Goiabeira

PUBLICIDADE

 

Goiabeira – O que é

goiabeira (Psidium guajava L.) é uma importante árvore tropical cultivada por seus frutos.

goiabeira é uma frutífera de porte pequeno a médio, geralmente de 3 a 5 metros de altura, com conformação tortuosa e esgalhada, caule de casca lisa e delgada. Suas folhas são completas, oblongas, pubescentes na parte abaxial, com nervuras secundárias ao limbo da principal.

As flores são pentâmeras e hermafroditas, com androceu formado por aproximadamente 350 estames. O gineceu é gamocarpelar, com ovário ínfero, é tri, tetra ou plurilocular, com numerosos óvulos tendo placentação marginal.

Árvores frutíferas de goiaba (Psidium guajava) não são comuns na América do Norte e precisam de um habitat decididamente tropical.

As árvores são muito sensíveis à geada e sucumbirão ao congelamento quando jovens, embora as árvores adultas possam sobreviver a curtos períodos de frio.

Dito isso, as plantas são atraentes e produzem frutas deliciosamente ricas e doces, que são excelentes tanto na hora quanto na sobremesa. Com informações suficientes sobre a goiaba, é possível cultivar essas pequenas árvores em uma estufa ou marquise e colher os benefícios de seus frutos ricos em vitamina C.

Goiabeira – Características

Planta pioneira, indiferente às condições físicas do solo.

Tolera bem tanto os solos mais úmidos, quanto os mais secos.

Apresenta intensa regeneração natural devido, principalmente, à dispersão das sementes pelas aves.

Arvoreta de 3 a 10 m de altura.

Tronco tortuoso e ramificado, muito liso e descamante em placas, de coloração cinza-avermelhada ou castanha.

Copa irregular e rala.

Folhas simples, opostas, oblongas, ápice arredondado ou levemente agudo, base arredondada, pecíolo curto e canaliculado, pilosas na face inferior e glabras na superior, nervura proeminente na face inferior, com até 13 cm de comprimento. Perde parcialmente as folhas secas.

Flores solitárias, brancas, terminais ou axilares, vistosas. Fruto baga, casca amarelada ou verde amarelada quando madura, polpa branca ou vermelha, mucilaginosas, sementes numerosas, pequenas e muito duras.

Um kg de sementes assim preparadas contém cerca de 71.400 unidades.

Habitat – formações florestais do complexo atlântico.

Propagação: sementes, mas principalmente por enxertia e estaquia.

Madeira: moderadamente pesada, dura, muito elástica, compacta, moeradamente durável.

Onde é encontrada: Árvore encontrada com mais frequência plantada em pomares e quintais. Entretanto é considerada nativa, não sendo fácil distinguir onde ocorre de forma nativa devido larga disseminação.

Goiabeira – Utilidade

Os frutos da goiabeira são apreciados pelo homem, consumidos intensamente pela avifauna e por muitas espécies de peixes que também se alimentam das larvas neles encontradas.

Seu plantio na beira dos rios é de grande importância. Seus frutos são consumidos ao natural ou como doces, compotas e geléias.

É bem conhecido o seu doce artesanal denominado de “goiabada”, muito apreciado em todo o interior do país há séculos.

Dela pode-se fabricar também um molho saboroso substituto do catchup, batizado de goiachup.

O tronco é utilizado para utensílios rurais, dada a elevada resistência e durabilidade. Muito usada em recuperações de áreas degradadas por atrair a fauna.

Fornece alimentação abundante para a fauna.

Florescimento: setembro a novembro.

Frutificação: dezembro e março.

Goiabeira – Cuidados

goiaba é uma fruta bastante acometida pela mosca-das-frutas, assim como outras Myrtáceas, o que rendeu o nome popular “bicho-da-goiaba” à larva deste inseto.

Durante o crescimento do fruto, este deve ser ensacado para proteção contra a mosca-das-frutas.

Frutos rachados, podres e caídos devem ser enterrados para evitar a disseminação da praga. Por ser frágil, a goiaba é uma fruta de difícil armazenamento e transporte.

goiabeira é um arbusto ou pequena árvore perene de crescimento rápido que pode atingir uma altura de 3-10 m. Tem um sistema de raiz superficial.

goiabeira produz ramos pouco pendentes da base e rebentos das raízes. O tronco é delgado, com 20 cm de diâmetro, coberto por uma casca lisa de cor verde a marrom-avermelhada que se desprende em finos flocos. Os galhos jovens são púberes. As folhas crescem aos pares, opostas uma à outra.

A lâmina foliar tem forma elíptica a oblonga, com 5-15 cm de comprimento x 3-7 cm de largura, finamente pubescente e com veias na face inferior e glabra na face superior.

As flores são de cor branca, com cerca de 3 cm de diâmetro, solitárias ou em 2-3 cachos de flores nas axilas dos novos planos laterais emergentes.

O fruto é uma baga carnuda, piriforme ou ovóide que pode pesar até 500 g.

A cor da pele varia de amarelo a laranja.

A polpa pode ser branca, amarela, rosa ou vermelha, azeda a doce, suculenta e aromática.

O fruto contém um número variável de sementes (cerca de 3-5 mm de comprimento) e seu mesocarpo é caracterizado pela presença de pequenas (0,1 mm) e duras estruturas fibrosas chamadas células de pedra (esclereidas), que podem causar danos às máquinas de processamento.

Goiabeira – Classificação

Nome botanico: Psidium guajava

Nome popular: Goiaba comum, Goiabeira, Pé de goiaba, Araçá goiaba

Outros nomes: guava, goiaba, goiabeira branca, goiaba pêra, goiaba branca, goiaba vermelha, araçá goiaba, araçá guaçu, guaiaba, guaiava, araçá guaiaba.

Família: Myrtaceae, nativa do Brasil

Origem: Nativa do Brasil

Ocorrência: de ocorrência espontânea em quase todo o Brasil.

Goiabeira – Goiaba

goiaba cresce em uma pequena árvore com uma copa larga e curta e um tronco robusto de um a vários caules. A goiaba é uma planta interessante com casca esverdeada manchada e folhas longas serrilhadas de 7,5 a 18 cm.

As goiabeiras produzem flores brancas de 2,5 cm que geram pequenos frutos redondos, ovais ou em forma de pêra. São mais precisamente bagas com polpa macia, que pode ser branca, rosa, amarela ou mesmo vermelha, e que varia em sabor de ácido, azedo a doce e rico dependendo da variedade.

As plantas de goiaba crescem em qualquer solo com boa drenagem e pleno sol para a melhor floração e produção de frutos.

goiaba é uma fruta redonda ou em forma de pêra, comumente de 5 a 7 centímetros de comprimento.

goiaba pode ser verde, amarela, vermelha, roxa ou negra.

A polpa pode ser branca, amarela, coral ou vermelha. A goiaba madura tem polpa doce e úmida, altamente perfumada. Cada fruta contém várias sementes pequenas, duras, mas comestíveis.

A goiaba madura pode ser cortada ao meio e comida com casca ou fatiada e combinada com outras frutas.

A goiaba pode ser purificada e transformada em molhos, sorvetes e mousses, ou cozida em uma pasta firme e fatiada. Pode ser transformado em geleias, compotas e conservas. A goiaba também pode ser espremida.

Goiabeira – Fotos

Goiabeira
Goiabeira

Goiabeira
Goiabeira

Goiabeira
Goiabeira

Goiabeira

Goiabeira

Goiabeira

Fonte: www.vivaterra.org.br/www.gardeningknowhow.com/www.feedipedia.org

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.