PUBLICIDADE
ROXINHO – Peltogyne angustiflora
Ocorrência – sul da Bahia até São Paulo
Outros nomes – pau roxo, guarabu, barabu, gurabu
Características
Espécie com 15 a 25 m de altura, com tronco liso de 40 a 60 cm de diâmetro.
Folhas compostas de 2 folíolos glabros de 8 a 15 cm de comprimento por 3 a cm de lagura. Um Kg de sementes contém aproximadamente 700 unidades.
Roxinho
Habitat – Mata Atlântica
Propagação – sementes
Madeira
Moderadamente pesada, dura, fácil de trabalhar, com alta resistência ao ataque de xilófagos. Cerne de coloração roxa, escurecendo com a exposição ao ar.
Utilidade
A madeira é utilizada em marcenaria fina, para construções externas, como postes, dormentes, moirões, cruzetas, porteiras, pontes, construção civil, caibros, vigas, ripas, guarnições, tacos, tábuas, assoalhos, na confecção de tacos de bilhar, mancais, cubos de rodas, carrocerias, esquadrias, etc.
Pode ser usada em paisagismo e na regeneração de áreas degradadas.
Florescimento – outubro a dezembro
Frutificação – setembo a outubro
Fonte: www.vivaterra.org.br
Roxinho
Nome Científico: Peltogyne spp.
Família: Leguminosae Caesalpipuinoideae
Nome Comercial BRASIL: amarante, coraci ( AM ), coataquiçaua ( PA ), escorrega-macaco ( AM ), guarabu, pau-mulato, pau-roxo-da-terra-firme, roxinho, roxinho-pororoca ( AM ), violeta.
Origem: Nas matas primárias da região Amazônica.
Características Gerais
Cerne: distintos
Cor do Cerne: castanho-escuro quando recém-cortado, passando logo para roxo intenso ou violeta-purpúreo
Alburno: distintos
Cor do Alburno: estreito amarelado-claro a marrom-muito-pálido
Grã: direita, ondulada ou ainda revessa
Textura: média a fina
Brilho: moderado a acentuado
Cheiro: imperceptível
Gosto: indistintos
Densidade: Madeira pesada, com densidade a 12% o de umidade de 1.000 kg/m3 e densidade verde de 1.300 kg/m3.
Secagem: P. paniculata seca rapidamente, com pequena tendência à rachaduras de topo, torcimento e arqueamento fortes.
Trabalhabilidade: Regular na plaina e excelente na lixa, torno e broca.Alguns autores a reportam como moderadamente difícil de ser trabalhada por causa da dureza e da exsudação de resina que ocorre quando a madeiraq é aquecida pelas ferramentas.Cola bem.Polimento lustroso.Recomenda-se perfuração prévia à colocação de pregos.
Durabilidade: Cerne altamente resistente a ataque de fungos apodrecedores, muito resistente a cupins de madeira seca, mas pouco reistente a brocas marinhas.
Preservação: Cerne não tratável com creosoto (oleossolúvel) ou CCA-A (hidrossolúvel), mesmo aplicados sob pressão.
Usos: Dormentes, construção naval e civil, peças torneados, marcenaria fina, esculturas, tacos, assoalhos, carpintaria e outros.
Pau Roxo ( Arvore)
Roxinho – Tora
Fonte: www.madsaopaulo.com.br
Roxinho
PAU-ROXO
Pau-roxo
Nome Científico: Peltogyne recifencis Ducke.
Família: Caesalpiniaceae
Outros nomes e Espécies Afins: Pau-roxo, Roxinho, Barabú e Guarabú. Algumas outras espécies do gênero Peltogyne (P. paradoxa, P. maranhensis) possuem madeira com características semelhantes.
Árvore:
Altura Comercial: 12,0 m;
Diâmetro (DAS): 59,70 cm;
Tronco: retilíneo;
Altura da sapopema: de 1,50 até 3,90 m
Descrição da Árvore
Varia em tamanho, comumente alcança de 38 a 45 m de altura com diâmetro acima de 1,2 m, mais usualmente 0,4 a 0,6 m. Tronco reto e limpo por 15 m ou mais, acima das sapopemas, que podem atingir até 3 m de altura.
Características da Madeira
Madeira muito pesada e dura; cerne de cor roxa, escurecendo com a exposição ao ar; alburno diferenciado, branco-amarelado; textura fina; grã irregular; superfície lisa ao tato e de brilho atenuado; cheiro e gosto imperceptível.
Roxinho – Madeira
Região de Ocorrência: Matas pluviais de terras altas da região costeira de Pernambuco. As diversas espécies do género Peltogyne ocorrem desde o México até a região Sudeste no Brasil, passando pela parte Norte da mata Amazônica. Usualmente são encontradas em matas altas.
Propriedades Físico-Mecânicas: A madeira de Pau-roxo é muito pesada e com alta resistência mecânica, possuindo média retratibilidade.
Comportamento Durante a Secagem: De secagem ao ar fácil a moderada, com pequena incidência de rachaduras e empenamentos. A secagem artificial é reportada como sendo rápida e com poucos defeitos.
Trabalhabilidade: A madeira de Pau-roxo é moderadamente dificil de se trabalhar manualmente ou com máquinas, pois exsuda uma resina gomífera quando aquecida. É relatada como sendo de fácil colagem e de bom acabamento.
Indicações de Uso: Construções externas, postes, dormentes, viga, caibros, esteios, tacos para assoalho, construção naval, carroceria, torneados, tacos de bilhar, mobiliário.
Durabilidade Natural: A madeira de PAU-ROXO, é considerada de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos.
Principais Aplicações
A madeira de PAU-ROXO, pode ser de durabilidade e resistência mecânica altas, é indicada para construções externas, postes, dormentes, cruzetas; em construção civil; como vigas, caibros, ripas, guarnições, esteios, tacos para assoalhos; em construção naval; vagões, carrocerias, tornearia, tacos de bilhar, esquadrias, peças de adorno etc.
Fonte: www.fibrolar.com.br/www.remade.com.br
Roxinho
Nome Científico: Peltogyne lecointei Duckei, Peltogyne confertiflora (Hayne) Benth Caesalpiniaceae
Outro nomes e Espécies Afins: Pau-roxo, Coataquiçaua, Guarabu, Pau-roxo-da-Várzea, Violeta, Amarante
Caracteristicas e Origem: A espécie P. leointei é comum no Maranhão e no Pará, já a P. confertiflora regista ocorrência nos Estados do Amazonas, Pará, Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
Características Gerais: Madeira pesada, de cor roxa, com gosto e cheiro indistintos. Na P. confertiflora a textura é média e a grã direita, enquanto qu na P. lecointei a textura é fina e a grã irregular.
Durabilidade da Madeira: Durável, resistente ao ataque de fungos e ao contato com o solo
Condição de uso: Sua tratabilidade é difícil, devido à alta impermeabilidade do cerne.
Indicações de Uso: A madeira é usada na construcão civil pesada interna e externa, em mobiliário de alta qualidade, assoalhos domésticos, transporte, embarcações lâminas decorativas e compensados, cabos de ferramentas e utensílios, cutelaria, artigos de esporte e brinquedos, decoração .
Processamento: O Roxinho é uma madeira de aplainamento, desdobro, torneamento, furação, fixação, lixamento e colagem fáceis, com bom acabamento. A secagem apresenta-se fácil, podendo rachar ou empenar durante essa operação.
Fonte: www.madeiras.cc