Breaking News
Home / Biologia / Roxinho

Roxinho

PUBLICIDADE

Roxinho – O que é

Roxinho, Peltogyne angustiflora, é uma árvore caducifólia com copa densa; pode crescer de 15 a 25 metros de altura. O tronco cilíndrico reto pode ter de 40 a 60 cm de diâmetro.

A árvore produz uma madeira de alta qualidade e muitas vezes é colhida na natureza. Tem uma coroa ornamental e, por isso, às vezes também é cultivada em jardins, etc.

A madeira é de textura fina, moderadamente pesada, dura, com alto grau de resistência aos ataques de organismos comedores de madeira. Fácil de trabalhar e de alta qualidade, é usado para marcenaria de luxo, piso de parquete, tacos de bilhar, rolamentos de madeira, etc; e para fins externos, como postes, travessas ferroviárias, pontes, construção de casas, etc

Características

Espécie com 15 a 25 m de altura, com tronco liso de 40 a 60 cm de diâmetro.

Folhas compostas de 2 folíolos glabros de 8 a 15 cm de comprimento por 3 a cm de lagura. Um Kg de sementes contém aproximadamente 700 unidades.

Habitat – Mata Atlântica

Propagação – sementes

Madeira

Moderadamente pesada, dura, fácil de trabalhar, com alta resistência ao ataque de xilófagos. Cerne de coloração roxa, escurecendo com a exposição ao ar, tronco diferenciado, branco-amarelado. Textura fina. Grã irregular. Superfície lisa ao tato e de brilho atenuado. Cheiro e gosto imperceptível.

Durabilidade: Cerne altamente resistente a ataque de fungos apodrecedores, muito resistente a cupins de madeira seca, mas pouco reistente a brocas marinhas

Utilidade

A madeira é utilizada em marcenaria fina, para construções externas, como postes, dormentes, moirões, cruzetas, porteiras, pontes, construção civil, caibros, vigas, ripas, guarnições, tacos, tábuas, assoalhos, na confecção de tacos de bilhar, mancais, cubos de rodas, carrocerias, esquadrias, etc.

Pode ser usada em paisagismo e na regeneração de áreas degradadas.

Florescimento – outubro a dezembro
Frutificação – 
setembo a outubro

Roxinho – Classificação

Nome científico: Peltogyne angustiflora ou Peltogyne paniculata
Família: 
Caesalpiniaceae
Ocorrência – 
sul da Bahia até São Paulo
Outros nomes – 
pau roxo, guarabu, barabu, gurabu

Roxinho – PAU-ROXO

Nome Científico: Peltogyne recifencis Ducke.

Família: Caesalpiniaceae

Outros nomes e Espécies Afins: Pau-roxo, Roxinho, Barabú e Guarabú. Algumas outras espécies do gênero Peltogyne (P. paradoxa, P. maranhensis) possuem madeira com características semelhantes.

Árvore:

Altura Comercial: 12,0 m;
Diâmetro (DAS): 
59,70 cm;
Tronco: 
retilíneo;
Altura da sapopema:
 de 1,50 até 3,90 m

Descrição da Árvore

Varia em tamanho, comumente alcança de 38 a 45 m de altura com diâmetro acima de 1,2 m, mais usualmente 0,4 a 0,6 m. Tronco reto e limpo por 15 m ou mais, acima das sapopemas, que podem atingir até 3 m de altura.

Características da Madeira

Madeira muito pesada e dura; cerne de cor roxa, escurecendo com a exposição ao ar; alburno diferenciado, branco-amarelado; textura fina; grã irregular; superfície lisa ao tato e de brilho atenuado; cheiro e gosto imperceptível.

Região de Ocorrência: Matas pluviais de terras altas da região costeira de Pernambuco. As diversas espécies do género Peltogyne ocorrem desde o México até a região Sudeste no Brasil, passando pela parte Norte da mata Amazônica. Usualmente são encontradas em matas altas.

Propriedades Físico-Mecânicas: A madeira de Pau-roxo é muito pesada e com alta resistência mecânica, possuindo média retratibilidade.

Comportamento Durante a Secagem: De secagem ao ar fácil a moderada, com pequena incidência de rachaduras e empenamentos. A secagem artificial é reportada como sendo rápida e com poucos defeitos.

Trabalhabilidade: A madeira de Pau-roxo é moderadamente dificil de se trabalhar manualmente ou com máquinas, pois exsuda uma resina gomífera quando aquecida. É relatada como sendo de fácil colagem e de bom acabamento.

Indicações de Uso: Construções externas, postes, dormentes, viga, caibros, esteios, tacos para assoalho, construção naval, carroceria, torneados, tacos de bilhar, mobiliário.

Durabilidade Natural: A madeira de PAU-ROXO, é considerada de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos.

Principais Aplicações

A madeira de PAU-ROXO, pode ser de durabilidade e resistência mecânica altas, é indicada para construções externas, postes, dormentes, cruzetas; em construção civil; como vigas, caibros, ripas, guarnições, esteios, tacos para assoalhos; em construção naval; vagões, carrocerias, tornearia, tacos de bilhar, esquadrias, peças de adorno etc.

Roxinho – Fotos

Roxinho
Roxinho

Roxinho
Pau Roxo ( Arvore)

Roxinho
Roxinho – Tora

Roxinho
Pau-roxo

Roxinho
Roxinho – Madeira

Roxinho – Madeira

Fonte: www.vivaterra.org.br/tropical.theferns.info/www.madsaopaulo.com.br/www.madeiras.cc

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.