PUBLICIDADE
Catuaba – Eriotheca candolleana (K. Schum.) A. Rob.
Família: Bombacaceae
Nomes Populares: Catuaba, catuaba-branca (ES) e embiruçu.
Catuaba Branca
Catuaba Árvore
Características Morfológicas
Altura de 12-24m, com tronco liso de 40-50cm de diâmetro.
Folhas compostas digitadas, com 5-7 folíolos glabros da página superior e ferrugíneo pubescentes na inferior, de 5-8 cm de comprimento.
A Catuaba
É uma espécie de árvore brasileira, de médio a grande porte, atingindo de 12 a 24 metros de altura, esguia e com copa alta e estreita de rápido crescimento. É ornamental, principalmente pela folhagem delicada, ideal para o paisagismo e arborização de praças e avenidas. Sua madeira é empregada como miolo de portas, painéis, forros e brinquedos.
Conhecida pelas propriedades medicinais que os populares atribuem a ela: afrodisíaco, digestivo, diurético, expectorante, estimulante e tonificante.
Entretanto, uma das mais preciosas qualidades, está nos belos tons de laranja que tingem a lã, a seda e o algodão.
Ocorrência
Os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontâncea, o que é facilmente notado pela presença na árvore de pequenos flocos de pluma de cor creme semelhantes a algodão.
Em seguida deixar os frutos ao sol para completar a abertura e, retirar manualmente as sementes presas à plumas.
Pode-se também recolher as plumas após sua queda espontânea nas proximidades da árvore.
Um quilograma de sementes contém aproximadamente 19.000 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 6 meses.
Madeira
Madeira leve (densidade 0,43 g/cm3), macia, grã dierita, de baixa durabilidade natural.
Fenologia
Floresce durante os meses de julho-agosto. Os frutos iniciam a maturação em meados de outubro, prolongando-se até início de novembro.
Utilidade
A madeira é empregada como miolo de portas e painéis, forros, brinquedos, etc.
A árvore é bastante ornamental, pricipalmente pela copa estreita de folhagem delicada; presta-se admiravelmente para o paisagismo, principalmente para a arborização de praças e avenidas.
Como planta de rápido crescimento, é útil no plantio de áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: www.clubedasemente.org.br
Catuaba
Catuaba: Nome vulgar, segundo Lorenzi (1992), da espécie Eriotheca candolleana (K. Schum.) A. Rob., Bombaca- ceae.
Árvore que habita as matas pluviais da encosta atlântica, que atinge 12-24 m de altura e apresenta folhas compostas
Catuaba: efeitos e propriedades medicinais
A catuaba é uma planta medicinal também conhecida como catuaba-marapuama, catuaba-selvagem, catuaba-verdadeira, catuabinha, caramuru, tatuaba, dentre outros nomes populares.
A catuaba é a mais famosa das plantas afrodisíacas do Brasil, conhecida por sua capacidade de fortalecer as ereções.
Pertence a família Bignoniaceae.
Benefícios da catuaba
A catuaba é um afrodisíaco útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS). Na medicina popular brasileira, a catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento e fraqueza sexual.
A catuaba funciona como um estimulante do sistema nervoso, sobretudo quando se trata de impotência funcional dos órgãos genitais masculinos. É um afrodisíaco seguro, sem nenhum efeito nocivo. No Brasil é considerado um afrodisíaco com eficácia comprovada e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias).
Na Europa é feito um chá da casca de catuaba que é utilizado para fraqueza sexual, impotência, debilidade nervosa e exaustão. Herbalistas e profissionais de saúde usam a catuaba nos Estados Unidos como um tónico para a função genital, estimulante do sistema nervoso central, tônico para a impotência sexual, cansaço geral e fadiga, insônia relacionada à hipertensão arterial, agitação e falta de memória. A catuaba é benéfica para homens e mulheres como afrodisíaco, mas é na área da impotência masculina que os resultados mais marcantes foram relatados e não há evidências de efeitos colaterais, mesmo após o uso a longo prazo.
Algumas variedades de catuaba contém ioimbina. O componente antibacteriano da erva é cinchonaina. A planta ainda é constituída de catuabina, ácidos graxos, fitoesteróis, antioxidantes, flavonóides, taninos, resinas e lipídeos. As partes medicinais da planta utilizada são as folhas, a raiz e a casca da Catuaba. A planta não deve ser utilizada durante a gravidez.
Catuaba e marapuama
A catuaba é mais comumente disponível em forma de bebida e tintura, mas também pode ser tomada como uma decocção. Para ter o efeito máximo, a tintura deve ser colocada em pequena quantidade de um copo com água e uma pequena color de chá de suco de limão. A tintura da catuaba libera alcalóides e taninos.
Os povos nativos da Amazônia usam catuaba combinada com marapuama, permitindo que a mistura repouse em água morna durante a noite para fazer uma infusão de medicamentos.
Propriedades medicinais
Ansiolitico, afrodisíaco, anti-sifílico, digestiva, diurético muito ativo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico, vasodilatador.
Indicações
Afecção do sistema nervoso, bronquite crônica, concentração, convalescença de doença grave, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, falta de memória, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual, insônia nervosa, insuficiência mental, nervosismo, neurastenia, paralisia parcial, raciocínio.
Parte utilizada: Folhas, raiz, casca.
Contraindicações e efeitos colaterais da catuaba
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.
História e curiosidades
A catuaba possui uma longa história de uso na medicina herbal como um afrodisíaco. Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrirem as qualidades afrodisíacas da planta e durante os últimos séculos compuseram muitas canções elogiando suas qualidades e capacidades. Além dos Tupis, outros povos indígenas e populações locais usam o caramuru por gerações. Em Minas Gerais há um ditado que diz que se o pai gerar um filho até os 60 anos, o filho é dele, mas depois dessa idade, o filho é da catuaba!.
A catuaba inclui as espécies Erythroxylum catuaba, Erythroxylum vacciniifolium, Trichilia catigua, Anemoegma arverse, Anemopaegma mirandum, Bignonia miranda, Anemopaegma sessilifolium e outras que possuem as mesmas propriedades medicinais. Dentre as variações da árvore da tatuaba, algumas delas são de pequeno porte, atingindo cerca de 3 metros de altura, como é o caso da Erythroxylum catuaba, nativa da Norte e Nordeste do Brasil. A espécie Trichilia catigua pode chegar a 10 metros de altura. A Anemopaegma é uma grande árvore, crescendo até mais de 40 metros de altura e chamada de catuaba-verdadeira.
Fonte: www.plantasmedicinaisefitoterapia.com
Catuaba
Catuaba (Erythroxylum catuaba)
Catuaba Árvore
A catuaba é uma árvore pequena a vigorosa, que produz flores amarelas e cor-de-laranja, e pequenos frutos ovais, amarelados e não comestíveis.
Cresce no norte do Brasil na floresta amazónica. A árvore da catuaba pertence à família Erythroxylaceae, cujo género principal, o Erythroxylum, contém várias espécies que são fontes de cocaína. A catuaba, no entanto, não contém qualquer um dos alcalóides activos da cocaína.
A catuaba tem uma longa história de uso medicinal natural como afrodisiaco. Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrir as qualidades afrodisíacas da planta e nos últimos séculos inventaram muitas canções sobre as suas qualidades e capacidades.
Uma infusão da raiz é usada na medicina tradicional brasileira como afrodisíacco e estimulante do sistema nervoso central. Uma decoção da raiz é comummente usada para a impotência, agitação, nervosismo, nevralgia e cansaço, problemas de memória e fraqueza sexual.
Efeitos
A catuaba é um afrodisíaco. Estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem como na mulher. Estimula o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais, pode fortificar e prolongar uma ereção, aumenta a excitação sexual e dá orgasmos mais fortes.
Pouco após a ingestão, a maioria das pessoas sentirá formigueiros ao longo da coluna e um aumento da sensualidade pelo corpo inteiro. A pele e os órgãos genitais tornam-se mais sensíveis. É uma erva que dá à tua vida amorosa um impulso especial.
No Brasil a catuaba também é usada para equilibrar e acalmar o sistema nervoso central.
Como usar a catuaba
A catuaba pode ser encontrada de várias formas, em cascas, em tintura, em pó ou bebida (conhecida como garrafada), a esta se deve ficar mais atento, pois na mesma são adicionadas outras substâncias, como gengibre e cachaça, as quais o consumidor pode ter algum tipo de aversão ao produto.
Cascas da catuaba: adicione três pedaços da casca a meio litro de água e coloque para ferver, depois de três minutos desligue o fogo e deixe em infusão, após isso o chá fica pronto, coe e já pode beber. O chá pode ser levado à geladeira, conservando por mais tempo o mesmo.
Tintura: coloque uma pequena quantidade da tintura em um copo com um pouco de água e com um pouco de chá de suco de limão. Se preferir use água morna ou quente.
Pó da catuaba: adicione 0,5 gramas do pó a bebidas como sucos e vitaminas. Para funcionar como um tônico do sistema nervoso ou como um afrodisíaco faça isso três vezes ao dia.
Bebida: é comum encontrar em alguns lugares do país a catuaba em forma de bebida, por conter álcool o uso excessivo não é recomendado, como remédio tome um pequeno cálice uma vez ao dia.
Contra-indicações da catuaba
Crianças pequenas
Gestantes
Lactantes
Quem possui problemas cardíacos
Quem possui glaucoma
Fonte: ervalife.com.br/www.remedio-caseiro.com