Breaking News
Home / Turismo / Costa do Descobrimento

Costa do Descobrimento

PUBLICIDADE

Costa do Descobrimento

Cercada por diversos atrativos naturais como praias, baías, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis, a região possui condições para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.

Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Cercada por diversos atrativos naturais – como praias, baías, enseadas, falésias, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis – a região possui condições favoráveis para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.

Diversas praias paradisíacas encantam os visitantes do local. Em Porto Seguro, as mais visitadas são Tacimirim, Taperapuã e Mundaí; em Cabrália, destacam-se Coroa Vermelha, Mutary e Arakakaí; Trancoso tem as praias de Nativos dos Coqueiros e do Nudismo como boas opções para banho; em Arraial d’Ajuda, as praias do Delegado, Mucugê e Parracho chamam atenção; quem visita Caraíva não pode deixar de conhecer a praia do Espelho, que, localizada no meio de uma falésia, está entre as dez melhores do Brasil; na Costa do Descobrimento encontram-se, ainda, as praias de Santo André, das Tartarugas e de Santo Antônio, também muito procuradas.

As belezas naturais são reconhecidas pelos visitantes, principalmente entre praticantes de esportes radicais, que parecem ter um contato mais próximo com tais atrativos. Durante os passeios de ultraleve é possível admirar toda a beleza da região em um ângulo diferenciado. A Costa do Descobrimento reserva pontos ideais para a prática do mergulho, windsurfe, surfe, kitesurfe, trekking, cavalgadas, dentre outros. Vale ressaltar que a diversão não acaba por aí.

A região tem uma vida noturna bem diferenciada. Ao contrário do que acontece na maioria das áreas litorâneas, onde os programas realizados de dia são mais atrativos do que os realizados à noite, na Costa do Descobrimento o lazer noturno também é ponto de destaque. O turista já não sabe mais se vai preferir aproveitar o dia ou a noite. Na maioria das vezes, ele acaba aproveitando o máximo que pode dos dois, mostrando que, durante as visitas, dormir não é a prioridade.

Os horários são tão atípicos que, em muitas cidades da região, o comércio funciona durante a madrugada, com venda de roupas, artesanato, etc. Os eventos promovidos pelas casas de shows, barracas de praia e boates, que sempre terminam ao amanhecer, garantem a diversão madrugada adentro.

Diversão que nunca cessa. Há mais de 500 anos essa região recebe a visita de diversos desbravadores, em busca dos mais inusitados produtos. Nos tempos atuais, os desbravadores são mais conhecidos como “turistas”, que buscam altas doses de adrenalina e muita história, em um cenário composto por sol, mar e muita tranquilidade.

Fonte: bahia.com.br

Costa do Descobrimento

A área denominada Costa do Descobrimento – Reserva da Mata Atlântica foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco devido ao seu excepcional valor do ponto de vista da ciência e da preservação de ecossistema de interesse universal. A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do planeta e os seus maiores fragmentos contínuos encontram-se na Costa do Descobrimento. O trecho inscrito na Lista do Patrimônio Mundial corresponde a oito reservas naturais, localizadas no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. A área protegida é constituída pelos Parques Nacionais de Monte Pascoal, do Descobrimento e do Pau Brasil, pelas reservas biológicas do Una e do Sooretana e por três reservas particulares.

Costa do Descobrimento

Costa do Descobrimento

1. Patrimônio Mundial

O título de Patrimônio Natural Mundial para a Costa do Descobrimento foi concedido em 1de dezembro de 1999, em Marrakesh, no Marrocos. A Costa do Descobrimento tem 111.930hectares e nela estão localizadas 23 áreas de proteção ambiental, em doze municípios da Bahia e quatro do Espírito Santo. Constitui-se de duas áreas separadas, uma ao norte do Espírito Santo, entre Regência e Conceição da Barra, e outra ao sul da Bahia, entre Prado e Una, abrangendo as respectivas áreas tampão, que tem a função de proteger as oito reservas núcleo desse sítio.

Nessa região, em 22 de abril de 1500, a esquadra de Cabral desembarcou pela primeira vez na costa brasileira, fato que lhe confere um caráter simbólico, pois ali foram escritas as primeiras páginas da História do Brasil.

2. História do Brasil

Na Costa do Descobrimento podem ser observadas marcas da primeira ocupação européia no Brasil. Os centros históricos, localizados na área de entorno das reservas, constituem as primeiras formações urbanas da colonização portuguesa. Além das cidades de Porto Seguro, Vale Verde, Arraial D’Ajuda, Coroa Vermelha, Caraíva, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália, são encontrados inúmeros sítios arqueológicos históricos e pré-históricos. Das nove aldeias jesuíticas fundadas no século XVI, ainda restam quatro, tendo sido as demais dizimadas pelos ataques dos índios aymorés.

Atualmente, habitam a região índios pertencentes à Nação Pataxó, que vivem em reservas, como a de Coroa Vermelha, que abriga 1.200 indivíduos.

Quanto ao relevo, pode-se distinguir três formações distintas que ocorrem em faixas paralelas ao oceano: cadeias de montanhas arredondadas, nas quais encontra-se o Monte Pascoal, platôs que, ao aproximarem-se do mar, formam penhascos de coloração branca ou avermelhada e uma faixa litorânea constituída por planícies arenosas. Os principais rios da região são o Jequitinhonha, Caí, Caraíva, dos Frades, entre outros, sendo que todos partem do oeste indo em direção ao mar. Em termos de biodiversidade, as florestas úmidas da Costa do Descobrimento são consideradas uma das mais ricas do planeta. Recentemente, pesquisadores identificaram cerca de460 espécies de árvores em 1 hectare de floresta na Bahia, obtendo-se resultado semelhante no Espírito Santo.

Fonte: www.iphan.gov.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.