleira.

Os dados sa Secretaria de Turismo do Ceará colocam Canoa como o principal destino turístico depois da grande Fortaleza, por este motivo Canoa possui uma estrutura hoteleira em condições de receber um fluxo constante de turista,s antendendo aos mais variados tipos de demanda.

Em ambiente acolhedor a gastronomia da regiõa e initernacional esta muito bem representada através dos vários restaurantes e barracas na beira da praia.

Canoa Quebrada coloca o turista urbano, longe dos estacionamentos, carros, poluição, enfim Canoa è o melhor remédio contra a rotina estressante das grandes cidades.

Canoa QuebradaCanoa Quebrada

Como chegar?

O aeroporto mais próximo Pinto Martins fica em Fortaleza a 165 km de Canoa Quebrada.

De carro:

Canoa Quebrada fica a 165 km ao sul de Fortaleza, capital do Ceará. O acesso é feito pela rodovias BR-116 e BR-304. Ou então, pode-se seguir pela CE-040, passando pela cidade de Cascavel. Poucos ônibus saem direto de Fortaleza para Canoa. A alternativa é se dirigir para Aracati, a 9 km, que opera com um maior número de viagens procedentes da capital. Se você vem de Natal, a BR 406 dá na BR 304 antes de Mossoró.

Fonte: www.canoaquebrada.net

Canoa Quebrada

A praia de Canoa Quebrada, situa-se no litoral leste, conhecida num contexto turístico de “Costa do Sol Nascente”. O litoral leste corresponde ao trecho que parte de Fortaleza até o município de Icapuí. Essa faixa é a mais densamente povoada e a mais procurada pelo fluxo turístico e para o lazer.

Canoa Quebrada

A praia de Canoa Quebrada, localizada no referido município, é uma unidade de conservação, desde março de 1998, conforme a Lei 40/98.A consolidação de Canoa Quebrada como um dos mais belos e bem estruturados destinos turísticos do Brasil é uma das principais vitórias conquistadas pelo turismo do Ceará em 2009. Canoa Quebrada representa atualmente o segundo pólo turístico do estado do Ceará ficando atrás apenas da capital Fortaleza. É também um destino com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego e primeiro negócio além de, absorção de mão-de-obra não especializada, melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.

Canoa Quebrada

A mais famosa das praias do litoral nordestino, é um espetáculo para os olhos do turista. Diversidades culturais fazem desta vila um ponto exclusivo, onde se destaca a variedade gastronômica e uma excelente estrutura hoteleira a nível internacional.

As características geográficas, principalmente sua localização, garantem uma temperatura estável o ano todo. O mar de cor turquesa intenso e temperatura tropical, areias limpas e paisagens únicos como, por exemplo, as falésias de areias vermelhas, lagoas de água doce e dunas de areia branca.

Apesar da praia ser um ponto turístico conhecidíssimo ainda se pode encontrar km de praias virgens saindo da vila de canoa quebrada. Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, ao sul este e o Rio Jaguaribe, Cumbe, lagoas e dunas ao Noroeste.

Canoa Quebrada oferece muitas atividades para o visitante.

Por exemplo: Passeios de jangada, buggy, cavalo, barco pelo rio Jaguaribe, para pente, 4×4 e para os mais ativos tem cursos de capoeira, kitesurf, parapente e sand board.

A diversidade gastronômica e o resultado das influencias culturais dos habitantes da vila que vieram morar desde outras partes do Brasil e do mundo apaixonados pelo encanto de suas praias e a hospitalidade dos nativos.

PASSEIOS E ATRATIVOS TURISTICOS EM CANOA QUEBRADA E REGIÃO

1- O RIO JAGUARIBE

É considerado talvez o passeio mais ecológicamente correto. O rio tem uma vegetação nativa do mangue e raízes das plantas expostas de forma escultural. O ponto de partida do passeio é no Cumbe ou no Fortim (município vizinho do Aracati) na outra margem do rio.

As cabeceiras de suas sub-bacias servem de limite entre o Ceará e os estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Os pontos turísticos do Rio Jaguaribe mais visitados e apreciados no passeio são: o Ninhal das Garças, a Ilha do pinto, o antigo forte Pedra do chapéu, o Canal do Amor e a barra do Jaguaribe com suas águas mornas ideais para tomar banho. É aqui que se forma o Delta do Jaguaribe, local onde se encontra o rio com o mar aberto.

O rio Jaguaribe nasce no alto da Serra Da Joaninhas, em Tauá e deságua no Océano Atlántico em Fortim, no Litoral Leste.

De um ponto a outro tem percorrido cerca de 670km, em metade do território cearense.

Em cada município por onde o rio passa são encontradas diferentes paisagens: carnaubeira, nas suas margens típicas, pés de oiticica, pássaros em seus galhos e um variado ecossistema.

O passeio de bugue até a Foz do Rio Jaguaribe dura cerca de duas horas. Durante todo o percurso se está rodeado pelas dunas. No meio do caminho há lugares onde é possível fazer skibunda com pranchas de sandboard. O retorno do passeio é pela praia, quando a maré ainda está seca.

É possível também desfrutar desse belo passeio durante o dia inteiro a bordo de um catamarã, um barco do tipo lagosteiro ou barco à vela.

2- LAGOA DO MATO

Sombreada por densos coqueirais a beira mar é considerado uma das praias mais bonita e tranqüilas guardando toda a cultura da autentica aldeia de pescadores.

3- PONTA GROSSA

O passeio até Ponta Grossa (Município de Icapuí) passa pelas praias de Majorlândia, Lagoa do Mato, Quixaba, Retirinho, Fontainha e Retiro Grande, antes de chegar no destino final. O passeio pode ser prolongado até Peroba, passando pela praia de Redonda (com paisagem muito atrativa, com cavernas e formações rochosas imponentes).

4- FORTIM

Localizada à margem do maior rio periódico do mundo, o Jaguaribe, Fortim é um dos melhores roteiros para a prática de esportes náuticos, como passeios de barco, lancha e jet ski. O rio Jaguaribe possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedade de pássaros, que dão um toque especial à natureza local. É na Barra do Fortim que estão localizadas casas de veraneio cinematográficas (belíssimas mansões, com piers, decks, piscinas e até elevadores de lancha).

A região, que vive praticamente da pesca e um pouco do turismo, também é conhecida pela culinária local, especializada em camarão, peixes, sururu e outras delícias do mar.

Com apenas 15 mil habitantes, Fortim possui como atrativos naturais a Praia do Pontal de Maceió e a Praia do Canto da Barra, que reserva espaço para um ancoradouro de jangadas. A paisagem é dividida entre as brancas falésias e as embarcações do porto pesqueiro. A Praia da Barraduna, com as ilhas fluviais Grande e da Caldeira, é outra beleza natural da região

5- PRAIAS

Aracati registra praias típicas de residentes e praias mais procuradas por turistas que procuram lazer. São as praias de Canoa Quebrada, Marjorlândia e Quixaba.

Falésias – Canoa Quebrada

As falésias dão ao lugar uma especificidade original muito apreciada pelos visitantes. Esta praia é um dos principais destinos de turistas estrangeiros e oriundos de outros estados brasileiros. Destaca-se pela presença de equipamentos turísticos; grande rede de hotéis e pousadas se instalam nessa praia, além de uma variedade de bares e restaurantes.

Canoa está situada sobre falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar. A APA inclui as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. Por trás das falésias, as dunas brancas e móveis encontram a vegetação interior. As lagoas e os alagados em meio ao carnaubal e coqueiros complementam a paisagem. A praia fica em frente à pequena enseada situada na base de falésias. A praia fica a 157km de Fortaleza, 8km da cidade de Aracati, e para chegar até lá basta seguir a Rota da Costa do Sol Nascente.

Praia de Majorlândia

Praia mais urbanizada, distante 12 km de Canoa Quebrada, em meio a denso coqueiral, falésias, nascentes com banhos de bica, artesanato de areias coloridas, além do grande número de jangadas que fazem desta praia um atrativo a mais. Atração imperdível na praia são as esculturas gigantes esculpidas nas falésias pelo artista da terra Toinho de Carneiro. O trabalho é primoroso e chama atenção pela riqueza de detalhes.

Quixaba

É um dos últimos redutos do litoral de Aracati que apresenta grande quantidade de nativos, e forte presença de pescadores com suas famílias. Assim, essa praia conserva originalidade de colônia de pescadores.

Fonte: www.canoa-quebrada.net

Canoa Quebrada

Um lugar que não dá mais vontade de ir embora. Essa é a cidade de Canoa Quebrada, no Ceará. Localizada há aproximadamente 170 km de Fortaleza, ela por si só é uma atração a parte, com suas falésias de areia vermelha esculpidas pelo vento da praia.

Pra curtir o dia, barracas com comida boa, ótima infraestrutura e atendimento nota 10, além de um mar de tirar o fôlego. Durante o dia, tem ainda o passeio de parapente, que sai da praça da pequena Igreja de São Bento. Infelizmente, não fiz, mas só de ver a alegria de quem está lá em cima, vale a pena.

À noite, boates e barzinhos tocam de reggae a rock, passando pelo tradicional forró. Alguns lugares ficam abertos até as 5h da manhã. A sugestão é sair da balada e ir direto para ver o sol nascer no mirante.

Aliás, a vista do mirante é de se perder.

A imensidão do mar, o vento no rosto e a felicidade de uma cidade tranquila podem ser sentidos e dão espaço até para um longo suspiro alto: “como é bom estar aqui!”

Canoa Quebrada

Fonte: soudiva.com

Canoa Quebrada

Fica no Ceará, fantástica região do Nordeste brasileiro. O que faz com que Canoa fique quase na linha equatorial. Fazendo com que ela seja banhada 365 dias do ano com sol. E acariciada com uma brisa fresca e agradável pora a maioria dos meses, a estabilidade de nosso clima e um grande atrativo, haja vista a grande maioria de nossos visitantes são originários em regiões de climas frios e instáveis.

A temperatura fica, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. Os meses de chuva são janeiro, fevereiro, marco, abril e algumas chuvas em maio. As pancadas ocorrem com maior intensidade à noite e raramente durante o dia. Mesmo quando isso ocorre, não inviabiliza a estada dos banhistas na beira mar após as chuvas meses de chuva que alcança para abençoar as praias. Quando vieres, não esqueça então te trazer protetor solar e roupas de banho.

A origem da vila Canoa data do ano de mil seiscentos e cinqüenta, e esta localizada no município de Aracati, que dista 12 km . A sua inclusão no roteiro turístico do Ceara data d meados dos anos 70, descoberta pelo movimento hippies daquela época. A beleza impar da paradisíaca da praia da aliada a hospitalidade do povo nativo que habitavam a vila a época cativou aqueles primeiros visitantes e assim eles a divulgaram para o mundo. Esta praia cinematográfica fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

Nossa praia além da hospitalidade dos seus moradores e boa infra estrutura nosso destino conta com uma paisagem invejável, são falésias fantásticas e dunas exuberante, as atrações se multiplicam no seu entorno e para aproveitar o sol forte de nossa região os visitantes fazem excursões pelos pontos turísticos das re praias vizinhas, e Rio Jaguaribe.

Entre as praias vizinhas a nossa encontram se: Majorlandia, Quixaba, Retirinho, São Chico, Retiro Grande, Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Também temos belas lagoas incrustadas nas belas dunas de areias brancas e fofas. Isso tudo e sinônimo de um bom passeio.

Não deixe de fazer os passeios de bugre, quadriciclo, jangadas, cavalas e barcos no Rio Jaguaribe. Nosso clima possui características geográficas particulares. o clima estável e correntes de ar ascendentes criadas pelas falésias criam um ambiente maravilhoso para a pratica do esporte radical parapente kitesurf, que tem com principal representante da tribo o excelente parapentista Jerônimo, professor e praticante de vôos duplos.

Canoa Quebrada

Fonte: canoaviagem.com.br

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada era uma pacata aldeia de pescadores até os anos 70, quando foi descoberta pelos hippies e transformada em reduto “paz e amor”. Hoje, com acesso asfaltado, eletricidade, pousadas e restaurantes, é um dos destinos mais cobiçados do Ceará. Apesar das facilidades e mordomias, a vila encravada no alto de uma falésia mantém seu astral alternativo. Na praia, as jangadas rústicas continuam cruzando o mar esverdeado, enquanto as formações multicoloridas espalham-se por todas as direções. De bugue, aprecia-se o dégradé das falésias, com nuances que vão do branco à terracota, sem contar as marmorizadas, encontradas em Ponta Grossa. Ao longo do passeio, uma parada na praia de Majorlândia é obrigatória. Lá é produzido o artesanato típico da região – as garrafinhas com desenhos de areia colorida.

Prática comum entre os turistas hospedados em Fortaleza é fazer um bate-e-volta para Canoa Quebrada – eles saem pela manhã da capital e pegam a estrada novamente no final do dia.

A aventura nem sempre agrada por dois motivos: a viagem de 160 quilômetros é cansativa e, quem retorna, deixa de curtir a animada vida noturna da vila. O burburinho acontece na Broadway, uma rua que virou calçadão e teve o piso de areia substituído por pedras portuguesas. O corredor é formado por bons restaurantes de frutos do mar, bares e boates com estilos variados. No verão, o agito se transfere para a praia, cenário de luaus e festas ao som de muito reggae.

“Falésias coloridas acompanham todo o passeio de bugue até à praia de Ponta Grossa”

Canoa faz parte do município de Aracati, a 13 quilômetros. Na sede, os atrativos não são as belezas naturais e, sim, o acervo arquitetônico. A cidade foi a mais importante do Estado no período colonial e guarda um rico patrimônio formado por casarões, sobrados e igrejas dos séculos 18 e 19. Preservadas, muitas fachadas exibem belos ornamentos em azulejos portugueses.

Canoa Quebrada

O QUE VER E FAZER EM CANOA QUEBRADA/ARACATI

Vislumbrar as falésias multicoloridas de Canoa Quebrada é programa obrigatório. Para fazê-lo, basta chegar na praia. Lá, escolha entre caminhar pela areia, passear de bugue ou dar uma volta de jangada – as formações e suas matizes vão estar sempre emoldurando a paisagem. Depois que o sol se põe, os olhos se voltam para a Broadway, no centro da vila, repleta de restaurantes e bares com estilos variados.

PASSEAR DE BUGUE ATÉ PONTA GROSSA

Canoa Quebrada
Mar cristalino e falésias gigantescas emolduram todo o trajeto

O passeio pela orla vai até Ponta Grossa, a 50 quilômetros da vila de Canoa Quebrada. Ao longo do percurso, a paisagem alterna praias desertas, lagoas, dunas, coqueirais, aldeias de pescadores e falésias de variados tons – do branco ao bordô.

Canoa Quebrada
Pôr-do-sol em Ponta Grossa durante o passeio de buggy

Na praia de Majorlândia as formações ganharam esculturas gigantes moldadas pelo artista Toinho da Areia. Aproveite a parada para comprar o artesanato típico da região – as garrafinhas com desenhos de areia colorida. O passeio dura cerca de duas horas e meia e pode ser feito à tarde, incluindo o pôr-do-sol no alto das dunas ou falésias.

NOITE NA BROADWAY

Canoa Quebrada

As atrações de Canoa não se restringem à natureza, que escancara sua beleza à luz do dia. Quando a noite cai, os muitos bares, restaurantes e boates espalhados pela Broadway, no coração da vila, abrem suas portas. O burburinho reúne brasileiros e estrangeiros ao som de forró, MPB, reggae, música eletrônica… na lua cheia, o movimento migra para a praia, onde acontecem festas e luaus.

Praias

Canoa Quebrada
Para quem quer distância da civiliação, quilômetros de praias desertas

De Canoa Quebrada à divisa com o Rio Grande do Norte são 75 quilômetros de praias emolduradas por falésias coloridas, coqueirais e vilas de pescadores. Os passeios de bugue percorrem boa parte do trecho.

Canoa Quebrada
Praia próxima à vila tem barrcas e é a mais movimentada

Não deixe de fora do roteiro uma visita à Ponta Grossa, com as mais belas formações da região. Para quem busca agito, a praia que dá nome à vila é a mais movimentada, com barracas e música. Caso o intuito seja fugir do burburinho, caminhe para a direita, onde o cenário é rústico e quase deserto.

DAR UMA VOLTA DE JANGADA

Canoa Quebrada

Os passeios são agendados nas barracas de praia e duram cerca de meia hora. As embarcações rústicas têm capacidade para duas pessoas, além do jangadeiro.

CASARIO COLONIAL DE ARACATI

O Centro Histórico da cidade, a 13 quilômetros de Canoa Quebrada, é repleto de construções dos séculos 18 e 19. Preservado, o casario que se espalha pela rua Coronel Alexanzito exibe belos ornamentos feitos com azulejos portugueses. Também enfeitam a paisagem o prédio da antiga prisão municipal – que hoje abriga a Câmara dos Vereadores – e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1785, e de Nosso Senhor do Bonfim, de 1774.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br

Canoa Quebrada

Foi na década de 70 que os hippies descobriram a praia, ela abrigava uma simples vila de pescadores. As belezas naturais, a noite agitada e o clima místico formaram a combinação perfeita para atrair os visitantes.

Uma lua e uma estrela esculpidas nas falésias tornaram-se símbolo de Canoa, e dão um charme especial à praia, que faz parte do município de Aracati. Quando o olhar não está direcionado para as belas falésias, as jangadas é que chamam a atenção. Aventureiros em passeios de buggy desbravam as dunas em busca de emoções fortes. À noite, pessoas de diversas nacionalidades se encontram para curtir reggae, rock, forró, música eletrônica, jazz, música popular brasileira.

Essa variedade de atrativos transformou Canoa Quebrada em um dos principais destinos turísticos do Ceará. Foi na década de 70 que os hippies descobriram a praia, ela abrigava uma simples vila de pescadores. As belezas naturais, a noite agitada e o clima místico formaram a combinação perfeita para atrair visitantes.

Os turistas que passeiam pela praia não podem deixar de apreciar o pôr-do-sol no alto das dunas e os ventos são ideais para a prática de esportes náuticos. No local, existe uma escolinha de kitesurf que oferece aulas para principiantes. Os passeios de buggy pelas dunas são ideais para quem procura emoção.

A 12 km de Canoa, a praia de Majorlândia também oferece belos atrativos naturais. Na sede do município de Aracati, a 13 km da praia, os turistas podem conferir um patrimônio arquitetônico tombado, com casas que preservam os azulejos portugueses do século XVIII. Outro passeio próximo é a praia da Lagoa do Mato, santuário natural quase intocado que mantém os costumes da vila de pescadores. Quixaba e Retirinho são outras praias próximas a Canoa Quebrada que merecem ser visitadas.

Praias – Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

A luas e a estrela esculpidas nas falésias são os símbolos mais conhecidos da famosa praia. Barracas oferecem serviços e conforto a quem vai apreciar as belezas naturais deste encantador pedaço do Ceará. Canoa é uma das poucas praias que têm barreira de corais, o que proporciona um banho de mar calmo. Uma ótima programação é caminhar pela praia e observar a imensidão das falésias e as jangadas aportadas na areia. No fim da tarde, nada como observar o pôr-do-sol de uma passarela que dá acesso à praia, com uma espécie de mirante que oferece uma vista deslumbrante.

Gastronomia – Canoa Quebrada

Além da culinária típica de praia, os restaurantes de Canoa Quebrada oferecem pratos regionais e até mesmo internacionais, com estabelecimentos especializados em comida italiana, japonesa e francesa. Na praia, as boas pedidas são lagosta e camarão, além do tradicional peixe. Outros petiscos também são bastante apreciados, como o famoso pastel de arraia, vendido em bancas montadas no calçadão da Broadway ou na própria praia. Destaque também para o camarão ao molho de maracujá e o robalo marinado, peixe conhecido no Ceará como camurim.

Noite – Canoa Quebrada

Depois de curtir os prazeres que Canoa Quebrada oferece durante o dia, os visitantes podem aproveitar a animação da rua principal do lugarejo, a Broadway.

Bares, bons restaurantes e casas de shows oferecem vários estilos musicais, animando a noite de Canoa. A farra dura até o amanhecer. Os que querem uma programação mais tranqüila, podem curtir um lual na praia.

Fonte: guiadolitoral.uol.com.br

Canoa Quebrada

Até meados dos anos 60, Canoa Quebrada era uma tranqüila e quase inacessível aldeia de pescadores instalada sobre falésias, a cerca de 170 km de Fortaleza.

Nessa época, freqüentada apenas por hippies, o cenário cinematográfico de Canoa Quebrada serviu de locação para um longa-metragem, chamado Le Gabruges, realizado por cineastas franceses e brasileiros apaixonados pelo lugar e pela hospitalidade dos nativos.

Daí em diante, o nome da pequena vila esquecida no tempo começou a correr o mundo. Sua fama de lugar paradisíaco, com 365 dias de sol por ano, mar calmo e transparente, de um verde quase azul, sinuosas falésias avermelhadas e enormes dunas multicoloridas, passou a atrair visitantes nacionais e estrangeiros, até se tornar um dos mais importantes pólos turísticos do litoral cearense.

Canoa Quebrada

Hoje em dia, Canoa Quebrada é um destino de nível internacional, que atrai muitos europeus, principalmente em agosto. A vila ganhou saneamento básico, calçamento e uma excelente estrutura hoteleira, mas não perdeu seu encanto primordial.

Além de admirar a magnífica paisagem e amenizar o sol forte com um mergulho refrescante, em Canoa Quebrada há diversas opções de passeio, seja de jangada pelo mar, ou de bugue pelas dunas e praias vizinhas.

Indo para o sul, em direção à fronteira com o Rio Grande do Norte, logo surge Majorlândia, onde foi esculpida, na mais alta falésia, uma Lua-estrela de dimensões faraônicas, que se tornou ícone da região.

Em seguida, vem Quixaba, muito semelhante a Majorlândia, e dali em diante, começa uma sucessão de vilas de pescadores que ainda conservam a placidez bucólica dos tempos antigos, além de praias paradisíacas, entre as quais as mais bonitas são Lagoa do Mato, Ponta Grossa e Redonda. Opção bem diferente é ir conhecer Aracati, cidade mais afastada da costa, com construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Canoa Quebrada
Lugar paradisíaco, com mar calmo e transparente, de um verde quase azul, sinuosas falésias avermelhadas e enormes dunas multicoloridas

Para muitos, no entanto, o melhor é ficar mesmo em Canoa Quebrada e simplesmente caminhar pelas trilhas ecológicas que cortam o lugar, ou pela orla marítima, tanto ao norte quanto ao sul, conhecendo os vilarejos com bastante calma.

Ao entardecer, um bom programa é voltar para Canoa, como a chamam os mais íntimos, e apreciar o por do sol do alto de alguma de suas imensas dunas. À noite, o grande espetáculo é o céu estrelado, que parece mais próximo, talvez pela singular posição do vilarejo, elevado sobre as falésias.

O maior apelo, porém, é ir à movimentada rua principal, conhecida como Broadway, onde se concentra a maioria dos bares, boates e restaurantes.

Fonte: www.brasilazul.com.br

Canoa Quebrada

Badalada desde os anos 70, Canoa Quebrada não perdeu seu charme. A paisagem é caracterizada por falésias avermelhadas de até 30 metros de altura, dunas gigantes e quilômetros de praias maravilhosas nos arredores.

Na “Broadway”, a famosa rua pedestra, as noites são animadas tudo dia do ano com turistas de todos os lugares.

Encontra-se restaurantes com culinárias variadas, lojas e bares com uma grande diversão de estilos musicais.

Uma lenda local diz que os casais que contemplam juntos o pôr do sol em Canoa Quebrada são felizes para sempre!

Canoa Quebrada
Canoa Quebrada

Fonte: www.pousadadonaflor.com

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.