Costa do Sauípe

PUBLICIDADE

Costa do Sauípe – Bahia

Costa do Sauípe é um megaempreendimento em uma das mais belas paisagens do litoral norte da Bahia.

A beleza desta região começa na belíssima Linha Verde, estrada à beira-mar que liga os estados da Bahia e Sergipe, e agrega uma beleza única à região, em um ambiente totalmente preservado.

O complexo conta com cinco hotéis de primeira linha internacionais, seis pousadas temáticas, entre outros, oferecendo infraestrutura completa tanto para lazer quanto para esporte.

As pousadas temáticas estão localizadas em Vila Nova da Praia, um típico vilarejo à beira-mar, que oferece um ambiente bastante romântico representado por uma capela colonial com um tema específico, relacionado tanto à história quanto à cultura da Bahia.

O complexo foi construído de acordo com um projeto paisagístico, que visava integrá-lo ao ambiente natural local.

O projeto incluiu a vegetação original, como coqueiros, manguezais, restingas, dunas, rios e lagos, além de trechos de Mata Atlântica.

Vila Nova da Praia é um centro de entretenimento que reproduz perfeitamente uma pequena cidade brasileira.

Você encontrará lojas de artesanato, bares, restaurantes, show club, banco, cyber coffee shop, centro cultural, agência de viagens e agência de viagens ecológicas.

Coqueirais, areia branquíssima, peixes multicoloridos e ondas cristalinas, misturados de forma incrivelmente harmoniosa com conforto e muita diversão.

Tudo isso é a Costa do Sauípe, o mais grandioso e inovador projeto turístico do Brasil, fincado num paraíso de 1 milhão e 720 mil metros quadrados no litoral Norte da Bahia.

A localização é privilegiada. A Costa do Sauípe, a 76 quilômetros de Salvador, está no meio da rota ecológica batizada de Linha Verde, concebida através de minucioso estudo sobre o impacto ambiental. Na orla de oito quilômetros de praia selvagem, os coqueirais dominam a paisagem. Mais para dentro, encontram-se suaves dunas de areia muito branca, pontuadas por trechos de mata atlântica, lagoas e rios.

Com temperatura média anual de 27ºC, o empreendimento mantém como prioridade o compromisso de oferecer grande número de atrações recreativas e culturais. Assim, as opções esportivas, aventuras e ecologia são o ponto alto.

Começam pelo Centro Náutico. Monitorado por profissionais treinados, está instalado na lagoa da Vaca Tonta, com 1,3 km de extensão, com praia nas margens, e envolve diversas modalidades, desde caiaque, remo e canoagem até escola de surfe e windsurfe.

Já o Golf Links é um campo de padrão internacional, com todas as características existentes nos melhores campos do mundo. Foram construídos cinco tees de saída para jogadores de todos os níveis. Com 18 buracos, possui traçado refinado que requer boa estratégia de jogo, exigindo o uso de quase todos os tacos da bolsa. Quem quiser, pode fazer a clínica indoors.

O Centro Eqüestre conta mais de 60 animais, entre eles 29 cavalos e sete pôneis, oferecendo cavalgadas, passeios e aulas. A Cavalgada nas Dunas é uma das atrações do Centro. Conta também com a presença de alguns filhotes, que fazem a alegria da criançada na mini-fazenda, outra atração do lugar.

Local de realização do Brasil Open, o Tênis Center possui 15 quadras de tênis iluminadas, quatro de paddle e duas de squash e o Centro Esportivo inclui quatro quadras poliesportivas, um campo de futebol society. Há ainda uma ciclovia de 3,5 km.

A conservação ambiental e o turismo ecológico também são uma constante em Costa do Sauípe. Diversas atividades permitem a interação com a natureza. Para quem deseja momentos de pura adrenalina, existem opções como Expedição Sauípe e Expedição Imbassaí, com traslado de jipe e banhos de rio; o Bird Watching, com roteiro para observação de pássaros; Jeep Tour Sapiranga e o Rafting Sauípe.

Visitas imperdíveis são feitas às ruínas do Castelo Garcia DÁvila, primeira edificação do Brasil, construído no século XVI; ao projeto Tamar e às piscinas naturais do “Papa Gente” ou o passeio de Catamarã pelo rio Sauípe. Há ainda o turismo de observação às baleias Jubarte, que visitam as águas quentes do litoral baiano de julho a novembro, e o Tartarugas By Night, onde hóspedes acompanham biólogos do Tamar na visita aos ninhos.

As crianças também contam com um centro de entretenimento próprio. O Kids Club oferece diversos brinquedos como pula-pula, piscina de bola, jipes elétricos, jogos eletrônicos e videokê, além de uma extensa programação de atividades esportivas e educativas, todas acompanhadas por monitores de lazer especializados.

Shows, apresentações de capoeira e grupos afros, feiras de artesanato, caricaturista, aulas de ginástica e técnicas circenses são algumas das muitas atrações diárias da Vila Nova da Praia, que reúne lojas de moda e acessórios, decoração, joalheria, perfumaria, conveniência, farmácia, floricultura, tabacaria e a loja do Projeto Tamar/IBAMA, que vende artigos ligados ao projeto de preservação das tartarugas marinhas.

A gastronomia é outro destaque em Costa do Sauípe. São 15 restaurantes que servem desde as tradicionais culinária baiana e nordestina até internacionais como portuguesa, asiática, italiana e francesa.

Os hotéis são administrados por três cadeias hoteleiras mundiais – Accor (Sofitel Suítes e Sofitel Costa do Sauípe), Marriott (Marriott e Renaissance) e SuperClubs – que oferecem um total de 1.429 apartamentos, dirigidos a turistas individuais, grupos e famílias. Além da parte de hospedagem, os hotéis têm estrutura para convenções, com capacidade para até 3 mil pessoas, podendo abrigar vários tipos de eventos, desde reuniões até congressos.

Seis pousadas, localizadas na Vila Nova na Praia, conta um pouco da história da cultura baiana, apresentando arquitetura e culinária regionais. As pousadas Carnaval, Agreste, Gabriela, Torre, Aldeia e Pelourinho oferecem um total de 167 apartamentos.

COSTA DO SAUÍPE, O PARAÍSO É AQUI

Costa do SauípeCosta do Sauípe

Ninguém discute o fato que o falecido senador e ex-governador Bahia, Antônio Carlos Magalhães ter colocado o estado no mapa do turismo nacional e internacional, o que todo político de respeito deveria fazer com uma região com este tipo de potencial, o que significa respeito para com seus eleitores e com a população de seu estado ou cidade.

Antônio Carlos Magalhães criou infra-estrutura e promoveu diversas reformas e restaurações em edifícios do patrimônio público, apoiou a cultura e usou tudo isso para promover a Bahia em uma fortíssima campanha de marketing, que ajudou a atrair mais turistas e transformou o estado em um dos mais procurados do país, mas um de seus melhores projetos, sem dúvida foi a Costa do Sauípe.

Aproveitando-se de um cenário tropical, aliado ao investimento milionário de várias empresas do setor hoteleiro, foi construído no litoral próximo a Salvador, um dos maiores complexos de turismo e hospitalidade do país, um mega-resort chamado Costa do Sauípe.

São cinco grandes hotéis de nível internacional e estilos diversificados, incluindo um SPA, seis charmosas pousadas temáticas, centros esportivos, lojas, restaurantes, centenas de opções de lazer, como o turismo ecológico, shows com artistas regionais e com os melhores intérpretes da música popular brasileira, parques, passeios, programas destinados a saúde e beleza e as maravilhosas praias do nordeste.

Preocupados com o impacto, que o projeto deveria causar, na comunidade local e no ecossistema, os empreendedores criaram programas sociais e ecológicos para minimizar os aspectos negativos, com 41 ações que vão desde a preservação do meio ambiente até a capacitação profissional, onde os moradores estão envolvidos de forma permanente.

Estas informações são passadas aos clientes para deixar bem claro, os objetivos do grupo de investidores, aliados aos administradores públicos, que tal projeto tem como comprometimento, os cidadãos e a natureza, deixando-os seguros quanto ao futuro de sua sobrevivência, a preservação e a posse de suas terras.

Com clima quente e úmido, a Costa do Sauípe proporciona lazer o ano todo. Para deixar o visitante mais a vontade, os administradores do complexo, convidam os turistas, logo na chegada, a desfrutar os confortos de uma Sala Vip, com comida e bebida, publicações e acesso a internet no próprio aeroporto, enquanto aguardam o transporte para o resort.

No caminho de ida, em ônibus seguros e confortáveis, os hóspedes aproveitam para observar as dunas, coqueiros e as praias de mar azul. A paisagem ainda conta com várias espécies marinhas, como tartarugas, baleias e pássaros de rara beleza.

Nos cinco hotéis administrados por três empresas internacionais, a americana Marriott, a francesa Sofitel e a jamaicana Superclubs, o turista conta com toda infra-estrutura e com o que tem de melhor na hotelaria moderna, apartamentos majestosos, bares, restaurantes área de lazer e lazer programado para toda a família, mas as pousadas são um charme a parte, com arquitetura e decoração inspiradas na Bahia, no Nordeste brasileiro, na história, na cultura e nas tradições nordestinas.

Lembrando Lampião e Maria Bonita, Gonzagão e Jorge Amado, Pelourinho e aldeia de pescadores, as pousadas temáticas trazem nomes bem sugestivos, como a Pousada do Carnaval, Pousada Maria Bonita, Pousada Gabriela, Pousada da Torre, Pousada Pelourinho e Pousada da Aldeia. Elas resgatam a história, os costumes e as tradições mais marcantes da região.

Para os apreciadores de atividades físicas, a Costa do Sauípe oferece áreas especiais destinadas a pratica esportes, como o Golf Links, com o moderno campo de golfe de 18 buracos e estrutura para torneios nacionais e internacionais, o centro de tênis com quadras de squash e paddle, além de uma equipe especializada de professores para os iniciantes.

O centro tem 15 quadras de tênis, de saibro e lisonda cush. O centro eqüestre, com cavalos de diversas raças e aulas de equitação para adultos e crianças, o centro náutico com 18 piscinas gigantescas e opções para passeios, mergulhos e práticas de esportes em lagoa ou no mar, como o surf, o remo, a canoagem, pedalinho, windsurf e pesca, o centro esportivo que oferece quatro quadras poliesportivas de futsal, vôlei e basquete, campo de futebol society e um Kid’s Club.

Costa do Sauípe também abriga uma serie de eventos, como torneios esportivos nacionais e internacionais, eventos empresariais, congressos e convenções, graças as suas modernas instalações esportivas e centros de eventos, com grande capacidade para acomodar confortavelmente os participantes.

Situada a cerca de 76 km ao norte de Salvador, a Costa do Sauípe é um sonho realizado, um projeto que uniu as belezas naturais da Bahia, com o luxo e conforto de um complexo hoteleiro único e não é a toa que existe logo na entrada, uma placa que diz “O PARAÍSO É AQUI”, na verdade um presente aos brasileiros e estrangeiros, que podem conhecer em uma viagem de lazer ou negócios, a cultura da Bahia, a receptividade do baiano, em um excelente local para passar suas férias, acompanhado da família e amigos.

Nos arredores da Costa do Sauípe

Costa do Sauípe está localizada no litoral norte da Bahia, local que possui belas cidades, com praias espetaculares. O clima de beleza e alegria da Costa é uma peculiaridade do deste Estado brasileiro.

Salvador

Com aproximadamente 50 km de extensão de belíssimas praias localizadas na Cidade Alta e na Cidade Baixa, próximas e distantes do centro urbano, mas igualmente concorridas e bem freqüentadas, cortadas por rios e seus estuários, lagoas, coqueirais, dunas e manguezais, ricos ecossistemas e com uma tempera tura constante em torno de 25ºC.

A cidade é cercada a maior parte pelo mar, com paisagens sempre diferentes como piscinas naturais esculpidas nas pedras, mar aberto, ondas fortes, em uma seqüência de praias, uma excelente opção de lazer para todas as idades. Salvador é considerada a capital do carnaval por ter uma das maiores festas do país, atraindo diversos turistas de todo o mundo.

Praia do Forte

Carinhosamente apelidada de “a Polinésia brasileira”. Difícil é saber por onde começar, tamanha é a oferta de lazer e entretenimento. Os Paseos são muitos e variados, podemos fazê-los a pé, a cavalo ou de jipe.

São 12 km de praias, delimitadas por dunas e coqueiral e piscinas naturais e mais: o Sítio Histórico do Castelo Garcia D´Ávila, a Reserva de Sapiranga, as corredeiras do rio Pojuca e uma animada aldeia de pescadores que recebe turistas de braços abertos, oferecendo, além dos irresistíveis atrativos naturais, uma infra-estrutura de primeiro mundo.

Assim é Praia do Forte, marco zero da Linha Verde, distante 50 km do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, “point” do turista chique e “must” do turismo ecológico.

Feira de Santana

Feira de Santana teve origem nos meados do século XVII. Em 1819, o lugarejo foi elevado à categoria de povoado. Em 18 de setembro de 1833 foi elevado à vila, sendo esta data, desde 2000, considerada por lei como Dia da Cidade, pois esta é a data da emancipação político – administrativa.

O principal evento é a Micareta, Carnaval fora de época, considerada uma das maiores festas populares do interior do Nordeste. Os principais pontos turísticos da cidade são a igreja Catedral Diocesana de Sant Ana, o museu de Arte Contemporânea, o Mercado de Arte Popular, entre outros.

Imbassaí

Foram os primeiros habitantes que apelidaram o lugar de Imbassaí que, na língua tupi, significa “caminho do rio”. E não poderia ser de outra forma, pois são muitos os caminhos de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, correm paralelos às dunas, até o encontro do mar.

Situada na APA da Linha Verde, Imbassaí reúne atrativos para quem busca o turismo ecológico e de aventura (Imbassaí oferece rafting e sandboarding aos seus visitantes). Os 6 km de praias são margeados por dunas elevadas e, por trás delas, corre paralelo o rio Imbassaí, oferecendo um banho de água doce e calma.

As barracas se espalham na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecem bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé nos tabuleiros das baianas. O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranqüilidade dos visitantes.

Calendário de Eventos

Na Costa do Sauípe todos os dias da semana são feriados. Cada feriado foi batizado com as coisas boas da vida. É claro que tudo isso é simbólico porque, no Sauípe, dá pra escolher entre fazer tudo ou simplesmente nada. Para começar, são 5 Hoteles dos mais variados estilos, que fazem parte das redes hoteleiras mais importantes do mundo. E mais 6 pousadas, uma mais charmosa que a outra.

Costa do Sauípe – Localização

Costa do Sauípe está instalada na Bahia, que fica a 100 Km de Salvador da Bahia e 839 Km. Km de Recife.

Ao norte de Salvador, existe um complexo turístico que é um verdadeiro paraíso ecológico com 8 quilômetros de praias selvagens, dunas, coqueiros, lagoas, rios e muito, muito sol, durante o ano inteiro. Conta com uma infraestrutura criada para receber visitantes do mundo inteiro.

Costa do Sauípe está localizada em uma Área de Proteção Ambiental e possui fauna e flora bastante preservadas. É possível fazer trilhas em passeios ecológicos, observar plantas exóticas e animais raros. Uma equipe especializada está sempre pronta para contar todos os detalhes do local.

Na orla de seis quilômetros de praia selvagem, os coqueirais dominam a paisagem. Mais para dentro, encontram-se suaves dunas de areia muito branca, pontuadas por trechos de mata atlântica, lagoas e rios.

Costa do Sauípe – Clima

região da Costa do Sauípe possui clima temperado, com temperatura média anual de 27º C e a umidade relativa do ar varia entre 80% e 90%. A temperatura da água do mar sofre variação em torno de 25º C.

Costa do Sauípe – Cultura

Na Costa do Sauípe, pode-se travar um contato íntimo com as tradições e costumes dos baianos, conhecer o trabalho dos artistas de projeção em mostras nos hotéis, apreciar os ritmos e danças nas oficinas culturais e nos shows diários da Vila Nova da Praia, degustar pratos e bebidas nos restaurantes e bares típicos e, até, participar de manifestações religiosas em um Centro Ecumênico feito para seguidores de qualquer crença.

Melhor época para visitar Costa do Sauípe

A estação chuvosa – aquela com maior umidade e mais chuvas – vai de abril a junho. Esse é provavelmente o período mais desfavorável para visitar a Costa do Sauípe, embora a chuva normalmente se concentre em algumas horas do dia.

De dezembro a março é alta temporada na vizinha Salvador e um pouco por toda a Bahia, e você deve levar em consideração se estiver planejando fazer passeios pela região. De dezembro a março é a melhor época para quem quer observar a exuberância e o lado musical da Bahia. As temperaturas durante estes meses são altas, mas não chove muito e a umidade é mais baixa.

Agosto a novembro são meses de transição, com clima muito agradável. As temperaturas do ar estão na faixa de 23º-28ºC, enquanto as temperaturas da água do mar permanecem entre 25ºC e 28ºC (não variam ao longo do ano). Isso é ótimo para ir à praia, windsurg e esportes aquáticos.

Costa do Sauípe – Atrações

Praia da Barra do Rio Sauípe: Com ondas fortes e areia branca, apresenta trechos com recifes que formam piscinas naturais boas para banhos. É adequada também para a pesca. No trecho próximo à margem esquerda do Rio Sauípe, a praia tem águas calmas e grande faixa de areia com barracas. Um denso manguezal cobre a outra margem do rio.

Parque Sauipe

É uma reserva biológica que tem o objetivo de estimular a conservação do ecossistema e fornecer material de reflorestamento do Litoral Norte. Também é uma ótima opção para ter mais contato com a natureza dentro de seus 66 hectares de Mata Atlântica preservadas.

São rios, lagoas, trilhas para caminhadas e prática de esportes ecológicos, 250 espécies de pássaros, um túnel de observação da fauna, um Museu de História Natural, uma loja de artesanato e muitas outras opções para o hóspede e turista que quer conhecer mais da biodiversidade da região.

Centro Náutico

Quem prefere esportes náuticos também tem vez na Costa do Sauípe. À beira da Lagoa da Vaca Tonta, o destino oferece mais de 15 modalidades esportivas monitoradas por profissionais treinados dentro das normas e padrões internacionais. Na lagoa e no mar, são várias opções de diversão e entretenimento para todas as idades.

Centro Equestre: Neste complexo há uma verdadeira mini-fazenda onde o hóspede poderá ter contato com animais de várias espécies e cavalos de raça. É um ótimo programa para as crianças, que podem interagir com os bichos e fazer cavalgadas por diversos ambientes da Costa do Sauípe.

Vila Nova: Um típico vilarejo da Bahia, a Vila Nova da Praia. Aqui, a alegria de viver está expressa no rosto das quituteiras que preparam os acarajés e beijus, nas fachadas das casas, nas lojinhas e nos restaurantes.  A Vila convida a uma experiência única na Costa do Sauípe.

Natureza: A área onde fica a Costa do Sauípe é uma das mais belas do litoral baiano. Ecossistemas diversos convivem em harmonia, criando paisagens de tirar o fôlego. A fauna desse trecho do litoral também é privilegiada, com tartarugas-marinhas, baleias e pássaros raros.

Costa do Sauípe –  O que fazer

Centros Esportivos: Na Costa do Sauípe, não faltam atividades esportivas e de lazer para quem gosta de exercitar o corpo ou mesmo para quem quer viver novas experiências, como andar a cavalo, descer numa tirolesa ou aprender a jogar golfe. São diversas opções; basta você escolher as que mais têm a ver com você.

Sauípe Country: Experimente as delícias de viver no campo cavalgando pela região acompanhado de guias e desfrute até de aulas de equitação. Além disso, conheça a minifazenda do Sauípe. As crianças vão adorar.

Sauípe Golf: Um dos mais belos campos do País, com 18 buracos e estrutura para torneios nacionais e internacionais de qualquer porte.

Sauípe Nautica: São diversas modalidades esportivas monitoradas por profissionais treinados. Na lagoa e no mar, são várias as opções de diversão e entretenimento para todas as idades.

Sauípe Sports: Da cesta de três pontos ao gol de bicicleta, no Sauípe Sports nossos hóspedes escolhem o esporte que preferem praticar com a família e os amigos. Tem até um incrível trapézio para todo mundo se divertir.

Sauípe Tennis: As 15 quadras são palco das mais emocionantes partidas realizadas em torneios de tênis no Brasil. Divirta-se também em quadras de paddle e squash.

Vila Nova da Praia

A Vila Nova da Praia é o ponto de encontro de todo mundo na Costa do Sauípe.

Todos os dias, a vila oferece uma completa programação para adultos e crianças, com shows musicais e de dança, mostras de artistas plásticos, oficinas de artesanato e uma atração especial a cada noite.

Os hóspedes podem ainda visitar a tenda de massagens, aproveitar as delícias oferecidas pelos restaurantes e barzinhos ou fazer suas compras em lojas que oferecem os mais diversos produtos, de artesanato a joias.

Sauípe SPA

Na Costa do Sauípe, todo hóspede é convidado a cuidar de sua saúde de uma maneira muito especial.

São tratamentos que têm como objetivo restabelecer e harmonizar as energias. O Sauípe Spa tem tratamentos estéticos e corporais, Fitness Center, hidromassagem, sauna e salão de beleza.

Profissionais especializados em técnicas de massagem, terapias faciais e corporais garantem momentos de muito relaxamento, que vão tornar a visita ao complexo ainda mais inesquecível.

Costa do Sauípe –  Ecoturismo

City Tours: Salvador e Praia do Forte
Tours a pontos turísticos: Mangue Seco, Baía de Todos os Santos, Recôncavo Baiano e Pelourinho
Eco Tours: Rio Pojuca, Praia da Espera, Imbassaí e Vila de Santo Antônio, Camurujipe e Sapiranga
Mergulho e Snorkeling: Piscinas naturais da Praia do Forte, curso e batismo em mergulho autônomo (PADI básico e avançado), Barracuda e Ponta da Falha
Passeios de lancha e escuna
Pesca oceânica
Parasail
Passeios de quadriciclo
Canoagem
Observação de baleias

Costa do Sauípe – Praias

Costa do SauípeCosta do Sauípe

A praia da Barra do Rio Sauípe é a mais frequentada devido ao encontro entre as águas mornas do mar e as águas tranqüilas do rio. É excelente para a prática de esportes náuticos, como caiaque, jet-ski, banana-boat.

Perfeita também para quem quer relaxar ou saborear um dos quitutes servidos nas barracas.

A praia do Porto de Sauípe tem boas ondas que atraem os surfistas. Por toda a faixa costeira há uma grande concentração de bares, restaurantes e pousadas.

Fonte: www.brazil-travel-guide.com/guiadolitoral.uol.com.br/www.sabrinabraziltravel.com/www.triptobrazil.com/www.vivatenis.com.br

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.