Breaking News
Home / Biologia / Eucalipto Arco-Íris

Eucalipto Arco-Íris

PUBLICIDADE

 

O Eucalipto Arco-íris – Eucalyptus deglupta

O Eucalyptus deglupta é uma espécie de eucalipto.

Localização

Esta árvore se originou na ilha de Mindanao na Filipinas.

Ela também é encontrada naturalmente em New Britain, Nova Guiné, Seram e Sulawesi, mas é cultivado em todo o mundo para fazer polpa.

É encontrado em Polinésia Francesa.

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

Uso

A árvore também é cultivada por seu tronco decorativo.

Na verdade ele perde permanentemente sua casca lisa que se destaca em tiras longas e finas e gradualmente muda de cor à medida que envelhece: primeiro um verde pálido, ele começa antes de se tornar um azul mais escuro, roxo e laranja e, em seguida, marrom daí o nome comum da árvore.

Características

Ele pode medir até 75 pés de altura e tem flores brancas.

Ele suporta vários tipos de solos, mas prefere viver nos trópicos úmidos.

Ele pode suportar temperaturas abaixo de zero por curtos períodos.

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

Fonte: fr.wikipedia.org

Eucalipto Arco-Íris

O Eucalipto Arco-íris – Eucalyptus deglupta

Nome Científico: Eucalyptus deglupta
Sinonímia: Eucalyptus naudiniana, Eucalyptus schlechteri, Eucalyptus multiflora
Nomes Populares: Eucalipto Arco-íris, Eucalipto-da-nova-guiné, Eucalipto-das-filipinas
Família: Myrtaceae
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Filipinas, Indonésia, Nova Guiné, Oceania
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Eucalyptus deglupta é uma árvore alta, vulgarmente conhecido como o eucalipto arco-íris , Mindanao goma , ou goma do arco-íris.

É a única espécie de eucalipto encontradas naturalmente no Hemisfério Norte.

Sua distribuição natural abrange Nova Bretanha , Nova Guiné, Ceram , Sulawesi e Mindanao.

A casca multi-colorida é a característica mais marcante da árvore.

Manchas de exteriores casca são eliminados anualmente em diferentes épocas, mostrando uma casca interna verde brilhante. Isso, então, escurece e amadurece para dar azul, roxo, tons de marrom e laranja.

Classificação científica

Reino: Plantae
Ordem: Myrtales
Família: Myrtaceae
Gênero: Eucalipto
Espécie: E. deglupta

Usos

Nos dias atuais esta árvore é amplamente cultivada em todo o mundo na árvore plantações, principalmente de celulose usada na fabricação de papel. É a espécie dominante utilizados para plantações para celulose no Filipinas.

Cultivo

Eucalyptus deglupta é cultivada como árvore ornamental , para plantio em clima subtropical, jardins e parques.

As listras multi-coloridas vistosas que cobrem o tronco são um distintivo projeto paisagístico elemento.

Referências

Garner, LariAnn. “Under the Rainbow” (pdf). Retirado 2007/01/10.
David Webster Lee (2007). paleta da natureza: a ciência da cor planta. University of Chicago Press. p. 228. Retirado 2011/04/22.
“Notas sobre Eucalyptus” (pdf). Instituto Nacional de Recursos. Retirado 2007/01/10.

Fonte: en.wikipedia.org

Eucalipto Arco-Íris

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

O Eucalipto Arco-íris é uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura e não é australiano, é nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.

Seu grande atrativo ornamental é o caule bem cilíndrico e é revestido por uma casca marrom que no momento em que vai se desprendendo da árvore em fibras longas vai expondo o nova textura do tronco de cor verde brilhante e á medida que vai amadurecendo vão aparecendo nuances de cores azul, roxo, laranja e tons de marrom.

Com esse caule multicolorido e volumoso torna-se uma excelente opção para plantio em alamedas em locais de bastante espaço e afastado de construções.

Além do tronco suas folhas também são decorativas, apresentam coloração verde-escuro brilhante na parte superior e acinzentado na parte inferior. Produz grande quantidade de flores brancas pequenas reunidas em grandes inflorescências florescendo diversas vezes ao ano sendo que o auge ocorre na primavera.

Essas flores são perfumadas e melíferas.

Curiosidades

Esse Eucalipto é o único nativo do hemisfério norte e nas Filipinas é a espécie mais usada para a produção de celulose.

Também é conhecido por outros nomes: Eucalipto da Nova Guiné, Eucalipto das Filipinas.

Nesses dois países recebe os seguintes nomes regionais: Bagras nas Filipinas e Kamareal na Nova Guiné.

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

Luz: Pleno sol.
Solos: Diversos tipos de solos, preferencialmente os mais profundos e férteis.
Origem: Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.
Custo: Indisponível.
OBS: Matéria sobre o Eucalipto Arco-íris na Revista Natureza de Julho 2012.

Fonte: www.fazendacitra.com.br

Eucalipto Arco-Íris

O EUCALIPTO ARCO-ÍRIS

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

Pode parecer estranho, mas a foto não é arte de grafiteiro, muito menos fruto de imaginação de uma criança.

O nome científico dessa espécie de Eucalipto é Eucalyptus deglupta Blume, conhecida como Eucalipto Arco-íris.

A palavra deglupta deriva do latim degluptere, que significa perda da casca ou descamação da pele, referindo-se à forma como ocorre o processo de separação da casca. É exatamente esse processo que resulta na coloração vistosa do seu tronco. Ao mover a casca ao longo do ano, o verde escurece para dar tons de azul, roxo, marrom, laranja, rosa ocre, dentre outros.

A espécie, nativa do sul das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné, já pode ser encontrada em várias regiões tropicais como Porto Rico, Ilhas Salomão, Fiji, Samoa, Taiwan, Malásia, Costa do Marfim, Costa Rica, Honduras, Brasil, Cuba e Porto Rico (FAO, 1979), pelo rápido crescimento em áreas ensolaradas, úmidas e de boa drenagem. Em condições ideais, pode crescer até três metros em um ano e isto fez com que o seu cultivo, assim como de outras espécies de eucalipto, se voltasse para a indústria do papel (FRANCIS, 1988).

Frazão, já em 1986, comparou E. deglupta e E. saligna quanto às características da madeira e propriedades da polpa Kraft, obtendo o E. deglupta superioridade nas características dimensionais das fibras e elementos de vasos da madeira, bem como melhores valores na polpa Kraft para resistência à tração, alongamento, arrebentamento e rasgo (FRAZÃO, 1986). É utilizada também como árvore ornamental e muito apreciada em jardinagem devido à beleza cênica proporcionada pelas suas cores marcantes.

O cerne do E. deglupta é de cor marrom avermelhada e o alburno é branco ou um rosa claro. O peso específico é maior para o material de florestas antigas (0,45-0,65 g por cm3) que o material de plantações jovens (de 0,35 a 0,40 g/cm3) (CHUDNOFF, 1984). O cerne é resistente aos besouros do gênero Lyctus, mas não resistente a cupins (FOREST PRODUCTS RESEARCH CENTER, 1970). A madeira não é durável quando em contato com o solo (TURNBULL, 1974), sendo mais utilizada para móveis, molduras, casas, edifícios e barcos (FOREST PRODUCTS RESEARCH CENTER, 1970). E. deglupta é também usado, de forma limitada, para lenha e carvão (NATIONAL ACADEMY OF SCIENCE, 1983). Os óleos aromáticos ocorrem em pequenas quantidades, em torno de 0,2 por cento, na folhagem (PENFOLD, 1961) e não têm interesse industrial. Apesar dessas utilidades, o uso mais frequente do E. deglupta se dá como árvore ornamental e de sombra, devido à sua casca atraente e ao rápido crescimento.

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

Eucalipto Arco-Íris
Eucalipto Arco-Íris

CLIMA

O Eucalipto Arco-íris se desenvolve bem onde a precipitação anual varia entre 2.000 e 5.000 mm (WHITE & CAMERON, 1965), estando a maioria dos plantios comerciais em locais onde a precipitação média anual é entre 2.500 e 3.500 mm (DAVIDSON, 1973). As estações secas prolongadas são muito raras (DAVIDSON, 1973) e a umidade relativa é maior do que o habitual, entre 70 e 80 por cento (HEATHER, 1955). Nas altitudes mais baixas, a média de temperatura máxima mensal varia entre 24 e 33° C, enquanto em altitudes superiores a 300 m, a temperatura média mensal varia entre 13 e 27 ° C (DAVIDSON, 1973), não estando exposta a geadas em sua área natural.

Solos e Topografia

E. deglupta cresce bem em solos arenosos profundos e moderadamente férteis, mas também cresce em cinza vulcânica e solos de arenito (TURNBULL, 1974).

A espécie pode ser encontrada nos seus domínios nativos a partir do nível do mar até 1.800 m (NATIONAL ACADEMY OF SCIENCE, 1983). Em solos pobres e elevações mais altas, as árvores têm um crescimento bem mais lento, colonizando com frequência aluviões recentes, áreas de deslizamento de terra e recém depositados de cinzas vulcânicas (DAVIDSON, 1973; HEATHER, 1955).

CICLO DE VIDA

Reprodução e crescimento inicial de floração e frutificação

E. deglupta começa a florescer em uma idade precoce, normalmente com 3 ou 4 anos pós plantio (HEATHER, 1955). As flores de cor creme aparecem em panículas terminais ou umbelas axilares, cada uma tendo três a sete flores (DAVIDSON, 1973). A floração ocorre na maioria dos meses (WHITE & CAMERON, 1965), com cápsulas de sementes de 5 mm de comprimento (HEATHER, 1955; TURNBULL, 1974).

Produção de Sementes e Disseminação

Cada cápsula contém 12 a 48 sementes, que constituem cerca de 2 por cento do peso seco da cápsula (WHITE & CAMERON, 1965). As sementes são pequenas, cerca de 15.000 a 18.000 por grama (DAVIDSON, 1973) com 2.000 a 3.000 sementes viáveis por grama (WEBB et al., 1984). No entanto, a germinação de sementes de alta qualidade pode ser até 90 por cento (WHITE & CAMERON, 1965). Nove árvores de sementes de 10 anos na Malásia produziram uma média de 87 g de sementes por árvore (Bowen & Eusebio, 1982). As cápsulas podem ser colhidas quando verde e irão se abrir para liberar as sementes após 2 ou 3 dias de secagem ao sol (WHITE & CAMERON, 1965). Após a secagem, as sementes podem ser armazenadas por até 2 anos por arrefecimento em recipientes hermeticamente fechados (WEBB et al., 1984). As sementes são aladas além de ter tamanho reduzido, o que lhes confere maior chance de dispersão, podendo viajar um pouco mais do que uma distância igual à altura da árvore, com um vento de 10 km/hora (HILLIS & BROWN, 1978).

Desenvolvimento

A plântula tem germinação epígea (DAVIDSON, 1973) e realiza-se em um período de 4 a 20 dias (WEBB et al., 1984). A temperatura ótima para a germinação é de 35° C (SCOTT, 1983). O pré-tratamento das sementes não parece necessário.

Tipicamente, o primeiro passo no processo de produção é a plantação de sementes de plântulas em tabuleiros de germinação sombreados e cobertos com vidro.

As sementes germinam em superfície molhada, mas recomenda-se aspergir uma fina camada de areia ou argila de fundição acima (WHITE & CAMERON, 1965).

Reprodução

Na reprodução vegetativa, mais de 99 por cento de estacas de caules das plântulas de E. deglupta iniciam emissão de raiz cerca de 5 dias após o tratamento, quando tratados com hormônios (DAVIDSON, 1973). As raízes podem também ser utilizadas para reprodução vegetativa do E. deglupta (WEBB et al., 1984).

Camila Brás Costa

REFERÊNCIAS

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION – FAO; Eucalyptus for planting. FAO. Forestry Series 11. Rome, Italy: Food and
Agriculture Organization of the United Nations. 677 p. 1979.
MARTIN, C.; Christopher Martin Photografy: Hawaiian Treescapes: Rainbow Eucalyptus. Disponível em:
http://christophermartinphotography.com/2011/12/19/hawaiian-treescapes-rainbow-eucalyptus/. Acessado: 09 de janeiro de 2013.
*Com exceção das referências acima, todas as outras citadas encontram-se em :
FRANCIS, J. K.; Eucalyptus deglupta Blume. Kamarere. SO-ITF-SM-16. New Orleans, LA: U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Southern Forest Experiment Station. 5 p. 1988.

Fonte: www.ciflorestas.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Plastos

Plastos

PUBLICIDADE O que são plastos? Os plastos ou plastídeos são organelas de dupla membrana encontrados …

Plantas Tóxicas

Plantas Tóxicas

PUBLICIDADE O que são plantas tóxicas? As plantas tóxicas também chamadas de plantas venenosas contêm …

Plantas Carnívoras

Plantas Carnívoras

PUBLICIDADE O que são plantas carnívoras? As plantas carnívoras são definidas como plantas que atraem, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.