Breaking News
Home / Turismo / Itapema

Itapema

História

PUBLICIDADE

A colonização açoriana no litoral catarinense, mais precisamente, nas planícies da Enseada de Porto Belo teve início juntamente com o trabalho de catequização realizado pelos jesuítas, pelos idos de 1700. Nesta época, na região que viria a ser Itapema, não havia a presença dos colonizadores.

Os portugueses instalaram-se mais ao sul, na Enseada de Porto Belo, antigamente chamada de Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo. Das doze povoações que deram início à colonização da província de Santa Catarina, somente Ganchos (atual Governador Celso Ramos) não levava o nome do santo, característica da presença de padres jesuítas.

A povoação da localidade se deu por conta de um intrépido português de nome Justino José da Silva. Em 1817, devido à abundância de peixes nas costas de Zimbros e Garoupas, o negociante propôs-se a formar em Garoupas, um estabelecimento para pescarias, semelhante ao que havia em Portugal.

Foi idéia do então ministro Thomaz de Villa Nova Portugal fazer naquela enseada um porto de apoio para a esquadra portuguesa. Com a construção de uma ribeira de naus, com madeiras procedentes de Itajaí, Camboriú e Tijucas, teve início a fundação de uma colônia de pescadores, oriundos de Ericeira (Portugal).

Cento e vinte pessoas foram estabelecidas no local que se chamou de Nova Ericeira, abrangendo toda a costa Enseada. O povoamento acabou-se transformando em vilarejo.

Em 1822, com a independência do Brasil em relação a Portugal, a prosperidade do empreendimento pesqueiro de Villa Nova ficou comprometida. Os colonizadores ficaram a mercê de si próprios, em terras impróprias à cultura e além do que, o que sabiam fazer era somente pescar, sua profissão. Devidos às contigências, estes portugueses tiveram que trabalhar em outros negócios além da pesca. Alguns foram para o comércio e outros para a lavoura.

O primeiro nome foi Tapera, devido ao tipo de casas construídas sendo que os primeiros habitantes de Itapema eram açorianos.

Em virtude dos ataques de piratas no ano de 1800, muitas famílias abandonaram o local, mas Tapera voltou a se organizar em 1850, elevando-se a categoria de vila, pertencendo a Porto Belo. Em 1921, recebeu o nome de Itapema e tornou-se distrito em 1924, incorporada ao Município de Camboriú, enquanto Porto Belo passou a pertencer a Tijucas. Em 1926 os dois Municípios se reorganizaram e voltaram a formar o antigo Município de Porto Belo.

Por iniciativa de vereador Olegário Bernardes, que também representava o distrito, foi elaborado um projeto de lei para a criação do Município de Itapema, sendo aprovado pela lei estadual de 28/02/1962. Assim o governador do Estado, Celso Ramos, nomeou como primeiro prefeito provisório, em 21 de abril de 1962, o Sr. Osni Santos.

Atualmente, Itapema é o 29º maior município de Santa Catarina sendo que é o município que mais cresceu entre 2000 e 2010 segundo o senso do IBGE de 2010 com um crescimento de 77,1% passando de 25.869 habitantes em 2000 para 45.814 habitantes em 2010.

Itapema também é o 3º município que mais recebe turistas no Estado de Santa Catarina e vem investindo amplamente em obras de infraestrutura, saneamento básico e espaços de lazer, como o Parque Calçadão, para cada vez melhor atender os turístas que vem de diversos estados do Brasil e países do Mercosul.

Fundação: 21 de Abril de 1962

Gentílico: Itapemense

Área: 59.022 Km²

Orla Marítima: 14 km

População: 45.814 hab. – IBGE 2010

Densidade: 620,6 hab. Km²

População Flutuante: aprox. 1.240.000

Taxa de alfabetização: 95,6%

Corrente elétrica: 220v

Temperatura média: 16,7 ºC à 29,7 ºC

Datas festivas:

02 de fevereiro (Nossa Senhora dos Navegantes – Padroeira)
21 de abril (Aniversário de Emancipação Político-administrativa do Município)
13 de junho (Santo Antônio – Padroeiro da cidade)

TURISMO

PRAIAS

Ilhota

Ótima para quem gosta de emoções, pois tem águas cristalinas e muito fortes, vindas do mar aberto, forma um conjunto ideal para quem busca aventura, distante 3,5 Km do centro, seguindo pela BR 101.

Plaza

Praia que atende a infra-estrutura do paradisíaco Itapema Resort.

Praia do Cabeço ou Grossa

Seguindo pelo Canto da Praia, entre o verde e o mar, a Praia do Cabeço ou Grossa, também conhecida, está situada a 5 Km do centro. Um lugar para relaxar entre os arbustos e grama. Praia excelente para prática do surf.

Canto da Praia

Uma praia sem ondas, ideal para as crianças brincarem sem correr quaisquer riscos. Chamada de o “reduto dos pescadores”, onde podem ser encontrados os barcos de pesca e diversos barzinhos convidativos, também poderão ser experimentados os famosos frutos do mar em restaurantes especializados.

Praia de Itapema / Centro

Mar tranqüilo e excelente estrutura nos serviços, a realização de eventos esportivos e os bares convidativos, fazem com que seja um dos pontos mais freqüentados.

Meia Praia

É a maior e principal de Itapema. É caracterizada pelo grande número de prédios, o comércio bem estruturado e inúmeros barzinhos na orla marítima e avenida principal. Com diversos hotéis e pousadas, Meia Praia também possui o Parque Calçadão, um excelente local para lazer dos turistas e da população em geral, com ciclovia e passeio para pedestres.

CACHOEIRAS

A indescritível beleza natural das cachoeiras em meio ao verde das montanhas que circundam a cidade, faz dela mais uma opção de turismo ecológico. A cachoeira do Sertão, localizada no Morro Feijó, Cachoeira do São Paulino por localizar-se no Morro São Paulo, no Bairro Várzea, no Bairro Alto Areal, localizado na Serra dos Macacos nasce o Rio Itapema onde se encontram as mais belas cachoeiras da cidade. Entre outras, a mais conhecida é a cachoeira Manarick.

TRILHAS ECOLÓGICAS

Locais aprazíveis para os amantes deste esporte. Trilhas que cortam as montanhas que compõem a Serra do Mar, podem ser desfrutadas para caminhadas, passeios de motocicletas e Jeep.

PEDRA QUE BOLE

Localizada a 3 Km do centro de Itapema, uma pedra que move-se com o bater da água do mar, abrigando a lenda de um estrangeiro que apaixonou-se pela menina mais bonita do povoado, e que após ferido e atirado ao mar pelo pai da moça, a mesma atirou-se ao mar para junto do namorado. Posteriormente os corpos foram retirados abraçados do mar.

COSTÃO

Considerado um dos pontos mais bonitos de Itapema. Um lugar onde pode-se caminhar sobre as rochas, admirando a orla marítima da cidade, além do som do mar agitado por entre as pedras, muitos turistas aproveitam para pegar conchinhas e levá-las de lembrança.

Fonte: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema

Itapema

Quem visita Itapema pela primeira vez se encanta e volta sempre fascinado pela sua natureza exuberante composta de belas praias, riachos e morros cobertos pela Mata Atlântica.

Com locais paradisíacos, despontam as praias com águas verdes-esmeraldas, formando um cenário convidativo para quem procura lazer e sossego rodeado pela natureza. Itapema tem sua gente um povo gentil e hospitaleiro, possui uma grande estrutura de serviços, que inclui excelentes hotéis, restaurantes e bares.

As seis praias de Itapema podem ser consideradas as maiores belezas de Itapema. Praias de águas calmas para as crianças ou de ondas fortes para os surfistas são encontradas facilmente ao longo da orla.

Faça um passeio em cada uma delas:

Ilhota

Para quem gosta do surfe, uma boa opção é a praia da Ilhota, com 755 metros de extensão. Distante 3,5 quilômetros do centro da cidade, com acesso pela BR-101, tem águas cristalinas e boas ondas vindas de mar aberto.

É considerada um recanto dos surfistas, que também costumam freqüentar a praia ao longo do Plaza Itapema Resort, paradisíaco hotel que tem até campo de golfe. É Ilhota, onde a força das águas empresta emoção aos que curtem desafiar as ondas. É conhecida como o reduto dos surfistas. O cenário agreste, decorado por muito verde a areia branca, forma um conjunto ideal para quem busca aventura.

Praia Grossa

A praia do Cabeço ou Grossa também é outra boa opção para a prática do surfe. A natureza marca presença no local, que mescla o verde e o mar ao longo de seus 563 metros de faixa de areia. Ela está situada a 5 quilômetros do centro. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a Praia Grossa é mais do que sol e mar; é lugar onde a natureza se mostra por inteira.

Costão

Caminhar sobre rochas do Costão pode ser traduzido como um verdadeiro encontro com a liberdade. O marulhar das ondas no rochedo só perde em encanto e beleza para a visita que abre, mostrando a orla marítima de Itapema por inteira.

Canto da Praia

Já para quem curte águas calmas, sem ondas, a melhor opção é o Canto da Praia. Principal reduto dos pescadores, é ideal para famílias com crianças. O local ainda tem excelentes opções de gastronomia, com bares e restaurantes que oferecem uma variedade de pratos à base de frutos do mar.

A vida simples, o trabalho artesanal, a vocação pesqueira, fazem do Canto da Praia um lugar especial. Ideal para quem busca descanso e sossego. O local alia a tranqüilidade do mar à beleza do verde, completando o cenário com diversos restaurantes especializados em frutos-do-mar.

Itapema

Uma das melhores estruturas de serviços está na praia central de Itapema. O 1,5 quilômetro de extensão é ideal para a prática esportiva e os bares ao longo da orla fazem com que a praia seja um dos pontos mais freqüentados durante o verão. No centro de Itapema, natureza e progresso conseguem alcançar seu ponto máximo de harmonia. A praia divide espaço com excelentes hotéis, bares, restaurantes e centros de lazer.

Meia Praia

Mas de todas as praias de Itapema a maior e mais famosa é Meia Praia. Sua extensão de quase 5 quilômetros é caracterizada por uma excelente infra-estrutura turística, com bares, restaurantes, casas noturnas, hotéis, pousadas e comércios.

As diferentes opções de lazer fazem com que Meia Praia seja considerada o ponto alto da animação dos turistas. Meia Praia não pára. O mar é um verdadeiro convite para curtir todos os dias. Quando o sol se põe os bares ficam repletos de turistas que usufruem ao máximo de sua vida noturna.

Fonte: ecoviagem.uol.com.br

Itapema

Distância de Florianópolis – 60 km

Distância de Porto Alegre – 540 km

Distância de Curitiba – 220 km

Distância de São Paulo – 640 km

Aeroporto de Florianópolis – 72 km

Aeroporto de Navegantes – 30 km

Principais Atrativos Turísticos: Praia do Centro, Meia-Praia, do Costão

Situada a 12 quilômetros de Balneário Camboriú e a 60 quilômetros de Florianópolis, Itapema é o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. As belezas naturais e a localização geográfica, certamente, contribuíram para que o município revelasse sua vocação para o turismo.

Com 7 quilômetros de orla marítima, Itapema oferece a todos os moradores e visitantes um dos melhores banhos de mar do litoral Centro-Norte. Isso porque o código de construções foi rigidamente implantado. Ao contrário de outros balneários, os edifícios (a maioria baixo) foram planejados para evitar que a sombra invadisse a faixa de areia, larga e clara – garantindo quase um dia inteiro de sol na praia, com água a uma temperatura agradável.

Praias para todos os gostos:

Cinco praias com características distintas e de fácil acesso fazem de Itapema um dos lugares mais requisitados do litoral catarinense. Há praias para quem adora se expor ao sol e se banhar. Há praias movimentadas, onde até o palmo de areia é disputado; outras para quem quer ficar em paz com a natureza. Há ainda as mais agrestes, locais onde ainda hoje, sobrevivem vilas de pescadores artesanais, próprias para aqueles que fogem do agito e buscam sossego.

A praia de Itapema, por exemplo, fica bem no centro, entre Meia Praia e a Praia de Ilhota. Com mar calmo e cristalino, divide espaço com grandes hotéis, bares e restaurantes. Já a Meia Praia é a maior de todas, a mais conhecida e a mais frequentada pelos turistas.

O comércio é diversificado e possui uma rede imobiliária bem estruturada. No final de tarde, quando o sol se põe, os bares ficam lotados e a paquera rola solta, numa mistura de gente bonita, alto astral e o mais belo visual do mar. Para aqueles que preferem o sossego, entretanto, a praia do Costão ou Canto da Praia é o lugar mais adequado.

Com um clima tranquilo de uma vila de pescadores, é possível fazer passeios de barco, desfrutar de um peixe fresquinho na beira da praia ou simplesmente apreciar a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Caminhar sobre as rochas do Costão e admirar a orla marítima é uma boa pedida para quem vai para esses lados.

Mais adiante fica a praia do Cabeço ou Grossa, que também merece destaque pelo visual. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a praia é selvagem e uma excelente opção para o surf devido as boas ondas que se formam.

Já a praia de Ilhota, fica próxima a BR-101 e é um dos recantos mais exóticos de Itapema. Formada com águas cristalinas e correntes fortes vindas de mar aberto – é ideal para quem gosta de desafiar as forças das ondas.

Como chegar

DE ÔNIBUS: Algumas empresas de ônibus fazem o trajeto direto até o município de Itapema. Outra alternativa é descer na cidade de Balneário Camboriú, distante 14 quilômetros de Itapema ou em Florianópolis, a 60 quilômetros.

DE AUTOMÓVEL: O acesso a Itapema é feito pela rodovia BR-101, duplicada, que passa à margem da cidade. A estrada nos encontra-se em excelentes condições. Aproveite para ver a cidade do morro do Boi é uma das vistas mais lindas do litoral brasileiro.

DE AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca de 30 quilômetros de Itapema. Outra alternativa é pousar no aeroporto de Florianópolis onde as companhias aéreas operam vários vôos para outras cidades brasileiras.

Fonte: www.guiasantacatarina.com.br

Itapema

Colonizada basicamente por açorianos, Itapema fica próximo de Florianópolis e Balneário Camboriú e é um dos destinos catarinenses mais procurados por turistas graças à beleza de suas praias, de seus riachos e morros cobertos pela mata atlântica e à infra-estrutura do local, com excelentes opções de hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas.

A praia mais concorrida do município é a Meia Praia, por ter uma vida noturna intensa e as melhores opções gastronômicas da cidade. As demais praias também têm seu público cativo, assim como as cachoeiras e trilhas ecológicas que contornam o município.

Itapema
Itapema – SC

Itapema
Vista da cidade de Itapema – SC

HISTÓRIA

1670: Havia pescadores e colonos açorianos na região, e o local era conhecido por Tapera graças ao estilo das moradias construídas na época.

1800: Por causa de um ataque de piratas, os moradores abandonaram a região.

1850: Reorganização da região e acontece sua elevação à categoria de vila, anexa ao município de Porto Belo.

1924: Passando a ser um distrito de Camboriú, Itapema recebeu seu nome atual.

1926: Porto Belo é emancipada e volta a anexar Itapema ao seu município.

1962: Em conseqüência de um projeto de lei criado pelo então vereador de Porto Belo Olegário Bernardes, é criado o município de Itapema.

Anos 1970: A economia da cidade, baseada no turismo, avança.

Anos 1980: Itapema vira pólo turístico, o que impulsionou a indústria da construção civil.

Fonte: www.sctur.com.br

Itapema

Situada num dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, Itapema é famosa por suas belas praias e pela infra-estrutura hoteleira de primeiro mundo.

HISTÓRIA

O povoamento de Itapema iniciou-se em 1748, com a vinda de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou o linguajar, as crenças, o gosto pela música, o folclore e a conduta ordeira e pacífica. Itapema pertenceu a Camboriú e a Porto Belo até ser emancipada, em 1962.

TURISMO

Itapema dedica-se ao turismo durante o ano inteiro. Situada em um dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, tem nas praias e nas atividades náuticas seus maiores atrativos. É uma praia luxuosa, com grandes barcos e iates flutuando em suas águas.

Praia

De todas as praias de Itapema, a maior e a mais famosa é a Meia Praia, que conta com uma ótima infra-estrutura turística: bares, restaurantes, casas noturnas, comércio e serviços em toda a orla e na avenida principal. Reserve um tempo para conhecer também a Praia do Cabeço, que tem as melhores ondas para o surf; o Canto da Praia, reduto dos pescadores; a Praia do Estaleiro e a Praia da Ilhota, ainda agreste, de mar aberto e ondas fortes. Não deixe de ir à Praia do Costão, considerada uma das mais bonitas da cidade, e à Praia de Itapema, a mais freqüentada e de melhor estrutura de serviços, onde são realizados inúmeros eventos esportivos.

Natureza

Itapema localiza-se em uma baía cercada por ramificações da Serra do Mar. Além das praias, oferece outros atrativos, como aventuras ecológicas, trilhas por entre a vegetação nativa, nascentes de rios e cascatas… Do Morro da Guarita têm-se uma belíssima vista da cidade. Vá também ao Costão de Itapema, um dos pontos mais bonitos do município, de onde se pode observar toda a orla marítima.

Cultura

Em Itapema há diversas construções da época da colonização açoriana, com peças amplas, paredes de pedra, pé direito alto, portas em madeira maciça e janelas retangulares ou ovaladas no andar superior.

A cultura açoriana está presente também no modo de vida dos moradores, como por exemplo na pesca-de-arrastão, meio de subsistência de grande parte da população. A atividade concentra-se principalmente na Colônia de Pescadores Z-19, localizada no Canto da Praia, aonde os turistas podem observar as redes sendo retiradas do mar, carregadas de peixes.

Infra-estrutura turística

A infra-estrutura hoteleira de Itapema é de excelente padrão, com oferta de 3.000 leitos. Pousadas e campings são outras opções de hospedagem. Há intenso comércio, com destaque para os quatro centros comerciais, grande número de bares e restaurantes, além de várias casas noturnas.

DESTAQUE

Destaque para a Meia Praia, a maior e mais bem equipada praia da cidade, e para a Praia de Itapema, que oferece a melhor infra-estrutura turística e onde são realizados eventos esportivos.

CARACTERÍSTICAS

Data de fundação – 21 de abril de 1962.
Data festiva – 21 de abril (aniversário da cidade).
Principais atividades econômicas – O turismo é a principal atividade econômica do município.
Colonização – Açoriana.
Principais etnias – Açoriana.
Localização – Litoral, a 60km de Florianópolis.
Área – 586 km²
Clima – Mesotérmico úmido, com temperatura média entre 20ºC e 25ºC.
Altitude – 15m acima do nível do mar.
Cidades próximas – Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Porto Belo.

COMO CHEGAR

Itapema está às margens da BR-101, 60km ao norte de Florianópolis. Acesso aéreo pelos aeroportos Hercílio Luz, em Florianópolis, e Navegantes, a 42km de distância. Para quem vem pelo mar, Itapema está na Latitude 27°05’25″, Longitude 48°36’41″.

Fonte: www.guiacatarina.com.br

Itapema

O balneário é um dos poucos do Sul do país onde tudo funciona também na baixa temporada. No verão, o movimento é intenso nas praias, invadidas por famílias, jovens e surfistas, que também dividem espaço nos shoppings e nos bares ao longo da orla urbanizada.

“Praias da Ilhota e Grossa oferecem boas ondas e águas transparentes”

O ponto de encontro – dia e noite – é Meia Praia, onde estão concentrados os restaurantes de frutos do mar que capricham nas receitas inspiradas na cozinha açoriana. Com quase cinco quilômetros, é a praia mais extensa da cidade, abrigando ainda muitos hotéis, pousadas e bares.

A “concorrente” é Itapema, que tem mar tranquilo e boa infraestrutura. Frequentemente, é cenário para shows e eventos esportivos, quando fica ainda mais concorrida. Para fugir do burburinho, siga para Mata de Camboriú, a seis quilômetros do Centro e com excelentes pontos para banho na extremidade norte.

Itapema
Meia Praia: Turistas lotam a orla durante o verão

A turma do surf marca presença na Ilhota, de mar aberto e com águas cristalinas; e na praia Grossa, pequenina e acessível por trilha.

Entre maio e julho, porém, a prática de esportes náuticos é proibida na região por conta da pesca da tainha. Aproveite para conhecer a bela praia de Estaleirinho, em Balneário Camboriú, a apenas 17 quilômetros.

Ou, ainda, para curtir os sabores da região durante a Semana Internacional de Gastronomia, que acontece no final de julho, com participação de renomados chefs do país. O evento se estende também para os restaurantes das vizinhas Porto Belo e Bombinhas.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br

Itapema

Itapema, como todas as cidades litorâneas de Santa Catarina, teve como seus primeiros habitantes os índios de origem pacífica e cultura pesqueira. A parte do litoral que virou a cidade de Itapema mais tarde só começou a ser colonizada em 1670.

Os açorianos chegaram às praias de Itapema já com a idéia de fazer aquele pequeno pedaço de terra rodeada por mata ser seu lar. Logo algumas casas de colonos surgiram e o lugar foi nomeado de Itapera por causa da arquitetura das moradias.

Os ataques piratas eram muito comuns no ainda chamado Novo Mundo. Eles vinham atrás do ouro e da comida do litoral. O pequeno amontoado de casas chamado Itapera recebeu um violento ataque pirata em 1800 e diversas famílias abandonaram o local.

Porém, 50 anos mais tarde, as famílias voltaram e o local foi elevado a categoria de vila, pertencendo ao município de Porto Belo.

Em 1921, a vila recebeu o nome definitivo de Itapema, tornando-se distrito três ano depois, incorporada ao município de Camboriú. Porto Belo passou a pertencer a Tijucas. Desde 1970 o turismo começou a crescer em Itapema.

O bairro de Meia Praia chamou uma grande quantidade de turistas curiosos e maravilhados com a beleza natural da cidade.

Em 1980 a noite começou a virar febre, principalmente no bairro Meia Praia. Mesmo com muito agito noturno, Itapema nunca perdeu a graça e os ares de cidade calma.

Praias de Itapema

Ilhota

Quem gosta de emoções vai para Ilhota. As águas são muito claras e muito agitadas, vêem direto do mar aberto. Tem 755m de extensão e fica a 1,5km do centro de Itapema.

Praia do Cabeço ou Grossa

A 5 km do centro de Itapema está uma praia de 563m de extensão de ondas muito fortes. O surf é a lei das águas. Depois, para descansar, é só deitar na grama.

Costão

Uma trilha interessante pelas rochas do Costão dá a sensação de liberdade que todos que procuram ficar em contato com a natureza encontram. O barulho das ondas batendo nas rochas pode ser aprecidado. Sem contar na mais bela vista de Itapema.

Canto da Praia

Uma pequena marina indicada às crianças. A praia é rasa e sem ondas. A culinária local é destaque nos bares da orla, com peixes pescados ali mesmo, fresquinhos, na praia.

Praia do Centro

Uma das praias mais freqüentadas de Itapema. Além das águas claras e de temperatura agradável, é a que fica mais próxima do centro. Diversos bares e restaurantes seguem a linha de areia, prontos para atender quem quiser matar a fome depois de relaxar na areia ou curtir esportes.

Meia Praia

É a maior e principal praia de Itapema. Em seus quatro km existem um número enorme de construções civis. Também diversos restaurantes, hotéis e pousadas. É o ponto alto da noite.

Ecoturismo em Itapema

Essas trilhas e cachoeiras ficam do outro lado da BR – 101, ou seja, do lado oposto às praias no morro da cidade. Lá é possível fazer além das caminhadas, escaladas e outras atividades que não prejudique o meio ambiente, já que a área é preservada.

No caminho encontram-se as mais belas cachoeiras:

Cachoeiras do Sertão

A água abastece tanto o município de Itapema como os vizinhos. A água é clara e limpa, rendendo excelentes banhos. A vista é composta pela Mata Atlântica.

Cachoeira São Paulinho

É a mais bonita e atraente de Itapema. Não só o passeio pela Mata encanta, como as quedas maravilhosas servem de duchas naturais.

Rio Itapema

É uma área de preservação natural. O local tem crescido muito com aqueles que procuram lotes em Itapema.

Atrativos Históricos de Itapema

Passear pela Praça da Paz, inaugurada em 1999, mostra como Itapema não parou de crescer nunca. Lá, encontra-se uma concha acústica onde, tanto a comunidade quanto os turistas, podem conferir diversas manifestações artísticas como óperas e teatros.

Também pode passear ali perto, na Ponte dos Suspiros. Também ocorrem diversos shows na ponte, quem tem uma vista fantástica da flora local. Mas quem quer mesmo é agito, vai para o bairro Meia Praia. Lá tem a maior concentração de bares e restaurantes, além de casas noturnas que garantem a diversão para a noite toda.

Fonte: oradical.uol.com.br

Itapema

Itapema é o município que mais cresceu nos últimos anos em Santa Catarina com lindas praias e cachoeiras, ótimas opções de compras, lazer, muita natureza e diversão, no guia de Itapema você encontra dicas e informações úteis sobre, pousadas, hotéis, mapa, fotos de itapema, previsão do tempo, pontos turísticos, imobiliárias, construtoras, restaurantes, bares, baladas, serviços turísticos, utilidades, dicas de itapema, roteiros, surf e uma variedade de fotos para você conhecer melhor e viver esta cidade encantadora.

HISTÓRIA

Itapema é a cidade com a melhor infra-estrutura entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina. A constatação é de um guia elaborado pelo Jornal de Santa Catarina, em que mostra um comparativo entre todas as praias da região. Já no Diário Catarinense, Itapema fica atrás apenas de Jurerê Internacional, de Florianópolis, como a segunda melhor infra-estrutura de praia do Estado.

O Jornal de Santa Catarina analisou as condições de nove itens: guarda-vidas, chuveiros, banheiros públicos, acesso à praia, posto policial, calçadão, estacionamento, sinalização para turistas e iluminação. A praia com o melhor conceito fica em Itapema. A Meia Praia não teve qualquer item considerado ruim e se destaca pelo grande número de banheiros públicos e chuveiros, além do recém construído calçadão.

Em âmbito estadual, o Diário Catarinense considerou a infraestrutura como fundamental, já que facilita o acesso das pessoas à praia.

Segundo o periódico, as três melhores praias em infra-estrutura são, em ordem: Jurerê Internacional, Meia Praia e a Praia Central, de Balneário Camboriú.

Depois de conversar com moradores e turistas, testar os chuveiros, conferir passarelas e deques, percorrer trilhas e andar na beira do mar, foi possível reconhecer a exuberância do Litoral Catarinense.

Itapema é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 27º05’25” sul e a uma longitude 48º36’41” oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população é estimada em 2011 era de pouco mais de 46.000 habitantes.

Topônimo

“Itapema” é um vocábulo tupi que significa “pedra angulosa, com saliências pontiagudas e irregulares”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e pem (“anguloso”).

Colonização

Até a chegada dos europeus, no século XVI, o litoral de Santa Catarina era território tradicional dos índios carijós.

O Município de Itapema caracterizou-se, inicialmente, pela ocupação de povoadores açorianos que vieram para o sul do Brasil a partir de meados do século XVII. A ocupação da área que, no decorrer da história de ocupação se efetivaria em Itapema, tem seu início a partir da baía de Porto Belo, no decorrer do século XVIII e XIX.

Distante mais de 8 000 quilômetros de Santa Catarina, os açorianos que emigraram para o Brasil em meados do século XVIII (entre 1748-1756) têm suas origens das ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa e São Miguel. Os açorianos já alocados nas comunidades de São Miguel e Santo Antonio foram os responsáveis pelo povoamento da baía de Porto Belo, onde ajudaram a fundar a freguesia de Porto Belo em 18 de dezembro de 1824, depois transformada em vila em 13 de outubro de 1832.

Os descendentes desses imigrantes, no início do século XIX povoaram a região de Itapema, dando em 30 de dezembro de 1914, a Itapema sua primeira estrutura administrativa, com a criação de seu Distrito Policial.

Os açorianos continuaram nos anos posteriores a sua vinda, sua tarefa povoadora, expandindo-se para além da fronteira estadual. Os terrenos de suas moradias obedeciam ao modelo açoriano do litoral, ou seja, em forma de “espinha de peixe” onde em perpendicular à uma via central, se estendiam, originando um área retangular. Essa área, com os casamentos dos filhos, ia se subdividindo, organizando a família no interior desta área estreita e comprida.

Uma das conseqüências desta forma de organizar o espaço estava no acesso que era dificultado pela presença seguida dos terrenos, sem vias de circulação entre eles, havendo a necessidade de um longo percurso, caso houvesse a necessidade de deslocamento para o “outro lado”.

Tem-se que em 1852, admitia-se que já moravam em áreas do atual município de Itapema cerca de 980 descendentes portugueses e açorianos. Esse dado refere-se ao número de 51 engenhos de farinha de mandioca e de açúcar existente. Era muito comum as famílias possuírem os dois tipos de engenhos.

Considerando que, no litoral catarinense, a cada 3,5 famílias correspondia a um engenho e que cada família era formada por uma média de sete pessoas, chega-se a este número aproximado.

Nomes

A primeira denominação de Itapema foi Vila de Santo Antônio de Lisboa ou Tapera, termo que estava relacionado ao modelo de suas moradias.

Sua economia baseava-se na subsistência, sendo a pesca no litoral, além do plantio da mandioca e a produção de farinha, aliados a outros produtos como: milho, feijão, café, arroz e melancia.

O crescimento demográfico até meados do século XIX foi lento. A partir do fim deste mesmo século, Itapema recebe imigrantes de origem alemã, italiana e espanhola que logo acabam mesclando-se à população de origem açoriana. Esses outros povos exercem pouca influência cultural local, visto que as festividades, como a festa da padroeira – Nossa Senhora dos Navegantes – além das brincadeiras, como a Farra do Boi, Boi-de-Mamão e cantorias do Terno-de-Reis e festas do Divino foram trazidas e mantidas pelos açorianos.

A evolução político-administrativa do Município de Itapema segue passos bastante comuns àqueles municípios não planejados, passados por fases hierárquicas de importância sócio-econômica, até atingir a atual condição, ou seja, as pessoas de maior influência econômica acabam assumindo também cargos políticos representativos.

Evolução

A primeira fase do município se estendeu do período em que era qualificado como arraial até 1915. A condição de arraial não tinha nenhum prestígio político-administrativo, ficando subordinado à sede da freguesia a qual pertencia, representada nesse momento por Porto Belo. A sede do arraial, conhecido como Vila de Santo Antônio de Lisboa ou Tapera, localizava-se no bairro hoje identificado como Canto da Praia, bairro esse que ainda hoje abriga a maioria dos descendentes dos primeiros povoadores do município, carregando consigo as tradições locais.

Tem-se como primeira referencia à existência da Tapera o ano de 1804 a qual é feita na planta hidrográfica da baía de Porto Belo elaborada pelo comandante da canhoneira Araguary, existente no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. No ano de 1832 identifica-se , através de um documento não especificado, o nome de José Antonio da Silva como residente na Tapera, tornando-se o morador mais antigo de que se conhece.

No ano de 1912, o arraial da Tapera, a pedido de seus moradores, recebe uma nova denominação, passando então a chamar-se Itapema. Nos anos seguintes, com o aumento populacional em consonância com o aumento da importância econômica, Itapema foi elevada à categoria de distrito de paz (freguesia) em 2 de janeiro de 1915, através da Lei Municipal n° 28 da Câmara de Porto Belo, sendo seus primeiros juizes de paz eleitos em 14 de março de 1915.

Emancipação

Durante a fase de distrito, Itapema foi incorporada ao Município de Camboriú, no período de 1923 a 1925. Com o crescimento populacional no transcorrer da primeira metade do século XX, assim como da importância econômica, Itapema insere-se dentro das condições de ser nomeada município, fato esse que efetiva-se em 13 de janeiro de 1962, através da resolução número 62 da Câmara Municipal de Porto Belo, de autoria dos vereadores, então moradores de Itapema, Olegário Bernardes e Ernesto Francisco Severino.

No dia 31 de janeiro do mesmo ano, assume o primeiro prefeito eleito em Itapema, Olegário Bernardes, que a partir de então seria a representação política de uma população inferior a 3 500 habitantes, número alcançado apenas no Censo de 1970.

O processo de ocupação da orla foi se multiplicando no decorrer dos anos, exibindo contrastes entre as casas dos moradores locais, na maioria pescadores e, as casas de veraneio ou segunda residência, graças a procura cada vez mais elevada das pessoas de Itapema enquanto espaço de referencia no lazer de sol e mar.

A partir da década de 1980, acontece um significativo crescimento no setor habitacional do país, tendo a construção civil como um dos principais agentes ativos desse setor econômico. Em consonância ao que acontece em escala nacional, Itapema também apresenta uma expansão desse setor, resultando mudanças significativas na paisagem local, vinculada a uma aceleração dos fluxos turísticos colocando o município em destaque no cenário catarinense.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 27º05’25” sul e a uma longitude 48º36’41” oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população é estimada em 2011 era de pouco mais de 46.000 habitantes.

Turismo

Itapema é considerada a 29º maior cidade de Santa Catarina sendo que é o município que mais cresceu entre 2000 e 2010 segundo o senso do IBGE de 2010.

A cidade Teve um crescimento de 77,1%, passando de 25 869 habitantes em 2000 para 45 814 habitantes em 2010.

Itapema também é o terceiro município que mais recebe turistas no Estado de Santa Catarina e vem investindo amplamente em obras de infraestrutura, saneamento básico e espaços de lazer, como por exemplo, com a construção de um parque linear a beira do mar, na Meia Praia: o Parque Calçadão.

Praias de Itapema

Meia Praia

Itapema

Durante o dia ou à noite, Meia Praia não para. A maior praia da cidade de itapema, é também a mais procurada, com 4,5 km de orla que são um verdadeiro convite para curtir todos os dias, contando com um comércio diversificado e uma rede imobiliária bem estruturada. À noite, os bares, shoppings, lojas e restaurantes ficam repletos de turistas que usufruem ao máximo da sua vida noturna.

Praia do Centro

ItapemaItapema

Hotéis, bares e restaurantes transformam a praia central em um dos pontos mais movimentados da cidade, com águas cristalinas e areia fina possui um espaço reservado para a prática de esportes. As opções de compras e lazer são muito variadas.

Canto da Praia

ItapemaItapema

ItapemaItapema

No Canto da praia fica a vila de pescadores com seus barcos de pesca e onde encontramos peixes e frutos do mar para venda, ou pratos prontos em restaurantes que preparam delícias gastronômicas, é um local de águas calmas e uma bela paisagem, lá fica o trapiche de onde partem os barcos de passeio rumo à baía de Itapema.

Praia simples de grande litoral, é conhecida por ser reduto de pescadores, que moram nas proximidades do lugar. É um dos pontos mais visitados no município, recebendo diversos turistas durante o verão. É considerado um bom lugar para os que preferem praias mais tranquilas, onde se possa descansar e aproveitar um dia agradável na praia. Assim como em outras partes da cidade, alguns prédios e casas de alto padrão estão presentes na orla dessa praia, contrastando com uma parte em que diversas casas simples de pescadores também estão no lugar. Conta com boa infraestrutura próxima, mas uma boa dica é levar alimentos e bebidas e fazer um pic-nic. É uma boa opção para um dia tranquilo na praia, seja relaxando, tomando um refrescante banho de mar ou fazendo uma caminhada.

Praia do Cabeço

Itapema

Seguindo pelo Canto da Praia, a praia do Cabeço é selvagem e emoldurada por uma bela área verde. Distante 5 quilômetros do Centro de Itapema, o acesso se dá por tilhas e o mar é propício ao surfe.

Praia do Cabeço (formalmente Praia Grossa) é uma das últimas praias virgens do Sul do Brasil, o que faz dispensar outros comentários.

Com seus 563 metros de praia e 600.000 m2 de área privada, a propriedade conta ainda com duas baías cercadas de muita costa. Ao contrário de suas praias vizinhas, a Praia do Cabeço se manteve nativa e se tornou um santuário ecológico, mostrando o melhor da fauna e flora da Mata Atlântica brasileira.

O “Cabeço” está ao lado da linda Ilha do Hotel Plaza Itapema e oferece exclusiva vista à reconhecidamente belíssima Baía de Itapema, a Costa Esmeralda formada pelas praias de Porto Belo, Araçá, Estaleiro, etc.

A água do mar é límpida e quando está calma oferece excelente visibilidade, principalmente para a prática do snorkeling.

Como propriedade privada o Cabeço oferece ainda o mais exclusivo: o desfrute individual da Natureza, com toda a privacidade.

Praia Grossa

Itapema

A junção com a Mata Atlântica, com o mar e as pedras do costão, a praia grossa proporcionam um verdadeiro espetáculo da natureza. Um lugar para relaxar entre os arbustos e grama num total de 563 metros de área. Boa para pescarias, caminhadas e excelente para prática do surfe.

Praia de grande beleza e tranquilidade, é conhecida como um dos belos refúgios de Itapema. Cercada por mata nativa preservada, é uma praia pouco conhecida por turistas, e pouco explorada. Apenas algumas pessoas chegam ao lugar, e desfrutam de tranquilidade e contato com a natureza, aproveitando para repor as energias. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar calmo, de águas cristalinas, muito propício para o banho. Para os que gostam de aventura, uma trilha pela mata nessa praia é uma boa opção. O lugar não conta com infraestrutura, sendo indicado que o turista leve alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos, lembrando de levar consigo o lixo produzido para conservar essa bela praia. É uma ótima opção para um dia tranquilo na praia, em família ou com amigos.

Praia da Ilhota (Plaza)

Itapema

Situada a 3,5Km do centro de Itapema, a Praia da Ilhota também é conhecida como Praia do Plaza, devido à presença dominante do hotel de mesmo nome naquela área. A praia conserva ainda sua beleza natural. Possui águas cristalinas mas revoltas, de mar aberto. São cerca de 755 metros de areias fofas e grossas.

Nos dias de mar calmo, o veranista pode  aproveitar seu passeio relaxando nas areias brancas.

A ponta norte da Praia da Ilhota, com suas ondas perfeitas, é o “reduto dos surfistas” por ser ideal para a prática do surf. O hotel local oferece um campo de golfe à beira-mar e marina própria. Nesta praia se encontram restaurantes especializados em frutos do mar. O acesso é facílimo pois a Praia da Ilhota margeia a BR-101, no trecho entre Balneário Camboriú e Itapema.

Fonte: www.litoraldesantacatarina.com

Itapema

Itapema é o município que mais cresceu nos últimos anos em Santa Catarina com lindas praias cachoeiras e riachos, ótimas opções de compras, lazer, muita natureza e diversão, esse conjunto de belezas faz da cidade a terceira mais procurada por turistas no estado.

Situada ao norte de Santa Catarina, o estado que mais recebe turistas estrangeiros do Brasil, são 7 km de litoral fascinante formando uma baía de águas calmas e areia branca que ao longo se misturam ao verde da Mata Atlântica, rios e riachos, lagos e cachoeiras, com passeios de helicóptero, banana boat e lancha. O município não é um local somente de praia sol e mar, pois está se tornando um agitado centro da vida noturna e moderna, com uma infra-estrutura bem planejada de hotéis, pousadas, áreas de camping, restaurantes, shopping, lojas, cinemas, danceterias, boliches, lan houses, quiosques e muito mais.

Entre suas belezas podemos citar algumas como o Costão onde é possível caminhar sobre as rochas, a Praia da Ilhota ainda agreste e com fortes ondas, Praia Grossa ideal para o surfe, Canto da Praia o reduto dos pescadores, Praia Central onde acontecem eventos esportivos, e a mais movimentada das praias, Meia Praia, com seus prédios bem planejados e uma arquitetura que não passa despercebida.

História

Os primeiros habitantes de Itapema foram os Açorianos. A história começa por volta de 1670, nesta época já existiam algumas casas de pescadores e colonos. O primeiro nome dado à cidade foi Tapera, devido ao tipo de casas construídas. Em virtude de um ataque de piratas no ano de 1800, muitas famílias abandonaram o local, mas Tapera voltou a se organizar em 1850, elevando-se a categoria de Vila, pertencendo a ao município de Itapema.

Em 1921, recebeu o nome de Itapema, e tornou-se distrito em 1924 incorporado ao Município de Camboriú, enquanto Itapema passou a pertencer a Tijucas.

Em 1926, os dois Municípios se reorganizaram e voltaram a formar o antigo Município de Itapema. Por iniciativa do vereador (pelo instinto PSD) Olegário Bernardes, que também representava o distrito, foi elaborado um projeto de lei para a criação do Município de Itapema, sendo aprovado pela lei estadual 28 de fevereiro de 1962, assim, o governador do Estado, Celso Ramos, nomeou como primeiro prefeito provisório, em 21 de abri de 1962, o Sr. Osni dos Santos.

O turismo seria o grande impulsionador da economia de Itapema e desde os anos 70, o bairro de Meia Praia mostrou esta vocação turística. Em meados da década de 80, a noite de Itapema, principalmente a da Meia Praia, com seus bares e quiosques, começou a fervilhar durante todo o verão. Embora a agitação fosse crescente, a cidade não perdeu as características de uma praia calma. Nesse mesmo período, a cidade já aparecia como um dos pólos estaduais da indústria da construção civil, com uma corrida por imóveis para famílias de outras cidades e estados, interessadas em passar o verão nesta aprazível cidade à beira mar.

O município possui hoje, uma área de 58,6 Km² com 14.283 metros de orla marítima, e uma população em torno de 40.000 habitantes. O clima é subtropical, com intensa precipitação pluviométrica no verão e no ar úmido. As temperaturas máximas acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, 40º e desce em junho e julho, as médias ficam entre 16,7º e 29,7º

Distâncias entre Itapema e outras cidades Brasileiras

Cidades Distância (Km)
Curitiba (PR) 230
Porto Alegre (RS) 570
São Paulo (SP) 649
Rio de Janeiro (RJ) 1.145
Campo Grande (MS) 1.230
Belo Horizonte (MG) 1.236
Brasilia (DF) 1.657
Cuiabá (MT) 1.218

Distâncias entre Itapema e outras cidades Catarinenses

Cidades Distância (Km)
Itajaí 34
Navegantes – Aeroporto 27
Balneário Camboriú 14
Porto Belo 04
Penha – Beto Carrero World 45
Bombinhas 25
Brusque 65
Blumenau 85
Florianópolis 86
Joinville 119
Jaraguá do Sul 153
São Francisco do Sul 151

Distâncias entre Itapema e outras cidades da América Latina

Cidade Distância (Km)
Assunción (Paraguai) 1.286
Montevidéo (Uruguai) 1.479
Buenos Aires (Argentina) 1.834
Santiago (Chile) 3.859

Fonte: www.aluguelitapema.com.br

Itapema

FOTOS

Itapema
Praia de Itapema – Santa Catarina – Brasil

Itapema
Praia de Itapema – Santa Catarina – Brasil

Itapema
Praia de Itapema – Santa Catarina – Brasil

Itapema
Praia de Itapema – Santa Catarina – Brasil

Itapema
Praia de Itapema – Santa Catarina – Brasil

Itapema
Vista do Mirante do Encanto – Itapema

Itapema
Calçadão Meia Praia – Itapema

Itapema
Calçadão Meia Praia – Itapema

Itapema
Ilhota – Itapema

Itapema
Canto da Praia – Itapema

Itapema
Itapema

Itapema
Canto da Praia – Itapema

Itapema
Rio Perequê – Divisa entre Itapema e Porto Belo

Itapema
Praia Grossa – Itapema

Itapema
Canto da Praia – Itapema

Veja também

Hino Nacional da República Democrática do Congo

Debout Congolais PUBLICIDADE Debout Congolais (Levanta congolês) é o hino nacional da República Democrática do …

Locais Turísticos da República Democrática do Congo

BRAZZAVILLE PUBLICIDADE É um lugar muito interessante, muito verde, com uma Basílica, Mercados e o …

República Democrática do Congo

PUBLICIDADE O território que hoje leva o nome de República Democrática do Congo tem sido habitada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.