Sucupira

PUBLICIDADE

Sucupira – O que é

sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore produz uma madeira muito durável e também é fonte de um óleo que pode ser usado na prevenção da esquistossomose.

É comumente colhido na natureza e sua madeira é comercializada.

Pode ser usada como espécie pioneira na restauração de bosques e é uma árvore muito ornamental, embora ainda não seja cultivada

sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, de copa piramidal rala.

O tronco tem casca lisa branco-amarelada.

As raízes formam às vezes expansões de reserva, as batatas-de-sucupira.

As folhas compostas bipinadas.

Flores rosadas, em inflorescências terminais tipo panículo.

A espécie Pterodon polygalaeflorus Benth., considerada por alguns autores como a mesma da P. emarginatus, ocorre mais ao norte do Brasil e tem flores azul-violeta.

Fruto tipo legume indeiscente, alado, com uma única semente protegida por cápsula fibrosa e envolta em substância oleosa numa estrutura esponjosa.

A árvore é decídua, não-pioneira, heliófita e xerófita, nativa de terrenos secos e arenosos. Apresenta dispersão descontínua, muitas vezes com populações puras.

Floresce em setembro-outubro e os frutos amadurecem em junho-julho, mas ficam mais tempo na árvore.

Retirar a semente do fruto é difícil, estes podem ser plantados inteiros. De qualquer forma, a taxa de germinação é baixa.

Ocorrência: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Outros nomes: faveiro, sucupira branca, fava de sucupira, sucupira lisa.

Sucupira – Características

Árvore decídua que pode atingir 16 m de altura, com tronco liso de coloração amarelo bem claro, ereto, de 30 a 50 cm de diâmetro.

Folhas compostas pinadas, com 20 a 36 folíolos de 3 a 4 cm de comprimento.

As folhas compostas bipinadas. Flores rosadas, em inflorescências terminais tipo panículo. A espécie Pterodon polygalaeflorus Benth., considerada por alguns autores como a mesma da P. emarginatus, ocorre mais ao norte do Brasil e tem flores azul-violeta.

Suas flores, de coloração rósea bem clara, às vezes se tornando até levemente brancas, são encontradas no período de seca.

Raízes podem apresentar um engrossamento denominado “batata de sucupira”, no qual armazena nutrientes e água para períodos de escassez.

Seus frutos, a parte de maior interesse para nós, medem cerca de 5 a 6 cm de comprimento por uns 3 a 4 cm de largura, de formato ovóide, apresentando nas laterais uma margem fibrosa e ao centro, onde armazena a semente, uma rede de veios cheios de um óleo bem resinoso.

Fruto tipo legume indeiscente, alado, com uma única semente protegida por cápsula fibrosa e envolta em substância oleosa numa estrutura esponjosa.

Um Kg de sementes contém 1.200 unidades.

Habitat: Cerrado.

Propagação: Sementes.

Madeira: Madeira bastante resistente, pesada, bastante dura, difícil de rachar.

Utilidade

Madeira muito utilizada na construção naval e civil, pilares de pontes, postes, dormentes, assoalhos, carrocerias, carvão e lenha.

Os frutos podem ser armazenados durante vários anos sem perder suas qualidades medicinais.

O óleo tem qualidades terapêuticas. A casca de seus galhos emprega-se para reumatismo.

É indicada para paisagismo e regeneração de áreas degradadas.

Ocorrência

sucupira (Pterodon emarginatus) ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A espécie consta da lista de plantas ameaçadas do estado de São Paulo.

Usos

Fornece madeira muito dura, usada em construção civil.

Na medicina popular, seu óleo aromático volátil, produzido pela casca e pelas sementes, é utilizado contra o reumatismo. Já os nódulos da raiz, chamados de batatas-de-sucupira, são usados contra o diabetes.

Estudos farmacológicos demonstraram que o óleo dos frutos inibe a penetração pela pele da cercária da esquistossomose, podendo ser usada na profilaxia dessa endemia.

Ação

Indicado para tratamento de dores reumáticas, artrites e dores em geral. Coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados, amenizando as dores no corpo causados pelo vírus.

Pode ser associado a outras plantas para potencializar o seu efeito analgésico e antiinflamatório.

Florescimento: setembro a outubro.
Frutificação:
 junho a julho com a planta totalmente despida de folhagem.

Benefícios da Sucupira

Sucupira (Pterodon emarginatus) é uma planta medicinal também conhecida como Sucupira-Branca, Sucupira-Lisa, Faveiro, Fava-de-Sucupira, Fava-de-Santo-Inácio, Sapupira, Supupira-do-Campo, Sebepira, Sebipira, Cutiúba, Macanaíba e Paracarana.

Sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região onde ocorre a Sucupira. Sua madeira é nobre e muito utilizada na fabricação de pisos e móveis. O fruto só possui uma semente.

O óleo volátil retirado da casca e das sementes, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. Os tubérculos ou nódulos da raiz, também conhecidos como Batatas-de-Sucupira, são utilizados no controle do diabetes. Um estudo publicado também concluiu que os óleos essenciais das sementes de sucupira são úteis no combate de tumores de próstata.

A semente de sucupira pode ser usada na forma de chá, gotas (tintura) ou cápsulas (extrato seco). Seu uso é indicado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário. Além destas várias indicações, estudos mostram que a sucupira é eficaz principalmente como antiinflamatório e no combate a dores reumáticas. Outras pesquisas estão sendo realizadas (Unicamp) para comprovar o efeito antitumoral do óleo da semente de sucupira com resultados satisfatórios.

Estudos comprovaram que as sementes de Sucupira da espécie Pterodon emarginatus possuem flavonóides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteróides e óleo essencial.

No óleo da semente é encontrado elementos como o beta-cariofileno, substância química com atividade antiinflamatória, antibiótica, antioxidante, anticarcinogênico e anestésico local, o que comprova as propriedades medicinais da Sucupira.

Sucupira: Efeitos Colaterais e Contra-Indicações

Sucupira é considerada uma planta muito segura para o consumo e não possui contra-indicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá de Sucupira seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino. No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados aos efeitos colaterais da Sucupira.

Também não foi encontrada nenhuma contra-indicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura de Sucupira.

Sucupira – Classificação

Nome científico: Pterodon emarginatus
Nome comum:
 Sucupira
Família: Fabaceae
Sinonímia: 
Acosmium inornatum (Mohlenbr.) Yakovlev, Pterodon polygaliflorus (Benth.) Benth., Pterodon pubescens (Benth.) Benth., Sweetia inornata Mohlenbr.
Outros nomes: 
Faveiro, fava-de-santo-inácio, fava-de-sucupira, sucupira branca, sucupira-lisa, pessoek.

Sucupira – Fotos

Sucupira
Sucupira

Sucupira
Sucupira
 Sucupira


Sucupira

Fonte: www.vivaterra.org.br/tropical.theferns.info/www.oficinadeervas.com.br/www.plantasquecuram.com.br/www.oficinadeervas.com.br

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.