Breaking News
Home / Turismo / Cumbuco

Cumbuco

PUBLICIDADE

O nome Cumbuco seria advindo de cumbuca, uma espécie de cabaça utilizada na cozinha. Mas, isso pouco importa diante da beleza da praia, a mais atraente do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Agasalhada por dunas branquíssimas e emoldurada por verdejante coqueiral, Cumbuco é um destino fascinante para quem busca contato com a natureza, descanso, lazer tranqüilo e, ao mesmo tempo, esportes cheios de aventura nas dunas ou nos verdes mares que banham a vila de pescadores e mais cinco quilômetros de orla.

Na praia do Cumbuco não faltam opções de passeios e o turista ainda desfruta de boas opções de hospedagem, gastronomia que agrada até os paladares mais exigentes e da companhia de nativos acolhedores. Por tudo isto, a praia transformou-se em rota obrigatória para quem visita o Ceará em qualquer período do ano. É bem verdade que Cumbuco cresceu com a chegada do turismo de massa. Contudo, mantém ares de antiga vila de pescadores. O passeio à praia, tão próxima à capital cearense e de fácil acesso, é certeza de vivenciar momentos inesquecíveis em meio ao cenário paradisíaco, onde o sol brilha quase o ano todo e a noite de céu estrelado convida ao romance.

Cumbuco
Cumbuco buggy

O melhor é desbravar as dunas em passeios de buggy, utilizando veículos de bugueiros cadastrados nas duas associações locais, que atuam em parceria. Seja o passeio com ou sem emoção, à escolha dos passageiros, o deslumbramento e a diversão estão garantidos. A primeira parada é na Lagoa do Parmamirim.

Cercada de dunas altas, lembra um oásis. Ali se pratica o famoso “esquibunda”, esporte nativo em que se usa uma tábua de madeira para deslizar desde o topo da duna até a base, num mergulho nas águas da lagoa. Nativos ensinam o divertido esporte. O lugar também é ponto privilegiado para apreciar a paisagem, num harmonioso encontro entre praia, serra e sertão.

A parada seguinte é na Lagoa do Banana, ideal para banho e passeios de barco, caiaque, jet ski e banana boat. Casas de veraneio se destacam na paisagem.

Bares e restaurantes fazem o receptivo dos visitantes. O passeio de buggy pela praia inclui, ainda, uma passagem nas ruínas do que foi cenário de gravações da novela global Meu Bem Querer. No retorno à vila de pescadores, jangadas com velas coloridas descansam à beira-mar à espera de aventureiros que queiram curtir a emoção de navegar pelos verdes mares do Cumbuco, conferindo a paisagem do mar para o continente.

Cumbuco também oferece passeios de jegue e a cavalo, sob a direção de nativos cadastrados pela Fundação de Desenvolvimento do Turismo e do Lazer (Fundetur), vinculada à Prefeitura. A ordem é diversão e lazer para todos com segurança e respeito ao meio ambiente. Para os mais acomodados, a dica é o passeio a pé e sem pressa pela areia para integrar-se à paisagem. Outra boa pedida é aproveitar as barracas de praia ao longo da orla, que oferecem o melhor da culinária praiana. Experimente o peixe grelhado e a peixada cearense.

A maioria das barracas de praia fica na área da vila, que cresceu com a chegada de veranistas que ergueram casas luxuosas. Mas, o lugarejo mantém sua simplicidade. Jangadeiros e outros nativos adoram um bate-papo. Um pequeno mercado conta com pontos de venda de artesanato a preços convidativos. O destaque são artigos de praia em crochê e bordados.

Agências de receptivo de Fortaleza realizam passeios de um dia ao Cumbuco, mas vale a pena aproveitar o lugar por mais tempo. A praia tem excelente estrutura para acomodação dos visitantes que desejarem curtir folgas prolongadas ou férias. São quase 600 leitos em hotéis e pousadas. E mais empreendimentos estão em construção, ampliando a oferta de leitos, em especial para turistas estrangeiros e apreciadores de vela, surfe, kite surf, windsurf e outras modalidades esportivas. Afinal, Cumbuco é considerada um dos principais destinos para praticantes de esportes náuticos, pois o vento sopra constantemente, impulsionando os desportistas em manobras radicais.

O pôr-do-sol no alto das dunas ou à beira-mar é um espetáculo imperdível que anuncia a chegada da tranqüila noite na praia do Cumbuco. A opção é o descanso e a conversa descontraída nos locais de hospedagem. Mas, aos poucos, a praia desperta para a vida noturna. Barracas e bares do lugar começam a investir em atrações musicais, sobretudo em períodos de alta temporada, para movimentar a vila quando a noite chega. Melhor para o visitante que poderá saborear as delícias do Cumbuco à luz do sol ou sob o brilho das estrelas.

Fonte: www.viagemdeferias.com

Cumbuco

Apesar de estar localizado apenas a 40 minutos de carro da Avenida Beira Mar de Fortaleza Cumbuco conseguiu preservar o ambiente buclico duma vila sossegada de pescadores. Nos meses de Junho até Dezembro praticamente não chove.

Nos outros meses pode haver pancadas de chuva e horas de sol no mesmo dia. Devido ao vento constante, o clima fica agradável e raramente abafado. A temperatura média está em torno de 28° C com poucas variações durante o ano.

Cumbuco é conhecido entre outros pela beleza de sua ampla paisagem de dunas e pelas numerosas lagoas de agua doce ao seu redor. Além de esportes aquáticos (Windsurf e Kitesurf) existem varias opções de lazer como por exemplo passeios a cavalo ou excurções emocionantes de buggy pelas dunas ou na praia.

Fotos

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

ARREDORES

Alèm da capital Fortaleza, se encontram perto de Cumbuco varias lagoas de agua doce com paisagens muito lindas, entre elas a lagoa do Banana que é boa para nadar e a lagoa do Cauípe que é ideal para o Windsurf e o Kitesurf. Alem do mais, o litoral cearense oferece varias das mais bonitas praias do Brasil. Destas se destacam as praias desertas e magníficas de Mundaú, Fleixeiras, Lagoinha, Canoa Quebrada, Caponga e Morro Branco que estão situadas a apenas 1-2 horas de carro de Cumbuco.

Cumbuco
Lagoa de Cauipe

Dentro de 3,5 horas chega-se de carro em Jericoacoara conhecido em todo o Mundo pela beleza de sua paisagem. Fora do litoral pode-se descobrir lugares interessantes no interior. Por exemplo, dentro de 2 horas de carro se alcança a Serra de Baturité com um clima fresquinho e agradavel devido à altura de cerca de mil metros acima do nivel do mar. A Serra de Baturité tem uma vegetação tropical exuberante com varias cachoeiras, vistas panorámicas deslumbrantes e muitas trilhas para caminhadas.

Cumbuco
Serra de Baturité

Todo ano em julho acontece o famoso “Fortal” de Fortaleza que é um dos eventos mais quentes fora da época do carnaval com muitos trios elétricos e muita animação durante 4 dias.

Fonte: www.casacolibri-cumbuco.com

Cumbuco

Cumbuco
Cumbuco

Localizada no município de Caucaia, a praia do Cumbuco, a 28 km de Fortaleza, é uma das primeiras paradas da Costa do Sol Poente para as emocionantes experiências que somente as praias do Ceará podem oferecer. À beira-mar, estão ancoradas jangadas para levar para um passeio pelo mar.

Para dar um tom de aventura à viagem, a melhor opção é alugar um buggy com guia e conhecer as inúmeras dunas ao redor da praia.

Há, no entanto, uma pergunta a ser respondida antes de se começar a explorar o mar de areia a bordo do buggy: “com ou sem emoção?”. Independente da escolha, não faltarão belezas naturais. É preciso, no entanto, procurar profissionais que sejam cadastrados na associação local.

Uma das atrações mais famosas do Cumbuco fica entre as dunas, a Lagoa do Banana, onde o visitante pode aproveitar diversas opções de lazer na água, como passeios de caiaque, lanchas e banana-boat.

Embora o Cumbuco continue sendo uma pequena vila, o visitante pode encontrar serviços de diversas categorias e preços, entre restaurantes, hotéis e pousadas.

O acesso ao local é feito pelas CE-085 e CE-090, ou seguindo as avenidas e estradas costeiras a partir de Fortaleza. Linhas de ônibus regulares e vans de agências especializadas também levam o turista até a praia.

Fonte: www.ceara.gov.br

Cumbuco

Cumbuco é uma das praias do litoral oeste preferidas pelos turistas que visitam o Ceará.

Com bons restaurantes e muito próxima de Fortaleza, a praia tem como maior atração os famosos passeios de buggy pelas dunas, além de outras atrações como passeios a cavalo e jangada.

Descoberto pelos turistas franceses na década de 80, o lugarejo se localiza numa estreita faixa entre imensas dunas brancas e a praia. Com apenas uma rua principal, que corta o local de ponta a ponta, Cumbuco oferece uma excelente infraestrutura hoteleira e lojas de artesanato.

É nas belíssimas dunas do Cumbuco que os visitantes percorrem trilhas, que podem ser feitas com ou sem emoção. Por trás das dunas se esconde uma lagoa onde é possível mergulhar sobre um skibunda, pequena tábua apropriada para escorregar nas dunas.

A praia é recomendada para a prática do windsurfe e também oferece boas condições para os amantes do surf. As dunas são perfeitas para os adeptos de trilhas de quadricíclos.

Cumbuco

SAIBA MAIS

Faça um passeio até a Barra do Cauípe – 6 km de coqueiros e dunas com o visual do mar e do sertão.

Visite a Lagoa do Banana, onde você encontra balneários com ótimos restaurantes, aluguel de jetski e esqui aquático.

Agende um mergulho na Lagoa do Parnamirim.

Não deixe de fazer um passeio de buggy na Duna do Funil, mas se você não gosta de emoções perigosas, peça ao motorista para fazer um passeio “sem emoção”. Por mais poética que seja a expressão, o passeio “com emoção” é adrenalina pura e pode não lhe agradar.

Fonte: roteiroceara.uol.com.br

Cumbuco

Cumbuco é uma praia maravilhosa, distante a 41 quilômetros de Fortaleza. Se você for de buggy vá pela praia até a Barra do Cauípe.

O trajeto é fantástico, 6 km de areia e coqueiros só para você. Pare em qualquer lugar do caminho e tome um banho sem ninguém por perto; dá para imaginar as possibilidades?

Outro programão é curtir as dunas de areia, mas precisa saber dirigir buggy muito mas muito bem. Se você for de carro há vários bugreiros que levarão você por preço a combinar. Os bugreiros oferecerão passeio “com emoção” e “sem emoção”. O passeio “com emoção” é bastante perigoso e não é para qualquer um; melhor veja os outros fazendo o percurso antes de decidir.

O que fazer em Cumbuco?

Praia, praia e mais praia. Um passeio nas dunas é uma opção quase que obrigatória.

Confira:

Cumbuco
Vista da Praia de Cumbuco

Cumbuco
Quilômetros de Praias para você curtir

Cumbuco
Dunas

Cumbuco
Dunas

Fonte: www.ceara.com

Cumbuco

Para quem busca sossego e praia em um só lugar, uma boa dica é a praia do Cumbuco, uma praia aconchegante, a 30 km da capital, Fortaleza. Por essa proximidade e pela tranquilidade, ela é uma das mais visitadas pelos turistas que se hospedam ou visitam a capital cearense.

Na última década, a praia se modernizou, a rede hoteleira se desenvolveu e hoje a praia já conta com bons hotéis, pousadas e restaurantes. Outro atrativo local são os passeios de buggy e jangada. Outro ponto interessante é a prática do Kite Surf, esporte que tem predominado na praia de Cumbuco e nas praias vizinhas em todo o estado, já que o estado é privilegiado com bons ventos, adequado para a prática do esporte.

O Windsurf também é outra atração para os esportistas que buscam um local agradável. Para quem gosta de ventos fortes, é bom lembrar que a temporada de ventos fortes é de setembro a fevereiro.

O comércio na área foi intensamente fortalecido pela presença de estrangeiros, que praticam o Kite Surf e se hospedam nos hotéis e pousadas localizadas na região. Os restaurantes e as barracas de praia oferecem cardápios variados. O pargo, peixe característico da região, com certeza, é a melhor opção na praia.

Fonte: www.tocadacotia.com

Cumbuco

Um dos principais cartões-postais do Ceará, a praia de Cumbuco pertence à cidade de Caucaia, a apenas 17 quilômetros da capital. Point dos fortalezenses nos finais de semana, a praia é local de embarque para tranquilos passeios de jangada e também de emocionantes tours de bugue em meio às dunas branquinhas que contornam a região.

“Lagoa do Banana reúne adeptos adeptos do windsurf, caiaque e jet-ski”

O passeio motorizado inclui visitas às belas lagoas de Cauípe e Parnamirim – onde a criançada faz a festa descendo os montes de areia em pranchas de madeira até cair na água. Na Lagoa do Banana, a mais concorrida da área, adeptos do windsurf, caiaque e jet-ski batem ponto o ano inteiro, assim como as lanchas que oferecem passeios de banana-boat.

Os ventos constantes em Cumbuco atraem a turma do kitesurf e fazem da praia um dos cenários preferidos para sediar etapas de campeonatos nacionais e internacionais. E por falar em esportes radicais, os surfistas também encontram um belo pico na região. A praia de Icaraí oferece excelentes ondas e freqüentemente reúne os maiores nomes do surf mundial nos campeonatos ali realizados. Entre uma manobra e outra, a garotada aproveita para degustar as delícias regionais – peixes e caranguejos – servidas com fartura nas barracas à beira-mar.

Cumbuco
Cumbuco: Bugues circulam pelos montes de areia e levam a praias e lagoa

As dunas e as lagoas que emolduram Cumbuco fazem da vila de pescadores um parque natural de diversões. O destino é repleto de atividades na areia e na água, como passeios de jangada e de bugue, esquibunda e kitesurf.

Cumbuco

Um dos cartões-postais da região é a lagoa do Banana, movimentada nos finais de semana por conta das barracas instaladas ao redor. Dentro dá água, lanchas, jet skis, caiaques, pranchas de wind e banana-boats dividem a bela paisagem.

Cumbuco

Uma das maneiras mais divertidas de chegar ao local é através de um passeio de bugue em meio às dunas e coqueirais. O roteiro pode incluir ainda as lagoas de Parnamirim – com parada para banho e descida de esquibunda – e de Águas Cristalinas, de onde se tem uma bonita vista do rio Cauípe. O ponto final é a praia de Barra do Cauípe, com lagoa, barracas e esportes náuticos.

Cumbuco

O ponto de partida dos passeios de bugue, cavalo, jegue, quadriciclo e jangada é a praia de Cumbuco, a preferida dos adeptos do kitesurf, windsurf, surf e paraglider. O melhor período para a prática dos esportes é entre os meses de julho e fevereiro, quando sopram os ventos alísios.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br

Cumbuco

Uma praia localizada no nordeste brasileiro que é conhecida pelo nome de Praia do Cumbuco, um dos mais belos locais para se visitar da região, contando com diversos pontos turísticos e atrações para você se divertir com toda sua família. A praia é repleta de belezas naturais e extensas áreas com uma areia ótima para se fazer passeios de bugues.

Aliás, existem locais para alugar estes carrinhos muito simpáticos e fazer um tour por suas vastas dunas. Alguns esportes também são muito praticados na praia, como por exemplo, o Windsurf e o Kitesurf.

Na Praia de Cumbuco o que não vai faltar para você é diversão e o que fazer, ótimo para dar um tempo no trabalho e fazer coisas que saem da sua rotina de cada dia.

Veja agora algumas fotos da Praia de Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Cumbuco

Fonte: turismo.culturamix.com

Cumbuco

Através dos anos a praia de Cumbuco tem se adequado às exigências de quem visita, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 20 restaurantes, de especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional entre outras.

Outro destaque importante de Cumbuco são as praias paradisíacas e as lagoas.

A praia de Icaraí fica a só 10km de Cumbuco e a região é de fácil acesso, existem trasportes alternativos e ônibus a custo bem econômico.

Cumbuco conta com excelente localização no Nordeste Brasileiro, especificamente na Costa Oeste do Ceará, inserida na região Metropolitana de Fortaleza, distante aproximadamente apenas 30 kn do Centro da Capital cearense. O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090.

Sua posição privilegiada é muito procurada por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos passam por essa região.

Windsurf e kitesurf são os mais praticados. Por outra parte, tanto Cumbuco como todo o município de Caucaia, conta com uma ótima infra-estrutura de hospitais, escolas, clubes, parques saneamento, estradas, agências bancárias, correio, comércio em geral, transporte (ônibus, trem), estádio e ginásios poliesportivos, além de infra-estrutura turística, hospedagem e alimentação.

Cumbuco
Cumbuco

Fonte: www.portalcumbuco.com.br

Cumbuco

Cumbuco é uma charmosa vila de Pescadores localizada no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, a capital do estado do Ceará.

A paisagem é tomada por dunas, que junto com as lagoas emolduram essa praia, que é uma das melhores da região Nordeste.

Em Cumbuco a diversão é garantida. Na areia ou na água é possível praticar diversas modalidades esportivas como kitesurf, windsurfe, caiaque, surfe, parapente, jet ski, passeios de lanchas, passeios de bugue, cavalgada e muito mais.

Um dos cartões-postais da vila, e também palco de várias atividades náuticas é a lagoa do Banana. Nos finais de semana várias barracas são instaladas na lagoa, o que faz o lugar ficar muito movimentado.

Na areia o visitante poderá se divertir com passeios de bugue, cavalgada e quadriciclo, sendo estes uma bela maneira de se conhecer toda a região e ir até as lagoas.

Pelo fato do kitesurf e Wind serem muito praticados na região, inclusive este é considerado um dos melhores lugares do nordeste para a aprendizagem desses esportes, as pousadas se adaptaram para esse tipo de turistas, e muitas delas possuem grandes espaços para a manutenção dos equipamentos.

Na hora que bater aquela fome, fique tranquilo, pois devido ao grande número de turistas, inclusive estrangeiros, há estabelecimentos de alimentos e bebidas de vários gêneros e de muita qualidade.

Apesar de muito diversificado, os estabelecimentos que mais se destacam em Cumbuco são as creparias e churrascarias.

Fonte: meguiabrasil.com

Cumbuco

10 motivos para vir ao Cumbuco

1. Cenário incrível:

O Cumbuco tem uma paisagem maravilhosa! A praia, os coqueiros, e as dunas fazem do Cumbuco um lugar incomparável e muito prazeroso.

2. Variedade de diversão:

No Cumbuco, você encontra várias maneiras de se divertir: passeios de buggy, prática de esportes, banho de mar, bares, restaurantes e muito mais!

3. Havaí dos Ventos:

O Cumbuco é conhecido pelos bons ventos que trazem esportistas do mundo inteiro para praticiar kitesurf, windsurf e muitos outros esportes.

4. Água doce e salgada:

O Cumbuco conta com um paraíso doce, além de sua bela praia. As lagoas do Cumbuco são conhecidas por possuirem belas paisagens e serem tranquilas para curtir com a família.

5. Dunas:

Você pode passear belas dunas do cumbuco, praticar ski-bunda e ainda aproveitar o pôr-do-sol.

6. Paraíso Gastronômico:

O Cumbuco conta com restaurantes renomados, que oferecem o que há de melhor na gastronomia. Desde pratos típicos aos pratos de outras culturas.

7. Hotéis:

O Cumbuco conta com uma variedade de hoteis e pousadas de alto padrão. Com várias opções de lazer e vista privilegiada.

8. Relaxar:

Com essa bela paisagem, a tranquilidade e a familiaridade do Cumbuco, você pode relaxar a esquecer os problemas.

9. Artesanato:

Você pode conhecer o que o Cumbuco oferece em artesanato. A variedade é grande e os produtos são ricos.

10. Um lugar de história:

O Cumbuco é um lugar rico em história, que vão desde a vila de pescadores, jangadeiros, até a grande quantidade de estrangeiros que habitam o local. Rico em cultura, você pode conhecer tudo o que deixa esse lugar tão tradicional e surpreendente.

Fonte: www.vemprocumbuco.com.br

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.