Breaking News
Home / Biologia / Salgueiro

Salgueiro

PUBLICIDADE

Salgueiro Árvore – O que é

Salgueiro mostram grande afinidade com a água e, geralmente, são vistos que cresce nas margens dos lagos, córregos, rios e no molhado e encharcado. Nesses lugares, essas árvores se destacar com sua folhagem luz, muitas vezes pêndulo, verde muito claro. Por seu aspecto ornamental e facilidade de propagação (crescem bem a partir de estacas) são populares em jardins e parques, onde são plantadas em lugares úmidos, por exemplo, nas margens de lagoas.

Salgueiro, Salix humboldtiana, é uma espécie arbórea pertencente à família Salicaceae, denominada comumente de salseiro, que possui ramos finos e pouco pendentes, e folhas linear-lanceoladas.

Na medicina tradicional, a exemplo de outras espécies do gênero, empregam-se folhas e cascas para tratar principalmente febre e reumatismo.

Possui salicilatos endógenos, compostos fenólicos e óleo essencial.

Ocorrência: Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Outros nomes: salseiro, salso salseiro, oeirana, chorão, salgueiro do rio.

Nome popular: salgueiro, salso

Salgueiro Árvore – Características

Espécie com 12 a 20 m de altura, com tronco de 40 a 60 cm de diâmetro.

Ramos pendentes.

Folhas simples, glabras, de 8 a 12 cm de comprimento por 4 a 8 mm de largura. Um Kg de sementes sem as plumas contém aproximadamente 3.500.000 unidades.

Habitat: em matas ciliares da floresta semidecídua de altitude e mata pluvial atlântica. Grande preferência por áreas alagadas temporariamente. Ela se desenvolve em regiões sub-úmidas e semi-áridas temperado a subtropical.

Solo: úmido, arenoso e boa drenagem

Propagação: sementes.

Madeira: Leve, macia, de baixa resistência ao apodrecimento quando exposta

Utilidade

A madeira é usada em obras externas, caixotaria, construções rurais e pasta celulósica.

Pode ser empregada em paisagismo e regeneração de áreas ciliares degradadas.

Florescimento: setembro a outubro.
Frutificação:
 fevereiro a abril

Propriedades medicinais

A casca e as folhas destas árvores foram usadas durante séculos por pessoas em várias partes do mundo para aliviar a febre e doenças como o reumatismo.

No século XIX, em primeiro lugar isolado do extrato medicinal ativo da casca do salgueiro, salicin (nome derivado de salix, o nome latino dos salgueiros).

Esta substância é derivado do ácido salicílico, muito importante na indústria química e da medicina, porque desde que foi criada uma variante, o ácido acetilsalicílico, que não é outro senão a aspirina famoso do mundo.

Propriedades terapêuticas

salgueiro é uma árvore que pertence à família das SALICACEAS. Há mais de 200 espécies na Europa e devido as suas propriedades curativas, destacamos entre elas a salix alba ou salgueiro-branco.

Esta variedade cresce junto aos rios, margens e em geral, em qualquer sítio onde a presença de água seja abundante ou em bosques de clima húmido. Rico em componentes benéficos para o homem, talvez seja mais conhecido pelos seus ácidos de entre os quais destacamos o salicílico, presente nas folhas. Da casca podem-se obter vitaminas, minerais, fibra e ácido ascórbico.

Já na antiguidade, Hipócrates utilizava as folhas de salgueiro para aliviar os problemas relacionados com a dor.

Há que não esquecer que a salicina se transforma em ácido salicílico no organismo o qual ajuda a reduzir a sensação de dor; também é importante o fato de que além de servir de analgésico, a salicina tem propriedades anti-inflamatorias. Tudo isto faz com que o salgueiro seja um remédio alternativo à conhecida aspirina, se bem que seja de ação mais lenta.

Para além de analgésico, o salgueiro também se pode utilizar para baixar a febre, graças ás propriedades antipiréticas da salicina, e como anticoagulante dado que esta planta torna o sangue mais fluido e ajuda a prevenir certas doenças cardiovasculares, assim como a formação de trombos.

Eduard Bach utilizou as flores de salgueiro para tratar a pessoas ressentidas, amarguradas, com sentimento de ser vítimas do seu destino. A TOMA DE Willow, ajuda estas pessoas a perdoar, perdoar-se e a libertar-se do papel de vítima, a assumir a plena responsabilidade pelo seu destino.

Salgueiro Árvore – Classificação

Nome científico: Salix humboldtiana
Família:
 Salicaceae
Categoria:
 Árvores, Árvores Ornamentais, Plantas Palustres
Clima:
 Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: 
Ásia, China
Altura:
 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros
Luminosidade: 
Sol Pleno
Ciclo de Vida: 
Perene

Salgueiro Árvore – Fotos

Salgueiro
Salgueiro

Salgueiro
Salgueiro

Salgueiro
Salgueiro

Salgueiro – Árvore

Fonte: www.vivaterra.org.br/www.opepa.org/www.florestasnativas.com.br/ojs.c3sl.ufpr.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.